23.11.09

Professores independentes de Yoga já têm associação em Portugal

«Foi recentemente constituída a primeira Associação de Professores de Yoga, livre, independente e com respeito pela diversidade da cultura do Yoga – A Aliança Portuguesa de Yoga.

A Aliança Portuguesa de Yoga é uma associação sem fins lucrativos que reúne profissionais de Yoga de qualquer escola, linhagem, tendência ou vertente com respeito pelas diferentes tradições da cultura que é o Yoga e independentemente da forma como seja praticado. Entende por profissional de Yoga aquele que ensina e transmite a cultura e tradição do Yoga com respeito pelas suas diferentes tradições.

Se está preocupado com a possibilidade de ver o Estado interferir no ensino do Yoga, se o preocupa ser obrigado a ter uma licenciatura para passar adiante esta cultura, se receia que uma organização não representativa do Yoga monopolize o ensino do Yoga em Portugal, una forças com outros professores associados pelo respeito pela liberdade e respeito da multifacetada cultura do Yoga.

Nas palavras dos seus fundadores: “A Aliança Portuguesa de Yoga nasceu para representar os professores de Yoga de forma independente e com o propósito de unir as suas vozes respeitando as suas diferenças.

Em Portugal existem, neste momento, algumas tentativas de legalização da profissão de Yoga que se traduzem na forma de algumas organizações, tendenciosas e não representativas da vastidão cultural do Yoga, dominarem todos os profissionais e os submeterem ao seu jugo.

Com respeito pela independência de cada professor, a Aliança nasceu, entre outros motivos, pela necessidade de evitar a monopolização do Yoga.”(...).


Continua em Grand Yoga

Sem comentários: