28.1.10

Atelier de Cozinha Vegetariana - Inscrições Abertas

Aprender a cozinhar com consciência
com Rui Brito
no Tao


Deixa o teu corpo desfrutar de uma vida saudável e cheia de Vitalidade. Aprende a cozinhar de maneira natural e saudável, o Tofu (proteína de Soja), Seitan (proteína de Trigo), Tempe (proteína de Soja), Legumes e também cereais como Arroz, Millet, Quinoa, Cus-Cus e vários tipos de Vegetais e Algas.

Aprender também a usar os alimentos como medicamento, para as dificuldades do dia a dia, como colesterol, prisão de ventre, acidez estomacal, problemas com a digestão, celulite má circulação, entre outros.

Aqui aprenderás também a elaborar sobremesas sem açúcar e pastelaria própria para diabéticos. Como inserir na alimentação diária as sementes e frutos secos e como prepará-los e utilizá-los nas refeições.

O Atelier será dividido em 4 Módulos divididos por quatro sábados, das 9h30 às 15h00, incluindo o respectivo almoço que será confeccionado durante o atelier.

Objectivos do curso:
- Ser capaz de preparar uma refeição vegetariana
- Saber identificar os alimentos de acordo com o seu elemento
- Diminuir o consumo de gorduras saturadas presentes nas carnes e lácteos
- A importância dos vários tipos de cozedura e os seus efeitos energéticos no organismo.
- Saber preparar medicamentos macrobióticos

O formador:

A minha viagem no mundo da alimentação saudável começou juntamente com os meus estudos de shiatsu em 2005 na Escola Portuguesa de Shiatsu com uma pequena palestra que me fez reflectir sobre a importância de uma boa alimentação com Francisco Varatojo. Comecei então a ler sobre macrobiótica. Um ano depois fui acabar a minha formação em Tenerife donde foi então que fui à apresentação de um curso de cozinha vegetariana energética, com a sua base na informação macrobiótica mas num plano mais aberto e com mais variedade. Realizei o curso com a duração de 90 horas não podendo seguir devido a falta de inscrições para o segundo ano. Mas tive a sorte de dar-me bem com a professora principal do Curso, Marcelina Martinez Iglesias, que tem um restaurante de comida vegetariana \ Macrobiótica onde trabalhei até voltar a Portugal, onde aprendi mais profundamente como usar as proteínas vegetais na cozinha.

O Atelier será nos dias:

27 de Março (Tofu)
24 de Abril (Tempe)
29 de Maio (Seitan)
26 de Junho (Saladas, Salteados e Pastelaria)

Cada Módulo terá um custo de 50€ (inclui manual e refeição: Sopa, Prato quente e sobremesa). Pré inscrição de 25€.

Local:
TAO Desenvolvimento Pessoal
Cais da Alfândega nº27, 2º
Figueira da Foz
(próximo da marina e da CGD)

Para Inscrição ou mais informações:

tao.centro@gmail.com
233 094 042
914 23 80 10

No final do Atelier será entrege informação com todas os beneficios de cada alimento, e as receitas.

27.1.10

Ecologia no Feminino, na Figueira da Foz

O Círculo da Mãe Terra convida todas as mulheres para conversar sobre o tema “Como ajudar GAIA, O nosso Planeta Vivo”

No espaço Stone Splash - Rua Diogo Cão, 40 – Buarcos (atrás do Papão)

Dia 1 Fevereiro de 2010 (2ª feira), pelas 20h30
(Vamos ser pontuais!)

Traz a tua almofadinha para sentar no chão, uma manta e, se te for possível, uma saia rodada

Estamos à tua espera!
Contacto: 93 313 75 82
e-mail: circulodamaeterra@gmail.com

23.1.10

Medicina Ayurvédica: uma entrevista a não perder

Muito boa, esta entrevista de Gustavo Cunha no sempre excelente Yoga Vaidika a Sandeep Shirvalkar, uma das eminências do Ayurveda. Deixamos aqui um excerto e ligação para a entrevista integral, que vale a pena ler com atenção e onde se fala, entre muitas outras coisas, da ligação entre a tradição ayurvédica e o yoga:

