Raja Yoga no Tao

«Tu não és o corpo nem a mente, apesar de teres um corpo e uma mente, tu és o Ser Cósmico Eterno, o “Eu-Sou”», Shri Brahmananda Sarasvati

quartas-feiras das 19h15 às 20h30

Não ser capaz de parar de pensar é uma aflição terrível que atormenta praticamente toda a gente, pelo que se considera normal. Quando tu te identificas com os conteúdos da tua mente crias um falso eu que vive num estado de aparente separação, num mundo de problemas e conflitos contínuos.

Em suma, o teu nível de sofrimento irá depender do teu grau de identificação com a tua mente.

O Yoga consiste num conjunto de práticas físicas, mentais e espirituais que conduzem a um estado integral de união com a Pura Consciência do Ser, o “Eu-Sou” para além do corpo e mente. Esse é o teu estado natural de equilíbrio e alinhamento com o Universo, um estado de felicidade e paz interior. O “Raja Yoga” é o caminho com ênfase na meditação para a transcendência dos pensamentos da mente, embora abranja oito práticas distintas e interdependentes descritas na obra milenar e sempre atual de Patanjali, os “Yoga Sutras”.

Em Setembro iniciámos sessões semanais de Raja Yoga com o intuito de complementar a prática de Hatha Yoga existente no Tao.

Em cada sessão serão realizados alguns exercícios de Pranayama (respiração) e cânticos de Mantras em sânscrito, por forma a acalmar a mente, seguidos de 30 minutos de meditação em silêncio e, no final, uma pequena sessão de estudo onde serão apresentados vários temas ao longo do ano como: introdução ao alfabeto fonético de sânscrito, introdução ao estudo dos Yoga Sutras de Patanjali, chakras, mantras e leitura de textos escritos por mestres como Shri Brahmananda Sarasvati, Shri Vivekananda, Shri Krishnamurti, Eckhart Tolle, entre outros.

Horário: 4ª-feiras, 19h15-20h30.
Orientadora: Marta Lopes
Donativo sugerido por cada sessão: mínimo 3€ (alunos do Tao: 2€)
Obs.: convém trazer roupa confortável e não comer nas 2h anteriores.

Comentários