25.2.11

Vamos Conversar... sobre “O Anjo da Guarda - da periferia ao Centro”

A próxima edição das nossas já habituais tertúlias espirituais, coordenadas pelo Vitor Meném, será dedicada ao tema “O Anjo da Guarda - da periferia ao Centro”. Uma edição a não perder, com a convidada especialíssima Lisete Soares.

Data e Hora: Sábado, 12 de Março às 21h30
Local: Tao Desenvolvimento Pessoal - Figueira da Foz
Entrada: 5€

24.2.11

Andreia Trindade na Clínica Shen. Marque já a sua consulta

Dia 5 de Março (Sábado)

Andreia Trindade vai estar na Clínica Shen, nesta data, disponível para consultas nas suas maravilhosas especialidades:


Marcações para os contactos habituais da Shen (clique aqui)

17.2.11

Curso de Cura Prânica no Tao

A Cura Prânica (Pranic Healing) é uma técnica que trabalha o corpo energético. Na remoção de energia onde houver excessos e na energização onde houver deficiência. É um método rápido e eficiente para tratar desarmonias físicas, psicológicas, emocionais e espirituais.

O curso de Cura Prânica Básica tem por objectivo introduzir o estudante na técnica da cura Prânica básica. O estudante aplicará esta técnica em casos de doenças simples como constipações, problemas digestivos, respiratórios, etc.

Através dos conhecimentos teóricos e práticos, mais a ajuda do livro que acompanha o curso, o estudante terá elementos suficientes para desenvolver a técnica.

Esta formação tem por objectivo introduzir o estudante na técnica da Cura Prânica Básica.

Programa:
- O que é a energia vital
- Conhecimento das diferentes fontes de energia
- A interacção do nosso corpo com as fontes de energia
- O uso de essa energia para identificar, avaliar e perceber o campo subtil de pessoas ,objectos, ambientes e alimentos.
- Conhecimentos básicos de anatomia energética e chakras
- Respiração prânica
- Cura pela oração
- Prática de tratamentos
- Prática de Cura Prânica à distancia
- Prática de autocura
- Meditação dos dois corações

Palestra de Apresentação: Introdução a Cura Prânica
Domingo, 27 de Fevereiro às 15h30
No espaço da Feira Saudável da Figueira da Foz (Meeting Point, por baixo da Esplanada Silva Guimarães)
ENTRADA LIVRE

Curso ministrado por Birgit A. Siebler • Curadora Prânica Avançada
Investimento: 200€
Data e horário: Dias 5 e 6 de Março, das 10h00 às 18h00
Mais informações ou inscrições: energyhealing@sapo.pt • Tlm: 96 287-7732
Inscrições: 91 423 80 10 • 233 094 042 • tao.centro@gmail.com

14.2.11

Coaching com PNL no Tao

Depois do primeiro Worskhop de Gestão do Tempo, que teve lugar este último fim de semana e contamos repetir, o Tao vai passar a colaborar mais regularmente com Paulo Nogueira, sobretudo numa área nova para nós: o coaching com programação neurolinguística. Mais um caminho de desenvolvimento pessoal e profissional que abraçamos e que nesta fase inicial, até Paulo Nogueira concluir o curso de Master Practitionar em PNL, terá condições e preços especiais. Peça mais informação ou marque a sua sessão privada de coaching através do email tao.centro@gmail.com

A vida é feita de escolhas!

Cada um de nós tem as suas vivências, exclusivas, que nos torna seres únicos. É através dessa vivência que aprendemos o que queremos e como o queremos, o que valorizamos e como o valorizamos. A experiência permite-nos fazer as melhores opções com o conhecimento, que nos disponibiliza, naquele momento, até que novas experiências sejam acrescentadas, enriquecendo as possibilidades de escolha.

Em algum momento, o resultado das escolhas não é o desejado! Então algo de diferente tem de ser feito!

Muitas vezes, não sabemos o que fazer! Desconhecemos a riqueza dos recursos que temos à disposição e limitamo-nos. Começamos a focar o problema e bloqueamos o espaço da solução.

