30.8.10

Limpeza doméstica mais verde. Soluções naturais para uma vida mais ecológica

A Terra está poluída. O ar, a água, o solo e, consequentemente, os alimentos estão contaminados pelos efeitos nefastos das acções humanas, que vão desequilibrando o ambiente.

Precisamos de reverter este quadro, pensando, com responsabilidade, nas nossas escolhas e acções. Vivemos numa nave única, um planeta que já dá mostras evidentes de que, diante de tantas agressões, o equilíbrio torna-se mais difícil a cada momento. Precisamos, então, de repensar, reflectir e reorientar as nossas escolhas.

Uma fonte importante de poluição ambiental, que afecta tanto a nossa saúde como a saúde do planeta, é a escolha do que usamos para limpar a nossa casa. Na sua maioria, os produtos de limpeza são fabricados com substâncias derivadas da indústria petroquímica, reconhecidamente uma das maiores fontes de poluição das águas e da atmosfera. Os líquidos coloridos e perfumados escondem vários componentes nocivos.

Será que precisamos mesmo desses produtos? Por que não utilizar soluções mais naturais e económicas? Depende de nós diminuir a quantidade de elementos tóxicos que chegam às águas, ao ar e ao solo da Terra, através dos ralos das nossas cozinhas e casas de banho, e também do ar da nossa própria casa. A cada dia chegam ao mercado produtos de limpeza mais fortes e teoricamente mais eficientes, mas que são fontes de desequilíbrio, e de doença, para o organismo humano e para o planeta.

A Agência de Protecção ao Meio Ambiente dos Estados Unidos afirma, em relatório, que a poluição do ar interior das casas é um dos problemas de saúde ambiental mais importantes do país. A maioria das casas possui uma concentração por aérea de substâncias químicas nocivas de 2 a 70 vezes mais alta do que os ambientes externos, porque os produtos de limpeza e de higiene libertam vapores tóxicos quando são usados. Foram detectadas 150 substâncias químicas nas casas, com as quais as pessoas entram em contacto sem os cuidados e a protecção dos laboratórios (luvas, máscaras, óculos, etc.), já que são as mesmas substâncias químicas manuseadas em laboratórios. E este quadro é o mesmo em Portugal.



Por isso, quando pensar em limpar a casa, pense também na saúde do seu corpo e do planeta, escolhendo produtos simples e naturais, que não aumentem ainda mais a poluição existente. Assim podemos limpar não apenas a nossa casa, mas também ajudar a limpar o planeta.

Soluções Alternativas:

