Arte-Terapia celebrada em Portugal

XIX Congresso Internacional da SIPE
10º Congresso Português de Arte-Terapia
Comemoração dos 50 anos da SIPE


Mundos Novos: Psicopatologia na Expressão e Arte-Terapia

3 a 6 de Setembro de 2009

A designação de “Mundos Novos” remete para a lírica épica de Luís de Camões, poeta quinhentista e autor de “Os Lusíadas”, onde este descreve nos seus cânticos como através das descobertas marítimas Portugal deu “novos mundos ao mundo”. Lisboa, o local escolhido para a realização do XIX Congresso Internacional da SIPE, foi precisamente o ponto de partida das caravelas portuguesas que sulcaram os diferentes oceanos, alcançando a Índia sob a capitania de Vasco da Gama, o Brasil com Pedro Álvares Cabral, chegando-se ao Japão, e contornando-se o planeta Terra na viagem de circum-navegação de Fernão de Magalhães, entre muitas outras viagens. Tal permitiu a descoberta e o contacto com diferentes culturas, longínquas e distantes, autênticos “novos mundos” de conhecimentos e perspectivas sobre a existência.

A criatividade e as artes representam a potencialidade do ser humano para a construção de “novos mundos”.

É precisamente sobre a sua utilização em contextos terapêuticos e afins que este Congresso se encontra vocacionado. As artes aplicadas a contextos terapêuticos, educativos e outros possibilitam a abertura de “novos mundos”, no interior dos indivíduos. Com a oportunidade de partilha de experiências de técnicos dos oito cantos do mundo, espera-se que Lisboa possa de novo, durante o Congresso, ser o lugar de chegada do conhecimento de “novos mundos”.

Os grandes temas do Congresso serão:

- Psicopatologia na Expressão - Possibilitando a apresentação de trabalhos de reflexão sobre esta área, bem como sobre as aplicações da expressão artística no terreno da psicopatologia.

- Inovação em Arte-Terapia – Criando-se uma oportunidade para focar o “estado da arte” actual das intervenções de Arte-Terapia, bem como de inovações técnicas desenvolvidas nos últimos anos.

- Investigação em Psicopatologia na Expressão e Arte-Terapia – Esperando-se que este Congresso seja uma oportunidade para a apresentação de trabalhos e resultados de investigação nestas áreas.

- Perspectivas ecléticas – Sobre assuntos como as fases da vida, a exclusão social, situações traumáticas, a transculturalidade, a inovação e a criatividade, a mediação artística, a experiência artística e estética, as artes integradas em terapia e educação, populações com necessidades especiais, a doença mental, diferentes vertentes da técnica, as vivências humana como as emoções, o imaginário, a simbologia, a sexualidade e outras.

O Congresso será aberto e vocacionado para participação dos profissionais de diversas áreas: Arte-Terapia, Musico-Terapia, Dramaterapia, Psicodrama, Ludo-Terapia, Danço-Terapia, Psiquiatria, Psicologia, Medicina, Psicoterapias de orientações diversas, Enfermagem, Psico-pedagogia, Ensino, Educação Artística, Sociologia, Antropologia, Filosofia, Investigação, Estética, Artes, Psicomotricidade e Terapia Ocupacional.


Toda a informação no site da Sociedade Portuguesa de Arte-Terapia

Comentários