O coaching com PNL ajuda-o a libertar-se dos seus bloqueios, medos e limitações, focando-o no espaço da solução!

O que é a PNL?

“A Programação Neurolinguística permite-nos ordenar os comportamentos do nosso pensamento e organizar a nossa experiência de tal maneira a que, através dos processos neurológicos, logremos produzir os comportamentos adequados aos objectivos que queremos alcançar”. (Gustavo Bertoloto Vallés)

O que é o Coaching?

“Segundo a ICF*, o Coaching é uma relação permanentemente focada nos clientes e nos respectivos planos de acção, no sentido da realização das suas visões de futuro. Este processo recorre a uma metodologia de questionamento e de descoberta pessoal, de forma a gerar no cliente um nível superior de consciência e de responsabilização. Ao mesmo tempo, proporciona ao cliente uma estrutura de apoio e de feedback. Por outras palavras, o processo de Coaching ajuda o cliente a definir e a atingir os seus objectivos pessoais e profissionais com uma rapidez e facilidade que seriam pouco prováveis de outra forma.” in http://www.icfportugal.com


* ICF — International Coach Federation

Benefícios:

·Aumentar a autoconfiança e auto-estima
·Clarificar e alinhar objectivos pessoais e profissionais
·Superar limitações e bloqueios
·Aumentar a eficiência e produtividade
·Melhor a qualidade de relacionamentos
·Estimular a aprendizagem
·Desenvolver novas competências
·Tornar-se num modelo para os outros
·Melhorar a qualidade de vida
·Estabelecer equilíbrio na sua vida
·Proporcionar mais flexibilidade e tolerância
·Desenvolver a criatividade
·Estimular a auto-análise e reflexão
·Apoio nas mudanças desejadas.

Metodologia:

As sessões de Coaching com PNL são individuais, com a duração mínima de uma hora, podendo ter carácter único (consulta) ou plano de acompanhamento, conforme aquela que seja a necessidade do Coachee (Cliente).

As sessões de acompanhamento serão acordadas entre o Coach e o Coachee após a primeira sessão, onde são avaliadas as necessidades deste. A periodicidade do acompanhamento a efectuar pelo Coach poderá ser semanal, quinzenal ou mensal.

O Coach respeitará os valores e objectivos do Coachee. A focalização está permanentemente no Coachee.

Compromisso:

O Coach compromete-se a prestar um serviço totalmente orientado para o Coachee, imperando a confidencialidade na relação Coach-Coachee.

O Coachee compromete-se a desenvolver todo o trabalho que aceitar e acordar fazer em cada sessão. Só assim é possível obter os resultados que deseja.

Coach:

Paulo Nogueira é licenciado em Gestão pela Faculdade de Economia de Universidade de Coimbra, tendo desenvolvido actividade de consultoria nessa área. Em 2007 juntou à sua actividade a de Business Coach.
É Practitioner em Programação Neurolinguística e concluiu o curso de Training Trainer em PNL, reconhecidos pela IA-NLP - International Association of NLP e pelo InPNL - Instituto Internacional de Programação Neurolinguística. Possui ainda formação em Constelações Sistémicas (Bernd Isert) e está a concluir o curso de Master Practitionar em PNL.

Saiba mais: http://www.defineaccao.com/

11.2.11

Receitas Gerais para Ficar Doente

Embora seja possível fornecer-se receitas específicas para ser doente, apresentamos a seguir as dicas globais para que possamos ser doentes e sentirmo-nos pessoas comuns, iguais a todos:

1. Alimente-se desregradamente. Comer bastante carne, açúcar, refrigerantes, chocolates, docinhos, enlatados, salsichas, etc. Tudo isso é bom para provocar fermentações, putrefações intestinais sintomáticas ou não, baixa de resistência orgânica, acúmulos e demais determinantes de desequilíbrios que se assentarão com o tempo (antes produzindo fenômenos simples como dores, febres, azias ...). O ideal é comer também a toda hora. Isto é bom para alterar o ciclo biológico natural favorecendo a prisão de ventre, a obesidade, a pressão alta, as infecções e inflamações, os tumores, a ansiedade, a culpa, a barriga grande ...