Limpar Tudo: Solução de 4 colheres de sopa de bicarbonato de sódio num litro de água morna. Adicionar uma colher de sopa de vinagre branco, ou sumo de limão, para dissolver a gordura.
Desentupir a pia: Deitar no ralo um punhado de bicarbonato de sódio, algumas colheres de vinagre branco e água a ferver.
Limpar o forno: Misturar bicarbonato de sódio, sal, água quente e vinagre, e passar com uma esponja. Remover com um pano.
Limpar os vidros: Passar uma solução com água e vinagre, e depois usar jornal para dar brilho.
Desodorizante de ambiente: 4 colheres de sopa de vinagre num pratinho colocado sob um móvel. As plantas também funcionam como óptimos purificadores do ar.
Para encerar: Misturar uma parte de óleo vegetal, como a linhaça, com outra parte de sumo de limão ou vinagre, e aplicar com uma flanela.
Para limpar carpetes: Fazer uma solução de água com vinagre branco.
Para lustrar móveis: Fazer uma solução de uma parte de sumo de limão e duas partes de óleo vegetal. Dar brilho com uma flanela.
Desinfectante sanitário: Misturar bicarbonato de sódio com vinagre.
Limpar pratas: Mergulhar o objecto num recipiente com água morna, uma colher de chá de bicarbonato de sódio e uma colher de sal. Dar brilho com um pano macio.
Limpar cobre: Esfregar uma mistura de limão e sal, lavar e secar com um pano bem limpo.
Limpar bronze: O sumo de limão clareia qualquer peça de bronze, que deve ser enxaguada em seguida.
Limpar objectos dourados: Utilizar, esfregando, limão ou uma mistura de água e vinagre em partes iguais.
Limpar objectos de latão: Polir as peças com molho inglês e, para conservar o brilho, esfregar azeite.
Limpar fórmica: Para tirar manchas de tinta esferográfica, e deixar a fórmica limpa, esfregar com álcool ou com uma solução de água com vinagre.
Espantar moscas e mosquitos: Folhas de louro, eucalipto e manjericão, maceradas em água ou espalhadas pelo ambiente.
Evitar traças: Usar cânfora, em vez de naftalina. É tão eficiente e menos tóxica.
Afastar pulgas: Lavar os animais de estimação com água e sabonete (de preferência, feito com óleo de neem, que possui uma acção repelente sem ser tóxica). Enxugar. Aplicar a seguinte solução para manter as pulgas à distância: 2 colheres de sopa de alecrim fervidas num litro de água. Espalhar também pela casa folhas de erva-de-Santa-Maria e poejo.
Afastar os parasitas das plantas: Colocar no liquidificador 3 cebolas, 1 cabeça de alho, 2 pimentas-malagueta e 1 colher de sabão em barra. Bater com meio litro de água e espalhar esta mistura nas plantas. Pode-se também colocar alguns dentes de alho num pouco de água (se possível, de chuva) e deixar impregnar por cerca de dez dias. Usar, então, em um spray, para pulverizar as plantas.
Amaciador de roupa: Ao enxaguar a roupa, colocar meio copo de vinagre branco na última água. Além de amaciar, o vinagre realça as cores e impede que manchem.
Pasta de limpeza: Em vez de desperdiçar os restos de sabão (de preferência, biodegradável), reaproveite-os numa excelente pasta de limpeza. Basta deixar os restos de sabão de molho num pouco de água (o necessário para formar uma pasta) e, depois, misturar uma colher de vinagre e duas colheres de açúcar. Está pronta a sua pasta de limpeza!
Adubo natural: Um verdadeiro adubo para as plantas pode ser obtido com substâncias normalmente desprezadas e desperdiçadas. A água onde cozinha as batatas (sem sal e fria), a água da lavagem do arroz, os restos de chá preto, borra do café - tudo isso funciona como um excelente adubo. Da mesma maneira, as cascas de batata e de cenoura podem ser colocadas directamente nos vasos para ajudar o desenvolvimento das plantas.
Passar bem: Produtos que facilitam a passagem de roupa contêm, geralmente, muitas substâncias tóxicas e perigosas. A solução feita com uma colher de sopa de polvilho dissolvida num litro de água cumpre o mesmo objectivo, ao ser aplicada nas roupas a serem passadas, sem poluir.
Pesticida natural: Ferver folhas de ruibarbo, durante meia hora, em quatro litros de água. Acrescentar uma colher de chá de sabão de coco, para a mistura aderir às folhas e expulsar os pulgões.
Tira cheiros: Numa divisão recém-pintada, o cheiro da tinta fresca desaparecerá mais depressa se deixar no ambiente uma bacia cheia de água com algumas rodelas de cebola ou folhas de laranjeira.
Tirar "ruído": Se a porta estiver a ranger, fazer uma mistura de raspa de grafite (ponta de lápis) e algumas gotas de óleo de cozinha. Colocar aos poucos nas dobradiças, fazendo um movimento de abrir e fechar a porta, para que a mistura penetre bem nas dobradiças.
Tirar manchas: Manchas de gordura são retiradas com uma mistura de água quente com sabão e umas gotas de detergente (de preferência, biodegradável). Lavar e, se restar algum vestígio, polvilhar talco e deixar por algumas horas; esfregar um pedaço de cebola também resolve. Manchas de frutas e doces desaparecem com álcool ou vinagre branco, e manchas de tinta de escrever devem ser lavadas com leite. Na falta do leite, também pode ser usado um punhado de sal humedecido com limão e colocado sobre a mancha, lavando-se em seguida. Manchas de café desaparecem esfregando imediatamente, e com paciência, uma pedrinha de gelo até que a mancha suma.
Tirar humidade: Colocar um recipiente com pedaços de carvão no fundo dos armários, ou então pendurar pedaços de giz. Sempre com o cuidado de não sujar as roupas.
Fórmula mágica: A velha combinação de água quente e sabão (de preferência, biodegradável) continua a ser o melhor detergente. Limpa pisos de cerâmica, ladrilhos e azulejos, tira manchas de parede e a gordura das superfícies. E, melhor ainda, não ajuda a poluir a Terra.