«(...) É importante aprendermos sempre com a Natureza. Se conhecermos, com exatidão, o nosso corpo e as suas respostas em relação à natureza podemos fazer um diagnóstico simples, como, por exemplo, os alimentos que comemos, os alimentos que não gostamos ou aqueles que causam desconforto ao nosso corpo, para que as nossas respostas aconteçam nesse sentido. Em termos de energia, normalmente, vāta e pitta são secos, são pessoas hiperativas, e se lhes dermos alguns tipo de feijões irão ter problemas típicos de digestão como flatulência, obstipação, enfartamento, o que significa que as suas respostas em relação às suas energias não estão a acontecer. Daí dizermos a estas pessoas para tentarem evitar os feijões. Do mesmo jeito, se estiverem a comer alimentos crus, comidas muito secas, ou “comida de plástico” irão ter doenças ou problemas muito rapidamente. As pessoas pitta são pessoas fogosas, quentes e assim, se comerem alimentos picantes ou ácidos irão ter problemas imediatamente. Elas podem sentir problemas digestivos imediatos, pelo que é melhor evitar essas comidas também. Pelo que, devemos saber qual o tipo de comida, sabor ou padrão alimentar diário está a perturbar o nosso corpo para tentarmos normalizar ou equilibrar. Para as pessoas kapha se sentem frio ou se bebem leite ou comem queijo começam a ter alergias, a ganhar peso ou celulite imediatamente. A um nível simples de energia, dependendo do nosso tipo corporal, estamos sempre a reagir à natureza. É por esse motivo que algumas pessoas se queixam: “ eu não gosto de feijões”, “eu não gosto de alimentos ácidos”, “eu não gosto de picantes”, “Eu não gosto de leite, queijo, ou produtos lácteos” porque é o seu padrão que está a exteriorizar-se. Desta forma, se lentamente forem abusando dessas condições as toxinas irão acumular-se e o padrão de doença instala-se. É, pois, preciso conhecer-se primeiro, as nossas reacções face à natureza, e depois, aos poucos, adoptar um estilo de vida que não nos incomode, o que significa manter a mente saudável, rejuvenescida; qualquer que seja a situação que esteja a acontecer devemos aprender a aceitar e a usar os meios necessários para estabilizar o corpo de uma forma equilibrada.(...)»

Continua em Yoga Vaidika

22.1.10

Ana Banana e os Cedros Ressoantes no Tao

WORKSHOP-LANÇAMENTO: "QUALIDADE DE VIDA"
24 de Janeiro - Domingo
das 16h00 às 18h00



Com Ana Banana, fundadora do Yoga do Riso em Portugal, editora dos livros "Os Cedros Ressoantes da Rússia" e autora do livro "Ria Agora"

* Yoga do Riso
* Viver com qualidade
* Filme sobre a nova geração de super dotados
* Lançamento do 3º livro da série "Os Cedros Ressoantes da Rússia", com o título " Espaço de Amor"

Nestes encontros preciosos vamos aprender a aplicar os princípios essenciais que Anastasia nos propõe para viver melhor.
Vamos ao encontro da qualidade de vida que merecemos.
Qualidade na saúde
Qualidade de entorno, ar, água, sustento...
Qualidade de participação na sociedade
Qualidade do amor e das "relações amorosas"
Vamos ver um documentário sobre uma escola na Rússia que está a gerar uma geração de super dotados.
Vamos falar um pouco sobre o conteúdo do terceiro livro, sobre a necessidade de existir um laço familiar com a terra onde vivemos.
E naturalmente vamos rir até estoirar praticando um pouco de yoga do riso enquanto aprendemos novas formas de co-existir uns com os outros e todos com a nossa nave espacial "Terra".

