Conferência com José Micard Teixeira na Figueira da Foz

“Aprenda a viver sem Medo e dê um novo Rumo à sua Vida”
Dia 24 de Janeiro pelas 15 horas
Sociedade Filarmónica Figueirense
Entrada livre

“A palestra pretende identificar as armadilhas criadas pelo medo, nas quais usualmente caímos e que nos impedem de ter uma atitude diferente perante a Vida e explicar quais as pistas para contrariar essa tendência e, assim dar um novo rumo à nossa Vida. José Micard Teixeira é Life Coach, Mestre do Reiki, Palestrante, Escritor, Motivador de Mudança e tem até à data publicados 2 livros de Auto-ajuda: “Aprenda a viver sem medo” e “Aprenda a viver sem stress”.

Esta palestra versa também sobre o conteúdo do seu terceiro livro “Dê sentido à sua vida” a sair em Fevereiro de 2010”

No decorrer da palestra José Micard Teixeira vai revelar-nos um importante acontecimento sobre o seu mais recente livro.


Na segunda parte vamos proceder a um sorteio que vai dar acesso a um pequeno mimo que será uma terapia totalmente gratuita oferecida pela terapeuta Andreia Sousa, não hesite, contamos consigo!


Reserve já o seu lugar:
Email: stonedevinemassage@gmail.com
Telemóvel: 935 105 027
Sociedade Filarmónica Figueirense, Rua Dr Santos Rocha, Nº33
3080 – 124 Figueira da Foz

Comentários

dulcelomba disse…
Este Autor PLAGIOU seu livro Aprenda A VIver Sem Medo - pelo livro Conversas com Deus livro 1 do Grandioso NEALE DONALD.

DEIXO AQUI ALGUMAS FRASES, CONFIRMEM NA "Aprenda a viver sem Medo" é um plágio barato do livro "Conversas com Deus" do autor neale donald wash. Têm atenção, a estas coisas que acontecem, nao se deixem enganar, por esses escritores que roubam frases, ideias, de livros com sucesso mundial... nao acreditam naquilo que eu digo?? entao vejam estes dois exemplos que darei, sim porque frases como esta tem muito mais nesse livro que foi praticamente um plagio de um livro de sucesso. Veremos as frases: No livro viver sem medo na pagina 28 paragrafo 16 a 20 diz:" Todo o comportamento humano é motivado, ao nivel mais íntimo, por apenas duas emoções: o medo ou o amor". - Agora vejamos o que diz o livro Conversas com Deus livro 1 na primeira ediçao de 1999, diz isto: "Todas as acções humanas são motivadas, ao nivel mais íntimo, por duas emoções - medo ou amor". Isto está na página 33 do paragrafo 11 a 12.

Querem ver outro exemplo??

aqui vai: aprenda a viver sem medo diz na pagina 28 paragrafo 26 a 27, " Qualquer comportamento, pensamento ou palavra tem origem numa destas duas emoções" e no livro conversas com Deus livro 1 diz " Qualquer pensamento, palavra ou acção humana assenta numa destas emoções" pagina 37 paragrafo 6 a 7.

Quantas outras frases plagiadas existem? quantas outras similares?

Muitas, muitas mesmo, assim é muito fácil escrever livros, é só mudar o discurso, tempo dos verbos, gerir o titulo para outro publico e temos um livro de pressao feito. Mas ainda há quem tenha boa memoria e se lembre da leitura de outros livros, e pense ja li isto, mas com outro autor, e chegue á realidade dura e crua, que foi enganado a comprar um livro compilado e manipulado por um autor sem escrupulos. Vejam com os vossos proprios olhos, tal como eu fiz, e encontrei muitas frases assim.
Tao disse…
Nesta era da informação, não há nada como um leitor atento! Obrigado, Dulce, pelo seu contributo. Seria interessante ter aqui o esclarecimento de José Teixeira...
dulcelomba disse…
Sim seria muito interessante um esclarecimento tanto do josé micard como da editora anjo dourado. Mas tal não aconteceu desde outubro de 2009 que foi divulgado o plágio e comparado ambos os livros por diversas pessoas.

Mais de 2000 pessoas enganadas!!!

E mesmo ambos a saberem deste erro e deste plágio, nunca ninguém deu a cara para no minimo fazerem um pedido de desculpas publicamente.

Que direitos têm o consumidor neste caso???

O pior é que o segundo livro do autor " aprenda a viver sem stress" também no final tem frases plagiadas.

Isto não é divulgação barata que faço, simplesmente analisei o caso com umas tantas pessoas enganadas, e realmente vimos frases claramente plagiadas, tal como algumas que apresento em cima, mas além destas existem muito mais.

O que é interessante é que este autor ja anuncia a edição deste livro desde dezembro de 2008, depois passou para abril de 2009, depois seguiu para julho de 2009 e para dezembro de 2009.

Chegou a dezembro de 2009 anuncia a ediçao deste 3 livro para janeiro de 2010. Sim, porque até enviou mails e fez a palestra no centro arcanjo rafael em matosinhos.

Agora cai em força ao anunciar aqui que o 3 livro sai em fevereiro de 2010.

Aonde está a verdade disto tudo?

Aonde param os 10 euros que cobrava por palestra ao anunciar a ediçao deste 3 livro?

Será um meio para angariar dinheiro facil?

Este caso tem que ir para o meio da comunicação social para se fazer justiça.

vejam estas fontes:

http://universidadealternativa.blogspot.com/2009/05/viver-em-medo.html

http://universidadealternativa.blogspot.com/2009/08/copias-e-plagios.html

ATREVAM-SE A COMPARAR ESTAS FRASES DE AMBOS OS LIVROS:

Aprenda a viver sem medo - jose micard - editora anjo dourado ediçao 2007

e

Conversas com Deus - livro 1 - Neale donald walsch - editora sinais de fogo edição de 1999

E depois digam algo!

Se quiserem ver mais frases plagiadas, eu escrevo-as!!!
dulcelomba disse…
- José Micard Teixeira deu uma palestra sobre o tema "Mude o Rumo da Sua Vida e dê-lhe um Novo Sentido", no Centro Terapeutico S. Rafael, em Matosinhos, no passado dia 4 de Dezembro de 2009.






PALESTRA EM MATOSINHOS





“Mude o rumo da sua Vida e dê-lhe um novo Sentido”


Com



JOSÉ MICARD TEIXEIRA


No dia 4 de Dezembro, sexta, pelas 21h 30m


Local – Centro Terapêutico S. Rafael

Rua Conde Alto Mearim, 748 – 1º

Matosinhos



A palestra pretende identificar as armadilhas nas quais usualmente caímos e que nos impedem de dar sentido à nossa Vida e explicar quais as pistas para contrariar essa tendência e, assim, dar sentido à nossa Vida.

José Micard Teixeira é Life Coach, Mestre de Reiki e tem até à data publicados 2 livros de Auto-ajuda: "Aprenda a Viver sem Medo" e "Aprenda a Viver sem Stress".
Esta palestra versa sobre o conteúdo do seu terceiro livro "Dê Sentido à sua Vida", a sair em Janeiro de 2010.



Preço Inscrição - € 10,00



Para se inscrever, aceda ao site www.arcanjo.com.pt

Ou através do telefone 914432442
RicardoFonseca disse…
Boa tarde antes demais e um bom ano de 2010 para todos!