Nota: Recebido por email, autoria desconhecida (se o amigo leitor conhecer a fonte original deste artigo, diga-nos que teremos todo o gosto em dar-lhe um "pai". Ou uma "mãe"...

24.8.10

"Prevenção de Acidentes com Crianças". Um workshop na Figueira da Foz

A saúde é um direito de todos. Tem início com o dever de cada um de cuidar do corpo e lutar por um estilo de vida saudável. No caso dos pais, o dever de cuidar da saúde do seu filho começa quando a mulher descobre estar grávida.
Cidadãos conscientes da importância da saúde ajudarão a diminuir as taxas de mortalidade infantil, contribuindo, também, para que as crianças sejam mais fortes, saudáveis e felizes.
Formação inserida nas 1ªs Jornadas de Bem-Estar da Figueira da Foz. Realiza-se com um mínimo de cinco alunos.

Formadora: Anabela Salgado Serra. Hospital Distrital da Figueira da Foz, EPE
Data e Hora: Domingo, dia 29 de Agosto, das 16h00 às 19h00
Local: Núcleo Museológico do Sal (Lavos) - Figueira da Foz
Investimento: 20€
Inscrições nos contactos do Tao: tao.centro@gmail.com

Consciência Respiratória...


Cortesia da nossa amiga Sílvia, que "mora" aqui. Mais power points aqui.

23.8.10

Concerto de Taças Tibetanas. Na Figueira da Foz

Sons terapêuticos com Ana Taboada

Os sons mágicos das Taças Tibetanas e Gongos são como uma brisa fresca que vem directamente dos Himalaias, para dar harmonia ao mais profundo do nosso ser. Durante os meus concertos as pessoas poderão relaxar profundamente, libertar tensões e alcançar níveis subtis de consciência de forma a obter equilíbrio físico, emocional e mental.

Os concertos são realizados numa atmosfera oriental intimista com grupos pequenos de 5 a 20 pessoas. Enquanto ouve, pode optar por estar sentado em confortáveis almofadas ou deitado, fechando os olhos. Aqueles que optarem por fechar os olhos ficarão totalmente submersos na dimensão do som, rica em harmónicos e cheia de ressonância. Aqueles que optarem por manter os olhos abertos podem também usufruir o espectáculo destes extraordinários e belos instrumentos a serem tocados.

Mais um evento inserido nas 1ªs Jornadas de Bem-Estar da Figueira da Foz.

Data e Hora: Sábado, dia 28 de Agosto de 2010 às 21h30
Local: Hotel Costa de Prata 1 - Figueira da Foz
Entrada: 10€

Be

21.8.10

”Cura a tua Vida, Conquista os teus Sonhos". Um retiro com a Ria Sloft

Residencial de 5 Dias - Louise Hay
Vila Boa de Bucos, Cabeceiras de Basto
Curso de uma semana, baseado na filosofia de Louise Hay
Ministrado pela Ria Slof, facilitadora do método Louise Hay
Sábado 4 de Setembro até Quinta-feira 9 de Setembro

O curso ”CURA A TUA VIDA, CONQUISTA OS TEUS SONHOS” trabalha as crenças limitadoras através da prática de vários exercícios. Mudando as velhas crenças e a partilha das experiencias entre pessoas, desencadeia uma energia incrível para que o processo de mudança seja feito tranquilamente e com harmonia.

A maioria das pessoas está convencida que o processo de auto-conhecimento é um trabalho duro e que só no final da vida, após muita prática, é que conseguem estar bem com eles próprios…
É UMA CRENÇA LIMITADORA!