2. Evitar os alimentos naturais, os cereais integrais, as frutas, os legumes, as raízes, o pão integral puro, o mel, etc. , pois favorecem a desintoxicação das sujeiras, além de fortalecerem o organismo e torná-lo mais saudável.

3. Alimente-se principalmente à noite, após as 22 horas, pois assim o organismo será forçado a trabalhar em regime de hora extra. Isto é excelente para o envelhecimento precoce, a obesidade, a gordura abdominal (não existe coisa melhor para a formação dos pneus abdominais de gordura que comer à noite e em abundância, principalmente queijos ... ). Também é bom para a pessoa acordar cansada e desenvolver falta de memória.

4. Manter sempre hábitos alimentares comuns como a velha feijoada de toda semana. A feijoada, usada com constância, é muito boa para desencadear, sem que o freguês perceba, os seguintes resultados: elevação do colesterol e dos triglicerídios, arteriosclerose, pressão alta, angina pectoris, reumatismo, artrite, gota, lipomatose, cistos sebáceos, envelhecimento precoce, distúrbios da vesícula biliar, gastrite, colite, enterite, hemorróidas, varizes, retenção de líquidos, distensão abdominal, glaucoma e uma grande quantidade de outras doenças. Para melhores resultados, aconselha-se a utilização de feijoada em lata, cujos efeitos são mais intensos ainda. Ela já vem com antibióticos. E ninguém paga nem um centavo a mais por esta vantagem!

5. Freqüentar sempre e constantemente os bons restaurantes. Viver o prazer da boa mesa. Afinal, mais vale viver pouco, mas intensamente, do que viver muito, mas monotonamente, comendo arroz integral ...

6. Evitar os restaurantes naturais, vegetarianos, macrobióticos, os sucos vegetais, saladas, se quiser ser doente.

7. Usar açúcar branco e cafezinho em abundância. Isto favorece não somente a baixa de resistência, mas o famoso sugar blues, a doença do açúcar: depressão, melancolia, adinamia, fraquezas, instabilidade emocional, fomes repentinas, ansiedade ... tudo ajudado pelo excesso de cafezinhos que contribuem para o nervosismo e irritação, etc. Ideal para escritórios ...

8. Evitar ginástica, o trabalho físico, a movimentação do corpo. Levar uma vida sedentária, longe dos esportes e do contato com o ar puro e a natureza. Preferir habitar os grandes centros poluídos..

9. Participar com freqüência de festas intensas, banquetes. Trocar o dia pela noite e comer bastantes excessos. Morar em apartamentos úmidos, longe da luz do sol.

10. Evitar a sauna, a massagem profissional [...], a dança, a expressão corporal, o Tai-Chi-Chuan, as artes marciais.

11. Fumar uma grande quantidade de cigarros. Bom para produzir vários problemas, entre eles, as alterações nervosas, a bronquite tabágica, alterações de circulação arterial, diminuição do oxigênio do sangue e dos tecidos (grande parte das doenças modernas ocorrem num organismo pobre de oxigênio ...) o câncer, a gastrite, inapetência, enfisema pulmonar, perturbações da memória, alterações do sabor e do olfato, etc. Mas vale o prazer de fumar, não é? Afinal, fumar é uma questão de bom senso... mesmo que no Brasil o hábito seja responsável por cerca de 100 mil mortes anuais e produzirá no mundo a cifra ínfima de trinta milhões de mortes até o ano 2000. Hoje existem cerca de trezentos milhões de pessoas em todo o globo que sofrem muito por enfisema pulmonar e demais problemas derivados do cigarro.

