27.2.06

MASSAGENS II

Depois de termos apresentado o novo serviço de Massagem Tailandesa, pelo nosso novo terapeuta, Marco, que também pratica e tem consultas abertas para Quiroprática e Reiki é a vez de introduzirmos no Tao a Massagem Tailandesa Tradicional, desta feita pelas mãos de um dos nossos instrutores de Yoga, Ivan Amaral, que foi também beber esta arte de cuidar do corpo da própria fonte, aprendendo na Tailândia.

Massagem Tailandesa Tradicional

Com Ivan Amaral

Trata-se de uma terapia corporal antiga que é parte integrante da medicina tradicional Tailandesa.
O massagista pressiona ritmicamente pontos das linhas energéticas do corpo. O paciente mantém-se vestido durante toda a massagem. Sugere-se o uso de roupas confortaveis e soltas. A massagem é feita no chão, em cima de um colchão. Não há uso de óleos, pelo que o paciente fica pronto para retomar as suas actividades após a massagem.

Os vários benefícios associados a esta massagem são:

  • Ajudar a recuperar quando fatigado/a
  • Libertar tensão nervosa
  • Libertar tensões musculares
  • Estimula a circulação sanguínea e linfática para a melhoria da condição física
  • Estimula o sistema imunológico ajudando o efeito de regeneração do corpo e longevidade
  • Aprofunda o relaxamento
  • Melhora a flexibilidade
  • Assiste o alinhamento postural
  • Liberta pontos de energia bloqueada
  • Promove a Paz interior e o centrar da mente
Ivan Amaral treinou e aprendeu na escola onde a Massagem Tailandesa teve origem em Wat Poo na Tailandia.
Marcações para os contactos regulares do Tao (no cabeçalho deste blog).

23.2.06

ESCOLA DE MEDITAÇÃO ISHI - WORKSHOP INTELIGÊNCIA

Aproxima-se mais uma jornada de trabalho interior com o Ishi e a sua/nossa Escola de Meditação. O próximo workshop mensal realiza-se já nos dias 10, 11 e 12 de Março. “A Inteligência Total – I”, é o tema que se vai aprofundar, atingindo com este workshop assim a Figueira da Foz a “equiparação” com o ano curricular da Escola em Lisboa e Sintra, colocando todos os alunos da Escola, vá lá (que são todos os que frequentam ou frequentaram, nomeadamente, estas oficinas de fim-de-semana na Figueira da Foz, no Centro Tao), ao mesmo nível em termos de programa.
Nunca é de mais lembrar que cada workshop é perfeitamente autónomo e válido por si só. Quem vier a um não tem de vir a mais nenhum, enfim. Aliás, nem tem que fazer nada que não lhe apeteça!...
E também nunca é demais recordar que, além do programa “escolar”, o curso contempla os deliciosos almoços na nossa amável “cantina” de Buarcos - O Ferreiro, um sítio altamente recomendável e merecedor de toda a publicidade, pela simpatia mas sobretudo pela arte da valente cozinheira que permanece sempre nos bastidores… -, especialmente indicados para quem se queira iniciar nos deliciosos meandros de uma cozinha vegetariana saborosa e plena de sabores coloridos. Quem não quiser nada disso pode comer carne ou peixe ou um pão com manteiga que ninguém se chateia. Até se toleram os fumadores, imagine-se! Acabam por ser também momentos preciosos de convívio, onde o workshop se transforma numa ocasião para os participantes se conhecerem melhor uns aos outros num ambiente mais descontraído. Ou seja, fazer amigos (novos ou “velhos”…) é outra das grandes virtudes destes workshops!
Workshop de Desenvolvimento Pessoal com a Escola de Meditação Ishi

A Inteligência Total – I

10, 11 e 12 de Março no Centro Tao

Palestra aberta no dia 10 (sexta-feira), às 21h30
Worshop teórico-prático no fim-de-semana de 11 e 12 de Março das 10h00 às 18h00

Inscrição inclui dois almoços vegetarianos de grande qualidade
Participação na sessão de Sexta Feira: livre


APRENDER A INTELIGÊNCIA

Afinal o que é inteligência? Numa humanidade que descobriu há cerca de dez anos a inteligência emocional e dá agora os primeiros passos na inteligência espiritual, a noção de inteligência continua muito resumida à adequação do seu efeito. E por isso separada em sectores de actividade. Pelo caminho procuram-se as características pessoais que resultam num ser mais inteligente, mas na opinião de Ishi, continua a não se olhar para o essencial: o que é o Processo Inteligente. Para Ishi, «a inteligência não é um resultado, mas um processo dependente de características básicas e acessíveis a qualquer um de nós. Desenvolvendo estas características, tornamo-nos invariavelmente inteligentes, seja ao nível lógico, emocional ou espiritual.» Afinal, basta fazermos duas coisas. A primeira é reconhecermos em que aspectos da vida não estamos a viver estas características, o que requer o primeiro passo do seu processo: a humildade. A segunda é desenvolvermos nesse aspecto da nossa vida as características que lhe fazem falta para nos tornarmos inteligentes, o que requer o segundo passo, a auto-estima ou confiança em si próprio. «A inteligência é universal e não separada», diz-nos Ishi. «Isso seria chamar estúpido a Deus. No meio disto tudo, talvez não seja Deus quem não está a ser inteligente.» Olhando para o processo inteligente, descortinamos as suas fases: a nossa permissão para o vivermos, o seu processamento, a sua adaptação ou adequação e, finalmente, a sua comunicação ou partilha. Tudo isto acontece por via de um conjunto de características comportamentais fáceis de adquirir. «Afinal, a inteligência é mais adquirida que inata, viver e crescer num meio de características pouco inteligentes não faz de nós seres inteligentes. No máximo poderá desenvolver em nós a astúcia, mas isso não é inteligência. A inteligência dá-nos liberdade, o que é belo; a astúcia só nos permite sobreviver no conformismo, o que é feio.» Todo este trabalho foi desenvolvido com os alunos da sua Escola de Meditação. «Viver em paz exige ver claro e proceder adequadamente nas diversas circunstâncias, sejam com o mundo exterior, o mundo interior e nas relações humanas. É a aquisição do maior poder que podemos obter, a visão do mais profundo e sagrado em cada acto ou acontecimento. Talvez por isso Buda e Einstein tivessem visões tão semelhantes acerca do Universo e da Vida, como nos lembra tão bem Thomas J. McFarlane no seu livro Einstein and Buddha – Parallel Sayings», reforça Ishi.

* Se está interessado em aumentar o seu QI, QE ou QEE, contacte Ishi através de ishibox@netcabo.pt ou do telefone 967 763 926. O que poderá fazer em Lisboa, Sintra e na Figueira da Foz.

AUTO-CONHECIMENTO PALESTRA E OFICINA

Porque são realmente múltiplos os caminhos do conhecimento interior, o Tao orgulha-se também de apresentar e de receber no seu espaço uma amiga, uma amiga que, curiosamente, nos surgiu ao caminho logo no início de toda esta dinâmica; aliás, ainda antes de sermos, sequer, esta dinâmica concreta chamada Tao, em tudo o que ela implica também de despertar ou “renascer” dos seus fundadores.
A Maria chegou a um ponto da sua vida em que também ela “renasceu”, com aspas ou sem aspas, ela saberá melhor que nós e tem todo o prazer em explicar. Nesse seu processo de renovação interior, a Maria foi aprendendo e aprofundado trilhos que o coração lhe ia iluminando.
Escreveu, publicou (*), absorveu quanto pôde, encontrou, ou reencontrou, a sua fé e também redescobriu talentos e artes até aí latentes ou escondidas dentro de si. Descobriu a meditação, descobriu a regressão e o reiki. Descobriu-se terapeuta, divulgadora e escritora, descobriu-se mentora de um projecto chamado Portal Caminho de Luz e descobriu-se feliz. E gosta de partilhar as suas descobertas.
É mais do que suficiente para fazermos uma pausa no Carnaval e para a ouvirmos, pelo menos, na palestra que o Centro Tao vai acolher no próximo sábado, dia 25 de Fevereiro. A entrada é livre e apenas condicionada pelo espaço disponível na sala. A esta palestra sucederá, noutro fim-de-semana, o primeiro de Março, uma oficina de auto-conhecimento por si orientada, sobre a qual deixamos já aqui alguma informação um pouco mais abaixo:

(*) ”Aprenda a deixar viver Jesus dentro de si“ (editora Novalis)

Maria Fátima Amieiro

Palestra Dia 25 de Fevereiro (Sábado) pelas 17h30
Levante voo e descubra a luz que há dentro de si

Uma iniciativa do Portal Caminho de Luz e Centro Tao

No Tao Centro de Yoga e Bem-Estar
Rua da Alfândega 16 1º
na Figueira da Foz, (próximo à Câmara Municipal, por detrás da C.G.D)

Posteriormente:

Oficina de Auto-Conhecimento
O encontro com o Eu interior
Nível 1

Com Maria Fátima Amieiro

4 e 5 Março
Sábado: das 15 h às 19h
Domingo: das 10h às 19 h

Tópicos da Oficina

O que é a vida
Como usufruir da vida pela via espiritual
As escolhas da vida e as consequências
O que é o dialogo interno
Como estabelecer o dialogo interno
Limpezas energéticas
Como se limpar a si mesmo
Como encaminhar energias
Como limpar outra pessoa
Limpezas à distancia
Limpezas planetárias
Meditação de cura
Teórica e prática através de vários exercícios de meditação e práticos
Inclui iniciação de uma equipa de cura através de ancoramento canalizado pela orientadora

Inscrições ou mais informações para Centro Tao ou Maria Fátima Amieiro: 967135630 ou m.f.a.cristo@sapo.pt

MASSAGENS I

O Bem-Estar, físico, energético, etc., que é outro dos pilares do centro Tao, também tem novidades. Nomeadamente no campo das massagens, área que já tínhamos coberta na sua versão mais convencional de relaxamento, anti-stress ou anti-celulite. Estamos, no entanto, a reforçar a aposta nesta vertente, a investir na diversidade, e a preparar algumas propostas novas nesta área, diferentes e eficazes. É nesse sentido que já hoje podemos apresentar um novo serviço e um novo terapeuta de massagens a trabalhar no nosso espaço.
Também é com orgulho e com um grande abraço de Boas Vindas a este novo terapeuta, que informamos estarem abertas marcações para Massagem Tailandesa. O mesmo profissional também pratica Quiroprática e Reiki, estando também abertas marcações para estas disciplinas.
Marco é, assim, o nosso mais recente colaborador e amigo, um alemão orientalista, radicado em Montemor-o-Velho e com um talento muito especial para tratar do corpo e das energias. Massagens I porquê? Porque o Massagens II está a caminho e segue dentro de momentos, e também em jeito de simbiose indo-europeia...
Mas para já, que as próximas novidades serão anunciadas em devido tempo, o dom de Marco:

Massagem Tailandesa & Quiropráctica & Reiki

Especialmente indicado para pessoas que têm problemas e dor de costas e pescoço; ou para pessoas que precisam de alinhamento da coluna e de tratar defeitos de postura, depois de um acidente, um mau-jeito ou originados na infância Com Reiki pode-se tratar e curar estados de espírito ou da alma, difíceis como o medo, angústia ou mal-estar. Também trata do stress e do equilíbrio das energias.

