Uma Reflexão



O mundo que conhecemos, provavelmente, já não será igual.

Esta pandemia do Covid-19 dividiu a sociedade portuguesa em dois grupos distintos (a favor das diretrizes da DGS e do Governo e os que estão contra) e esta imprevisibilidade e o distanciamento social, o isolamento das pessoas idosas, as alterações feitas no modus vivendi e operandi de todos nós, a filosofia do medo imposta pelo governo e pelos órgãos de comunicação social irá afetar, enormemente, a população portuguesa provocando:

  • Depressão que afetará a saúde mental e física, interferindo no bem-estar e na felicidade.
  • Tristeza
  • Irritabilidade
  • Ansiedade
  • Vazio existencial
  • Exaustão
  • Desmotivação
  • Problemas alimentares – obesidade – o ganho de peso leva ao descontrolo agudo das doenças crónicas como a hipertensão arterial e a diabetes
  • Alterações no sono – insónia
  • Aumento de divórcios
  • Aumento da taxa de suicídios
  • Surtos psicóticos e paranoicos
  • Stress pós-traumático
  • Raiva
  • Pânico
  • Fobias

Nos lares podemos verificar em muito deles clandestinos e sem condições humanas e sanitárias para albergar pessoas velhas justificando cerca de 40% da mortalidade pelo Covid-19.

O medo de infetar familiares e amigos potencializará estados mentais disfóricos e principalmente quando ouvimos órgãos de comunicação social, DGS e políticos a dizerem que os jovens podem “infetar e matar os idosos” se não usarem máscaras.

💚As crianças e os adolescentes com a quarentena e o confinamento estiveram mais tempo expostas a computadores e jogos, o que contribuirá para um aumento do consumo alimentar durante a visualização e criando dependências. 

A visualização do marketing na TV de alimentos e bebidas de alta caloria e de baixo teor de nutrientes contribuirá para a obesidade e problemas relacionados com o sono.

A problemática das alterações do sono nas crianças e adolescentes contribuem para a irritabilidade e consequências cognitivas severas.

As crianças e os adolescentes confinados em casa e ao distanciamento social terão um aumento na incidência da deficiência de vitamina D com consequências complicadas na saúde músculo-esquelética e um aumento do risco de faturas.

O uso e o abuso indiscriminado de gel irão provocar o surgimento de doenças psico-dermatológicas

O isolamento social, o medo implantado das pessoas ficarem contaminadas agravam o sistema imunológico. Para fortalecer o sistema imunológico é importante uma alimentação saudável, a ingestão de líquidos, a manutenção de um bom sono, a prática regular de atividades físicas, banhos diários de sol, etc.

Os problemas de saúde mental quer nos profissionais de saúde e professores, quer na população em geral aparecerão num período compreendido entre 1 a 30 meses após a pandemia.

💛As gestantes e puérperas sofrerão um comprometimento na sua saúde mental porque, provavelmente, terão de usar equipamento de proteção como máscaras, as que estão contaminadas os hospitais privados não permitem os partos, terem que lidar com a restrição ou ausência de acompanhantes e familiares. 

No pós-parto terão um período de internamento mais curto com algumas repercussões: menor tempo para recuperarem do parto, menor tempo para receberem orientações sobre cuidados e aleitamento do recém-nascido contribuindo para um aumento de ansiedade, angústia e algumas psicoses pós-parto.

💛

É tempo de cuidarmos de nós com carinho e amor. Deste modo:

1. Evite o excesso de informações. Desligue a televisão e filtre as notícias fake news.

2. Cuide do seu corpo praticando atividades físicas para que o cérebro liberte endorfinas e substâncias químicas que promovam o relaxamento.

Tenha uma alimentação saudável comendo frutas, vegetais e alimentos que façam bem para o seu sistema imunológico. 

Não abuse de bebidas alcoólicas e elimine as drogas. Aproveite para praticar Yoga e meditações💜

3. Faça coisas que te dão prazer como ouvir música, dançar, estar com os amig@s, ler, ir ao cinema, passear pela montanha e aproveite para tirar um curso online (há muitos gratuitos como Udemy, Coursera, etc.).

4. Estabeleça uma rotina para que o seu dia flua e se sinta mais leve e organizado.

5. Não hesite em pedir ajuda se se sentir triste, angustiado, deprimido. Não se isole dos amigos e da família.

6. Diariamente medite. Bastará 5 minutos por dia para te sentires calmo e tranquilo. Encontrará no Youtube muitas meditações guiadas ou através da app store do teu telemóvel descarregando o Calm, Cromo Terapia Zen, Sattva, etc.

7. Aproveite o Youtube para ver vídeos divertidos e humorísticos.

8. Não abdique de estar, conviver e coexistir com a sua família porque não é a família que o irá infetar. Aproveite e dê abraços e beijos.❤ Abraços e beijos aumentam o sistema imunológico e combatem a tristeza e a depressão. 

Pense por si💛

Comentários