Tive a oportunidade de constatar este facto na primeira pessoa, e comprová-lo como verdadeiro. Tenho que admitir que fiquei chocado, mas a verdade é que este "virus" de plágio sempre existiu, e com leitores altamente atentos e conhecedores de inumeras obras é que têm a destreza como a senhora Dulce Lomba de conseguirem ver e analisar uma obra plagiada.

Não possuo a 2 obra deste autor, somente a primeira, mas com uma certa investigação vi que este boato real já vem desde de Outubro de 2009!!!

Será que o autor e a editora não tiveram tempo de fazer um pedido de desculpas publicamente a mais de 2000 mil pessoas que compraram estes livros?

É uma realidade decadente, mas já não existe civismo nenhum... Fazem tudo por obter mais e mais dinheiro seja de qualquer forma e feitio.

Talvez se tivermos mais atentos veremos mais casos destes, quem sabe?
lurdes magalhães disse…
Como vocês julgam tão depressa….

Tive o privilégio de assistir a 2 palestras e a fazer um workshop com o José Micard no Porto e posso vos dizer que se existe alguém que nos consegue transmitir através das suas palavras uma esperança de uma vida melhor é ele.

É uma pessoa humilde e com uma capacidade de comunicação difícil de encontrar, cuja mensagem nos toca no coração.

Se vocês que levantam questões sobre o seu trabalho o ouvissem, veriam que estamos a falar de alguém que leva muito a sério o seu trabalho e que tem apenas o objectivo de ajudar o próximo. E acreditem que o faz mesmo!

Tive o cuidado de ir verificar a acusação de plágio que fazem e posso dizer-vos que é sem fundamento. Eu, como professora, sei que quando se fala de determinados temas tão específicos, como é neste caso do medo, do amor, da voz interior, a terminologia usada não varia muito e com frequência acontece que a construção de frases se assemelha bastante. Como se pode pôr em causa o trabalho do José Micard com meia dúzia de frases parecidas num livro de 100 páginas?

Só mesmo quem não o conhece.

Dulce e Ricardo, com todo o respeito pela vossa opinião, mas em vez de se preocuparem em levantar questões tão mesquinhas como esta, deviam era tirar uma tarde com o José Micard. Ia fazer-vos muito bem.

Este país precisa de mais pessoas como o José Micard para nos animar e fazer acreditar numa vida melhor.

Bem haja, José Micard. Continue com o seu maravilhoso trabalho de ajudar os outros.

Não vou poder estar na Figueira no domingo. Se pudesse estaria lá sem falta.

Lurdes Magalhães
Tao disse…
E assim fica este pequeno debate um pouco mais equilibrado. Obrigado Lurdes, pela sua opinião, bem-haja!
JoaoCabral disse…
E verdade, este livro o aprenda a viver sem medo tem mais de 50 frases plagiadas, tanto que liguei para editora apresentei o caso, e o editor da anjo dourado, o senhor antonio rosa, pediu desculpas por esta situação e pediu-me o nib para me devolver o dinheiro dos dois livros.

SE NAO FOSSE PLAGIO, JAMAIS UMA EDITORA FAZIA ISTO.
JaimeCruz disse…
Existe pessoas que não querem ver a verdade!

ESSE É O PROBLEMA DOS MUITOS ERROS QUE SÃO COMETIDOS SEJA POR PLAGIOS SEJA POR OUTROS ERROS...

ESTE CASO TEM QUE IR PARA A TELEVISÃO, E DEPOIS VEREMOS DE QUE ESTE CASO DE PLAGIO VAI TER PERNAS PARA ANDAR. DEPOIS DAS MAIS DE 2000 MIL PESSOAS QUE FORAM ENGANDAS VEREM A REALIDADE E O LIVRO SER RETIRADO DO MERCADO, QUERO VER A VOSSA CARA, TALVEZ FIQUE COZIDA POR TENTAREM SEREM CONIVENTES COM UM PLAGIO BARATO.
Anónimo disse…
Cada comentário aqui escrito tem o valor que cada um lhe que quiser dar. Estranho tamanha energia e agressividade presentes... O tempo tudo esclarecerá (quem sabe, até essa dedicação extremada a um assunto destes). Não tenho dúvidas de que se houvesse o mínimo risco de plágio a editora não avançaria com uma nova publicação. Por outro lado, os termos e expressões apresentados são comuns a diversos escritores, oradores, terapeutas... entre tantos outros que se debruçam e defendem o tema. Pessoalmente, tive o prazer de conhecer o José Micard Teixeira há algum tempo e tenho é a agradecer-lhe a dedicação, serenidade e todas as palavras. Vamos é alargar as leituras, zelar e contribuir mais para que este espaço consagre e prossiga a sua missão. Bom Ano!
Maria José
MariadaLuz disse…
Existe muitas opiniões sobre este assunto, mas a verdade é que existiu plágio, mas contudo um erro toda a gente pode cometer, mas esta ação não deixa de ser crime punivel por lei.

Ao que a senhora Maria José diz, relativamente a este novo livro, claro que a editora anjo dourado o vai editar, por conseguinte isso é obvio, o autor paga 50 por cento para editar o livro e a editora outra parte. Este contratos funcionam todos assim, e nas clausulas do contrato dizem sempre que a responsabilidade é do autor e não da editora. Este é o contrato sem exclusividade que a editora anjo dourado propõe a cada que autor.

Muitos autores já praticaram plagio e nao foi por isso que deixaram de editar livros.

O minimo do autor podia ter era a extrema humildade de pedir desculpas publicamente.
MariadaLuz disse…
MAIS ACRESCENTO, MUITOS TERMOS PODEM SER USADOS POR TERAPEUTAS, POR ESCRITORES, ETC.., MAS FRASES EXACTAMENTE IGUAIS, A ISSO SE CHAMA PLÁGIO!!!!

NÃO CONFUNDAM IDEIAS COM PLÁGIO.

SEM MAIS, UM BEM HAJA PARA TODOS.

TODOS MERECEM UMA OPORTUNIDADE E O SENHOR MICARD TAMBÉM O MERECE, MAS CABE-LHE ASSUMIR UM PAPEL DE QUEBRAR TODO ESTE MAL ENTENDIDO PUBLICAMENTE.
Germano disse…
QUEM DE VÓS NUNCA ERROU QUE ATIRE A PRIMEIRA PEDRA!

NÃO EXIGEIS DO VOSSO PRÓXIMO, OLHAI PARA AQUILO QUE VOS FALTAM!

O ERRO É FILHO DE UMA CRIAÇÃO, MAS CONTAS CRIAÇÕES DE ERROS SE ESTÃO A FORMAR AGORA! QUEM PERSEGUE DESTA MANEIRA PERDE TODA A RAZÃO.

QUANTAS CRIANÇAS MORREM A FOME NESTE MOMENTO??? NÃO SERIA MELHOR JUNTAR AS NOSSAS FORÇAS E TENTAR COMBATER ISSO? DE QUE VALE PALAVRAS DE ACUSAÇÃO, PENSEM O QUE NOS TRÁS ISSO?

ESTE AUTOR COM OU SEM ERRO, MERECE A SUA DIGNIDADE E DEVEMOS DE RESPEITÁ-LA, PORQUE EM PARTE NO FUNDO A SUA ATITUDE É DE AJUDAR O PRÓXIMO, SEJA A COBRAR OU NÃO EM PALESTRAS, O QUE INTERESSA É A INTENÇÃO.

