Oficina de Artes Sénior. Na Figueira da Foz


Ler.
Pintar.
Escrever.
Representar.
Ou, simplesmente falar...

A Oficina de Artes Sénior é um conceito inovador que, apoiando-se na visão positiva do Ciclo de Vida do indivíduo, é desenvolvido para responder aos novos desafios da população sénior (pessoas com mais de 55 anos).
Constata-se que os indivíduos vivem cada vez mais e, pela primeira vez, os idosos tornam-se um núcleo da população com maior expressão nas sociedades modernas.
Esta nova realidade, trouxe novas formas de estar e de pensar o processo de envelhecimento, não só na sociedade em geral, mas sobretudo, no próprio idoso.
Nas últimas décadas, a psicologia tem demonstrado um crescente interesse pelo estudo da vida adulta e da terceira terceira idade, desenvolvendo várias investigações que lhe permitem verificar que nem sempre o envelhecimento orgânico e físico (corpo) é linear com a degeneração das capacidades cognitivas e intelectuais (mente), sendo que, em muitos casos, ela poderá permanecer estável ou mesmo aumentar.
Assim, a visão positiva da vida adulta e  do envelhecimento defende que o desenvolvimento do indivíduo ocorre por toda a sua vida, através de diversos estádios que têm a particularidade de serem cada vez mais maturos e integrados. Cuja finalidade última será o alcance da Sabedoria e a Integridade do sujeito.
Questões como “Quem somos?”, “ De onde viemos?” ou “Para onde vamos?”, estão mais presentes a partir da segunda metade da vida.
A Oficina de Artes Sénior é, então, um espaço direcionado à população adulta que, em sessões de grupo, se comunica aos outros, de uma forma lúdica e divertida, expressando-se através das artes (pintura, leitura, teatro, dança, etc.) ou, simplesmente pela fala (diálogo)de forma a se (re)encontrar.

Informações e Marcações 92 613 8 5 29 | 93 269 0 136 | nunopintoferreirapsi@gmail.com
Sessões  de Grupo | 5ª Feiras das 18h às 19h30m
Local: Portal - Trav. R. Miguel Bombarda 1 R/C | Figueira da Foz

Comentários