Alimentação em Tempos de Gripe: Um ebook útil

"Alimentação em Tempos de Gripe" é o primeiro livro electrónico da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto (FCNAUP) desenvolvido com o objectivo de disponibilizar à comunidade ferramentas para planear a sua alimentação de forma a fazer face a uma eventual "situação de mudança de rotinas sem alarmismos". 

A inspiração para editar este e-book surgiu durante uma reunião com a equipa da UPorto que tem vindo a desenvolver o plano de contingência para a pandemia da gripe. A eventual necessidade de permanência em casa para prevenção do contágio ou para tratamento da doença levaram Maria Daniel Vaz de Almeida a pensar que seria interessante reunir um conjunto de sugestões que ajudasse à organização da "alimentação em tempos de gripe". Foi fácil o contágio da ideia e, em poucas semanas, Bela Franchini, Cláudia Afonso, Patrícia Padrão e Cecília Morais produziram este e-book. 

Febres altas, dores musculares, tosse, falta de apetite e um risco elevado de desidratação são alguns dos sintomas que caracterizam a doença. Para além de cuidados médicos, o tratamento da gripe exige muito repouso e uma alimentação adequada. O manual inclui sugestões sobre o aprovisionamento alimentar, a conservação à temperatura ambiente ou em condições de frio bem como o planeamento de refeições. A exigência de permanência no domicílio dá realce à utilidade deste e-Book pois "é o formato mais adequado e ajustado para a divulgação desta mensagem, à distância de um clique.

Comentários