Sementes de Esperança: Um olhar sobre uma realidade esquecida

Numa altura em que tanto se fala no envelhecimento da população e das quebras de natalidade na população, eis uma excelente reportagem da TSF sobre infertilidade em Portugal.

Trata-se de um problema que afecta 290 mil casais em Portugal e que tem sido incompreensivelmente desprezado pelos poderes públicos, visto constituir não só de um drama social e de saúde, mas também um drama humano profundo, tão antigo quanto a humanidade (é um problema inerente à "espécie" humana, como explica um especialista ouvido), mas que tem hoje em dia formas de ser combatido, sobretudo no contexto da moderna medicina de reprodução ou de novas (ou antigas mas de outras zonas do mundo...) abordagens holísticas ou psicossomáticas.

Seja como for constitui, para muita gente, um drama humano que, longe de ser um "capricho", se baseia sobretudo no nosso impulso natural para nos reproduzirmos, para eternizar os nosso genes, para termos filhos e sermos pais e, depois, avós, para podermos transmitir vida a uma nova geração.

Pare então um bocadinho para perceber melhor esta realidade, que é também a realidade traumática de milhares de pessoas que perderam o principal sentido da sua vida. Pode ouvir o programa, Sementes de Esperança, aqui, ou fazer download do podcast aqui (clique com o lado direito do rato, escolha "save link as" e guarde o ficheiro no seu mp3 ou no computador).

Comentários