Comunicação Não-Violenta: Um caminho para a intimidade na Curia

O Caminho para a Intimidade
Workshop

Já reparou quantas vezes, quanto mais queremos estar próximos, mais distância acabamos por criar?
Nos relacionamentos mais íntimos alguma vez experienciou a dor de não ser totalmente compreendido, ou de não ter podido expressar totalmente aquilo que sentia?
Quantas vezes uma tentativa de aproximação acabou por nos deixar frustrados, incomodados, exaustos ou magoados?


Este workshop é uma oportunidade de nos focarmos na forma de reforçar os nossos laços de relacionamento mais íntimos e ao mesmo tempo sarar velhas feridas, especialmente com os que nos são mais queridos, namorados, filhos, pais, amigos, colegas.

Na raiz de todos os conflitos familiares está a necessidade de amor e carinho

Como é que podemos finalmente manifestar o amor que existe entre todos nós de uma forma harmoniosa?

Em nossas casas, com os nossos filhos, em vez de infindáveis jogos de poder, não preferia criar uma verdadeira compreensão e cooperação?

Mas de que forma?

Data: 2-3 de Maio (Fim-de-semana).
Preço: 130 EUR + IVA
É bem vinda a participação individual ou acompanhado. Participar com um parceiro permitir-lhe-á trabalhar assuntos delicados, ou em privado ou na presença do grupo.
Duração: 2 dias
Localização: Palace Hotel da Curia (Existe possibilidade de alojamento no hotel)
Objectivos:
- Como pedir aquilo que queremos, de uma forma que aumente as possibilidades de o obter?
- Como escutar o que se esconde no coração das outras pessoas, independentemente da forma como se expressam?
- Como tomar conta de nós próprios de uma forma que seja também carinhosa para os outros?
- Como superar os bloqueios e os desafios de comunicação com os nossos filhos?
- Como expressar e aceitar um “não”
- Como experienciar o poder curativo da empatia
- O que significa partilhar/dar do fundo do coração
- Como encontrar um equilíbrio entre compromisso e liberdade
- Como partilhar a sua vulnerabilidade e mantendo simultaneamente o seu auto-controlo
- Como descobrir ou fazer despertar a linguagem de amor que a outra pessoa fala.

Metodologia:

Workshop baseado na técnica (NVC) Nonviolent Communication. (mais informação aqui)

A comunicação não violenta é a linguagem da compaixão, uma ferramenta de mudança da sociedade, e uma prática individual. A sua premissa básica é que por detrás de todas as acções humanas estão necessidades que as pessoas pretendem alcançar. Compreender e tomar consciência destas necessidades permite a criação de uma base de entendimento mútuo, que conduz ao carinho natural, á cooperação e à paz.
Este processo foca a nossa atenção na compaixão como motivação base, em vez de medo, culpa ou vergonha. Defende a responsabilidade pelos nossos sentimentos e pelas nossas escolhas, e o desenvolvimento da qualidade dos nossos relacionamentos como motivação essencial.

Formadora:
Eva Rambala
"Antes de estudar Nonviolent Communication (NVC) pensava que tinha nascido na família errada. Achava que para ser feliz eu teria de mudar aquelas pessoas que me são próximas. Ao aplicar a escuta empática descobri que me bastava estar disponível para escutar o que está vivo no coração dos outros. Quando surge a sensibilidade para ser escutado, a nossa flexibilidade aumenta de forma radical e os conflitos dissolvem-se.
Descobri a Nonviolent Communication (NVC) em 1996. Desde aí, comprometi-me a usá-la na minha vida em todos os aspectos possíveis e, nos últimos oito anos, tenho-a ensinado aos outros. Testemunhei, em muitas culturas diferentes, como a NVC efectivamente lida com os conflitos na família, entre amigos e colegas, promovendo a honestidade, o amor e a compaixão. De todos os tópicos para os quais esta abordagem pode ser aplicada a empatia é para mim a mais doce, e adoro a sensação de alegria e presença intensa que surge com a honestidade.
Em 1999, tornei-me uma formadora autorizada do Centro Internacional de Nonviolent Communication (CNVC). Trabalhei com Marshall Rosenberg, o fundador da CNVC durante cinco anos em muitas formações em trinta países diferentes ao longo do globo. Adoro a abertura e o amor que é criado depois de dois dias de encontro de formação. http://www.rambala.hu ".


Contactos:
auchter@auchter.pt
231201615

Comentários