Contribuição: donativo

Para mais informação, clique aqui

18.1.10

Inimigos Ocultos: Uma mensagem de amor

Deus não escolhe os capacitados, mas capacita os escolhidos! Você sofre? Pois preste atenção ao seu sofrimento, porque...
Sofre de reumatismo: Quem percorre os caminhos tortuosos; Quem se destina aos escombros da tristeza; Quem vive tropeçando no egoísmo.
Sofre de artrite: Quem jamais abre mão; Quem aponta sempre os defeitos dos outros; Quem nunca oferece uma rosa.
Sofre de bursite: Quem não oferece o seu ombro amigo; Quem retêm, permanentemente, os músculos. Quem cuida, excessivamente, das questões alheias.
Sofre da coluna: Quem nunca se curva diante da vida; Quem carrega o mundo nas costas; Quem não anda com rectidão.
Sofre dos rins: Quem tem medo de enfrentar problemas; Quem não filtra os seus ideais; Quem não separa o joio do trigo.
Sofre de gastrite: Quem vive de paixões avassaladoras; Quem costuma agir na emoção; Quem reage somente com impulsos; Quem chora sempre o leite derramado.
Sofre de prisão de ventre: Quem aprisiona os seus sentidos; Quem detém as suas mágoas; Quem endurece em demasia.
Sofre dos pulmões: Quem se intoxica de raiva e de ódio; Quem sufoca, permanentemente, os outros; Quem não respira aliviado pelo dever cumprido; Quem não muda de ares; Quem não expele os maus fluidos.
Sofre do coração: Quem guarda ressentimentos; Quem vive do passado; Quem não segue as batidas do tempo; Quem não se ama e, portanto, não tem coração para amar.
Sofre da garganta: Quem fala mal dos outros; Quem vocifera; Quem não solta o verbo; Quem repudia; Quem omite; Quem usa a sua espada afiada para ferir outrem; Quem subjuga; Quem reclama o tempo todo; Quem não fala com Deus.
Sofre do ouvido: Quem pré-julga os actos dos outros; Quem não se escuta; Quem costuma ouvir a conversa dos outros; Quem ensurdece ao chamado divino.
Sofre dos olhos: Quem não se enxerga; Quem distorce os factos; Quem não amplia a sua visão; Quem vê tudo em duplo sentido; Quem não quer ver.
Sofre de distúrbios da mente: Quem mente para si mesmo; Quem não tem o mínimo de lucidez; Quem preza a inconsciência; Quem menospreza a intuição; Quem não vigia os seus pensamentos; Quem embota o seu canal com a Criação; Quem não se volta para o Universo; Quem vive no mundo da lua; Quem não pensa na vida; Quem vive a sonhar; Quem se ilude; Quem alimenta a ilusão dos outros; Quem mascara a realidade; Quem não areja a cabeça; Quem tem cabeça de vento.
Causa e efeito. Acção e reacção. Tudo está intrinsecamente ligado. Tudo se conecta o tempo todo. Assim, sucessivamente, passam os anos sem que o ser humano se conheça a si mesmo.
O nosso maior inimigo é aquele que está oculto e que habita, inexoravelmente, no interior de nós mesmos. Antes de tudo vamos amar-nos!

Nota: Texto recebido por email, de autor desconhecido. Se for o autor, ou conhecer o autor, teremos todo prazer em atribuir-lhe uma origem: tao.centro@gmail.com

Formação em Cura Prânica

Depois do curso que ministrou este fim de semana no nosso espaço, na Figueira da Foz, Birgit Siebler vai realizar o Curso Básico de Cura Prânica em Coimbra, no fim de semana de 20 e 21 de Fevereiro. Desta vez vai decorrer no Centro Terra Cristal - Espaços Rosas de Maria e os interessados podem consultar toda a informação aqui.

O curso voltará ao Tao e à Figueira no fim de semana seguinte, 27 e 28 de Fevereiro, estando já abertas inscrições. Entretanto, a formadora continua a dar consultas de Cura Prânica no nosso espaço. Conheça melhor aqui esta prática terapêutica.

Mais informações:
http://energyhealingpt.webs.com/

Email: energyhealing@sapo.pt
Tel: +(351) 96 2877732

15.1.10

Meditação da Lua Nova com os Anjos da Cabala

Dia 15 de Janeiro 2010 (6ªfeira)
pelas 21:00 horas
No Espaço Migun: Praça 8 de Maio (Taxis), nº 39- sala 3 - Figueira da Foz
Participação: donativo

14.1.10

Constelações Familiares em Carcavelos




Massagem Ayurvédica - Consultas no Tao

Promoção

Massagem Ayurvédica

20 Euros

com Andreia Ferreira

28 de Janeiro e 3 de Fevereiro
Marque já a sua sessão (até dois dias antes)

Workshop de Eneagrama em Canas de Senhorim

Oficina de auto-conhecimento
ENEAGRAMA
No fim-de-semana de 30 e 31 de Janeiro
10h00-13h00 e 15h00-18h00

n’As Casas do Visconde

Eneagrama é um antigo sistema de sabedoria, criado há mais de 2500 anos. Actualmente, é um sistema aplicado na Psicologia, na Espiritualidade, no mundo dos negócios, nas artes e em diversos outros campos do conhecimento