ESPERO QUE ESTE MOVIMENTO PÁRE E QUE VEJA A REALIDADE COM OUTROS OLHOS, TALVEZ SEJA A IMPRUDÊNCIA E A ANTI-REFLEXÃO QUE VOS DEIXE SEM A RAZÃO POR MAIS QUE A VERDADE EXISTA EM QUALQUER LADO.

EU VOS ABENÇOO ETERNAMENTE, POIS SEI QUE TUDO EM BREVE ACABARÁ E QUE TODO ESTE MARMOTO QUE SE VIVE DE FRUSTAÇÃO,CRIARÁ OS MAIS BELOS FRUTOS DE UMA BOA COLHEITA REFINADA NA AUTOREFLEXÃO.
RicardoFonseca disse…
todos merecemos uma oportunidade para melhorar e não repetir o mesmo erro, e o senhor josé micard também o merece.

vamos pacificar isto, porque não estamos a falar de um criminoso, mas sim de um homem culto e que luta por si e pelos os outros.

o meu pedido de desculpas, senhor germano as suas interrogações levaram-me a refletir que tudo isto era desnecessário.
JaimeCruz disse…
Um Grande pensador utiliza a verdade nas palavras dirigidas as pessoas certas, sem construir mais odio nem rancor.

Senhor Germano tem toda a razão, é pena eu não olhar e tal como todos nós seres humanos, olharmos para os nossos erros que cometemos todos os dias.

o meu pedido de desculpas ao Tao e ao senhor Micard, senhor Germano existia alguma forma de falar consigo?
Tao disse…
Não tem que pedir desculpa, este blog também existe como espaço de debate.

Aliás, sendo certamente verdade que a auto-reflexão é essencial, como diz o leitor Germano, também não é mentira que a luz pode surgir do confronto de ideias. E que a ética é um valor importante a considerar...

É nesse sentido que não achamos inútil, muito menos negativa, esta polémica que aqui surgiu. E que continuamos a achar que seria muito interessante o contributo do autor aqui interpelado.

Bem haja a todos!
Germano disse…
APESAR DE ESTE CASO SER VERDADE, POR MAIS MIL DESCULPAS QUE SE PEÇAM OU QUE DIGAM QUE MUITOS AUTORES, TERAPEUTAS, MÉDICOS, ETC... NÃO SE PODEM COPIAR FRASES IGUAIS, A ISTO SE CHAMA DE PLÁGIO.

A VERDADE JÁ É CONSEGUIDA PELOS LEITORES QUE ESTEJAM ATENTOS AO LER AMBOS OS LIVROS, MAS É MELHOR LEMBRARMO-NOS QUE NÃO É NECESSÁRIO FAZER "MAIS SANGUE" SOBRE ESTE ASSUNTO. VISTO QUE O AUTOR JÁ SABE INTEIRAMENTE DESTE CASO E NADA FEZ PARA ESCLARECER O PUBLICO, COMO TAMBÉM PROCEDEU DESTA MANEIRA A EDITORA.

O QUE ME PARECE É QUE AS PESSOAS NÃO TÊM NADA CONTRA O AUTOR, SIMPLESMENTE SE SENTEM VIGARIZADAS POR TUDO ISTO E NINGUÉM DÁ A CARA POR NADA.
GERMANO disse…
Aqui menciono as frases:


1-Jose Micard Teixeira - Aprenda a viver sem medo

..." Todo o comportamento humano é motivado, ao nível mais íntimo, por duas emoções: o medo ou o amor." ( página 28, paragrafo 16 a 18 )

- Plágio; Similar -

1-Neale Donald Wash - Conversas com Deus

..." Todas as acções humanas são motivadas, ao nível mais íntimo, por duas emoções - medo ou amor." ( página 33, paragrafo 11 a 12 )


2-Jose Micard Teixeira - Aprenda a viver sem medo

..." Todos os pensamentos assentam no medo ou no amor. Todas as palavras têm por base o medo ou o amor. Tudo na vida se baseia nestas duas fontes de energia. Não existe mais nenhuma motivação e tudo o que sentimos são derivações delas: ciúmes, a inveja..." ( página 28, paragrafo 18 a 21 )

- Plágio; Similar -

2-Neale Donald Wash - Conversas com Deus

..." Todos os pensamentos humanos e todas as acções humanas assentam no amor ou no medo. Não há mais nenhuma motivação humana e todas as outras ideias nada mais são que derivações destas duas. São apenas versões diferentes - variantes sobre o mesmo tema." ( página 33 paragrafo 21 a 25 )


3-Jose Micard Teixeira - Aprenda a viver sem medo

..." O medo fecha, isola, faz mal. O amor expande, liberta, cura. O medo envolve-nos, o amor abraça-nos. O medo impede, o amor impele. O medo oprime, o amor solta." ( pagina 28 paragrafo 23 a 25 )

- Plágio; Similar -

3-Neale Donald Wash - Conversas com Deus

..." O medo é a energia que contrai, fecha, isola, foge, esconde, amealha,faz mal. O amor é a energia que expande, abre, liberta,fica,revela, partilha,cura." ( pagina 36 paragrafo 31 a 34 )
..." O medo cerca-nos, o amor enlaça-nos. O medo prende, o amor liberta. O medo prende, o amor liberta." ( página 37 paragrafo 3 a 4 )


4-Jose Micard Teixeira - Aprenda a viver sem medo

..." Qualquer comportamento, pensamento ou palavra tem origem numa destas duas emoções." ( página 28 paragrafo 26 a 27 )


- Plágio; Similar -

4-Neale Donald Wash - Conversas com Deus

..." Qualquer pensamento, palavra ou acção humana assenta numa destas emoções." ( página 37 paragrafo 3 a 4 )


5-Jose Micard Teixeira - Aprenda a viver sem medo

..." É a sua voz interior que, neste instante, lhe está a dizer se o que está a ler agora é uma mensagem de medo ou amor. É a sua mesma voz interior que lhe está a fazer sentir se estas são frases que fazem sentido ou que devem ser ignoradas." ( página 29 paragrafo 2 a 6 )


- Plágio; Similar -

5-Neale Donald Wash - Conversas com Deus

..." É a voz que te diz neste momento se as próprias palavras que estás a ler são palavras de amor ou palavras de medo. Por esse padrão, podes concluir se são palavras para serem ouvidas ou para serem ignoradas." ( página 38 paragrafo 10 a 13 )


6-Jose Micard Teixeira - Aprenda a viver sem medo

..." Fomos ensinados a viver com medo. Ouvimos falar desde muito cedo da sobrevivência dos mais aptos, da vitória dos mais fortes e do sucesso dos mais inteligentes. Mas quase nunca nos falaram do triunfo dos mais afectuosos. E, por essa razão, somos forçados a ter de ser os mais aptos, os mais fortes, os mais inteligentes. E se a um dado momento da nossa vida não o somos, sentimo-nos uns verdadeiros vencidos, pois foi-nos dito desde crianças que sermos menos aptos, fortes e inteligentes, é sermos uns vencidos." ( página 13 paragrafo 2 a 9 )


- Plágio; Similar -

6-Neale Donald Wash - Conversas com Deus

..." Ensinaram- vos a viver com medo. Falaram-vos da sobrevivência dos mais aptos, da vitória dos mais fortes e do êxito dos mais espertos. Muito pouco se fala do triunfo dos mais afectuosos. E, por isso, esforçam-se por serem os mais aptos, os mais fortes, os mais espertos de uma dada situação, se veêm como algo menos que isso temem vir a perder, pois disseram-vos que ser menos é ser-se vencido." ( página 37 paragrafo 12 a 19)
marta disse…
Boas,

Estava à procura do livro para oferecer a uma pessoas amiga pois gostei muito deste livro, mas esbarrei com este blog. Telefonei logo para a editora e o que me contaram foi que o livro está esgotado e não vai ser mais publicado, disseram-me também que não ia ser mais reeditado por causa de algumas divergências com o autor tentei saber mais mas não consegui sair desta da "divergência com o autor".

abraço de luz,
Cláudia
DulceLomba disse…
Prezada Marta, a editora a única "divergência que tem com o autor" é a situação de plàgio! É normal que não tenham nenhum livro na editora, visto que atravessamos a época natalícia e é a melhor oportunidade de colocar os livros á venda nas livrarias e restantes sitios.

