9.2.09

Workshop de Pedagogia Waldorf

Pedagogia Waldorf: A Arte da Educação
21 Março (sábado)

Lisboa - Jardim Botânico do Museu Nacional de História Natural

“Para saber como educar é preciso saber primeiro o que é o Homem.” Rudolf Steiner

No final da 1ª Guerra Mundial (1914-18) surgem na Europa vários movimentos pedagógicos, na procura de uma educação abrangente, justa, que permita ao indivíduo realizar-se em plenitude, nas suas qualidades física, psíquica e espiritual, na certeza de ser essa a via que conduz o Homem ao desenvolvimento de uma consciência alargada, de uma afectividade equilibrada e de um actuar correcto.

Rudolf Steiner (Áustria 1861-Suiça 1925) lança os fundamentos de uma pedagogia extraída do conhecimento da natureza humana, onde, quer o currículo, quer a prática pedagógica se orientam pelas qualidades e necessidades do ser humano em cada uma das suas fases de crescimento.

É da maior importância assegurar na criança a confiança inata no mundo envolvente, o desejo de conhecer e o entusiasmo de agir. Através de um ambiente de calor afectivo e de qualidade estética nos primeiros 7 anos (1º septénio), é essencialmente a educação dos sentidos, a consolidação de hábitos saudáveis e a conquista do espaço que rodeia a criança, que lhe proporcionam segurança, alegria e sociabilidade. Dos 7 aos 14 anos (2º septénio), a relação com o professor e a actividade artística permeiam todas as aprendizagens, teóricas ou práticas, constituindo o modo de encarar o mundo. Dos 14 aos 21 anos (3º septénio) é o estudo da realidade em todas as suas vertentes e a formação de juízos que formam o cerne da educação do jovem, habilitando-o a uma intervenção activa na sociedade.

O movimento independente de Escolas Livres Rudolf Steiner estende-se actualmente por todos os continentes, culturas e religiões, confirmando assim a sua universalidade.

Data e Horário: 21 de Março de 2009 (sábado), das 9.30 às 17.30 h

Local: Lisboa - Jardim Botânico (Museu Nacional de História Natural)

Objectivo: Divulgar uma pedagogia centrada no pleno desenvolvimento do Homem, independentemente da função que ele vier a desempenhar na sociedade.

Metodologia:
- Exposição teórica;
- Diálogo Caracterização sintética de cada período de desenvolvimento / septénios (grupos de 7 anos);
- Exemplos de prática pedagógica.

Conteúdo Programático:
- Breve enquadramento histórico do movimento de Educação para a Liberdade - Pedagogia Waldorf ou Pedagogia segundo Rudolf Steiner;
- Caracterização sintética de cada período de desenvolvimento / septénios (grupos de 7 anos);
- O 2º septénio: as necessidades reais da criança e a resposta através do currículo e prática pedagógica;
- A incidência progressiva dos casos de Défice de Atenção e Hiperactividade/Apatia .

Destinatários:
- Profissionais com intervenção na área da Educação ou da Saúde da Criança e/ou do Adolescente;
- Estudantes de cursos das áreas da Educação ou da Saúde;
- Pais e Encarregados de Educação.
- Pais e Encarregados de Educação.

Nº de participantes: 30 (Admissão por ordem de chegada da inscrição.)

Formadora: Luísa Pereira - Professora Waldorf

Mais informação em www.oficinadidactica.pt
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