31.10.11

Filosofia e Psicologia Prática do Oriente e Ocidente. Um curso em Coimbra

2 de Novembro | Quarta-feira | às 20H na Nova Acrópole
Duração: 16 semanas

Assistência livre à aula de apresentação

PROGRAMA:

As filosofias clássicas do Oriente e do Ocidente oferecem ferramentas práticas para enfrentar os desafios da actualidade e alcançar a realização individual e harmonia nas relações humanas. Este curso destina-se a todos aqueles que se perguntam sobre as Leis da Vida e que querem aprofundar o seu sentido. Essa mesma demanda estimulou grandes sábios que deixaram o seu legado pleno de ensinamentos atemporais, perfeitamente actuais e práticos para o Homem do século XXI.
Nesta perspectiva, a Filosofia é uma via de transformação interior e desenvolvimento pessoal.

Objectivos do curso:
- Percepção da Unidade dentro de nós, a Unidade ao nosso redor e o caminho para a Unidade;
- Melhor conhecimento das leis que regem a Natureza. A sua estrutura septenária;
- Ir mais além das aparências e desenvolver o discernimento. Da superação à transformação;
- Tomar consciência dos recursos internos e realizar o seu potencial. Potenciar a auto-estima;
- Despertar a liberdade interior e a autenticidade com base no «Conhece-te a ti mesmo».
- Percepcionar os ciclos da história e os seus motores ocultos. O profundo significado dos mitos;
- Compreensão da raiz espiritual e moral da crise dos nossos dias e o entendimento do sentido evolutivo da Humanidade;
- A passagem do Homem-espectador ao Homem-protagonista, arquitecto do seu próprio destino;
- Transmissão dos fundamentos de uma nova visão do Homem e do Universo.

Conteúdos-base: Platão e a Tradição Grega | Sabedoria em Roma | Textos de Sabedoria no Egipto | Índia milenar | Mistérios do Tibete | Filosofia de Buda | Confúcio e a Ordem Social | Neoplatonismo | Os Arquétipos e os Ciclos da História

Actividades complementares facultativas: Durante o período do Curso, é proposto aos formandos aulas temáticas complementares, vídeo-fóruns, actividades de convívio e debate filosófico, visitas culturais e exercícios de psicologia prática.

Duração e horário: O curso tem uma duração de 16 semanas, 1 sessão de duas horas por semana em vários horários, nomeadamente pós-laborais.

Material de Apoio: Oferta de material pedagógico que compreende textos de apoio e diagramas temáticos. Biblioteca especializada disponível para consulta. Envio por e-mail de textos complementares.
Para obtenção de diploma, é necessária a assistência de, pelo menos, 75% das aulas totais do curso.

Valor: 4 mensalidades de 30 €
Descontos: Os jovens até 25 anos usufruem de um desconto de 50%.
Continuidade da formação: A realização deste curso permite o acesso ao IIº nível de formação e a possibilidade do formando se tornar Membro da Associação Cultural Nova Acrópole, podendo assim aceder às actividades exclusivas para Membros e participar como voluntário nas actividades da Associação.

Rua do Brasil, 194 | 3030-775 Coimbra

Contactos: 239 108 209 / 933 931 022
e-mail: coimbra@nova-acropole.pt
Web site: www.nova-acropole.pt

26.10.11

Leitura de Aura no Tao

Com Ana Sofia Correia

Marcações abertas para dia 5 de Novembro (sábado)

reserve já a sua sessão para o 914 238 010 ou para tao.centro@gmail.com

A aura é o campo energético que rodeia o corpo físico. É tridimensional e tem normalmente uma forma oval à volta do corpo. Cada pessoa tem um sistema energético pessoal com características únicas, tal como a impressão digital.

Numa leitura vêm-se as cores da aura e a energia que se vive no momento presente, bem como o estado de saúde, o estado emotivo, carácter...Dá-se a conhecer vidas passadas e padrões que estejamos a repetir no momento presente e que impeçam o nosso crescimento pessoal.
As escolhas e comportamentos decidem muito o nosso estado actual de vida.

Com a Leitura de Aura alguns impedimentos são desbloqueados e harmonizados. Consequentemente começamos a fluir na nossa própria vida.

Há limpeza dos chacras, libertação da energia desarmoniosa e integração com o nosso Eu superior. Possibilitando-nos assim uma maior abertura de consciência para vivermos no momento presente, em unidade com a nossa verdadeira essência.

É também possível fazer uma leitura de energia feminina, relacionamentos ou temática, para quem já fez uma geral.

A leitura energia feminina, é só para mulheres. Reconecta com a mãe divina, com o nosso sagrado feminino. Vem abanar e questionar as programações e expectativas de como é, ou deve ser uma mulher, a forma como lidamos com a energia masculina e energia feminina.

A leitura de relacionamentos pode ser feita por pais e filhos, companheiros, amigos, colegas… Traz à consciência os acordos, bloqueios, chaves e potencial da relação.

A leitura tem a duração média de uma hora, é gravada e entregue em cd. O valor é de 60€.

Método da “foundation for spiritual freedom” Michael Fikaris

23.10.11

O que é que nos olha de frente?

Com a devida vénia à página do Facebook da Associação Agostinho da Silva, não resistimos a (re)partilhar aqui um belo texto do padre católico e grande poeta José Tolentino Mendonça:

A escuta, a vigilância, a atenção são ferramentas para uma viagem humana fecunda. Os Padres do deserto diziam: «O maior dos pecados é a distração». 

Vivemos num mundo que nos atropela continuamente, pela quantidade e velocidade da informação. As imagens que vemos também nos obsidiam, aprisionam e devoram. Na sobreposição de discursos e factos, nem sempre somos capazes de contrariar a alienação. E depois: quantos dos nossos gestos não se tornaram, entretanto, meros automatismos! Quantas das nossas escolhas não se esvaziaram de conteúdo, cabendo-nos administrar apenas a forma! É assim que acontece que numa cultura marcada por um excesso de signos, vivamos mergulhados numa inesperada e dramática pobreza simbólica. De certa maneira, enfraqueceu-se a nossa capacidade de ver, e com isso perdemos o acesso a dimensões necessárias de profundidade. 

O verbo mais importante é o ver, diziam os gregos. E para ver não basta olhar, não basta deslocar a visão para o outro lado da janela. É preciso, como avisa Fernando Pessoa, «não ter filosofia nenhuma». Só uma atitude de desprendimento nos permite aceder à vigilância autêntica. E não esqueçamos: só um coração pobre vigia. Só um peregrino descobre. Só o olhar do que não tem defesas consegue colher, no instante, a verdadeira presença. 

Escreve o místico Silesius: «a rosa é sem porquê, floresce porque floresce, não cuida de si própria, não pergunta se a vemos». Quando se diz ‘a rosa é sem porquê’, ou ‘a rosa é de ninguém’, propomo-nos investir num modo de construir o real que já não passa por sermos predadores e o real ser uma presa que vamos dominar ou domesticar. Entramos num espaço não já de predadores e presas, mas de vigilantes, de contemplativos, de operadores do assombro. 

Vigiar é colocar-se na disponibilidade para a surpresa, para aquilo que vem, tendo consciência que o fundamental da vida não é o que adquirimos, o que fizemos, o que de alguma maneira dominámos, mas sim a incessante prática da hospitalidade. Toda a música que ouvimos, nos preparou, no fundo, para o ato da escuta. Todos os textos que estudamos, toda a poesia que lemos nos prepararam melhor para o ato da leitura. Toda a relação em que investimos, todo o afeto que partilhámos, todo o amor com que amámos, preparam-nos para o ato simples de amar. A vigilância é isso. Não está no apego ao mapa, mas no amor pela viagem. Temos mesmo de deixar a zona de conforto dos mapas para nos tornarmos viajantes, enamorados, vigilantes, sentinelas. 

Dir-se-ia que a vida nos pede uma escuta que atravesse o tempo, que perfure os séculos, que transcenda a paisagem, sintonizando com aquilo que verdadeiramente temos diante de nós. E, por isso, temo-nos de perguntar muitas vezes, pela vida fora: Qual é a nossa fronteira? O que é que nos olha de frente? O que trazemos diante de nós? 

José Tolentino de Mendonça

20.10.11

Cultores do Eneagrama fundam associação em Portugal. Amanhã em Lisboa



Um grupo de pessoas que tem em comum o interesse no Eneagrama, tomou uma decisão. Fundar uma estrutura que servisse para fomentar e partilhar o desenvolvimento do eneagrama, aberta a todos os credos, raças, religiões, profissões, escolas e tendências, vamos concretizar algo de relevante.

Chamamos-lhe ADENEAP: Associação para o Desenvolvimento do Eneagrama em Portugal e gostaríamos que fizesses parte.

Na próxima sexta feira, em Lisboa, num local simpático, vamos reunir-nos na primeira assembleia geral e dar o primeiro passo para o cumprimento deste nosso objectivo. Esta reunião é aberta a todos os interessados.