Procuraremos:
  • Realizar uma jornada de auto-conhecimento através do estudo de cada uma das nove personalidades do Eneagrama, das suas “armadilhas” e “paixões”, dos seus “mecanismos de defesa” e as específicas virtudes que lhes servem de antídoto
  • Conhecer quais as características do meu Tipo
  • Compreender a motivação inconsciente do meu comportamento e dos que me rodeiam
  • Desenvolver a capacidade de auto-observação
  • Converter a minha própria paixão em virtude
  • Aceder aos níveis superiores do Ser

Orientação:
Anabela Almeida - Licenciada em Psicologia Clínica. É Consultora e Formadora na área Comportamental Trabalha em formação, desde 2004, tendo-se especializado nas vertentes de Comunicação, Atendimento, Motivação de Equipas e Qualidade das Relações Interpessoais nas Organizações
Teresa Gonçalves - Formadora Certificada nas áreas de Técnicas de Expressividade, Expressão Dramática e Desenvolvimento Pessoal. Tem-se dedicado, desde 1990, a diversas actividades que visam o auto-conhecimento e auto-expressão, tais como Radiestesia, Astrologia, Jogo da Transformação, Escrita Criativa, Bioenergética e Eneagrama


Número de participantes entre 12 a 18 (para adultos com mais de 20 anos)
Prazo de inscrição: 26 de Janeiro
Contactos para inscrição: 937 646 484 - amarelosilvestre@gmail.com
Investimento: 50 euros/pessoa (com possibilidade de almoço participado, da responsabilidade de cada um, no próprio local, em cozinha equipada). Os pagamentos poderão ser efectuados em duas fases: 30 euros até 26 de Janeiro e 20 euros no primeiro dia da oficina. Por transferência bancária, através do NIB 0045 3081 40230082386 77 (Titular: Amarelo Silvestre – Associação Cultural; Banco: Crédito Agrícola); ou pessoalmente (a combinar). O pagamento valida a inscrição na oficina; se, no dia 27 de Janeiro, houver inscrições por validar, serão contactadas as pessoas inscritas em lista de espera. Não haverá reembolso em caso de desistência.

Organização Amarelo Silvestre

Apoio As Casas do Visconde

12.1.10

Portugal recebe Congresso Ibérico de Astrologia

XXVII Congresso Ibérico de Astrologia

Portugal, mais concretamente o Estoril, vai ser pela primeira vez palco do maior acontecimento ibérico de Astrologia. Esta grande jornada astrológica terá lugar no Centro de Congressos do Estoril de 12 a 15 de Maio de 2010 e decorrerá sob a égide do tema:

“SOB O SIGNO DE GÉMEOS, NUM PAÍS PEIXES, BEM-VINDOS À DUALIDADE”.




A palavra a Maria João Macieira, da organização:

"Não é obrigatório que os trabalhos a apresentar sejam sobre o tema, no entanto, chegados à “nova era”, e ao facto de estarmos a completar a essência ibérica que o Congresso sempre teve presente, mas que ainda não se tornara uma realidade, sentimos esta DUALIDADE como a integração…


Realizados já 26 congressos, o seu historial é conhecido e os seus méritos reconhecidos quer em Espanha, quer em Portugal, tendo contado já com muitas participações de outros países sendo um dos eventos dentro desta área com maior projecção a nível mundial.


A sua divulgação será feita através das Federações, Associações, Escolas e outras entidades ligadas à Astrologia, nas suas várias dimensões, em todos os países de língua portuguesa e espanhola. Serão ainda abrangidos vários profissionais de outras línguas cujos trabalhos poderão também vir a ser expostos.


Esta 27ª edição do congresso manterá a matriz dos anteriores, respeitando as regras (ver regulamento) introduzindo componentes inovadores, pois para além das palestras levaremos a cabo toda uma variedade de actividades como: workshops específicos para os congressistas antes, durante e depois do próprio congresso, concursos vários, exposição e venda de livros, cd’s, software, etc.