12. Beber álcool com freqüência. Isto é normal. O álcool está presente nos lares, nos escritórios, acompanha as grandes festas, favorece os grandes negócios, acalma e combate a ansiedade. Mesmo sabendo-se que ele é uma grande ilusão e que "tudo o que estimula termina por deprimir", e que na verdade o álcool é depressor do sistema nervoso, convém usá-lo para obter os seguintes males: neurite alcoólica, perturbações visuais, diminuição da resistência orgânica, hepatite, cirrose hepática, pressão alta, inflamações, câncer do estômago, irritação da mucosa, agressividade, tendência ao enfarte. No extremo pode ocorrer delirium-tremens, coma e morte. Quem quiser passar por estas experiências deve consumir muito álcool. Usado com moderação e com sapiência ele não é muito capaz disto.

13. A qualquer simples sintoma como febre, dor de cabeça, mal-estar, lançar mão de drogas alopáticas. Evitar as ervas medicinais, a homeopatia, o do-in, o relaxamento, o jejum, etc.

14. Seguir estritamente as ordens dos médicos sem nenhum comentário, sem questionamento. Tomar todos os remédios, mesmo que produzam efeitos colaterais, piores que o problema ou sejam capazes de gerar mais doenças, além daquela que está sendo tratada. Aceitar também as cirurgias indicadas sem procurar outras opiniões profissionais.

15. Assistir sempre bastante televisão, acompanhar as novelas, acreditar piamente nos noticiários que a televisão emite. Uma família inteira assistindo à TV junta é um excelente método de alienação conjunta. A TV em excesso é excelente para embotamento do raciocínio. Se não estiverem passando programas interessantes, deve-se jogar videogame com as crianças ou ter um vídeo-cassete comum, bom estoque de filmes de violência, de guerra ou pornográficos. Como alternativas, existem computadores com programas alienantes de excelente qualidade. Para completar, convém assistir à televisão comendo biscoitos doces em abundância e a todo instante ir beliscar uma coisinha na geladeira. Para engordar é ótimo.

16. Comprar e consumir tudo o que é indicado pela propaganda na TV, rádio, outdoors e demais veículos de vendas.

17. Levar sempre as crianças em festinhas de aniversário onde reinam as guloseimas cariogênicas, descalcificantes, redutoras de resistência orgânica, favorecedoras das amigdalites, tosses, febres, bronquites, crises de asma, urinas noturnas, dificuldades escolares de fundo alimentar, com aditivos corantes e aromatizantes cancerígenos. Melhor até é organizar as festinhas em sua casa mesmo. Facilita.

18. Andar sempre na moda. Sapatos bem altos são bons para produzir alterações da coluna, como escolioses, lordoses, sifoses, dores musculares, etc. Cosméticos, xampus, brilhos, bases, cremes sintéticos, etc., embelezam mas condicionam a pele, não a deixam respirar direito e a envelhecem. Usá-los é no entanto necessário para manter o status. Evitar os cosméticos naturais, as máscaras biológicas, a sauna, os banhos de luz, a hidroterapia, a acupuntura cosmética, que são benefícios para a pele.

19. Perseguir obstinadamente ideais como a fama, a fortuna, o reconhecimento público, a notoriedade. São formas de busca ansiosa que não trazem nenhum sentido existencial verdadeiro, nenhuma realização interior autêntica, mas atraem a inveja, o ciúme, a inimizade, a falsa amizade. É graças a elas que temos hoje um mundo em pé de guerra.

20. Ter sempre uma vida tensa, agitada, ansiosa mas ... plena de realizações profissionais, mesmo que em casa esteja acontecendo um inferno. É uma receita para morrer mais cedo através do stress, da estafa, do enfarte, da úlcera, dos distúrbios psíquicos e sexuais, da neurastenia.


