Meditação Coletiva no Dia Internacional da Paz


O Dia da Paz é celebrado anualmente a 21 de setembro, numa iniciativa estabelecida pelas Nações Unidas em 1981 e comemorada pela primeira vez em setembro de 1982. Em 2002 a Assembleia Geral das ONU declarou oficialmente o dia 21 de setembro como o Dia Internacional da Paz.

A comemoração tem como objetivo sensibilizar para a necessidade da paz no mundo e promover atos que tenham como resultado o fim dos conflitos entre povos e a consagração da paz mundial.

Para além das meritórias ações coletivas e dos gestos de boa vontade que cada data sugestiva nos inspira, acreditamos que a verdadeira mudança surge dentro de cada indivíduo. A Paz só é um espelho social quando cada cidadão se respeita e assim concede ao outro a liberdade de ser quem é. A Paz, nada mais é que ausência de conflito, aceitação, respeito e liberdade. Estar em Paz passa por não desejar que cada momento seja o que não é. Passa por criar espaço em vez de lutar, parar em vez de avançar, observar em vez de julgar. Neste sentido, propomos um momento de paragem e de união, um momento de silêncio coletivo e de redenção.

Vem ter connosco ao fim da tarde de quinta-feira, dia 21 de setembro, pelas 19h na Praça Europa, na Figueira da Foz.

Podes vir de qualquer lugar e vestido de qualquer cor, traz um amigo e uma manta. Chega às 19h e senta-te num lugar qualquer, Não precisas de procurar ninguém, a tua ligação é contigo, com o teu coração, ao ritmo da tua respiração. Fecha os olhos e resgata a Luz que existe em ti e deixa que transborde e que toque quem está ao teu lado, que ilumine toda a praça, toda a cidade, todo o país, todo o mundo.... Deixa que a Paz comece em ti.

21 Om darão início à Meditação Coletiva e 21 Om fecham o encontro cerca de 45 minutos depois.

A partir desse dia, concebe a possibilidade de o fazeres a cada momento, onde quer que te encontres, perante cada desafio, muitas vezes deixando de agir, de julgar, de responder, dando o primeiro passo para o não conflito.

Comentários