NÓS

O Tao é sobretudo uma ideia de felicidade. O nosso trabalho evolui em torno dessa utopia essencial e expressa-se em serviços de bem-estar e crescimento pessoal, formação e informação, eventos e terapias. 

Somos um estúdio, um centro de formação de yoga e um espaço de bem-estar e estamos na Figueira da Foz desde 2005 com uma equipa multidisciplinar, profissional e dedicada.

RAZÃO DE SER E MISSÃO

"Mente Sã em Corpo São"

O Tao é um projeto de Yoga e Aprendizagem que conduzam ao Bem-Estar e à Felicidade. A nossa missão é proporcionar oportunidades de crescimento integral a cada um que se cruza connosco, sejam professores, terapeutas, formadores, alunos, clientes ou amigos.

Propomos caminhos, soluções de bem-estar e desenvolvimento pessoal. De preferência, em complementaridade com as abordagens convencionais de saúde. A nossa postura não é esotérica, nem espiritualista, não é racionalista, nem é clínica, ou religiosa. É sobretudo tolerante, responsável e aberta. Porque sabemos que são múltiplos e diversos os caminhos da vida. Tal como são múltiplas as opções, infindáveis as perguntas, as respostas e as aspirações humanas.

A nossa questão principal não é só “Quem Sou?”, mas “Quem Posso Ser?”. 

A ESCOLHA DE UM NOME

Muita gente me pergunta porquê a escolha deste nome para o nosso Centro. A resposta não é fácil de dar. Na altura, entusiasmada com o estudo e aprofundamento do pensamento oriental e das razões que me levavam a dar corpo a um projeto que tivesse por base o Yoga, dei com um texto mágico. E no brainstorming da escolha do nome para o espaço físico surgiu o conceito do Tao como algo perene, cuja marca permanecesse mesmo quando eu deixar de existir. E fez-se luz. Dei à Luz o meu segundo filho


O Caminho

A palavra TAO, em mandarim, poderia ser traduzida literalmente como "caminho", trilha, estrada. Tao é um caminho que veio de um passado que não teve início e se estende para um futuro infinito. Tao, como caminho, representa o elo que liga todos os tempos. É um caminho de infinidade. É o caminho que rompe a barreira do tempo e do espaço. É tão grande que nos permite apreender todas as coisas. É tão minúsculo que pode caber dentro de um grão de poeira. Como algo grande, contém todos os seres, todas as coisas e todas as formas. Como algo pequeno, cabe na menor partícula do Universo.

Portanto, o Tao, como infinita expansão e recolhimento que rompe a barreira do tempo e do espaço, representa o Absoluto. O Absoluto que todos os antigos mestres taoistas buscavam. Quando inquiridos pelos curiosos ou pelos discípulos sobre o que buscavam, os mestres respondiam," eu busco o Caminho". Isto subentende que eles procuravam o caminho da infinidade, o caminho do Absoluto.


O mestre taoista busca a absoluta libertação da sua alma. Anseia por uma forma de viver sem limites, procura respirar com a simples respiração, olhar com um simples olhar, escutar com o silêncio interior. Ele procura caminhar sem rancor, sem complexos, sem anseios e sem remorsos. Vive com paz no coração e com liberdade no mundo.

Uma utopia? Talvez, mas também uma aspiração legítima que nos pode guiar por uma existência com um sentido mais nobre e mais feliz. O Tao não está apenas em uma pessoa ou em uma coisa. Manifesta-se em tudo, o tempo todo.”. (adaptado de Iniciação ao Taoismo, Mestre Wu Jyh Cherng)
Paula Duarte


O Tao é, antes de mais, uma ideia e uma prática de bem-estar. Isto é, de uma visão positiva, sã, natural e harmoniosa da vida. 

Tao não significa muito mais do que o seu sentido literal num dos idiomas chineses. É a palavra para caminho. Lao Tsu pediu a palavra emprestada e desenvolveu em torno dela uma filosofia espiritual. Mas esse é um caminho. A nossa postura é de muitos caminhos. É global, é complementar e integral: O primado do indivíduo e da consciência do outro e da natureza (universo). A felicidade, essa nossa utopia, é um caminho múltiplo, exploramo-los.

Para Platão uma felicidade ética tinha de ser orientada pelas coordenadas da paz, do amor e da beleza. Também achamos que sim, por isso promovemos arte (criação e beleza), bem-estar e saúde, conhecimento e autoconhecimento, formação e informação, ativismo cívico e ecológico, serenidade e harmonia. E basicamente tudo o que possa enriquecer o ser humano. Porque acreditamos que um ser humano enriquecido constrói um mundo melhor. Um por um faremos a diferença, em multidão somos uma amálgama de inúmeras vontades, regra geral subordinada a algumas poucas vontades terceiras. Isto é, acreditamos que as revoluções interiores são o melhor caminho para a felicidade global e que esse caminho é múltiplo.

Não substituímos ninguém. Acrescentamos valor. Somos complementares. Somos originais, como todos os projetos e propostas, e estamos no ramo dos complementos de bem-estar,  crescimento pessoal, aprendizagem e criação. Por isso não substituímos nem médicos, nem igrejas, nem escolas, nem sequer espaços e projetos similares. Fazemos nossas as palavras aqui parafraseadas do primeiro Buda: não acredites em nada do que te digo, vai e experimenta. Somos multidisciplinares, respeitamos todos os caminhos do mundo e acrescentamos alguns, valorizamos mais uns do que outros, naturalmente, mas não nos sobrepomos.