O autismo. Uma abordagem psicodinâmica

"Do Autismo à Realidade"
Abertas Inscrições
Sábado, 11 de Setembro de 2010


No Tao Desenvolvimento Pessoal - Figueira da Foz

Esta formação tem como tema principal o autismo, que se caracteriza por uma perturbação do desenvolvimento infantil, sendo o seu diagnóstico possível após os dois anos de idade da criança. O diagnóstico desta perturbação nem sempre é fácil, isto porque, na maioria das vezes, nem sempre se verificam anomalias encefálicas ou orgânicas nas crianças portadoras de autismo. Por outro lado, o autista poderá apresentar nos seus primeiros meses de vida um comportamento e desenvolvimento cognitivo adequado à sua idade.
 

Nos últimos trinta anos são diversos os teóricos e investigadores que têm realizado inúmeros estudos na tentativa de explicação do autismo. No entanto e, apesar da vastidão de estudos, esta perturbação do desenvolvimento é ainda um enigma para a comunidade científica; Como referencia F. Tustin, "a dificuldade de explicação e entendimento do autismo deve-se grandemente à criança, porque lhe falta a possibilidade verbal de transmiti-lo e porque nós mesmos não estamos de posse da recordação consciente do facto.
 

Nesta perspectiva, a presente formação visa abordar as principais teorias explicativas do autismo com especial enfoque nas teorias psicodinâmicas. Fundamentando a nossa abordagem na relação estabelecida desde as primeiras horas de vida entre a criança/mãe (cuidador) e a forma como essa (inter)relação é entendida, ou não, pelos dois intervenientes, em especial a criança. Esta relação permitirá à criança não só o seu desenvolvimento físico como psíquico sendo fundamental para a construção da identidade da criança. 

Assim, primeiro exploramos o processo de vinculação (a relação criança/mãe) nos primeiros anos de vida do infante e a consequente discriminação do Eu/outro; Na segunda parte, abordaremos os principais comportamentos do autista de forma a que os participantes os possam mais facilmente reconhecer e identificar de forma a adequar estratégias diferenciadas que promovam o desenvolvimento do autista.

Formador: Nuno Ferreira. Licenciado em Psicologia pela UI da Fig. da Foz, com formação em Arte-terapia (ISPA - Barcelona), mestrando em Psicologia do Desenvolvimento na Universidade de Coimbra e membro de Centro de Estudos Psicanaliticos de orientação freudiana. Experiência como psicólogo em Grupos Terapêuticos para pais de crianças autistas e atendimento psicoterapeutico em projecto comunitário. Formador com CAP.

Carga horária: 8 horas
Data: Dia 11 de Setembro de 2010
Horário: Das 10h00 às 19h00
Publico Alvo: Destina-se preferencialmente a familiares de crianças/adultos diagnosticados como autistas. Mas também a profissionais que lidem com autismo.
Investimento: 50 
Inscrições até dia 08 de Setembro
Contactos: tao.centro@gmail.com ou 233 435 048


Informação importante: Esta oficina é autónoma e terá o seu próprio certificado de frequência, mas pode ser considerada o I Módulo de uma série de duas formações sobre esta temática. O II Módulo, de aprofundamento, será posteriormente agendado.

Comentários