Marcações para consultas no Centro Tao – Figueira da Foz: 91 423 80 10 ou tao.centro@gmail.com

7.2.06

YOGA PARA CRIANÇAS - horários

Inscrições Abertas

As aulas de Yoga para Crianças, com a professora Elisabete Soares, são às quintas-feiras, das 17h00 às 18h00
No passado sábado, entretanto e como a foto documenta, decorreu a aula aberta de apresentação da modalidade para os mais novos, que resultou num sucesso, em termos de quantidade e de qualidade, sobretudo depois de "quebrado o gelo" e o nervosismo pela presença atenta dos pais, do restante "público" e de uma equipa de televisão da SIC, a gravar o acontecimento para o noticiário do dia seguinte... Os mais pequenos acabarm por se "soltar" um pouco, revelando então francas aptidões e apetência para a prática de um Yoga mais adequado às irrequietudes próprias daquela idade, leccionado por uma especialista na matéria. E acima de tudo especialista em motivar grupos de crianças! A que não será alheio o facto de ser educadora de profissão, certamente. As inscrições estão abertas, assim como para as novas aulas de Yoga para adultos com o professor Ivan Amaral (em baixo no blog).

YOGA

Novo professor de Yoga no Tao

Novas turmas e horários

Trilhando um caminho algo temeroso mas firme, e assumindo nós desde início o Yoga como o «coração» deste projecto, o Tao começa a consolidar-se como o principal pólo dinamizador desta prática milenar na Figueira da Foz e talvez em toda esta região litoral centro. Além de todas as outras vertentes do Centro ligadas ao Bem-Estar, o Yoga, pela mão, pelo empenho e pelo calor da Paula Duarte, tem conseguido cativar dezenas de pessoas para a sua prática regular, constituindo também um dos nossos mais bonitos sucessos.
E uma das razões desse êxito, acreditamos, é tentarmos ir, com humildade e respeito, ao encontro do coração, das necessidades e das aspirações de cada um que nos procura, alargando, por exemplo, o acesso ao Yoga a faixas da população que, normalmente, ficam à margem destas e de outras disciplinas, extremamente benéficas para o corpo e para a mente. Como os seniores, ou as crianças, que já ali podem exercitar as suas asanas. Em breve daremos, de resto, mais novidades, no que respeita ao Yoga adaptado.
Desta feita, contudo, serve esta nota para dar conta de mais um passo que acreditamos seguro deste projecto, no caminho da qualidade e do aperfeiçoamento, no campo do Yoga “generalista”, digamos assim. Dando resposta também à grande procura da modalidade com que temos sido confrontados, contamos assim, desde esta semana, com o precioso contributo de um “novo” instrutor de Yoga, abrindo o leque de horários e de experiências de Yoga. Depois de Elisabete Soares, com os mais novos, Ivan Amaral (segue em baixo informação mais detalhada) é o nosso mais recente “mestre” yógi, para adultos em busca de aperfeiçoamento “técnico” ou de um nível mais elevado de exigência.

Yoga com Ivan Amaral

Aulas às
Segundas-feiras: 18h10 - 19h10
Terças-feiras: 20h00 - 21h00
Quartas-feiras: 18h10 - 19h10
Quintas-feiras: 20h00 - 21h00

Estas aulas baseiam-se em posturas físicas e relaxamento, incluindo trabalho respiratório simples. Tendo vários níveis de modificações, são indicadas tanto para iniciantes, como para indivíduos com melhor capacidade física. Cada aluno é encorajado a mover-se ao seu ritmo com as modificações mais apropriadas, permitindo uma progressão individual.
Fisicamente desenvolvemos flexibilidade, resistência muscular, estabilidade e força, de uma forma natural e funcional, promovendo assim um melhor equilíbrio corporal e a saúde interna.
Praticando com uma atenção especial à respiração e explorando exercícios de relaxamento, promovemos uma melhor harmonia entre corpo e mente. Abrimos desta maneira o caminho para uma ligação mais profunda e estável com nós próprios e com o ambiente que nos rodeia.
Ivan Amaral

As aulas são leccionadas por Ivan Amaral.
Ivan é director do BodyMind Studio em Inglaterra onde tem ensinado esta prática através de aulas, workshops e cursos para alunos e professores. Participa regularmente em convenções internacionais de fitness, dando cursos de yoga.
Fez demonstrações para o canal de televisão QVC, rede digital e dois vídeos de yoga para instrutores. Foi também docente da Universidade de Luton em Inglaterra durante 6 anos na área das ciências do desporto e do exercício.