Workshop de Naikan. Na Figueira da Foz

O Naikan é um método de "olhar para dentro" (significado literal da palavra naikan) desenvolvido pelo japonês Yoshimoto Ishin (1916-1988) e baseado na consciência de entreajuda permanente dos seres. O objectivo principal do Naikan é ver a realidade de forma mais objectiva, além dos limites da nossa percepção auto-centrada.

«Consiste num método de auto-reflexão estruturado, que nos auxilia a reflectir sobre a vida, a compreender ...as nossas relações com aqueles que assumem um papel determinante nela e a natureza fundamental da existência humana. A reflexão Naikan baseia-se em três questões:

o que recebemos nós de certa pessoa?
o que lhe demos nós?
que problemas ou dificuldades causámos a essa pessoa?

O Naikan amplia a nossa visão da realidade. Ao alargarmos as fronteiras da nossa atenção obtemos uma imagem maior e mais verdadeira da vida. E, através dessa análise intensa da realidade, poderemos desenvolver um sentido de gratidão natural e profundo pelas bênçãos que nos são prodigalizadas pelos outros todos os dias, bênçãos que sempre estiveram presentes, mas passavam despercebidas, que não eram reconhecidas. Como poderíamos viver sem os cuidados dos outros? É importante percebermos quanto recebemos da vida, descobrirmos os inúmeros modos através dos quais somos ou fomos amados e tratados. Apesar dos nossos fracassos, a vida não nos falha. Apesar dos nossos erros, a realidade ampara-nos.» (in Sinais de Fogo)

Mais informação sobre o Naikan, por exemplo aqui

Com Lisete Soares
Data e Horário: Sábado, 13 de Novembro das 15h00 às 19h00
Local: Tao Desenvolvimento Pessoal
Contribuição: 20€ (com partilha de lanche)
Inscrições nos contactos habituais do Tao

Comentários