Filosofar Pode Ajudar - Um Exemplo Prático

Conferência/Debate com Filipe Menezes (professor de filosofia, aconselhamento filosófico) e Catarina Rebelo (Docente e Investigadora de Filosofia na Universidade de Coimbra)

“Muitas vezes, o mal-estar sentido por uma pessoa resulta da sua dificuldade em compreender a questão ou problema que a afecta. Frequentemente, o sofrimento provocado pela experiência de uma situação difícil torna-se um elemento que dificulta ainda mais a superação dessa dificuldade. Ter alguém que nos auxilia a formular "de cabeça fria" os dados do problema, pode ser meio caminho andado para o enfrentar positivamente. Neste caso, dialogar com um filósofo é poder contar que alguém nos ouve sem nos condenar, que não entende o nosso sofrimento como "doença", e, sobretudo, que nos "obriga" a sermos rigorosos na forma como entendemos e lidamos com a situação que nos inquieta. 

Quantos de nós precisámos um dia de encontrar alguém que nos acompanhasse numa viagem ao nosso próprio interior? Quantos de nós sentimos já a necessidade de parar para organizar os nossos pensamentos, "arrumar as nossas ideias"? Quantos de nós já experimentámos o sentimento de que tudo o que bastaria é um pouco de calma para que o que num determinado momento parece tão confuso e angustiante surgisse, afinal, com outra simplicidade? Quantos de nós dissemos já que teria bastado conseguir ver as coisas de outro modo para evitar o arrependimento de uma decisão precipitada? Porquê o Aconselhamento Filosófico? Porque nos pode ajudar a encontrarmo-nos, a situarmo-nos, a perspectivarmo-nos e a decidirmo-nos. E porque isso pode ser sinónimo de alívio quando sofremos”, Filipe Menezes

Data: Sábado, 24 de Julho de 2010
Horário: 21h30
Local: Hotel Costa de Prata 1, Figueira da Foz
Entrada Livre

Comentários