AMOR OU APEGO? Amor e Relacionamentos segundo o Budismo e as Neurociências

Domingo 14 de maio das 15h às 19h com Paulo Borges

"A atividade contínua de apego a uma identidade-ego é essencialmente narcisista, pois mantém-nos ocupados com sustentar uma imagem de nós mesmos. (...) Deste modo, se queremos ir verdadeiramente para além do autoenvolvimento narcisista, devemos fazer por superar a nossa identificação com seja o que for que nos imaginemos ser - qualquer imagem de nós mesmos como algo sólido, separado ou definido. Quanto menos envolvidos com imagens de quem somos, mais seremos capazes de reconhecer o nosso profundo vínculo com todos os seres sencientes, como diferentes expressões do mistério que também permeia a nossa mais íntima natureza"

O amor é uma qualidade fundamental do nosso ser profundo e a experiência amorosa tem imenso impacto nas nossas vidas. Muitas vezes, contudo, ela é vivida egocentricamente como insegurança, carência, possessividade, apego e ciúme, causando muito sofrimento e convertendo os relacionamentos em experiências limitadoras, frustrantes e dolorosas.

O objetivo deste workshop é conhecer algumas perspetivas alternativas e propostas teórico-práticas da tradição budista sobre o tema, em diálogo com as neurociências, segundo o recente livro de Tsoknyi Rinpoche e Daniel Goleman: Why We Meditate (2022) (que o facilitador do workshop está a traduzir para português).

Paulo Borges é Professor de meditação e filosofia budista desde 1999, tem orientado centenas de aulas, cursos, workshops e retiros em todo o país. Professor de Filosofia da Religião, Pensamento Oriental e Filosofia e Meditação na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Professor de Medicina e Meditação na Faculdade de Medicina da mesma Universidade. Cofundador e ex-presidente da União Budista Portuguesa (2002-2014).

Tradutor de livros budistas e autor e organizador de 65 livros, entre os quais Descobrir Buda (2010), O Coração da Vida (2015), Meditação, a Liberdade Silenciosa (2017), O Sorriso do Buda. Uma introdução ao budismo (2020) e Presença Plena.

Valor: 30€ | 25€ para alunos regulares do Tao

Inscrições até dia 10 de maio para tao.centro@gmail.com ou 914 238 010

Comentários