12.9.10

Professor Hermogenes: Um documentário. Vida e obra de um Mestre


Documentário em seis partes no YouTube.
Parte 2
Parte 3
Parte 4
Parte 5
Parte 6

Da página:

«"Hermógenes: Deus Me Livre de Ser Normal"
Direção: Marcelo Buainain
Co-produção: Marcelo Buainain, Ginga Filmes
TV Universitária do Rio Grande do Norte
Fundação Padre Anchieta - TV Cultura


O documentário de 50 minutos tenta sintetizar os 84 anos de experiência do mestre yogui José Hermógenes de Andrade Filho, potiguar há décadas radicado no Rio de Janeiro, pioneiro da medicina holística e introdutor do Yoga no Brasil.
Cientista, filósofo e escritor com mais de 30 livros já lançados ao longo de 50 anos de estudos e ensinamentos, o professor Hermógenes ficou conhecido por ser criador de técnicas que visam administrar o estresse e treinar o corpo, a mente e o espírito para a superação das mazelas que atormentam a sociedade moderna como o caos urbano, as doenças, a alienação, a prisão material e o medo da morte.
O documentário tem quatro momentos: um biográfico, outro científico, poético e outro com depoimentos de pessoas como Leonardo Boff, o líder espírita Divaldo Pereira Franco, a cantora Elba Ramalho, o escritor Pierre Weill, o padre Zezinho e o músico Alberto Marsicano. Também há uma breve reconstituição sobre sua infância, narrada por Carlos Vereza, e poemas declamados pelo ator e discípulo Jackson Antunes.
"Minha preocupação não é biográfica, o que quero é apresentar a grandiosidade da obra dele. Sua obra poética está impregnada de elementos nordestinos e isso vai contextualizar e costurar toda sua relação com Natal e com o RN, disse Buanain, fotógrafo profissional com experiência, inclusive, no exterior.
O diretor baseou sua pesquisa em conceitos holísticos e em temas como yogaterapia, egoesclerose (doença do ego), humildação (exercício da humildade), esteticoterapia (terapia através do belo), risoterapia, Hatha Yoga (postura física), meditação e relaxamento.»

2 comentários:

Big Brother disse...

Óptimo! Parabéns pelo blog!

Tao disse...

Obrigado! Paz e Saúde!