Corpo e Consciência do Ser | Workshop / Sessões Individuais


31 DE JULHO E 1 DE AGOSTO NO TAO

SÁBADO

Propõe-se trabalharmos em grupos de 6 a 14 pessoas, durante 4h, com um pequeno intervalo de 15 min.

Objetivo: trabalhar a presença e consciência de si próprio através de exercícios de relaxamento ativo. O workshop incidirá sobre os aspetos totais dos participantes, corpo e mente num só. Como ferramenta especial, a técnica Alexander.

Vamos sentir e analisar sobre o ritmo certo para nós, abrir-nos ao despertar para o aqui e agora, para o nosso enraizamento, para a expressão total do nosso ser. Observando de onde partimos e tomando consciência do lugar de chegada. Uma viagem dos sentidos, das emoções e do ser total em movimento constante, embora permitindo-se relaxar. Um reajustar da concentração das energias dispersas, num ponto central de nós: o nosso centro, o fogo que há em cada um de nós e que nos faz mover na esfera da vida.

A técnica Alexander parte do actor australiano Frederick Matthias Alexander (Wynyard, Tasmania, 20. Jan. 1869; Londres, 10. Out. 1955) quando, depois de batalhas constantes contra a rouquidão e por falta de respostas médicas para o assunto, se decidiu auto-observar minuciosamente.

É uma técnica que constitui um instrumento de extremo valor para todas as artes performativas ou para uma conquista de auto-conhecimento individual e serve como preciosa ferramenta na nossa percepção do aqui e agora e na descoberta da melhor eficiência da nossa atividade, seja ela dançar, cantar, trabalhar à secretária ou em tarefas domésticas. Pode ajudar-nos na descoberta do melhor a dar de nós, em tudo um pouco. Na expressão do próprio F. M. Alexander, pode ajudar a “usarmo-nos” melhor.

Com mais de um século de vida, a técnica de Alexander mantém-se deveras atual. É tempo de perceber a maneira como pode facilitar a nossa vida e de nos permitirmos abrir a esse mundo de possibilidades que é o nosso potencial.

Valor de Participação: 35 euros

DOMINGO

Relaxamento Ativo

*Sessões Individuais*

Em horário com pré-marcação.

Sessões de 70min. – Relaxamento ativo em marquesa de massagem, consistindo numa viagem dos sentidos que devolve ao profundo de si e ao enraizamento/entrega das tensões dispensáveis ao profundo bem-estar. Como prenda no final, a integridade do ser no aqui e agora e a sua total disponibilidade para viver o melhor de si.

Objetivo: Buscar a presença e consciência de si próprio através da distração de tensões com um relaxamento ativo. Corpo e mente num só e como ferramenta especial, a técnica Alexander.

Qual o ritmo certo para mim? …

Convite ao seu despertar para o aqui e agora, para o seu enraizamento, para a expressão total do ser que É. Reajustando energias dispersas. Reencontrando um ponto central de si: o seu centro, a essência que há em si e o/a faz mover na esfera da vida.

Valor da Sessão: 29 euros


Susana Bento: Lic. Dança – E.S.D. Lisboa 2005, Lic. Canto Lírico/Ópera – Anton Bruckner Universitaet Linz 2012, Áustria. Tese de Canto: sobre a técnica Alexander e sua contribuição nas artes performativas, Linz 2012. Desde então, continua a investigar sobre a visão genial deste actor do séc. XX e seu contributo holístico para a nossa evolução individual e social.

Comentários