Aprenda a falar em público. Uma oficina de voz e respiração no Tao

Oficina de Voz. Formação elementar

Faça-se ouvir! Aprenda a falar em público! Inscrições Abertas no Tao.

Um mini-curso especialmente indicado para quem tem dificuldade em estar ou falar em público.

Nunca como hoje, e cada vez mais, a capacidade de comunicar constituiu um bem tão precioso. Nunca tanto como hoje tantos precisaram de comunicar com tantos outros.

A todos os níveis, a nossa presença é cada vez mais “pública” e exposta perante os outros. Seja através dos novos meios de comunicação, seja no contacto direto com o público. Que tanto pode ser uma sala de aulas, um cliente do outro lado da mesa ou do telefone, uma plateia, uma equipa de trabalho numa reunião, uma direção ou uma administração a ouvir a exposição de um projeto, o público de uma palestra ou de um espetáculo, os participantes de um julgamento, uma congregação, o júri de uma prova oral, uma assembleia de accionistas, associados ou militantes, etc., etc.

Aprender realmente a falar, a respirar, a utilizar a expressão corporal, a colocar a voz, a ter uma boa entoação e dicção, etc., são tudo itens a aprofundar na Oficina de Voz, entre outros.

«A voz é sobretudo apelidada como barómetro dos sentimentos: o timbre é muito revelador dos estados emocionais. Sendo importante que a voz conserve a sua personalidade, é bom proporcionar-lhe um alargamento, uma expansão de registos, um enriquecimento do timbre... 

Propõe-se um conjunto de exercícios práticos, de auto-experiência e técnicas para a consciencialização dos mecanismos da respiração e voz, as suas aplicabilidades e rentabilidades. Noções sobre a respiração, a articulação e colocação da voz, a dicção e a entoação, as qualidades do som, os factores enriquecedores da voz. Para se obter uma dicção perfeita é necessário saber-se conduzir a voz, aproveitando-a completamente através da colocação. Uma boa articulação, clara, precisa e colocada, aliando a energia à ligeireza, é uma qualidade a não desprezar na expressão verbal, para uma boa comunicação. A palavra tem sempre um fim – atingir o ouvinte e é sempre um meio de comunicação. 

Pretende-se que o formando / participante adquira o conhecimento de como melhor respirar e como melhor se servir dela, bem como saber como se fazer ouvir.»
Vitor Filipe

Para: Professores, formadores, educadores, gestores, jornalistas/locutores, directores de equipas, profissionais de vendas ou atendimento, elementos de grupos de teatro, políticos, advogados, juízes/magistrados, público “falante” em geral
Data: Dias 5 e 6 de Maio de 2012 (fim de semana)
Local: Tao Desenvolvimento Pessoal | Figueira da Foz
Com Vitor Filipe. Actor, encenador, formador
12 Horas de formação prática (sábado e domingo)
10h00 às 13h00 / 14h30 às 17h30
Investimento: 150€ (inclui material de apoio, diploma de participação e acompanhamento posterior do formador)
Inscrições nos contactos habituais do Tao

Comentários