Enquanto á reedição era para acontecer no mês de dezembro 2009, mas como surgui este facto de plágio em outubro 2009 a editora suspendeu, porque será?!

Claramente por causa do plágio.

É NORMAL TAMBÉM NÃO ENCONTRAR LIVROS DESTES, VISTO QUE SÓ 800 LIVROS É QUE SÃO DISTRIBUIDOS A NIVEL NACIONAL. E ESTA HEIN?! VISTO QUE O AUTOR É OBRIGADO A FICAR COM 200 LIVROS PARA OS VENDER!!!


NUNCA SE INTERROGARAM PORQUÊ QUE A ALEXANDRA SOLNADO SAÍU DESTA EDITORA, TAL COMO A TERESA GUERRA???

ALÉM DE PAGAR AS EDIÇÕES TINHAM QUE ANDAR COMO "AMAS SECAS" A VENDER LIVROS...
Humberto disse…
Fui eu o primeiro a denunciar este caso, mas no meu primeiro contacto o editor antónio rosa, queria oferecer outro livro e não a devolução do dinheiro.

e foi nessa altura que me disse que então ia suspender a edição o aprenda a viver sem medo, devido ao plágio a olhos vistos.

tentou-me dar a volta de todas as maneiras e não o conseguiu concreterizar...

ainda bem que mais pessoas viram tal o que eu vi e denunciei...

por que tratasse de mais de 2000 MIL PESSOAS ENGANADAS TANTO NO PRIMEIRO LIVRO COMO NO SEGUNDO.
Anónimo disse…
Olá Dulce,

Referiu dois autores que eu gosto muito não sei como chegou a esses numeros mas devem ser mais de 2000 exemplates porque vi na televisão que a alexandra solnado vendeu muitos livros daí a polémica.

bjs

Marta Cláudia
Unknown disse…
Diz o ditado Popular:

"Quanto mais conheço os Homens, mais gosto dos animais"

(Ups desculpem se estou a praticar um plágio.)

Não sei se estou a escrever para o sitio certo. Certo é que tem certas coisas que me deixam preplexo. Certo é também, que gostaria de ver esta minha mensagem publicada, neste site - se possível.

Bom uma coisa é certa:

A teoria do Amor e do Medo, é mais velha que velha.

Para quem não sabe já muito filósofo falou, muito teólogo debateu... eu sei lá.

A coitada da teoria tem mais anos que cabelos brancos. Por tanto será que quem se sente "ofendido" não parou ainda para pensar onde terá o Neale Donald ido buscar a "ideia" do Amor e do Medo. Será que fez plágio de algum filósofo morto e enterrado e, ainda ninguém descobriu?

Bom outra coisa me deixa intrigado:

"É NORMAL TAMBÉM NÃO ENCONTRAR LIVROS DESTES, VISTO QUE SÓ 800 LIVROS É QUE SÃO DISTRIBUIDOS A NIVEL NACIONAL. E ESTA HEIN?! VISTO QUE O AUTOR É OBRIGADO A FICAR COM 200 LIVROS PARA OS VENDER!!!"
(Esta linha foi plagiada da D. Dulce Lomba de Mem Martins)

D. Dulce já trabalhou para alguma editora, mais especificamente para a editora em causa nos seus "comentários". É que para quem não a conhece, como eu, anda por aí muita mágoa. Certo? - É que dados com estes que afirma, não são publicados nas capas ou contracapas dos livros. Ou serão? (Tenho que prestar mais atenção aos livros que compro, afinal trazem mais informação do que aquela que eu pensava).

Só mais uma coisinha:
(Desculpem lá outro plágio)

"NUNCA SE INTERROGARAM PORQUÊ QUE A ALEXANDRA SOLNADO SAÍU DESTA EDITORA, TAL COMO A TERESA GUERRA???"

"ALÉM DE PAGAR AS EDIÇÕES TINHAM QUE ANDAR COMO "AMAS SECAS" A VENDER LIVROS..."

D. Dulce a Sra por algum acaso é parente das autoras que refere?
Recebeu, ou recebe para as defender, ou acusar?

É que, mais uma vez, para quem não a conhece, tal como eu, iria jurar que não é só mágoa, ou recentimento. Com estas suas palavras tão...objectivas, anda por aí um ódio de morte a alguém.

Mas deixe-me terminar com um pedido, ódio traz medo, amor traz calma, serenidade e sabedoria. Que é algo que a Sra quer transparecer, mas fica bem longe. Portanto aconselho-a a aprender a viver sem medo (ai, mais um plágio - desculpe), aprenda a viver com amor (céus será que plagiei alguém - desculpem).

Agora desejo a todos um exelente 2010 (ainda vai a tempo), cheio de amor e sem medos.

Atenciosamente

Eduardo Sandokan
Tao disse…
Paz e amor também para si, Eduardo. Obrigado pelo contributo. Temas como o amor, o ódio, a morte, a amizade ou deus, etc., são temas universais e intemporais, de facto e todos os escritores, pensadores ou líderes espirituais ao logo dos séculos se têm ocupado deles. São tópicos recorrentes e é natural que o sejam. Outro assunto bem diferente é o que foi aqui levantado, pela leitora Dulce e não só. Em quem não detectamos, já agora, o ódio que o amigo refere, mas tão só indignação por se sentir enganada. O que é legítimo. Porquê? Porque a ética é um valor importante e porque plágio é crime em muitos países. Se tem razão para estar indignada, por outro lado, só o José Micard poderia esclarecer. Sendo certo que os exemplos concretos aqui transcritos não deixam de ser interessantes.
Por outro lado, não é preciso estar ou ter estado ligado a uma determinada editora para saber como funciona. Às vezes basta um telefonema, ou uma conversa com alguém que conheça.

Bem haja!
PedroAmaro disse…
APRENDA A VIVER SEM STRESS TAMBÉM É PLAGIO, QUANTAS MAIS FRASES QUER SENHOR EDUARDO, SENHOR MICARD, PARA ACEITAR A VERDADE?????

A VERDADE QUE LHE DOI É QUE LEITORES MUITO EXPERIENTES E MUITO ATENTOS VIRAM O PLÁGIO, VIRAM AS FRASES RECORTADAS, AS FRASES MODIFICADAS PELA FORMA VERBAL, ETC..

SERÁ ESSA A SUA INDIGNAÇÃO, SENHOR EDUARDO OU SENHOR MICARD????

QUANTAS FRASES MAIS QUER DESTE SEU SEGUNDO LIVRO QUE SÃO PLAGIADAS???

QUANTAS FRASES MAIS QUER DO SEU PRIMEIRO LIVRO QUE SÃO PLAGIADAS???

TODOS APRESENTAMOS PROVAS REAIS DAS FRASES QUE FORAM PLAGIADAS, NÃO SERÁ ESSA A VOSSA INDIGNAÇÃO???