O trabalho experiencial é um dos métodos mais eficazes de tomada de consciência. O método Louise Hay é uma caça ao tesouro e o processo torna-se uma verdadeira aventura. Cada velho padrão negativo que descobre é apenas algo a ser examinado e liberto. Debaixo de cada padrão existe o ouro… o ouro da saúde, dos relacionamentos, do trabalho, da prosperidade, do perdão, do amor e da criatividade.

O curso de uma semana consista em 5 dias seguidos, 5 horas por dia (09.30 as 12.00h e 16.00 as 18.30h)
Em regime residencial em Cabeceiras de Basto
Valor com residencial – 360 € / Valor sem residencial – 250€

Ria Slof. http://ria-umavidamelhor.blogspot.com
Marcações: Centro Terapêutico São Rafael; Tel. 914 432 442 / 916 496 557
www.arcanjo.com.pt / arcanjorafael@sapo.pt

20.8.10

Tai Chi. Uma bela demonstração da "meditação em movimento"

Da Figueira da Foz para o Buddha Eden. Um passeio espiritual

Ainda há vagas para esta excursão ao magnífico "Jardim da Paz", espaço dedicado ao Oriente pelo empresário Joe Berardo, no Bombarral (Quinta dos Loridos). O Passeio terá lugar no dia 20 de Setembro de 2010 e contra com o seguinte programa:

10h00: Partida. Concentração na Rua José da Silva Ribeiro nº 59 (próximo do centro comercial Eleclerc)
12h30: Almoço no Senhor do Carvalhal (cada participante leva o seu almoço)
14h30: Buddha Eden (visita e meditação)
18h00: Regresso
19h30: Chegada à Figueira da Foz

Preço: 10€
Inscrições e mais informação: Rui Brochado 934917916
Nota da organização: Gostaríamos que todos fossem vestidos de branco (no entanto é facultativo)

18.8.10

"Hipnose Clínica e Terapia Regressiva"

Uma conferência na Figueira da Foz, inserida nas 1ªs Jornadas de Bem-Estar da Figueira da Foz. Uma introdução à hipnose regressiva, com o psicólogo António José Martins.

Data e Hora: Sexta-feira, 3 de Setembro de 2010 às 21h30
Local: Hotel Costa de Prata I - Figueira da Foz
Entrada: 5€

17.8.10

Workshop: "Suporte Básico de Vida"

A morte súbita causa 700 000 mortes por ano na Europa. As paragens cárdio-Respiratórias por causa traumática, tóxica, afogamento ou na criança, são por falência respiratória. As manobras ventilatórias iniciais condicionam a sobrevivência destas vítimas.

O “Suporte Básico de Vida (SBV)” é o conjunto de medidas e procedimentos técnicos que objectivam o suporte de vida à vítima, até a chegada do SIV (Suporte intermediário de vida - transporte até ao hospital), traçando um padrão para atendimento, tendo objectivo principal não agravar lesões já existentes ou gerar novas lesões (iatrogenias).

Este workshop tem por objectivo geral sensibilizar o cidadão comum para a importância destas manobras, promover algumas competências no socorro à vítima e identificar atitudes/comportamentos do que deve ou não fazer no caso de se confrontar com uma situação de acidente.

Iniciativa inserida nas 1ªs Jornadas de Bem-Estar da Figueira da Foz

Formador: Rui Miguel Cruz, enfermeiro especializado em Medicina Física e de Reabilitação, exerce funções no serviço de Medicina do HDFF, EPE e é enfermeiro do VMER-INEM desde 1998, tendo sido requisitado pelo CODU de Coimbra onde esteve de 2007 a 2010. É ainda formador do INEM.

Data e horário: Domingo, dia 22 de Agosto de 2010 das 16h00 às 18h30
Local: Núcleo Museológico do Sal (Lavos) - Figueira da Foz
Investimento: 20€
Inscrições para os contactos do Tao: tao.centro@gmail.com ou 91 423 80 10

16.8.10

Workshop "Indian Head Massage"

