YOGA PARA MAMÃS
Grávidas e Pós-Parto
Grávidas e Pós-Parto
Desde a concepção até ao parto, a mulher grávida passa por profundas alterações, ao nível do corpo e da mente. A atitude para com a gravidez e a serenidade em relação à nova fase que aí começa são fundamentais para o bem-estar da mamã e do bebé.
A partir da altura em que o feto está todo formado, ele sente todas as emoções da mãe. Embora essas emoções não sejam conscientemente registadas pelo bebé, as hormonas que produzem alegria ou tristeza envolvem o feto. O estado emocional da mãe é, por isso, da maior importância.
Uma das funções do Yoga é estabelecer o equilíbrio energético entre o corpo, a mente e o espírito e neste caso, também com o novo ser. A mãe deve manter-se fisicamente saudável e emocionalmente equilibrada. Praticar Yoga, com os cuidados necessários trazem-lhe confiança, harmonia, flexibilidade, força, energia e bem-estar.
As aulas podem ser frequentadas por grávidas a partir do primeiro mês, quer já tenham praticado Yoga ou não, até ao final, desde que se sinta confortável. A prática pós-parto só deve ser retomada 3 meses depois do parto.
Os exercícios são orientados dando especial atenção a: Respiração, Posturas, Relaxe, Centramento, Comunicação com o bebé, Induções (comportamentos, alimentação, riso, etc) e Atitude positiva, de alegria e poder interior. Todas as precauções e orientações são dadas numa consulta prévia, e lembradas em cada aula pela orientadora. As aulas não são restritas às mulheres.
Os homens são bem-vindos e podem participar nos exercícios com as gestantes. A presença deles é importante. Os parceiros podem auxiliar em muitos exercícios feitos em casa e durante o trabalho de parto, além da cumplicidade que se cria nesta fase.
* Contactar o 914238010 | tao.centro@gmail.com e saiba os horários
Comentários