Oficinas de Expressão Corporal e Dança

Oficinas 7 SENTIDOS x 7 ARTES
Com Solange Lima

A arte tem sido uma prática e uma realidade em todas as manifestações culturais desde o início da história da humanidade. Muitas vezes conhecemos as outras culturas através das suas obras artísticas.

No denominado processo de criação, é a imaginação que compõe a base dos processos de pensamento, mas não ocupa um lugar oposto ao da racionalidade, pelo contrário! Aliás, a arte exige a consciência do que a perceção capta através dos sentidos. Conseguir observar e pensar sobre as imagens e sensações que promovem o pensamento e a imaginação, assim como a sua autoexpressão. Conseguir pensar e falar sobre estas coisas todas provoca o “autodesenvolvimento" e pode ser feito através do estímulo às atividades criativas.

Entrar em atividade através da expressão corporal e do lúdico, permite apreender a realidade, tornando o ser humano capaz de desenvolver o seu potencial criativo e as dimensões que integram a condição humana, criando os seus futuros enquanto decisor do seu destino. A imaginação permite projetar e antecipar, ou como diz Bachelard, “como prever sem imaginar?”.

As experiências criativas de aprendizagem constituem-se como uma das vias para o bem-estar emocional, contribuindo positivamente para a qualidade de vida do indivíduo. Também tem sido ressaltado que a capacidade de pensar de forma criativa e inovadora, aliada à apresentação de atributos de personalidade que se associam à criatividade, ajuda o indivíduo a lidar com os desafios complexos que se lhe vão aparecendo ao longo da vida.

Uns definem a criatividade como um fator de inteligência, outros como uma destreza ou um estilo cognitivo, outros como um traço de personalidade. De qualquer forma, ela faz-se notar quer na resolução de problemas abstratos, quer em pequenos problemas concretos. Outros problemas mais transcendentais exigem também criatividade: como dar-me bem com os amigos, como ser livre, como ser feliz?

Deste modo, resumidamente, esta oficina utiliza técnicas das 7 artes para desenvolver os 7 sentidos. Ou seja, utilizar a imaginação criativa como motor do desenvolvimento pessoal (cognição, emoção e ética).

7 ARTES
Música (som)
Dança/ Coreografia (movimento)
Pintura (cor)
Escultura/ Arquitetura (volume)
Teatro (representação)
Literatura (palavra)
Cinema (integra os anteriores elementos)

7 SENTIDOS
Visão (luz, cor, profundidade)
Audição (reconhecer sons)
Paladar (gustação de substâncias)
Olfato (reconhecer aromas e cheiros)
Tato (perceção da temperatura, dor, texturas e proprioceção)
Cinestesia/ Proprioceção - capacidade em reconhecer a localização espacial do corpo, a sua posição e orientação e a força exercida.
Estético - A reação estética/catarse é um processo de transformação dos sentidos humanos ao confluir pensamento, ação, emoção, reflexão, valorização do homem, os seus anseios e desejos (“ter sensibilidade”).

Sobre a facilitadora: Solange Lima, licenciada em Psicologia Clínica desde 2006, membro da O.P.P, com formação desenvolvida em diversas áreas desde comportamento desviante e exclusão social, clínica e neuropsicologia, educação e pedagogia, relações interpessoais e empresas, dança e performance, cinema e teatro, entre outras.
Desenvolve desde 2012 o Projeto 7Sentidosx7Artes, na sequência do Curso de Doutoramento em Psicologia, onde tenta articular técnicas e metodologias da dança, meditação e das artes, com o objetivo de explorar o movimento interno único de cada participante e de criar momentos e estados de consciência (do corpo e das emoções) puros, de modo a contribuir para o desenvolvimento pessoal e coletivo.
Praticante apaixonada de Yoga e Meditação desde os 16 anos de idade, em 2014 inicia o ensino e a partilha desta filosofia ancestral e acrescenta ao currículo ainda formação como Técnica de Medicina Ayurvédica pela AMAYUR.
Entre a Psicologia, Yoga e Ayurveda, Dança e as Artes em geral, e mantendo uma visão e compreensão integral e holística do Ser Humano, associa diferentes técnicas terapêuticas com o propósito de cura, autoconhecimento, consciência, desenvolvimento pessoal, mas também de maturação cognitiva, emocional e espiritual.

Local e Inscrição: Tao Centro de Yoga e Bem-Estar, R. Manuel Fernandes Tomás, n. 15, Figueira da Foz | 914 238 010 | tao.centro@gmail.com
ou
suryasoulterapias@gmail.com
tlm964443961

Trazer: roupa confortável
Valor de troca: 30 euros

Comentários