Esta técnica de massagem à cabeça deriva da Massagem Ayurveda e é também conhecida como “Champissage”. Curiosamente, “Champi” deu origem à palavra “Champô”.
A antiga ciência da massagem indiana da cabeça foi esquematizada de acordo com o sistema técnico ocidental nos anos 70 pelo indiano Narendra Mehta. Ganhou adeptos nas empresas britânicas pela eficácia da sua prática: forma de massagem "express", pode ser efectuada em qualquer local sem necessidade de retirar a roupa ou utilizar óleos e recebe-se sentado.
Em 15 ou 30 minutos, consegue libertar tensões das áreas-chaves (costas, ombros, pescoço e escalpe) e actuar no sistema nervoso. As técnicas de manipulação muscular específica assim como as pressões nos pontos marma não só relaxam o corpo como promovem o equilíbrio dos chakras e aumentam a circulação do prana, a força vital. A IHM actua tanto no campo físico como mental e tem efeitos imediatos sobre todo o organismo.
Os 'pontos de marma', definidos pela tradicional medicina Ayurvédica, são pontos vitais de circulação de energia, similares aos pontos de acupunctura/ acupressura (meridianos) usados em muitas terapias tradicionais chinesas e orientais.

Formadora: Birgit Siebler
Data e Horário: Dia 21 de Agosto de 2010, das 10h00 às 18h00
Local: Núcleo Museológico do Sal (Lavos) - Figueira da Foz
Investimento: 50 €. Incl. Manual, DVD e Cartaz (em Inglês)
Inscrições: tao.centro@gmail.com ou 91 423 80 10

Conferência: "Reiki. Um novo caminho de bem-estar espiritual"

O Reiki é uma terapia baseada na canalização da energia universal (rei) através da imposição de mãos com o objectivo de restabelecer o equilíbrio energético vital de quem a recebe e, assim, restaurar o estado de equilíbrio natural (seja ele emocional, físico ou espiritual), podendo eliminar doenças e promover saúde.

E é também uma prática que tem conquistado cada vez mais adeptos. Venha perceber porquê, nesta conferência que se pretende que seja também um espaço de conversa. Mais uma iniciativa das 1ªs Jornadas de Bem-Estar da Figueira da Foz.

Palestrante: Vitor Meném. Mestre de Reiki
Data e Hora: Dia 20 de Agosto às 21h30
Local: Hotel Costa de Prata I - Figueira da Foz
Entrada: 5€

Workshop: "Preparado para Meditar?". Na Figueira da Foz

Uma apresentação mais objectiva da Meditação. Aprende os benefícios e desenvolve a capacidade para meditar. Compreende os diferentes tipos de meditação e como escolher o melhor par si mesmo. Compreende como aplicar os princípios tradicionais da prática de meditação a qualquer uma das suas aulas. Iniciativa inserida nas 1ªs Jornadas de Bem-Estar da Figueira da Foz

Formador: Ivan B. do Amaral. Professor, Formador e Terapeuta de Yoga; Mestre em Ciências do Exercício – UK; Ai-Chi International Treiner...; Formador e Presenter Internacional Mundo Hidro; AEA instructor; Docente Universitário durante 6 anos – UK; Director do Body & Mind Studio durante 8 anos – UK; Formador FitPro – UK (Yoga Moves; Technogym – Kinesis); Massagista (Tailandesa – Wat Po; corporal e desportiva); Exercise Referral Programme Consultant; Professor YogaBugs (yoga para crianças); Pratica e ensina yoga segundo a tradição de Krishnamacharia; Membro da British Wheel of Yoga; Anthony Robbins Mastery University & Leadership Academy; Professor na Figueira da Foz e em Coimbra, Portugal.

Data e Hora: Sábado, dia 4 de Setembro de 2010, das 10h00 às 12h30
Local: Núcleo Museológico do Sal (Lavos) - Figueira da Foz
Inscrições nos contactos habituais do Tao (clique aqui)
Investimento: 15€

14.8.10

Um curso para mulheres. Em Sintra

Compreensão da natureza feminina

Vimos convidá-la para um encontro consigo própria, um evento dirigido apenas a mulheres. Trata-se de um Curso no feminino, que se vai realizar na Quinta do Rajo, nos dias 24 a 26 de Setembro de 2010.
Uma oportunidade para se abrir, para conhecer melhor a sua verdadeira natureza e ir ao encontro da sua força interior. Uma experiência especial e única que não pode perder. Prepare-se para ser uma mulher em pleno.

