Yoga e Ayurveda: A Prática Para Cada Dosha


Tao Master-Class com Solange Lima

A Medicina Ayurveda é reconhecida pela (OMS) Organização Mundial de Saúde.

É o nome dado ao conhecimento desenvolvido na Índia há mais de 7 mil anos, tornando-se um dos mais antigos sistemas terapêuticos da humanidade, que foi desenvolvido pelos antigos Sábios da Índia (Rishis), passando de geração em geração baseado em textos milenares chamados Vedas.

Yoga vem da palavra sânscrita “yuj” que significa "unir" ou "juntar" os aspectos de nós mesmos que nunca foram realmente divididos em primeiro lugar. Significa também "juntar" ou comprometer num programa de disciplina e prática diária espiritual (sadhana). Yoga significa trabalhar individualmente com cada um dos níveis ou aspectos de nosso Ser, e então unificar todos eles no seu todo original. Como meta, a palavra Yoga é praticamente a mesma com a palavra Samadhi, a realização profunda e transcendente da mais alta verdade ou realidade.

Yoga e Ayurveda caminham juntos. Yoga é a ciência da união com o Divino, com a Verdade, e o Ayurveda é a ciência da vida. Yoga participa com o Conhecimento e o Ayurveda com a perfeita saúde. O objetivo do Yoga é a união com o Ser Supremo, mas esta união só pode ser obtida quando você tem um corpo saudável, uma mente saudável e uma consciência saudável.

Os conhecimentos do Ayurveda associados ao Yoga oferecem-nos, deste modo, óptimos indicadores no caminho da auto-descoberta, auxiliando-nos a compreender a nossa natureza (prakruti) e a trabalhar para diminuir o nosso estado de desequilíbrio (vrakruti), harmonizando as nossas relações e aprendendo a extrair da vida maiores oportunidades de crescimento. É através da compreensão da prakruti e vikruti de cada um de nós que obtemos o potencial de fazer escolhas correctas. É a descoberta desta constituição individual que permite entender quais os estilos de vida e alimentação recomendáveis para um indivíduo, e que lhe trarão harmonia para com a sua prakruti, mantendo o seu estado de saúde.

Deste modo, a Ayurveda, como sistema, tenta estabelecer a harmonia dos doshas no corpo, sendo que a harmonia, ou equilíbrio é saúde, e o desequilíbrio leva á doença. Vata, pitta e kapha, os três doshas, são então os princípios energéticos que estão em constante movimento e, por isso, devemos sempre estar atentos ao presente, avaliando com clareza a nossa situação actual para saber como conduzir a nossa “prática” e as acções do dia-a-dia, novamente rumo ao equilíbrio original, que é sempre relativo à nossa natureza.

Para complementar a filosofia da Medicina Ayurveda, o Yoga oferece o caminho para o Samadhi, um caminho lógico que leva à obtenção de saúde física, ética, emocional e psico-espiritual. O Yoga não procura mudar o indivíduo; em vez disso, permite que o estado natural de saúde total e integração em cada um de nós se torne uma realidade.

Combinar o Yoga e Ayurveda oferece um sistema completo de bem-estar para o corpo, a mente e a consciência, como talvez não haja paralelo em qualquer outro lugar no mundo; podendo adicionar uma dimensão espiritual e preventiva à medicina moderna, bem como adicionar novas chaves importantes para a compreensão da doença e para a aplicação de terapias naturais que podem reduzir o custo crescente da medicina de alta tecnologia.

Para uma abordagem verdadeiramente holística e espiritual para a medicina e cura, precisamos tanto de Yoga e da Ayurveda, mas com a Ayurveda a prover a fundação médica e o Yoga a meta e prática espiritual. Este é o esquema védico original. Esta reconexão de Yoga e Ayurveda também irá fornecer a base para um verdadeiro diálogo com a medicina moderna abordando não apenas terapias específicas, mas também as causas reais da doença e como manter a saúde e o bem-estar na sociedade.

Programa:
10h - Princípios teóricos Ayurveda: Prakruti e Vikruti, Doshas, Gunas e Marmas.
Princípios teóricos Yoga: oito limbos do Yoga.
11h - Prática de Yoga para cada Dosha
13h - Almoço Vegetariano com Cimi – Comidas Artesanais
facebook.com/CIMI-comidas-artesanais
14.30h – Princípios teóricos da Ayurveda e do Yoga: Efeitos dos âsanas e Marmaterapia
15.30h – Meditação

Local: Tao Centro de Yoga e Bem-Estar (trazer roupa confortável para a prática de Yoga)
Valor: 30€ (workshop e almoço)

Sobre a facilitadora:
Solange Lima (1983), licenciada em Psicologia Clínica desde 2006, membro da O.P.P, com formação desenvolvida em diversas áreas desde comportamento desviante e exclusão social, clínica e neuropsicologia, educação e pedagogia, relações interpessoais e empresas, dança e performance, cinema e teatro, entre outras.
Desenvolve desde 2012 o Projeto 7Sentidosx7Artes, na sequência do Curso de Doutoramento em Psicologia, onde tenta articular técnicas e metodologias da dança, meditação e das artes, com o objetivo de explorar o movimento interno único de cada participante e de criar momentos e estados de consciência (do corpo e das emoções) puros, de modo a contribuir para o desenvolvimento pessoal e coletivo.
Praticante apaixonada de Yoga e Meditação desde os 16 anos de idade, em 2014 inicia o ensino e a partilha desta filosofia ancestral e acrescenta ao currículo ainda formação como Técnica de Medicina Ayurvédica pela AMAYUR.
Entre a Psicologia, Yoga e Ayurveda, Dança e as Artes em geral, e mantendo uma visão e compreensão integral e holística do Ser Humano, associa diferentes técnicas terapêuticas com o propósito de cura, autoconhecimento, consciência, desenvolvimento pessoal, mas também de maturação cognitiva, emocional e espiritual.

suryasoulterapias@gmail.com
facebook.com/surya3sol/
00351 964443961

Comentários