Nós

O Tao é uma ideia de felicidade. O nosso trabalho evolui em torno dessa utopia essencial e expressa-se em serviços de bem-estar e crescimento pessoal, formação e informação, eventos e terapias. 

Somos um estúdio de yoga e uma unidade de produção e divulgação de acontecimentos. Estamos na Figueira da Foz e, por falar em edições, estamos neste blogue  que se chama Caminho(s). À espera de uma visita.


O Tao é um projecto de Yoga, Aprendizagem e Bem-Estar. A nossa missão é pugnar pela saúde, pelo conhecimento e pelo crescimento integral do indivíduo.

Pode conhecer-nos em mais profundidade aqui.




Razão de Ser

"Mente Sã em Corpo São"

Acreditamos que o verdadeiro motor da mudança reside na revolução interior, pela via do esclarecimento, nas inúmeras matizes da sabedoria humana, da felicidade e da auto-satisfação generosa. Pelo que, assumimos a pluralidade, a interdisciplinariedade e a tolerância como alguns dos nossos pilares.

No Tao propomos caminhos. Soluções de Bem-Estar e Desenvolvimento Pessoal. Soluções alternativas, diferentes, integradas e integrais: Holísticas. Propomos caminhos que tiveram efeitos práticos, concretos e benéficos nas vidas de muita gente. Abrimos a porta a caminhos diferentes para a sua vida. Há uma miríade deles, à sua frente, ao seu lado, aqui, como em todo o lado. Damos uma ajuda porque concentramos, neste projecto, algumas dessas opções, facilitando o acesso a elas.

A nossa postura não é esotérica, não é espiritualista, não é racionalista, não é clínica, não é religiosa, não é de “ismos”: Se calhar é tudo isso mas é, acima de tudo, tolerante, responsável e aberta. Porque sabemos que são múltiplos e diversos os caminhos da vida. Tal como são múltiplas as opções em aberto e como são infindáveis as perguntas, as respostas e as aspirações humanas.

Por isso, além de prezarmos o ecletismo, que se reflecte, por exemplo, numa atenção muito especial ao Oriente, acreditamos empenhadamente no(s) caminho(s) do conhecimento interior, do chamado auto-conhecimento. Valorizamos expressões como “desenvolvimento pessoal” ou “crescimento integral”.

No Tao também nutrimos outro valor importante, a Liberdade. Designadamente a de escolher e experimentar. De ousar viver a mudança, indo além da “mera” consciência ou percepção da angústia, do medo, do problema, da maleita ou do “simples” desconforto físico ou das dores da alma. Propostas neste sentido são, por exemplo, o Programa Mudar ou os Florais de Bach. Ou as nossas acções de formação.

A nossa questão existencial principal não é só «Quem Sou?». Também é: «Quem Posso Ser?». Não negamos qualquer outra via, muito menos as tradicionais igrejas, escolas e hospitais, todos podemos coexistir harmoniosa e construtivamente, mas apresentamos soluções originais. E de eficácia comprovada…

A razão de um nome


Tao, não porque sejamos taoistas, mas porque acreditamos que o mais importante é o caminho – e o taoismo pode ser um deles. Tao, além do significado mais profundo e complexo que lhe foi atribuído pela filosofia taoista, significa tão só "caminho", num dos dialectos chineses. Cremos que a resposta para o sofrimento e para um eventual sentido da vida está não só dentro de nós, mas sobretudo no processo, na experiência, na prática, no palmilhar desse caminho de aperfeiçoamento.

A resposta (ou respostas…) reside não só no fim, numa eventual recompensa divina depois da morte física, por exemplo, mas no seu intermédio, no aqui e agora em que, realmente, vivemos, no Caminho que percorremos passo a passo connosco próprios, com os outros e com a natureza; reside enfim, no Carpe Diem dos antigos latinos, no momento em/a que nos entregamos. De preferência trilhando um caminho de paz e com Corpo São em Mente Sã, em harmonia e em paz, connosco próprios e com os outros, com o universo e com a energia que o percorre.