Teremos no último dia o “DIA ABERTO DA ASTROLOGIA”, onde abriremos o congresso ao público em geral, permitindo que os congressistas, parceiros e sponsors, possam estar em contacto com um público interessado e muito variado."

Toda a informação aqui

11.1.10

Segredos da longevidade

Lamentamos por quem não perceba o inglês, mas não queríamos deixar de partilhar esta fantástica conferência do explorador e educador norte-americano Dan Buettner, com base num estudo mundial sobre as "zonas azuis", certas comunidades em várias partes do mundo (Sardenha, Okinawa ou uma comunidade evangélica nos Estados Unidos) onde não só a esperança de vida é muito mais alta, como os mais velhos possuem um vigor invejável. A ver até ao fim com atenção.


Workshop de Kundalini Yoga em Gaia

"Ter inspiração na vida é simples: se não podes ter o melhor, faz o melhor com aquilo que tens ."
The Teachings of Yogi Bhajan

Espaço Gaya
Vila Nova de Gaia - Porto
17 de Janeiro de 2010

Kundalini Yoga é um sistema integral que pratica os diferentes ramos do Yoga num único sistema.

Combina técnicas respiratórias com movimentos, posturas físicas, relaxamento e meditação actuando de forma directa no equilíbrio físico, mental e emocional. Alivia as tensões do corpo e pressões da mente, desperta atitudes e força interior, capacitando-nos a enfrentar os desafios do mundo actual. Despertando uma sensação de paz e felicidade interior.

O objectivo principal da prática é a tomada de consciência do ser humano com um todo manifestando o seu potencial, sendo feliz e saudável. Tudo isso se consegue aumentando o caudal de energia kundalini que alimenta o nosso corpo, reforçando o sistema nervoso e equilibrando o sistema endócrino.

É uma ciência e prática poderosa com efeitos de transformação mais ou menos imediatos e que pode ser praticado por qualquer pessoa, de qualquer idade e/ou condição física, de acordo com a sua vontade e aptidão.


Horário: Das 15h00 às 19h30
Inscrições Limitadas
Local: Espaço Gaya
Mais informações e inscrições em jardineira@ojardimdelotus.net ou 962 858 505

4.1.10

Janeiro no Tao

. Ciclo Meditações
. Estudo dos Anjos da Cabala
. Curso de Cura Prânica
. “Qualidade de Vida” com Ana Banana
. Ama-te e Cura a tua Vida


WORKSHOPS DE MEDITAÇÃO

O Tao está a promover um ciclo de pequenas oficinas/sessões dedicadas à meditação. Pretendemos que seja uma jornada dedicada às várias abordagens a esta prática maravilhosa de equilíbrio psico-somático e auto-conhecimento. Várias técnicas serão focadas, ensinadas, discutidas e praticadas em diversos encontros.

Apareça e conheça várias técnicas e abordagens à meditação

Meditação ZaZen
Sábado dia 9 de Janeiro das 16h00 às 18h00 Marco Urmel

Meditação Da Atenção à Liberdade
Domingo 10 de Janeiro das 16h00 às 18h00
Paula Duarte

Viagem Xamânica: Encontre o seu animal de poder e o seu guia
Sábado 23 de Janeiro das 15h00 às 17h00
Birgit Siebler

Meditação dos Dois Corações
Sábado dia 30 de Janeiro das 15h00 às 17h00 Birgit Siebler

Doação Livre


ANJOS DA CABALA

Lisete Soares orienta mais um encontro do Grupo de Estudos dos Anjos da Cabala. É no dia 8 de Janeiro (sexta-feira), pelas 21h00. No dia seguinte, pela manhã, estará disponível para consultas individuais no nosso espaço.

Para mais informação, clique aqui


CURSO BÁSICO DE CURA PRÂNICA
16 e 17 de Janeiro

O curso de Cura Prânica Básica tem por objectivo introduzir o estudante na técnica da Cura Prânica básica.

O estudante aplicará esta técnica em casos de doenças simples como constipações, problemas digestivos, respiratórios, etc.

Através dos conhecimentos teóricos e práticos, mais a ajuda do livro que acompanha o curso, o estudante terá elementos suficientes para desenvolver a técnica.