Local: Restaurante "Meninos do Rio" - Santos - Lisboa
Dia: 21 de Outubro
Hora: 18:30

Inner Voice. Uma proposta Shen. Uma palestra de entrada livre


Venha conhecer a mais nova proposta de bem-estar da Clínica Shen

Programa de Auto-Monitorização Pessoal Inner Voice

PALESTRA DE APRESENTAÇÃO - ENTRADA LIVRE

Dia 28 de Outubro (sexta-feira) às 21h30

com Dulce Manso

clique aqui e saiba mais


O Programa de Auto-Monitorização Pessoal é um programa terapêutico com duração de cerca de 3 meses. Comporta um conjunto de aprendizagens e de momentos de introspecção que lhe proporcionam a possibilidade de desbloqueio emocional e de um maior auto-conhecimento, através de técnicas de focagem no presente, de concentração etc.

O Programa percepciona o ser humano como um ser multidimensional - dimensões física, mental, socio-emocional e espiritual. Parte do princípio que a sensação de bem-estar e de felicidade só poderá ocorrer no ser humano quando todas as suas dimensões forem devidamente conhecidas e nutridas. Assim, deverá aprender a “observar” a sua “fome”, à qual tem dado o nome de esperança, e reaprender a nutrir todas as dimensões que fazem de si um ser holístico. Uma vez estas dimensões “nutridas” diariamente, ficará apto/a a funcionar de uma forma mais equilibrada e em harmonia com o todo que o/a rodeia.

Terapeuta - Dulce Manso. Formação base em Serviço Social – área Aconselhamento, Terapeuta Familiar, Mestre em Famílias e Sistemas Sociais e Pós-Graduada em Protecção de Menor. Através da experiência que tem vindo a adquirir com a prática de Ioga – Meditação – ao longo dos últimos três anos, foi-lhe possível fazer uma integração harmoniosa entre as técnicas psicoterapêuticas “clássicas” de gabinete e os saberes mais ancestrais há muito residentes no “Mundo Oriental” e que nos dias de hoje se vêem chegar a todo o ocidente. O Programa Inner Voice é o resultado vivo dessa interacção.

17.10.11

"Peso Ideal": Um workshop com Ivan Amaral

3 de Dezembro 2011
Das 10h00 às 12h00

No Tao

Nutrição equilibrada para uma perda de peso saudável. Este workshop explica passo a passo como chegar ao peso ideal. Combinando uma abordagem cientifica e sua aplicação prática receberás uma panóplia de ferramentas eficazes para atingires e manteres a tua melhor imagem saudável.

Objectivos:

- Calcular objetivos de perda de peso
- Perceber e calcular o espaço de tempo realista para chegar ao peso calculado
- Compreender como combinar gasto calorico e ingestão de calorias para atingir e manter o peso ideal
- Compreender a relação entre nutrientes, calorias e alimentos reais.
- Compreender um conjunto de ferramentas que ajudam grandemente o processo.

Investimento: 10€
Inscrições nos contactos habituais do Tao (clique aqui)

Sobre Ivan Amaral: Mestre em Ciência do Exercício – UK; Trainer internacional de Ai-Chi; Professor, Formador e Terapeuta de Yoga; Docente Universitário durante 6 anos - UK;Director do Body & Mind Studio durante 8 anos – UK; Formador FitPro – UK (Yoga Moves; Technogym – Kinesis); Massagista (Tailandesa – Wat Po; corporal e desportiva); Exercise Referal Programme Consultant; Professor YogaBugs (yoga para crianças); Pratica e ensina yoga segundo a tradição de Krishnamacharia; Membro da British Wheel of Yoga; Anthony Robbins Mastery University & Leadership Academy

Saudação ao Sol (em inglês)



14.10.11

Workshop: Óleos Essenciais para os Chakras

Tradições religiosas e escolas místicas de todo o mundo utilizam os óleos essenciais de plantas sagradas em rituais e práticas espirituais. Estas essências vibram numa frequência elevada e estimulam positivamente os centros energéticos do ser humano.

Num Workshop simples e descontraído, venha descobrir e experienciar os aromas puros que arvoram a consciência. Terá oportunidade de conhecer as propriedades e efeitos de uma dezena de óleos essenciais e os chakras que eles estimulam, experimentando-os em aplicação tópica, difusão e inalação e praticando ao mesmo tempo alguns exercícios de yoga.

 Este Workshop é organizado pela EssencialVida em parceria com o Tao. 

Data: 28 de Outubro (sexta-feira)
Horário: 21h00 – 23h00
Investimento: 10€
Inscrições limitadas: 918 675 693 ou 914 238 010
Local: Tao Desenvolvimento Pessoal, Rua da Grota, 8 Buarcos, Figueira da Foz (clique aqui)

Workshop de Respiração no Tao

"Long Breath" com Ivan Amaral

Respirar é viver! A importância da respiração é realçada na prática de Yoga, na Psicologia e na Ciência Desportiva.

O treino da respiração, quando feito correctamente, trás benefícios físicos e mentais comprovados, no entanto é uma área negligenciada na maioria das aulas e sessões de treino.

