O Erro Ortográfico: tendência ou consequência?
28 Fevereiro 2009 (sábado)
28 Fevereiro 2009 (sábado)
O Erro Ortográfico é um dos maiores desafios que se coloca a todos os profissionais de educação nos dias de hoje. Numa criança sem qualquer comprometimento físico e/ou psicológico, como entender a tendência para o erro ortográfico e como resolver este problema?
Recentemente, alguns profissionais das mais diversas áreas têm reflectido sobre este assunto e inclusive desenvolvido algum trabalho específico, possibilitando estabelecer orientações e estratégias para o diagnóstico, levando a uma intervenção mais eficaz nesta dificuldade de escrita.
É cada vez mais urgente que todos os profissionais com intervenção directa ou indirecta nesta área identifiquem, sinalizem e diagnostiquem a especificidade e a tipologia do erro ortográfico, para que adeqúem a sua intervenção à criança com quem estão a trabalhar.
Formador:
Dr. António Martinho: Licenciado em Filosofia, pela Universidade Católica Portuguesa; Profissionalização em serviço pela Escola Superior de Educação de Lisboa; Professor profissionalizado de Língua Portuguesa e História e Geografia de Portugal desde 1991.
Objectivos:
- Conhecer as maiores dificuldades do nosso sistema ortográfico;
- Diagnosticar e tipificar o erro ortográfico;
- Adoptar estratégias específicas de intervenção.
Conteúdos Programáticos:
- Breve história da ortografia da língua portuguesa;
- Maiores dificuldades do nosso sistema ortográfico;
- Algumas estratégias para evitar e lidar com o erro ortográfico.
Destinatários:
- O workshop está preparado mais especificamente para todos os profissionais que directa ou indirectamente intervêm neste tipo de problemática: docentes do 1º e 2º ciclos do ensino básico, psicólogos, terapeutas e outros;
- Pais e Encarregados de Educação.
Local: ESTeSL - Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa Av. D. João II, Lote 4.69.01 (Lisboa - Parque das Nações)
Vagas: 35 (Admissão por Ordem de Chegada das Fichas de Inscrição)
Horário: 10 às 17 horas
Mais informações aqui ou aqui: info@oficinadidactica.pt
.
Comentários