ANALISEM E VEJAM, E ESTUDEM A CONDIÇÃO DA LEI DO QUE É UM PLAGIO E DAS FORMAS QUE EXISTE DE PLÁGIO!!!! TALVEZ SEJA ISSO QUE FALTA NA CULTURA DO SENHOR EDUARDO OU MESMO DO SENHOR MICARD

Agora apresentarei algumas das frases de plágio ou similar do livro - APRENDA A VIVER SEM STRESS - Do Autor José Micard Teixeira ( não tive tempo para uma análise profunda atenta, por isso, que apresento poucas frases.)


1-Jose Micard Teixeira - Aprenda a viver sem stress ( neste exemplo este autor tirou a ideia de duas frases separadas que abordava o mesmo tema e construiu a ideia dele; poderemos ver este facto subentendido, aqui está.)

..." Ensinam-nos a viver com medo, mas ao mesmo tempo ensinam-nos que ter medo não é correcto."... ( página 19 paragrafo 4 e 5)


- Plágio; Similar -

1-Neale Donald Wash - Conversas com Deus - Livro 1

..." Ensinaram-vos a viver com medo. ( página 37 paragrafo 12) ..." ... escolhem a acção movida pelo medo, pois foi isso o que vos ensinaram."... ( página 37 paragrafo 20 e 21)


2-Jose Micard Teixeira - Aprenda a viver sem stress ( nesta frase o autor já a tinha utilizado como plágio no seu primeiro livro, e parece que está convicto que a frase é da sua autoria, e volta a plagiar neste segundo livro, esta frase. Veremos o caso. )

..." Existem apenas duas emoções na vida: o medo e o amor."... ( página 95 paragrafo 18)


- Plágio; Similar -

2-Neale Donald Wash - Conversas com Deus - Livro 1

..." ... por uma de duas emoções - medo ou amor. Na verdade, existem apenas duas emoções..." ( página 33 paragrafo 12 e 13)


3-Jose Micard Teixeira - Aprenda a viver sem stress ( apesar da frase que se segue ser um pequeno excerto, minimo para uma interpretação pura, veremos que em ambas as obras os autores, referem-se neste caso pontual, ao sentimento de amor e medo. Por isso o sentido, está inteiramente lá, mas transfigurado por outras palavras. Vejamos.)

..." E, ao longo do seu dia, ao longo da sua vida você opta por uma ou por outra."... ( página 95 paragrafo 18, página 96 paragrafo 1)


- Plágio; Similar -

3-Neale Donald Wash - Conversas com Deus - Livro 1

..." ... toda e qualquer opção livre que venham a tomar resulta de um dos dois únicos pensamentos que existem:"... ( página 36 paragrafo 28 e 29)



4-Jose Micard Teixeira - Aprenda a viver sem stress ( o exemplo anterior segue-se nesta frase também, ambos os autores ainda falam da teoria do amor e medo)

..." Você tem pensamentos de amor ou tem pensamentos de medo."... ( página 96 paragrafo 3 e 4)


- Plágio; Similar -

4-Neale Donald Wash - Conversas com Deus - Livro 1

..." um pensamento de amor ou um pensamento de medo."... ( página 36 paragrafo 30)
Marina disse…
Quanto mais se mexe neste assunto,mais verdade nos chega!!!

tive a pesquisar na net, e vi que uma tal aluna que diz no blogue dela " o orgulho do zé manel meu mestre de reiki...etc..."

também tem comentários deste genero a confirmar o plágio. SERÁ QUE FOI A ÚNICA LIGADA AO AUTOR QUE VIU E ANALISOU TODA A VERDADE DESTE PLÁGIO???

PARECE-ME QUE SIM, SENHOR EDUARDO TAMBÉM DEVERIA FAZER O MESMO!!!

A sua analise pareceu-me um pouco direta demais para a Senhora DuLCE, não será o senhor Eduardo, o SenhOr MICARD???

SERÁ QUE FICOU MELINDRADO POR SER DITO QUE TEM QUE PAGAR PARA EDITAR OS SEUS LIVROS???


aqui neste blogue, vem a frase da amiga e aluna do autor

http://thereisonlythejourney.blogspot.com/2009/06/micard.html

aqui nesta pagina ja mostra as frases plagiadas
http://thereisonlythejourney.blogspot.com/2009/08/micard.html
http://thereisonlythejourney.blogspot.com/2009/06/micard_15.html
José Micard Teixeira disse…
É-me pedida uma explicação para as acusações de que sou alvo. Para alguns poderá parecer tardia, mas contra essa afirmação nada posso dizer. Senti que chegou o momento.

Desde que decidi, no ano de 2000, mudar de vida, sempre procurei encontrar respostas para poder ajudar os outros de uma forma mais entusiasmante e benéfica.

No decorrer do meu desenvolvimento pessoal, li muitos livros, entre os quais o Conversas com Deus, em 2003. Neste livro, encontrei uma natural identificação com alguns dos conceitos e ideias ali expostos.

A dada altura do livro, Deus diz ao Neale Donald Wasch que para vivenciar ainda mais estes conceitos e ideias na sua vida, ele devia falar deles aos outros.

Foi exactamente isso que fiz.

Passei, então, a falar, diariamente, com os meus pacientes e alunos destes conceitos e ideias e adoptei de uma maneira natural algumas das suas frases para uma melhor exposição.

Quatro anos depois, em 2007, quando decidi escrever o meu livro “Aprenda a Viver sem Medo”, essas frases tinham-se tornado, ao longo desses anos, de uma forma inconsciente, as “minhas” frases.

Pelo facto, e de novo inconscientemente, depois de tantos anos a defender e a falar destes conceitos e ideias, ao escrever o livro, acabou por haver, pelo hábito de falar deles da mesma forma dias e dias a fio, alguma natural semelhança na exposição escrita de algumas frases.

Todos os escritores seguem correntes de pensamentos e ideias. O Neale Donald Walsch é uma referência muito importante para mim.

No entanto, estava longe de mim a intenção de poder estar a pôr a hipótese de estar a fazer algo plagiado, fosse o que fosse. Tudo o que fiz e faço, é sempre e unicamente com o objectivo de ajudar o próximo.

Quem me conhece, sabe que eu falo da mesma maneira que escrevo, que vivo de acordo com a minha verdade.

Se toda esta situação causou, de algum modo, desconforto a alguém ou qualquer outro tipo de sentimento, quero desde já deixar aqui expressas as minhas mais sinceras e humildes desculpas.

Esta é a minha verdade.

Desejo do fundo do coração tudo de bom para vocês, com muito Amor e Paz.
JoaoCabral disse…
Parabéns pela atitude nobre de admitir o seu erro!

Por aquilo que analiso e vejo em temas sobre este seja deste blog, como noutros blog e sites, tudo isto seria desnecessário se a editora tivesse uma atitude mais coerente com o leitor.

Causa disto, o autor levou com toda a repressão dos leitores, mas se assumisse este facto mais cedo publicamente, talvez quebrasse os erros graves cometidos pela editora da forma como abordou os seus clientes.


Tudo de bom para si e sobretudo muita paz.

João Cabral
Unknown disse…
Prezado responsável pelo blog «Caminhos»,
A todas as pessoas intervenientes ou não neste debate,

Apresento-me: o meu nome é António Rosa e sou o responsável pela Editora Anjo Dourado, empresa que publicou os dois livros do senhor José Micard Teixeira, em Portugal. É nessa qualidade de editor que deixo aqui este comentário.

Antes de mais gostaria de afirmar que ainda bem que este debate está a desenrolar-se num dos blogs mais antigos e de excelência comprovada em língua portuguesa, dedicados às áreas espirituais, terapêuticas e afins, agradecendo a boa vontade do seu responsável, que se tem mantido sempre distante do calor próprio das polémicas.

A todos os leitores, apresento as minhas desculpas.

Pessoalmente, enquanto editor, acredito nas explicações dadas por José Micard Teixeira, e que, enquanto ser humano, tenha aprendido com esta situação, sabendo que rumo tomar, pois tem pela frente um longo e positivo caminho profissional de ajuda à comunidade onde está inserido. Sinceramente espero que, dentro de algum tempo, consiga fazer a revisão cuidadosa das suas obras, de modo a reescrevê-las com palavras próprias, transmitindo o muito que tem para partilhar. Não duvido que a altura própria, os seus livros serão publicados, totalmente revistos e refrescados, livres de qualquer situação menos simpática. Quem sabe, talvez até chegue a contar com a colaboração de algumas pessoas de boa vontade, que estão neste debate, para o ajudar a melhor localizar as frases que devem ser retiradas ou amplamente reescritas. O importante é sempre a caminhada que todos fazemos.

Também informo o seguinte: 1) O livro «Aprenda a Viver Sem Medo» encontra-se esgotado no armazém da editora. -- 2) O livro «Aprenda a Viver Sem Stress» está indisponível para vendas, por parte da editora. -- 3) A nova obra de José Micard ainda não tem data marcada para publicação. -- 4) A editora mostra-se disponível para restituir o dinheiro dos livros àqueles leitores que façam prova de aquisição dos mesmos, evitando assim, o aproveitamento abusivo da situação, por parte de terceiros.

Por último, esclarecer que as afirmações feitas por algumas pessoas aqui da polémica, sobre a prática da editora, não correspondem à verdade. Não alimentarei a polémica sobre estes assuntos referentes à editora, obviamente, porque foram intencionalmente colados e extrapolados ao tema do debate/polémica.

Respeitosos cumprimentos,

Pax et Lux

António Rosa
Humberto disse…
JÁ NÃO ERA SEM TEMPO O PEDIDO DE DESCULPAS PUBLICAMENTE!!!


MAS UMA COISA É CERTA, SEJA INCONSCIENTEMENTE ESTA ATITUDE PELO AUTOR DE ESCREVER AS FRASES PLAGIADAS, MESMO ASSIM O PLÁGIO EXISTENTE NÃO DEIXA DE SER UM CRIME!

O PLÁGIO É UM CRIME, SEJA ESTE FEITO NA VOSSA VOZ INCONSCIENTEMENTE OU NÃO! NÃO FORAM OS LEITORES SÓ OS LESADOS, A EDITORA SINAIS DE FOGO TAMBÉM FOI PORQUE TEM OS DIREITOS DA OBRA DO NEALE.

ESTA POLÉMICA JÁ VEM DESDE O MÊS DE OUTUBRO, DEMOROU ASSIM TANTO TEMPO ESTUDAR UM MÉTODO PARA ASSUMIR AS CULPAS REFERENTE A ESTE PLÁGIO!

GRAÇAS AO BLOGUE TAO, FOI UM MEIO CONDUTOR E MOTIVADOR DE UM GRANDE DEBATE PERANTE A VERDADE DE PLÁGIO EVIDENTE, E , GRAÇAS AO TAO TANTO O EDITOR E O AUTOR DERAM A SUA VOZ AO PUBLICO NUM PEDIDO DE DESCULPAS.

PARABÉNS AO BLOGUE TAO, POR VIVER E SABER VIVER NUMA DEMOCRACIA PURA.
Firmino disse…
Sempre me abstive de colocar algum comentário sobre este assunto, em que ronda a pratica do plágio.

Como é evidente, com tamanha proporção que chegou este assunto, e há muito tempo em que o autor e o editor já sabiam deste facto, este seria o melhor momento em fazer uma pequeno pedidos de desculpas em publico neste blog.

Não usarei a crítica seja de qualquer forma sobre este assunto, porque todos sabem a verdade perante as afirmações aqui apresentadas.

Só quero elucidar que a união é uma força permanente, e que por muito as pessoas se sintam injustiçadas perante este assunto ou um outro, um dia tal como este a união da força das vozes, foram ouvidas perante a sua verdade reclamada com objetivos reais perante este caso tão peculiar.

É preciso enaltecer este blog " Caminhos" de nunca ter colocado de parte este assunto tão forte, que englobou factos reais em ambas as obras, e opiniões de diversas naturezas pessoais, que por momentos aqueceram os ânimos.

"CAMINHOS" É o BloG que ficará sempre na recordação de todos, que foi daqui que firmemente surgiu um pedido de desculpas do autor e do editor.

Um abraço para todos.
Firmino Gonçalves
Tao disse…
E como sempre acontece numa polémica construtiva e elevada, apesar de alguns exageros de linguagem que não passaram dos limites do razoável, fez-se luz...

Agradecemos a todos os leitores que contribuíram com a sua opinião e registamos com grande apreço a atitude séria e responsável do editor da Anjo Dourado, a quem desejamos os votos dos maiores sucessos.

E também nos cumpre elogiar a postura do autor na "berlinda", que acabou por esclarecer a sua posição de forma humilde e elegante.

Para nós,que prezamos sobretudo a liberdade de expressão e pensamento, tem sido este também um processo enriquecedor.

A todos um grande bem-haja e muita Paz e Saúde!
Anónimo disse…
Quando um mentiroso está completamente "entalado" pede desculpa e admite o erro, assim poderá continuar a enganar...
Nada de novo para quem conhece bem a personagem.
Boas leituras e bons aconselhamentos de vida.
Já me esquecia.... e Paz e Saúde.
Anónimo disse…
Bem seja como for insconcientemente ao não a meu ver o sr José Micard Teixeira já ha muito que devia se ter pronunciado sobre o dito plágio e a editora tambem sido mais polida nas suas palavras...afinal tanto segredo para ké??Não fomos nós os lesados os autores,não fomos nós na qualidade de leitores enganados???
Afinal que papel de vítimas fizeram os senhores António Rosa e o José Micard Teixeira??Tanto tempo para se pronunciarem sobre o plágio porque??
Por favor expliquem-me é que ainda não percebi???
E andam ha tanto tempo nisto que diria en tom de brincadeira q dura mais que a série Dallas!!!
Mas infelizmente não e para brincar mas também não me compete a mim julgar ninguém mas peço que sejam cuidadosos no que escrevem e no que publicam para nao voltar a acontecer esta situação tão desagradavel para nós leitores...
Fiquem em Paz e que a vossa Consciência vos seja tranquilizadora...
Anónimo disse…
Aceito-te como és Micard, apesar dos teus erros que tas farto de cometer, não deixas de ser um belo carrapiço que vibra seja com o que for...
Anónimo disse…
Olhem para mim por favor, aqui estou aqui com a minha dor, ao ler isto fiquei com uma imensa dor! A meu ver o universo quse ruiu,as obras do José foram a minha salvação!Todo o meu interior era uma bola de cristalao ver isto!!Velha ciencia da teoria do amor e medo, que me formou e me amou tal como eu era.Aqui estou a dar um passo a frente para dizer Micard apesar de disto não ponho a tua pureza em causa.
MariadaLuz disse…
Parece que não assisti a este debate na sua totalidade.