Autor anónimo (recebido por email), se conhecer a autoria desde texto precioso diga-nos que teremos todo o gosto em dar-lhe um pai ou uma mãe :)

10.2.11

Alimentação e Saúde. Um ebook grátis do Tao. Leia e partilhe

A vida é agora

Um ponto importante da sabedoria de vida consiste na proporção correcta com a qual dedicamos a nossa atenção em parte ao presente, em parte ao futuro, para que um não estrague o outro. Muitos vivem em demasia no presente: são os levianos; outros vivem em demasia no futuro: são os medrosos e os preocupados. É raro alguém manter com exactidão a justa medida. Aqueles que, por intermédio de esforços e esperanças, vivem apenas no futuro e olham sempre para a frente, indo impacientes ao encontro das coisas que hão-de vir, como se estas fossem portadoras da felicidade verdadeira, deixando entrementes de observar e desfrutar o presente, são, apesar dos seus ares petualentes, comparáveis àqueles asnos da Itália, cujos passos são apressados por um feixe de feno que, preso por um bastão, pende diante da sua cabeça. Desse modo, os asnos vêem sempre o feixe de feno bem próximo, diante de si, e esperam sempre alcançá-lo.

Tais indivíduos enganam-se a si mesmos em relação a toda a sua existência, na medida em que vivem ad interim [interinamente], até morrer. Portanto, em vez de estarmos sempre e exclusivamente ocupados com planos e cuidados para o futuro, ou de nos entregarmos à nostalgia do passado, nunca nos deveríamos esquecer de que só o presente é real e certo; o futuro, ao contrário, apresenta-se quase sempre diverso daquilo que pensávamos.


O passado também era diferente, de modo que, no todo, ambos têm menor importância do que parecem. Pois a distância, que diminui os objectos para o olho, engrandece-os para o pensamento. Só o presente é verdadeiro e real; ele é o tempo realmente preenchido e é nele que repousa exclusivamente a nossa existência. Dessa forma, deveríamos sempre dedicar-lhe uma acolhida jovial e fruir com consciência cada hora suportável e livre de contrariedades ou dores, ou seja, não a turvar com feições carrancudas acerca de esperanças malogradas no passado ou com ansiedades pelo futuro. Pois é inteiramente insensato repelir uma boa hora presente, ou estragá-la de propósito, por conta de desgostos do passado ou ansiedades em relação ao porvir.


Arthur Schopenhauer, in "Aforismos para a Sabedoria de Vida" (obrigado)

9.2.11

Verde Tao 2011. Inscrições abertas e limitadas. Reserve já o seu lugar!

Tal como já vem sendo hábito todos os anos, o Tao Desenvolvimento Pessoal está a organizar mais um fim de semana relaxante e terapêutico na Tocha. Como sempre, na magnífica Quinta da Fonte Quente (que podem conhecer melhor aqui), estrutura de Turismo Social gerida pela APPACDM, ideal para escapadinhas revigorantes.

O Retiro Verde Tao 2011 vai decorrer de 17 a 19 de Junho e há várias modalidades de participação. Além de poder usufruir de todos os encantos da Quinta, que está inserida numa extensa mata, ideal para passeios a pé ou de bicicleta e inclui uma piscina rodeada de um refrescante relvado, os participantes terão também acesso livre a um vasto programa de eventos e terapias.

O Tao Verde, como já sabe quem participou em edições anteriores, compreende aulas de Ioga, Tai Chi, palestras e debates, meditação, reiki, massagens, terapias, diagnóstico ou aconselhamento, além de constituir um fantástico espaço de descompressão, recolhimento ou convívio.

Ainda estamos a ultimar o programa, que será divulgado em breve, mas abrimos desde já inscrições, com as seguintes condições:

Investimento (50% no acto de inscrição; 50% no local):
Programa completo (17 a 19), alojamento, pensão completa, acesso livre a terapias e actividades - 150 euros
Dias 18 e 19 com alojamento, pensão completa, terapias e actividades - 120 euros
Só um dia com refeições, terapias e actividades – 80 euros
Crianças dos 3 aos 14 anos têm desconto de 50%
Casais têm desconto de 10%

A inscrição deverá ser feita mediante o depósito de 50% do valor total no NIB 0010 0000 4364 9930 0019 8 (João Cruz) do BPI, o mais breve possível para que possamos confirmar a reserva do espaço. O restante valor será cobrado no encontro.

Local:
Quinta da Fonte Quente, espaço de Turismo Social da APPACDM, inserido no complexo do Hospital de Reabilitação Rovisco Pais, na Tocha (clique aqui e veja no mapa)

O que levar:
Roupa confortável, um agasalho, tapete de yoga (se tiverem), sapatilhas maleáveis para o tai chi, chapéu para o sol, protector solar, roupa para massagens.

