Inteligência emocional em S. João da Madeira

Desenvolvimento da Inteligência Emocional na Infância e Adolescência
S. João da Madeira
6, 7 e 20, 21 de Março de 2010

Manuela Queirós, Doutora em psicologia, orienta um curso teórico-prático de Desenvolvimento da Inteligência Emocional na Infância e Adolescência em São João da Madeira. Este curso terá como principal objectivo transmitir os conhecimentos teóricos e práticos necessários para poder ajudar as crianças e jovens a desenvolverem a sua inteligência emocional, preparando-os para viverem o presente com prazer, criando um futuro feliz.

Destinatários - professores, educadores, psicólogos, terapeutas ocupacionais, enfermeiros e outros profissionais que trabalhem com crianças e jovens.


O que é a inteligência emocional?

A Inteligência Emocional é a habilidade para perceber, clarificar e gerir as nossas emoções e as emoções dos outros de forma a facilitar os processos cognitivos e promover o crescimento pessoal e intelectual (Sal e Mayer, 2000).
É entendida como uma habilidade individual para reparar os estados emocionais negativos e manter os positivos. (Queirós et al., 2005).


Como pode ser desenvolvida nas crianças?

A infância é uma altura privilegiada para a aprendizagem inteligente das emoções. A inteligência emocional deve ensinar-se na escola. Qualquer contexto é adequado e a sua aprendizagem é necessária ao longo da vida.
A inteligência emocional pode ser desenvolvida nas crianças, tanto de uma forma individual como colectiva em pequenos grupos, através de uma série de exercícios simples e práticos para cada habilidade emocional básica.


Quais os benefícios destas competências na Infância e Adolescência?

A inteligência emocional influi de forma decisiva na adaptação social e psicológica dos alunos, no seu bem-estar emocional e, inclusive, nos seus insucessos escolares e nos seus futuros fracassos profissionais. Por exemplo, os alunos com pouco inteligência emocional têm uma auto-estima muito baixa, índices elevados de agressividade, maior sintomatologia depressiva e ansiosa e índices elevados de insucesso escolar e de consumo de droga (Berrocal, et. al., 2004).
Ajudar os alunos a desenvolver a sua inteligência emocional pode constituir um factor preponderante para a diminuição de comportamentos e atitudes de indisciplina, agressividade e desmotivação, contribuindo para um maior sucesso escolar dos nossos alunos.


Vagas limitadas: Como o número de participantes é limitado (máx 12), os interessados deverão entrar em contacto comigo o mais brevemente possível para efectivarmos a inscrição.

Organização: Andreia Lopes
Data: 6,7 e 20,21 de Março de 2010
Horas: 10h00 às 18h30
Local: Rua das Corgas, 83 (frente ao mercado municipal), 3700-094 – S. João da Madeira
Duração: 30 horas

Email: babyoga.andreialopes@gmail.com
T: 96 303 69 68
Mais informação em www.gerirasemocoes.blogspot.com

Comentários