Blog Caminhos sabe-me dizer qual foi o segredo revelado pelo escritor jose micard na sua palestra na Figueira da Foz?

Se o pudesse dizer-me agradecia amavelmente.

MariadaLuz
Tao disse…
Maria da Luz,

Lamentamos mas não lhe sabemos responder, não fomos ao evento. Se reparar no post, verá que estávamos apenas a divulgar uma iniciativa de uma amiga num espaço vizinho, como fazemos com frequência neste blog quando as propostas de outros nos parecem positivas. Talvez a Andreia Sousa lhe possa responder: stonedevinemassage@gmail.com

Se obtiver resposta partilhe aqui, já agora, seria interessante...
Anónimo disse…
O autor não deu a palestra alegando motivos de saúde.
O terceiro livro será que vai sair em Fevereiro?
Luis Monteiro disse…
Parece que não vai editar nada.

Era tudo fogo de artificio de publicidade enganosa.

O texto do autor quase que me comoveu!!!! Até o meu filho já me deu desculpas melhores, quando fazia os erros dele.
dulcelomba disse…
No Domingo é dia 28 de Fevereiro de 2010, e aonde pára a edição do livro: Dê Sentido à Sua Vida???

Muitos foram os que me criticaram, muitos foram os que não quiseram ver a verdade tal como ela é!!!

Mas no final da batalha, a verdade foi implantada, seja neste blog ou em qualquer parte do mundo.

Os livros deste autor foram os dois plagiados, esta é a derradeira verdade.

Nem me vou pronunciar pelas palavras do autor nem do editor deixadas aqui no blog Caminhos, porque senão mais verdades viriam ao cimo! Mas eu não estou aqui para perseguir ninguém, mas quem tenha ouvidos que ouça e qem tem olhos que veja!

Claro que o livro não vai sair nem ia sair no inicio deste ano.

Sabiam que estes livros estão proibidos de serem comercializados em qualquer parte do país?!

Foi decretado pelo tribunal o plagio destes livros, como tal têm que ser destruídos mediante a lei.

O mais duro de tudo é encarar a realidade tal como ela é!

O meu abraço a todos, sem mágoas, sem ressentimentos aqueles que me criticaram e tentaram colocar-me como uma mentirosa. Apesar de todos verem este fruto divulgado, como um fruto podre, mas nunca se esqueçam um fruto podre pode dar a melhor semente para uma grandiosa colheita; e essa colheita neste caso foi a VERDADE!
Anónimo disse…
As explicaçoes do autor desapareceram deste blog.

Provavelmente arrependeu-se de assumir os erros.

Ainda existem pessoas a pagar para serem aconselhadas por alguem tao pouco integro.

Porque nao seguem antes alguem que tenha uma vida que fale por ele, e nao alguem que bem fale?
Tao disse…
Somos alheios ao desaparecimento do comentário de contrição do autor. Provavelmente foi o próprio que o apagou. E também o lamentamos.
Mateus disse…
Falaram-me para ver um video deste autor no sapo zen, uma entrevista com a heloísa. Ao fazer a pesquisa deparei-me com este fenomeno brutal. A verdade é que este tipo, falou só do segundo livro, aprenda a viver sem stress, que apelam neste blog que também seja plagio. O emocionamte é que nem foi mencionado o primeiro livro deste autor. Por o que vejo, este autor, deve ter caravelas na cabeça, vira por onde o vento lhe der... A relidade é drástica, porque o que muitos procuram é ganhar dinheiro com "merdices" que criam ilusão no coração. Por o que vejo até o editor deixou aqui um comentário... mas esqueceu-se de dizer que aindas existem alguns livros à venda em certas livrarias!!!! Além de não poderem serem vendidos, por causa do dito plágio, parece que ainda andam perdidos a nivel nacional alguns... Existe coisas que me comovem mas pela negativa, tal como este caso, estamos numa era de pessoas sem escrupulos que gerem a vida por uma ação: - " O Dinheiro". É de lamentar, esta situação...
Diz-se Motivador??? Com esta motivação ao ver a verdade, a motivação acresce a atenção que se tem que ter em diante...

Mateus.
Tao disse…
Afinal não foi o José Micard a retirar deste debate o seu comentário de justificação. Como também não fomos nós, administradores deste blog, a fazê-lo, estamos a tentar saber junto da blogger o que é que poderá ter acontecido.

Entretanto, e por uma questão de justiça elementar e de esclarecimento desta questão, republicamos o comentário de Micard, que este nos reenviou por email:

É-me pedida uma explicação para as acusações de que sou alvo. Para alguns poderá parecer tardia, mas contra essa afirmação nada posso dizer. Senti que chegou o momento.

Desde que decidi, no ano de 2000, mudar de vida, sempre procurei encontrar respostas para poder ajudar os outros de uma forma mais entusiasmante e benéfica.

No decorrer do meu desenvolvimento pessoal, li muitos livros, entre os quais o Conversas com Deus, em 2003. Neste livro, encontrei uma natural identificação com alguns dos conceitos e ideias ali expostos.

A dada altura do livro, Deus diz ao Neale Donald Wasch que para vivenciar ainda mais estes conceitos e ideias na sua vida, ele devia falar deles aos outros.

Foi exactamente isso que fiz.

Passei, então, a falar, diariamente, com os meus pacientes e alunos destes conceitos e ideias e adoptei de uma maneira natural algumas das suas frases para uma melhor exposição.

Quatro anos depois, em 2007, quando decidi escrever o meu livro “Aprenda a Viver sem Medo”, essas frases tinham-se tornado, ao longo desses anos, de uma forma inconsciente, as “minhas” frases.

Pelo facto, e de novo inconscientemente, depois de tantos anos a defender e a falar destes conceitos e ideias, ao escrever o livro, acabou por haver, pelo hábito de falar deles da mesma forma dias e dias a fio, alguma natural semelhança na exposição escrita de algumas frases.

Todos os escritores seguem correntes de pensamentos e ideias. O Neale Donald Walsch é uma referência muito importante para mim.

No entanto, estava longe de mim a intenção de poder estar a pôr a hipótese de estar a fazer algo plagiado, fosse o que fosse. Tudo o que fiz e faço, é sempre e unicamente com o objectivo de ajudar o próximo.

Quem me conhece, sabe que eu falo da mesma maneira que escrevo, que vivo de acordo com a minha verdade.

Se toda esta situação causou, de algum modo, desconforto a alguém ou qualquer outro tipo de sentimento, quero desde já deixar aqui expressas as minhas mais sinceras e humildes desculpas.

Esta é a minha verdade.

Desejo do fundo do coração tudo de bom para vocês, com muito Amor e Paz.

José Micard Teixeira
Tao disse…
Afinal não foi o José Micard a retirar deste debate o seu comentário de justificação. Como também não fomos nós, administradores deste blog, a fazê-lo, estamos a tentar saber junto da blogger o que é que poderá ter acontecido.

Entretanto, e por uma questão de justiça elementar e de esclarecimento desta questão, republicamos o comentário de Micard, que este nos reenviou por email:

É-me pedida uma explicação para as acusações de que sou alvo. Para alguns poderá parecer tardia, mas contra essa afirmação nada posso dizer. Senti que chegou o momento.

Desde que decidi, no ano de 2000, mudar de vida, sempre procurei encontrar respostas para poder ajudar os outros de uma forma mais entusiasmante e benéfica.

