30.9.14

Novo espaço, novas aulas, novos horários!

O ano de atividades vai recomeçar, desta feita nas novas instalações da Rua da Alfândega, nº 16 (atrás da Caixa Geral de Depósitos, perto da Marina). Além de todas as outras ofertas de bem-estar (que pode conhecer melhor aqui), retomamos as aulas regulares de Yoga (várias modalidades), Chi Kung, Meditação e Dança Oriental, cujas inscrições decorrem durante o mês de outubro. Conheça os novos horários e esteja atento às aulas abertas!

Hatha Yoga e Yoga Mamãs&Bebés com Paula Duarte
Yoga para Crianças com Leonor Tavares
Chi Kung com Virgínia Ribeiro
Dança Oriental com Inês Mendanha
EFT com António Pedrosa
Meditação com vários orientadores



HATHA YOGA
Sementes de bem-estar

Yoga é uma filosofia milenar que visa o autoconhecimento, significa união - do corpo físico, mental, emocional e espiritual. Hatha Yoga e o tipo de Yoga mais conhecido e difundido no ocidente, por ser um Yoga vigoroso, de natureza principalmente física.
Durante as aulas são realizadas posturas físicas (ásanas), exercícios respiratórios (pranayama), relaxamento e meditação.  Durante a aula é também salientada a relação que existe entre a postura física e a postura mental, bem como sinais de desequilíbrio interno manifestados no corpo.
Existem centenas de ásanas que podem ser adaptadas à capacidade de cada pessoa, tornando a prática de Hatha Yoga aconselhável a todas as pessoas de qualquer idade e condição física.
Ao contrário do que se pensa, as ásanas executados durante a prática não são a finalidade da yoga, mas apenas o meio para elevar a consciência e a energia dos praticantes.
Através da prática periódica exercita-se uma filosofia de vida saudável, diminuindo níveis de stress e ansiedade, aumentando a confiança, a flexibilidade, a concentração, a vitalidade física e energética, proporcionando saúde e bem-estar para sua vida.
As aulas tem duração de uma hora.


YOGA PARA GRÁVIDAS

A gravidez, o parto e o nascimento de um filho, são um dos acontecimentos mais profundos – física e emocionalmente – que afetam a vida de uma mulher. Esta transformação representa um renascimento da mulher como mãe. São meses de mudança a vários níveis que convidam a mulher a adaptar-se à nova realidade. E como qualquer mudança, ela pode gerar receios e dúvidas, alegrias e perdas, fazendo deste tempo, uma fase única e irrepetível, por muitos filhos que se venham a ter.
Nestas aulas propomos uma prática calma e totalmente ajustada a cada uma das participantes direcionada a aumentar o contato entre a mãe e o bebé, e, ainda, a proporcionar flexibilidade, equilíbrio e concentração até o momento do parto.
As aulas consistem numa seleção de posturas adaptadas para este momento especial da vida da mulher. As aulas são compostas de exercícios respiratórios (pranayamas), posturas físicas (ásanas), relaxamento , meditações e partilha de experiências, alegrias, dúvidas e receios, tão naturais nesta fase da vida.
A prática ajuda a preparar o corpo para o momento do parto e melhora a recuperação no pós parto; aumenta o fluxo de energia entre a mãe e o bebé e proporciona equilíbrio das emoções deste período, diminuindo ansiedades e medos; melhora a circulação sanguínea e a flexibilidade das articulações.
As aulas tem duração de uma hora.

YOGA MAMÃS E BEBÉS

Estas aulas são direcionadas para a mulher, num período de recuperação do parto (sempre a partir do final do segundo mês pós-parto)

Facilita o prazer e bem-estar mútuo entre mamãs e bebés, proporcionando momentos únicos de alegria aliados aos benefícios de saúde, recuperação física e equilíbrio emocional, característicos destas práticas de harmonização.
Os alongamentos da recuperação pós-parto podem ajudar a recuperar a postura, fechar o abdómen depois de dar à luz, e podem prevenir a incontinência ou prolapso do útero.  São adaptados de modo a que o bebé possa fazer parte da prática, permitindo assim uma interação e o desenvolvimento contínuo dos laços entre mãe e filho.  O enfase da prática para a mãe é no realinhamento da coluna e fortalecimento dos músculos para ajudar a recuperar uma boa postura e aumentar a energia.
A presença do bebé é também de grande importância, pois ajuda a desenvolver os laços afetivos, bem como o movimento e contacto físico entre mãe e bebé.
Por isso este é também um momento para a recém mamã recuperar a sua força interior, bem como a necessária tranquilidade para enfrentar o dia-a-dia na companhia do seu bebé.

Benefícios da prática de Yoga durante o pós parto:
Facilita a recuperação pós parto;
Permite encontrar o equilíbrio na postura;
Ajuda a fechar o abdómen;
Alivia dores de costas;
Realinha a coluna vertebral;
Providencia descanso e relaxamento;
Melhora a qualidade do sono;
Favorece a circulação de sangue saudável;
Estabiliza as emoções e reduz o stress.
E é divertido!

YOGA PARA CRIANÇAS

O Yoga para Crianças é uma maneira divertida de desenvolver habilidades importantes num ambiente não competitivo, uma vez que as crianças mesmo desde muito pequenas já começam a sentir pressão na escola e no ritmo diário.
Praticar yoga com crianças é criar uma atmosfera acolhedora que as encoraje a relaxar e se divertir enquanto desenvolvem não apenas força, coordenação, flexibilidade e equilíbrio, mas também consciência, melhora na capacidade de concentração, foco e autoconfiança e auto aceitação.
Nas aulas, além de ásanas (posturas físicas) e de exercícios respiratórios que as ajuda a relaxar e a concentrar, aborda-se a filosofia do yoga, princípios éticos, meditação, relaxamento, auto-massagem e visualizações criativas. Estas práticas trazem às crianças benefícios como um maior equilíbrio físico, emocional e mental, levando a uma maior tranquilidade, criatividade e capacidade de concentração.

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