Workshop: "Suporte Básico de Vida"

A morte súbita causa 700 000 mortes por ano na Europa. As paragens cárdio-Respiratórias por causa traumática, tóxica, afogamento ou na criança, são por falência respiratória. As manobras ventilatórias iniciais condicionam a sobrevivência destas vítimas.

O “Suporte Básico de Vida (SBV)” é o conjunto de medidas e procedimentos técnicos que objectivam o suporte de vida à vítima, até a chegada do SIV (Suporte intermediário de vida - transporte até ao hospital), traçando um padrão para atendimento, tendo objectivo principal não agravar lesões já existentes ou gerar novas lesões (iatrogenias).

Este workshop tem por objectivo geral sensibilizar o cidadão comum para a importância destas manobras, promover algumas competências no socorro à vítima e identificar atitudes/comportamentos do que deve ou não fazer no caso de se confrontar com uma situação de acidente.

Iniciativa inserida nas 1ªs Jornadas de Bem-Estar da Figueira da Foz

Formador: Rui Miguel Cruz, enfermeiro especializado em Medicina Física e de Reabilitação, exerce funções no serviço de Medicina do HDFF, EPE e é enfermeiro do VMER-INEM desde 1998, tendo sido requisitado pelo CODU de Coimbra onde esteve de 2007 a 2010. É ainda formador do INEM.

Data e horário: Domingo, dia 22 de Agosto de 2010 das 16h00 às 18h30
Local: Núcleo Museológico do Sal (Lavos) - Figueira da Foz
Investimento: 20€
Inscrições para os contactos do Tao: tao.centro@gmail.com ou 91 423 80 10

Comentários