Programa
Xuxuta Grave, com “O Sagrado Feminino”
Nam Hari Kaur, sobre “A mãe e a filha – arquétipos”
Fernanda Vaz, com “Cozinha Vegetariana, meta as mãos na massa com uma Chefe de Cozinha”
Satya Kaur, sobre “Autêntica liberdade e satisfação na nossa vida”, uma experiência de Mito-Dram
Caminhada meditativa pela natureza (= Prakriti, o aspecto feminino do Universo)
Sexta-feira 24/9, das 18h às 20h
Sábado 25/9, das 9,30h às 17,30h
Domingo 26/9, das 9,30h às 17,30h

Preço: 120 € (já inclui refeições vegetarianas)
Reservas: Até ao dia 17/9/2010.
Contacte por favor a Quinta do Rajo, pelo Tel. 261 098 194, ou 96 658 70 35, ou por e-mail: elsa.s.cepeda@gmail.com
Para mais informações consulte o site www.quinta-do-rajo.pt

12.8.10

Introdução à Espiritualidade. Um workshop no Tao

“Não há falhas, só experiências! Entenda que não pode falhar!”

A frequência deste pequeno WORKSHOP, ministrado pela Birgit Siebler - e que se pretende que seja também um espaço de debate - é um pré-requisito para o KARMA WORKSHOP, a realizar em breve.

Data: Quarta-Feira, 25 de Agosto de 2010
Horário: 20h30 às 22h30
Contribuição: 5€
Local: Tao Desenvolvimento Pessoal • Rua da Grota Nº 8. Buarcos, Figueira da Foz

6.8.10

Oficina de Cozinha Vegetariana

Deixe o seu corpo desfrutar de uma vida saudável e cheia de Vitalidade, por via de uma alimentação sem carne. Aprenda a cozinhar de maneira natural e saudável, com a formadora Íris Palhas. Evento inserido nas 1ªs Jornadas de Bem-Estar da Figueira da Foz.

Data:  Domingo, dia 15 de Agosto de 2010
Horário: Das 9h00 às 14h00
Local: Núcleo Museológico do Sal (Lavos) - Figueira da Foz
Investimento: 40€
Inscrições para os contactos habituais do Tao, até cinco dias antes do evento.

5.8.10

Oficina de Respiração

Respirar bem é um dos principais "segredos" do nosso bem-estar. A Birgit Siebler ensina, neste pequeno workshop, a inspirar e expirar correctamente. Mais uma iniciativa inserida no programa das 1ªs Jornadas de Bem-Estar da Figueira da Foz.

Data: Quarta-feira dia 11 de Agosto de 2010
Horário: Das 17h00 às 18h30
Local: Núcleo Museológico do Sal (Lavos) - Figueira da Foz
Inscrições para os contactos habituais do Tao
Investimento: 10€

2.8.10

Conferência: "A Idade da Sabedoria"

Nesta palestra irá ser abordado o estudo da Sabedoria como uma faceta do envelhecimento do ser humano. Se desde sempre a Sabedoria e a Pessoa Sábia exerceram fascínio no homem comum, só nas últimas décadas estas passaram a ser objecto de estudo por parte da Psicologia.

O crescente interesse dos teóricos e investigadores pela Sabedoria deve-se em grande parte à concepção, dita positiva, da idade adulta e da velhice. Longe vai o tempo em que a idade adulta e a velhice era estereótipo de um declínio crescente e universal das capacidades em geral, e da inteligência, em particular.

Sabemos hoje que a Sabedoria da idade adulta depende de uma vida rica em experiências, em associação com motivação, factores sociais, de personalidade e de oportunidades sócio-culturais. Como refere Erik Erikson, “a Sabedoria pertence ao mundo da realidade ao qual os nossos sentidos nos dão acesso”.

Evento inserido nas 1ªs Jornadas de Bem-Estar da Figueira da Foz

Palestrante: Nuno Pinto Ferreira. Psicólogo.
Data: Quinta-feira dia 5 de Agosto às 21h30
Local: Hotel Costa de Prata 1 - Figueira da Foz
Entrada: 5€