Workshop de Introdução à Meditação com Paulo Borges

21 de Julho de 2019 no Tao

A redescoberta da meditação é “a grande revolução silenciosa do século XXI”, estando cada vez mais presente na vida das pessoas e das instituições como resposta a algumas das consequências dos nossos modos de vida e dos ritmos competitivos da nossa civilização: preocupações, conflitos, stress, ansiedade, agitação e cansaço. 

A meditação baseia-se em algo evidente: que aquilo que todos procuramos – saúde, paz, felicidade - depende menos de factores externos do que do estado da nossa mente.

A prática da meditação consiste em acalmar a mente e repousar a consciência na experiência presente, sem juízos nem comentários, o que suscita uma crescente paz que permite uma visão mais clara e uma harmonia maior em tudo o que se pensa, diz e faz. Daí a meditação ser cada vez mais procurada como via para o autoconhecimento e o desenvolvimento pessoal, a par de estar no centro da investigação neurocientífica e ver os seus benefícios cientificamente reconhecidos na esfera dos cuidados de saúde, da educação e do desenvolvimento sócio-profissional, da liderança e da vida empresarial, da consciência ambiental e da transformação social.

Mais do que tudo, a meditação é um caminho directo para o despertar da consciência e a experiência de ser plenamente.

Facilitador: Paulo Borges 

Professor de Filosofia e Meditação, Pensamento Oriental e Filosofia da Religião no Departamento de Filosofia da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Investigador do Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa. Ex-presidente e membro da Direcção da Associação Agostinho da Silva. Sócio-fundador e ex-presidente da União Budista Portuguesa. Sócio-fundador e presidente do Círculo do Entre-Ser, associação filosófica e ética. Professor de Técnicas Meditativas na Escola Superior de Enfermagem de Lisboa em 2011-2012 e 2012-2013 e de Medicina e Meditação na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Criados do programa de formação “O Coração da Vida”.

Autor de centenas de conferências e artigos em revistas científicas e obras colectivas, publicados em Portugal, Espanha, França, Itália, Inglaterra, Roménia, Alemanha, Turquia, Estados Unidos e Brasil, bem como de 53 livros de ensaio filosófico, poesia, ficção e teatro. Livros sobre meditação: O Coração da Vida. Visão, meditação, transformação integral, Lisboa, Edições Mahatma, 2015 (guia prático de meditação); Meditação, a Liberdade Silenciosa, Lisboa, Edições Mahatma, 2017.

Praticante de meditação desde 1983 e instrutor desde 1999, tendo desde então orientado centenas de workshops, cursos e retiros por todo o país, incluindo em empresas e instituições como o Ministério da Defesa Nacional e a Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.

Programa

1 – O que é a meditação?
2 – Porquê praticar?
3 – Como praticar?
3.1. Preparação
3.2. Os sete pontos da postura
3.3. Atenção plena ao corpo e às sensações físicas
3.4. Atenção plena à respiração e às sensações respiratórias
3.5. Atenção plena aos fenómenos mentais
3.6. Atenção plena aos fenómenos externos
3.7. Meditação sem objecto ou presença aberta
3.8. Meditação em pé e a caminhar
3.9. Meditação da empatia, da amizade e do amor
4. Conclusão, instruções finais para continuar uma prática regular e dedicatória

Horário: 21 de julho (sábado) das 15h às 19h
Valor: 25€
Inscrições nos contactos habituais do Tao

Comentários