No decorrer do meu desenvolvimento pessoal, li muitos livros, entre os quais o Conversas com Deus, em 2003. Neste livro, encontrei uma natural identificação com alguns dos conceitos e ideias ali expostos.

A dada altura do livro, Deus diz ao Neale Donald Wasch que para vivenciar ainda mais estes conceitos e ideias na sua vida, ele devia falar deles aos outros.

Foi exactamente isso que fiz.

Passei, então, a falar, diariamente, com os meus pacientes e alunos destes conceitos e ideias e adoptei de uma maneira natural algumas das suas frases para uma melhor exposição.

Quatro anos depois, em 2007, quando decidi escrever o meu livro “Aprenda a Viver sem Medo”, essas frases tinham-se tornado, ao longo desses anos, de uma forma inconsciente, as “minhas” frases.

Pelo facto, e de novo inconscientemente, depois de tantos anos a defender e a falar destes conceitos e ideias, ao escrever o livro, acabou por haver, pelo hábito de falar deles da mesma forma dias e dias a fio, alguma natural semelhança na exposição escrita de algumas frases.

Todos os escritores seguem correntes de pensamentos e ideias. O Neale Donald Walsch é uma referência muito importante para mim.

No entanto, estava longe de mim a intenção de poder estar a pôr a hipótese de estar a fazer algo plagiado, fosse o que fosse. Tudo o que fiz e faço, é sempre e unicamente com o objectivo de ajudar o próximo.

Quem me conhece, sabe que eu falo da mesma maneira que escrevo, que vivo de acordo com a minha verdade.

Se toda esta situação causou, de algum modo, desconforto a alguém ou qualquer outro tipo de sentimento, quero desde já deixar aqui expressas as minhas mais sinceras e humildes desculpas.

Esta é a minha verdade.

Desejo do fundo do coração tudo de bom para vocês, com muito Amor e Paz.

José Micard Teixeira
Anónimo disse…
Olhando para os excertos abaixo é fácil concluir acerca da falsidade das explicações do "autor":

Jose Micard Teixeira - Aprenda a viver sem medo

..." Fomos ensinados a viver com medo. Ouvimos falar desde muito cedo da sobrevivência dos mais aptos, da vitória dos mais fortes e do sucesso dos mais inteligentes. Mas quase nunca nos falaram do triunfo dos mais afectuosos. E, por essa razão, somos forçados a ter de ser os mais aptos, os mais fortes, os mais inteligentes. E se a um dado momento da nossa vida não o somos, sentimo-nos uns verdadeiros vencidos, pois foi-nos dito desde crianças que sermos menos aptos, fortes e inteligentes, é sermos uns vencidos." ( página 13 paragrafo 2 a 9 )


- Plágio; Similar -

Neale Donald Wash - Conversas com Deus

..." Ensinaram- vos a viver com medo. Falaram-vos da sobrevivência dos mais aptos, da vitória dos mais fortes e do êxito dos mais espertos. Muito pouco se fala do triunfo dos mais afectuosos. E, por isso, esforçam-se por serem os mais aptos, os mais fortes, os mais espertos de uma dada situação, se veêm como algo menos que isso temem vir a perder, pois disseram-vos que ser menos é ser-se vencido." ( página 37 paragrafo 12 a 19)

Como é óbvio um texto foi escrito por alguem que estava a vêr o outro...

Se repararem, neste blog escreveu tambem o verdadeiro autor do plágio em todo a sua forma doentia e oportunista de lidar com os outros. Assinou Eduardo Sandokan. Aí sim,temos uma amostra do autor e daquilo que lhe vai na alma.

Bem hajam e... não se deixem enganar por falinhas mansas.
antonio disse…
Alguém me sabe dizer aonde pára o terceiro livro do autor?

A editora anjo dourado confirmou que não ia editar nada este ano deste autor, pelo menos ao que se referia as datas dele, e muito menos agora depois destes plágios evidentes.

ah! e quase que me comovia ao ler o texto do autor... é com estas contigas baratas que consegue tirar dinheiro ás pessoas.
José Micard Teixeira disse…
Assunto: AGRADECIMENTOS

Caros Amigos.
O meu nome é José Micard Teixeira.
Efectivamente, cometi involuntariamente um erro, o qual expliquei em pormenor no blog acima mencionado. Sintetizando, na minha vontade de dar sentido à minha Vida, em 2003 li o livro Conversas com Deus 1 e senti uma enorme ligação com muitos dos conceitos e ideias ali expostos. A dada altura do livro, Neale pergunta a Deus como poderá interiorizar todos estes ensinamentos para poder mudar a sua Vida. Deus respondeu-lhe (pag. 150) : “Podes fazer isso lendo e relendo este livro. Lê-o as vezes que forem necessárias. Até compreenderes todas as passagens. Até estares familiarizado com todas as palavras. Quando conseguires citar excertos a outras pessoas, quando, em plena situação de crise, fores capaz de lembrar-te das suas frases, então terás desfeito o ensinamento.”
E foi o que fiz. Para explicar melhor estes conceitos aos meus alunos, sobretudo a dualidade AMOR/MEDO, decorei 6 ou 7 frases e parte de um pequeno parágrafo e comecei a usá-las no meu dia-a-dia. Ao fim de quase 4 anos a repeti-las, com pequenas mudanças, essas frases deixaram de ser as frases do Neale e passaram a ser as “minhas”. Quando escrevi o meu livro “Aprenda a Viver Sem Medo”, ao descrever a teoria atrás referida, naturalmente essas frases apareceram e suscitaram este meu erro inconsciente e involuntário.
Primeiro, acusaram-me de ter plagiado a teoria do Medo/Amor. Só que, em auto-ajuda, não se plagiam ideias. Aliás, esta teoria aparece mencionada na Bíblia. Depois, como reconheceram a semelhança dessas 6 frases, levantaram o véu desta situação.
No entanto, apesar de alguma agressividade na forma como deram seguimento à situação e de dizerem que o livro tinha mais de 50 frases plagiadas, o que se verificou não ser verdade, estou eternamente grato às pessoas que “descobriram” este meu erro involuntário e que me permitiu de corrigir as mesmas, não mudando o seu sentido, e publicar a 3ª Edição deste meu livro, revista, hoje numa nova editora.
Na vida, temos que assumir os nossos erros, mas explicando-os com a verdade e só a verdade. Eu procuro sempre viver e partilhar a minha verdade com humildade e assertividade. Quem me conhece, sabe que sou assim.
Resta-me agradecer à Vida que me tem permitido de seguir o meu caminho de ajudar os outros a se entusiasmarem com a sua Vida e de continuar essa tarefa maravilhosa de nos descobrirmos e criarmos a cada dia.
Um Bem Haja a Todos!
Anónimo disse…
Aprenda a viver sem medo é um plágio, e não tem só 6 ou 7 frases iguais !!!! Tem mais de 30 linhas, como tal foi e é um plagio na presente lei da literatura!!! A essa realidade não pode fugir, plágio é plágio e nunca deixa de o ser. Viva com a verdade que fez um plágio, ficaria-lhe melhor do que andar desculpas que teve tempo e retempo de estudar para a fazer....

APRENDA A VIVER SEM MEDO É UM PLÁGIO ISSO É A VERDADE SÓ A VERDADE.
Anónimo disse…
3 Edição Ravista!!! Se foi revista é porque existiu plágio! E mais o editor antónio rosa confirmou o dito plágio no seu blogue Cova do Urso!!! E disse que tudo o que o autor disse ou tentou dizer foram Refinamentos para acalmar a verdade do plágio.