Vem aprender soluções práticas para o treino respiratório utilizando as perspectivas científicas e de yoga tradicional.

Formador: Ivan Amaral
Data e Hora: 29 de Outubro 2011 das 10h00 às 12h00
Local: Tao Desenvolvimento Pessoal - Figueira da Foz
Investimento: 10€
Inscrições nos contactos do Tao (clique aqui)

Workshop de auto-massagem no Tao

Existem cada vez mais pessoas a queixarem-se de dores nas costas, isto deve-se sobretudo à má postura. Andar e sentar de forma errada, carregar muito peso e compensações que o nosso corpo adota com o tempo (ombros caídos) são algumas das causas para as dores.

Para aliviá-las, a prática de exercícios físicos pode ajudar. O alongamento é um dos mais indicados, assim como, a massagem. Então, porque não combinar estes dois fatores? Os  alongamentos e a massagem?

 Ao chegar em casa, depois de um dia inteiro a trabalhar de pé ou sentado, repetindo o mesmo movimento, nada mais merecido que uma boa massagem. Mas não é sempre que podemos contar com alguém que esteja disposto a fazê-la. Então, a solução está na auto-massagem.

Combinando os exercícios de alongamento com algumas técnicas de massagem, tais como, a compressão poderemos melhorar muito a nossa qualidade de vida.

A auto-massagem pode ser feita a qualquer hora, em todas as idades e não precisa de nenhum creme ou óleo para massagear. A vantagem é que a compressão em pontos especificos tem um efeito imediato.

Aprenda algumas técnicas de automassagem para fazer em casa e relaxar. O workshop inclui alguns alongamentos específicos para criar resistência e poder aguentar um dia inteiro de trabalho.

Benefícios da auto massagem:
- Auxilia em uma respiração adequada aumentando a oxigenação do sangue.
- Diminui as tensões.
- Reduz o risco de lesões.
- Facilita a execução de movimentos no dia a dia.
- Aumenta a auto estima.
- Diminui dores musculares.
- Ativa a circulação sanguínea.
- Tranquiliza e relaxa..
- Combate o stress.
- Melhora a qualidade de vida.

Requisitos: Roupas folgadas e próprias para a prática de exercício físico.
Data: 30 de Outubro 2011
Local: Tao Desenvolvimento Pessoal - Figueira da Foz
Horário: 15h00 às 18h00
Duração: 3h.
Preço: 25 euros
Inscrições: Nos contactos habituais do Tao (clique aqui)
Formadora: Marina Rodrigues

Já há turma de Yoga para Grávidas no Tao! Venha o Grupo das Mães...

E temos agora o prazer de anunciar que o Tao já conta com um pequeno grupo de Yoga para grávidas, que esperamos que seja maior e venha a ser também o núcleo de um "Grupo de Mães", um ponto de encontro no feminino com prática de Yoga para mamãs (grávidas e pós-parto) e de Shantala/Massagem para Bebés!

As aulas são orientadas pela Paula Duarte e decorrem duas vezes por semana, às terças e sextas-feiras, às 11h00. Se vai ser mãe em breve, apareça numa aula, experimente e, se gostar, inscreva-se!

Mensalidade: 35€

O Tao fica aqui

Workshop Massagem Rápida no Tao (quick massage)

Dois workshops no Tao
Escolha a data mais favorável e inscreva-se já!
29 de Outubro e 2 de Novembro 2011

Uma massagem rápida ou quick massage serve para sentir alívio imediato, para pessoas que desejam receber uma massagem quando não há tempo suficiente para fazer uma massagem completa.

Já se conhecem os benefícios de uma massagem completa de relaxamento, no entanto, para a maioria das pessoas, não é possível receber uma massagem deste tipo todos os dias. Seria excelente, mas está fora do alcance da maioria das pessoas.

A massagem rápida é feita na região da cabeça, pescoço, tronco e membros superiores, e  com sessões que duram de 15 a 20 minutos.

Não há necessidade de se retirar a roupa, não causando nenhum tipo de constrangimento.

Benefícios da massagem rápida:
- reduz e controla os níveis de stress
- alivia a tensão e rigidez muscular
- aumenta a flexibilidade articular
- melhora a circulação sanguínea
- reduz a pressão arterial
- reduz a dor de cabeça
- aumenta a concentração
- aumenta a motivação
- reduz a ansiedade e a irritação
- melhora o humor

Data e Horários: 29/10 das 14:30 às 16:30 e 2/11 das 19:30 às 21:30
Local: Tao Desenvolvimento Pessoal - Figueira da Foz
Destinatários: Público em geral
Duração: 2h
Nº mínimo de participantes: 4
Preço: 15 euros
Inscrições: Nos contactos habituais do Tao (clique aqui)
Formadora: Marina Rodrigues