Medicina Tradicional Chinesa na Universidade do Minho

Semana Chinesa da Arte de Viver - saúde e desporto na Medicina Tradicional Chinesa

O Instituto Confúcio da Universidade do Minho e os Serviços de Ação Social da Universidade do Minho promovem entre os dias 3 a 6 de outubro a Semana da Medicina Tradicional Chinesa denominada "Semana Chinesa da Arte de Viver - saúde e desporto na Medicina Tradicional Chinesa", uma iniciativa que envolverá um conjunto de conferências e workshops sobre Medicina Tradicional Chinesa.

A iniciativa pretende dar uma panorâmica sobre o tema, com exemplos concretos e sessões práticas, numa perspetiva mais abrangente que inclui a saúde e o desporto num âmbito da cosmovisão e da sabedoria chinesas.

O evento será aberto ao público em geral, particularmente a interessados e/ou profissionais na área da saúde, da terapia e fisioterapia, da estética, da massoterapia, das técnicas de relaxamento, alongamento e manipulações, e outras pessoas com interesse pela Medicina Tradicional Chinesa e afins.

Com um programa de quatro dias, a abertura dia 3 iniciará com a presença do Senhor Embaixador da R.P. China, Dr. Zhang Beisan e do Senhor Reitor da Universidade do Minho, ainda neste dia decorrerá uma Mesa Redonda subordinada ao tema “Sabedoria chinesa e MTC para o dia a dia”.

O segundo dia de trabalhos será marcado por dois workshops: “Tratamento por pressão e moxabustão sobre pontos de acupuntura em patologias comuns” e “Tai Ji Quan: a arte para estar física e psicologicamente bem no mundo cósmico”. Este dia encerrará com a conferência submetida ao tema: "Cosmovisão e Medicina Tradicional Chinesa”.

Os dias 5 e 6 serão reservados essencialmente à prática, com a realização de vários workshops, tais como: “Introdução à massagem terapêutica na MTC”; Massagem terapêutica para o tratamento de patologias da coluna”; Dança do Leque como exercício físico” e “Tratamento de cefaleias com acupuntura”.

Mais informações, programa e inscrições: clique aqui

Comentários