Serão entregues certificados do Institute of Inner Studies (Manila-Filipinas), assinados pelo Mestre Choa Kok Sui e por Birgit A. Siebler

Ministrado por Birgit A. Siebler (Curadora Prânica Avançada licenciada pela World Pranic Healing Foundation, Inc., Manila, Philipines)
Programa

-O que é a energia vital
-Conhecimento das diferentes fontes de energia
-A interacção do nosso corpo com as fontes de energia
-O uso dessa energia para identificar, avaliar e perceber o campo subtil de pessoas, objectos, ambientes e alimentos.
-Conhecimentos básicos de anatomia energética e chakras
-Respiração prânica
-Cura pela oração
-Prática de tratamentos
-Prática de Cura Prânica à distância
-Prática de autocura
-Meditação dos dois corações

Investimento: 225€
Horário: Das 10h00 às 18h00
Inscrições Limitadas até dia 14 de Janeiro mediante pagamento de 50%

Para mais informação, clique aqui


WORKSHOP-LANÇAMENTO: "QUALIDADE DE VIDA"
24 de Janeiro

Com Ana Banana, fundadora do Yoga do Riso em Portugal, editora dos livros "Os Cedros Ressoantes da Rússia" e autora do livro "Ria Agora"

* Yoga do Riso
* Viver com qualidade
* Filme sobre a nova geração de super dotados
* Lançamento do 3º livro da série "Os Cedros Ressoantes da Rússia", com o título " Espaço de Amor"

Contribuição: donativo

Nestes encontros preciosos vamos aprender a aplicar os princípios essenciais que Anastasia nos propõe para viver melhor.
Vamos ao encontro da qualidade de vida que merecemos.
Qualidade na saúde
Qualidade de entorno, ar, água, sustento...
Qualidade de participação na sociedade
Qualidade do amor e das "relações amorosas"
Vamos ver um documentário sobre uma escola na Rússia que está a gerar uma geração de super dotados.
Vamos falar um pouco sobre o conteúdo do terceiro livro, sobre a necessidade de existir um laço familiar com a terra onde vivemos.
E naturalmente vamos rir até estoirar praticando um pouco de yoga do riso enquanto aprendemos novas formas de co-existir uns com os outros e todos com a nossa nave espacial "Terra".

Para mais informação, clique aqui


WORKSHOP “AMA-TE E CURA A TUA VIDA”
6 e 7 de Fevereiro

Workshop de 2 dias, baseado na filosofia de Louise Hay
Ministrado por Ria Slof, facilitadora do método Louise Hay

O workshop ”Ama-te e Cura a Tua Vida" trabalha as crenças limitadoras através da prática de vários exercícios. Mudando as velhas crenças e a partilha das experiencias entre pessoas, desencadeia uma energia incrível para que o processo de mudança seja feito tranquilamente e com harmonia.

A maioria das pessoas está convencida que o processo de auto-conhecimento é um trabalho duro e que só no final da vida, após muita prática, é que conseguem estar bem com eles próprios…

É uma crença limitadora!

O trabalho experiencial é um dos métodos mais eficazes de tomada de consciência. O método Louise Hay é uma caça ao tesouro e o processo torna-se uma verdadeira aventura. Cada velho padrão negativo que descobre é apenas algo a ser examinado e liberto. Debaixo de cada padrão existe o ouro… o ouro da saúde, dos relacionamentos, do trabalho, da prosperidade, do perdão, do amor e da criatividade.

Para mais informação, clique aqui


Inscrições e Marcações nos contactos habituais do Tao

3.1.10

Workshop de Shantala em Carcavelos

A Massagem Shantala, é uma massagem milenar de origem indiana, baseada em princípios da Medicina Ayurvédica, especialmente indicada para os bebés. Pode ser aplicada em recém-nascidos, geralmente a partir de 1 mês de idade, assim como em crianças. A Shantala é composta por uma sequência de toques de modo a estimular o desenvolvimento emocional dos bebés e crianças.

Destina-se a pais, avós, grávidas, enfermeiros, psicólogos, professores, educadores de infância, auxiliares de acção educativa, terapeutas e fisioterapeutas.

Data: 09 de Janeiro (Sábado)
Horário: 14:30 h às 18:30 h
Investimento: 55€
Local: Essência do Ser - R. José Joaquim de Almeida, 420D, r/c esq., Carcavelos
Tel. 214579312 / 917580944 / 960226054

Inscrições abertas: renataestevez@essenciadoser.net

Mais informação clique aqui