A prática de Yoga em tempos difíceis


Cada um de nós precisa de encontrar uma forma de lidar com os diferentes desafios da vida, mais ainda em tempos desafiantes como aqueles que estamos a passar, a nível mundial, seja em relação à pandemia, seja no âmbito político ou ambiental.

Medo, insegurança, ansiedade ou mesmo revolta, são sentimentos que podem surgir mais mais força e frequência, pondo em causa o bem-estar, a tranquilidade e mesmo a saúde.

O Yoga é uma prática que se tornou muito popular nos últimos anos, pois apresenta uma série de ferramentas que ajudam a trabalhar o corpo e a mente em diferentes níveis.

O termo Yoga traduzido como união ou unidade convida-nos a perceber a relação interdependente entre o corpo, a mente e as emoções e entre nós e o mundo ao nosso redor.

Ajuda-nos ainda a compreender que o que pensamos desperta emoções e reflete-se no nosso corpo, e também, de que forma somos todos um organismo interdependente e complementar de forma a que o que cada um faz tem repercussões à sua volta.

Desfazer a ilusão de separação que experimentamos, em relação a pessoas, ao mundo ao nosso redor ou do nosso próprio Ser é uma das metas desta prática que conta com cada vez mais adeptos em todo o mundo.

A combinação da respiração com o movimento tem um efeito profundo no corpo e na mente.

O fortalecimento e alongamento muscular, o equilíbrio e auto controlo e a resistência e foco são capacidades imprescindíveis para manter a saúde física e emocional. 

Uma respiração consciente e profunda acalma o sistema nervoso e ensina-nos a manter o foco e a calma mesmo em situações desafiadoras. 

No Yoga, através das posturas, trabalhamos a capacidade de nos adaptarmos a situações desafiantes que se nos apresentam na vida do dia a dia. Aliás, a prática consciente não é dissociada da vida, pelo contrário, o tapete é um tubo de ensaio para as nossas experiências reais.

Outros benefícios do Yoga podem ser encontrados ao nível das tão comuns dores nas costas, pelo seu trabalho constante no alinhamento e postura, no alívio do stress, através de técnicas respiratórias e relaxamento, em momentos tão cruciais da vida como sejam a gravidez, o pós parto ou a menopausa. 

Existem diferentes estilos de Yoga que podem ser adaptados a cada um dos praticantes de todas as idades. 

Alguns dos estilos mais conhecidos são Ashtanga Yoga (uma prática muito tradicional em que uma sequência fixa de posturas é repetida e trabalhada)

Hatha Yoga (basicamente todos os sub-estilos que combinam posições de Yoga e respiração Vinyasa Yoga (uma prática muito fluida e dinâmica)

Yin Yoga (uma prática restauradora e mais relaxante em que as posições são mantidas para um período de tempo mais longo).

Hot Yoga (praticando diferentes estilos de Yoga em uma sala aquecida)

Iyengar Yoga (focando no alinhamento e aprofundando a autoconsciência)

Kundalini Yoga (uma prática poderosa visando romper os padrões mentais e físicos), 

Yoga Terapêutico (usa movimentos mais simples e uma prática que entra em detalhes para trabalhar o corpo de forma terapêutica)

Como somos todos diferentes, é muito importante encontrar o professor e o estilo adequados às suas necessidades para desfrutar e mergulhar plenamente na prática do Yoga.

No momento também estão a ser oferecidas muitas aulas online, para que cada pessoa possa iniciar ou continuar a prática em casa.

Se possível, é aconselhável encontrar um estúdio próximo de si para poder vivenciar a magia de uma aula de Yoga ao vivo e em todas as suas facetas. Em qualquer caso, corpo e mente ficarão gratos por investir tempo nesta prática.


Comentários