WORKSHOP DE SHANTALA

WORKSHOP DE MASSAGEM PARA BEBÉS

SHANTALA

4 de Agosto (sábado)
das 19h30 às 12h00

para mamãs e papás com crianças entre os 2 meses e 1 ano
15 EUROS

Shantala é uma técnica de massagem desenvolvida por Frédérick Leboyer e consiste na constante massagem da criança pela mãe (ou pai). Trata-se de uma massagem milenar indiana. Não se tem registro de quando exactamente surgiu. Foi primeiro ensinada em Kerala, no Sul da Índia, e desde então é uma tradição passada de mãe para filha.
A sua “descoberta” no ocidente deve-se ao médico francês Frédéric Leboyer, que de passagem pela Índia se deparou com a cena de uma mulher a massajar o seu bebé. O seu nome era Shantala, ela era paralítica e estava numa associação de caridade em Pilkhana, um bairro degradado de Calcutá. O ambiente que Leboyer percorrera até então era completamente hostil e miserável, mas a cena da massagem fez com que a beleza e harmonia dos movimentos de Shantala transformasse tudo a sua volta.
Leboyer pediu para fotografá-la. Ela, admirada pelo interesse numa prática tão simples e corriqueira, aceitou. Durante dias, acompanhou a massagem de Shantala no seu filho, captando atentamente cada movimento. Após alguns dias de observação, finalmente fotografou-a.
Em homenagem a essa mãe, Leboyer deu o nome da técnica de massagem em bebés de Shantala. Na Índia, essa prática não tem um nome específico, visto tratar-se de uma actividade que faz parte dos afazeres diários das mães. Graças à “descoberta” de Leboyer e ao seu livro “Shantala, massagem para bebés: uma arte tradicional”, a Shantala é cada vez mais utilizada em todo o mundo e cresce a cada dia o número de pesquisas científicas que comprovam os seus benefícios.
Mas há um aspecto que transpõe as pesquisas científicas e as suas comprovações: A relação Mãe-Filho/Pai-Filho: A Shantala proporciona um momento de intimidade e conforto, uma oportunidade de aprofundar este vínculo.
Adaptado de: Wikipedia

Contacte o Centro Tao e informe-se de outras datas disponíveis

- Sessões de massagem por marcação -

Comentários