Círculo de Som - YULE


  Círculo de Som - YULE




Estes encontros em círculo baseiam-se no calendário pagão, com forte ligação ao ciclo da Natureza, seguido há vários séculos em diversas regiões da Europa. Usando essas celebrações como mote, propomos uma viagem por todos os cantos do nosso ser sonoro, experimentando a criatividade enquanto também acompanhamos os ciclos naturais das nossas vidas. Cada encontro terá como título a celebração desse momento do calendário, permitindo convidar sempre dinâmicas diversificadas baseadas na escuta, no silêncio, na improvisação, na voz, no corpo. O fio condutor nesta viagem é a intenção de cada um e a consciência da relação do seu processo interno com esse momento do ano.

Este é um trabalho anual que comporta o ciclo natural como um todo, e por isso, tem um seguimento de um encontro para o outro - como a árvore que desde a sua forma de semente se desenvolve até a maturidade. No entanto poderás participar livremente em qualquer um dos encontros.
O convite deste trabalho está aberto a todas as pessoas. Traz a tua família se assim o sentires.

Por favor, confirma a tua presença - miopetersen@gmail.com ou por sms 969006157
Os círculos estão abertos a um donativo livre.

{para mais informações sobre o círculo deste mês, consulta o parágrafo abaixo)

****** YULE - Solstício de Inverno ******

A celebração de solstício de Inverno é o momento do ano em que a noite atinge o seu pico. Os dias tornaram-se cada vez mais curtos, até esse momento de viragem. O dia mais curto do ano lembra-nos da importância da luz e do calor vindos do Sol. E depois dessa noite mais escura, os dias voltam a crescer. Nada fica estanque. A natureza ensina-nos a ciclicidade da existência e como o fluir nesses ciclos nos pode ajudar a atravessar com maior presença os momentos mais escuros e mais luzidios da nossa vida.
O Yule convida a um trabalho de purificação e silêncio. Como as sementes que estão agora hibernadas, cobertas e protegidas, têm tempo para se prepararem para o impulso vital que vem nos meses seguintes.

Neste encontro propomos:
- erguer um altar de Yule
- partilha de saberes e intenções
- Círculo de voz meditativo

Podes trazer:
- roupas de cores suaves - brancos, prateados, azuis, dourados
- altar - sementes, frutos secos, frutas da época e um objecto que para ti seja símbolo do SOL
- meditação - mantas, meias quentes, aquilo que precises para estar confortavelmente deitado(a)

nota: nas semanas anteriores ao solstício, é costume fazer-se uma limpeza nas casas. Escolhendo e doando objectos/roupas de forma a permitir que um novo ciclo se inicie.

Aguardamos por ti com todo o carinho

Comentários