Dúvidas e inscrições para: tao.centro@gmail.com, 91 845 39 63 ou 91 423 80 10


Nota: Apesar de nunca ter existido qualquer problema similar em anteriores edições, a organização não se responsabiliza por qualquer acidente que ocorra durante o encontro ou pelo desaparecimento de qualquer bem dos participantes.

Nota 2: Em caso de cancelamento, todas as entradas serão devolvidas.

Dia dos Namorados na Clínica Shen

Ofereça Bem-Estar ao seu amor!

Nesta quadra dedicada ao romantismo, a Clínica Shen convida-o a oferecer ao seu/sua mais-que-tudo uma prenda inesquecível e realmente útil. Aproveite os nossos cheques-oferta e presenteie o seu parceiro com uma massagem ou uma terapia.

Aproveite também, nestes próximos dias 11 e 12 (sexta-feira e sábado), para marcar a sua sessão de massagem Shiatsu, Ayurvédica, de Relaxamento ou Thailandesa.

Marcações e mais informações nos contactos habituais da Shen (clique aqui).

4.2.11

Reiki Nível II

Abertas inscrições para o II Nível de Reiki com o mestre Vitor Meném. Aprofunde a sabedoria e a prática reikiana.

Data e Hora: Domingo, 13 de Fevereiro, das 10:30 às 18:30
Local: Tao Desenvolvimento Pessoal - Figueira da Foz
Investimento: 70 €. (inclui manual, certificado, limpeza energética e acompanhamento)
Inscrições limitadas (5) nos contactos do Tao

Sons terapêuticos em destaque na próxima Tertúlia do Tao

Tertúlias Espirituais - Terapia de Cura pelo Som (c/concerto)

A edição de Fevereiro das nossas tertúlias espirituais "Vamos Conversar", será dedicada ao tema "Terapia de Cura pelo Som". A apresentação será feita por Ana Cristina Rodrigues e, desta feita, será enriquecida por um concerto de som terapêutico com taças tibetanas e gongos. Como sempre, caberá a moderação do debate ao Vitor Meném.

Data e Hora: Sábado, 19 de Fevereiro às 21:00
Local: Tao Desenvolvimento Pessoal - Figueira da Foz
Contribuição: 5€

2.2.11

Filosofia de Aconselhamento

Entretanto, no Tao, estão já abertas as marcações para Filosofia de Aconselhamento. Um caminho milenar de desenvolvimento pessoal, com Filipe Menezes. Marque já a sua sessão ou saiba mais aqui: Filosofia de Aconselhamento

Música meditativa. Um concerto grátis na Figueira da Foz

Em antecipação ao curso de Meditação que vai começar em breve no Tao (clique aqui e saiba mais), vai ter lugar no próximo dia 6 de Fevereiro, no auditório da Biblioteca Municipal/Museu um concerto a não perder. Entrada Livre.

1.2.11

Novidades Clínica Shen: Massagens e Nutrição em destaque

Andreia Ferreira

A Clínica Shen, com quem partilhamos o espaço e que cuida da sua saúde, vai contar no próximo sábado (dia 5 de Fevereiro) com um dia dedicado ao trabalho da massagista/terapeuta Andreia Ferreira.

Ocasião ideal para quem não tenha muita disponibilidade, durante a semana, para cuidar de seu bem-estar. Estão assim abertas marcações para as seguintes especialidades:


Clique aqui e marque já a sua sessão!

Aconselhamento de Nutrição

No dia 11 de Fevereiro (sexta-feira), por seu turno, a Shen oferece-lhe um "mimo" especial: Um dia de aconselhamento nutricional gratuito. Em sessões individuais e com aconselhamento personalizado, a responsável pela Clínica, Elizabete Cardoso, naturopata e acupunctora experiente, fará orientação alimentar de acordo com as circunstâncias de cada um.

Clique aqui e marque já a sua sessão grátis.