Yoga Shala no Tao com Solange Lima



Shala é uma palavra sânscrita que significa "lar, morada". Um Yoga Shala é um "lugar de yoga". É um local de encontro para estudantes de Yoga Tradicional e público em geral interessado nesta filosofia ancestral, praticarem, compartilharem, experimentarem e crescerem. 

De Outubro a Dezembro regressamos com a 3ª edição de Yoga Shala no Tao com Solange Lima.

Todas as segundas-feiras pelas 21.15h seguimos esta viagem pelo caminho do Yoga, aprofundando algumas práticas meditativas, promovendo espaços de reflexão e partilha sobre a filosofia e aplicabilidade desta prática milenar, assim como a sua importância na sociedade de hoje.


Yoga Nidrá e Sankalpa
01 outubro
22 outubro
05 novembro
03 dezembro*

Conhecido como o Sono Yogui é uma forma de meditação ou relaxamento que ajuda a reduzir tensão e ansiedade e sankalpa ou “o propósito” é uma afirmação interior que tem origem no coração; a sinergia de ambos oferecem-lhe uma ferramenta básica para possibilitar um processo de auto cura psicofísica.

* 3 de Dezembro: Yoga Nidra Com Lucinda Jordão


Satsangas
15 outubro
12 novembro
10 dezembro
(do sânscrito sat=verdade, sanga=companhia/reunião traduzido como "Encontro com a Verdade"; um momento de partilha, reflexão e consciência que possibilita o encontro consigo mesmo/a)
15 outubro: “Oito limbos do Yoga” Com Paula Duarte
12 novembro: “O que é e Como meditar?” Com Jorge Magalhães
10 dezembro – “Meditação na gravidez e pós parto” Com Ana Baptista


Pranayama
8 outubro
Técnicas para controlo e expansão (ayama) da energia vital (prana); que podem ajudar a reduzir os sintomas associados à ansiedade, insónias, depressão e melhorar a sua capacidade de foco e atenção)


Mudra e Bhandas
29 outubro
Mudras são gestos com poderes de símbolos que têm o capacidade de purificar e equilibrar as energias do corpo, assim as emoções e os pensamentos. Bandha é um conjunto de técnicas usadas com dois objetivos diferentes: um no plano sutil (energético) e outro no plano denso (físico), basicamente são contrações de determinadas áreas do corpo físico que estão relacionadas aos chakras (centros da energia vital) e que funcionam como canalizadores do fluxo energético.


Meditação Ativa
26 novembro
17 dezembro
Movimentos corporais livres, sons terapêuticos, ritmos percussivos dinâmicos que, em conjunto, possibilitam um estado de aprofundamento da consciência e uma viagem interior de encontro consigo mesmo/a onde é possível conhecer-se, aprender, curar, transformar-se, permitindo ainda maior clareza mental, energia física e bem-estar emocional.


Mantra, Bhajan e Kirtan
19 novembro
Os cânticos que formam a música hindu estão separados de acordo com a origem e o modo como devem ser cantados. Vamos aprender as diferenças e usufruir da consciência da vibração através da vocalização.


*Trazer manta (opcional)
**Valor de troca por sessão 5€ / Tempo sessão de 60m. a 90m.

Comentários