30.8.09

O Dalai Lama, a globalização, a economia e a política

De uma entrevista muito interessante e actual que o Dalai Lama concedeu recentemente ao jornal alemão Die Welt, permitimo-nos traduzir e publicar aqui alguns excertos. Tal como nós aqui no Tao, também o líder budista é um fã da globalização. Esta e outras ideias pertinentes e sensatas, já a seguir com link para a conversa original:

«A riqueza não é necessariamente algo mau quando foi ganha de forma honesta e sem que indivíduos ou o ambiente tenham sofrido por sua causa. Como budistas reconhecemos que a riqueza é um pré-requisito básico para uma vida feliz. Mas um bilionário também só tem dez dedos. Consegue enfiar três ou quatro anéis em cada dedo, mas isso pareceria estranho. A satisfação que muitos milionários que não partilham a sua riqueza têm nas suas cabeças é fictícia, não é real. Os ricos deviam ajudar a reduzir a pobreza.»

«Sou essencialmente um apoiante da globalização. No passado, as sociedades e os países podiam isolar-se do resto do mundo, mas hoje isso tornou-se impossível. Quando procuramos por organizações que tenham a capacidade e a competência para melhorar o nosso mundo, as empresas globais estão no topo da lista. Especificamente as multinacionais globais integradas estão numa posição ideal para apoiar os países em vias de desenvolvimento a diminuir o fosso com as economias nacionais líderes.»


«(não simpatiza com os movimentos anti-globalização?) Simpatizo quando lembram os líderes e as empresas de que tudo isto deve ser mais do que apenas aumentar os lucros. Ao mesmo tempo, a crescente oposição à globalização está dependente da nossa relutância em aceitar o princípio de que tudo é perecível: Isto é, o facto de tudo estar sujeito à mudança permanente. Para os budistas este é um dos pedaços básicos de sabedoria que cada um deve aceitar.»

«(estas atitudes liberais não se coadugnam a alguém que já se chamou a sí próprio um monge marxista. Ainda se vê como um?) Sim, ainda acredito ser um monge marxista. Também não vejo aqui qualquer contradição. Na teoria marxista o foco reside na justa distribuição de riqueza. De uma perspectiva moral, esta é uma reivindicação correcta. O capitalismo, pelo outro lado, valoriza a acumulação de riqueza - a sua distribuição não interessa aqui inicialmente. No pior dos cenários, os ricos continuarão a enriquecer enquanto os pobres continuarão a ficar mais pobres.»

«(Então porque é tão contra o comunismo e o socialismo?) Comunismo? O que é o comunismo? A China é um país comunista? (gargalhada). Estou confuso. Os comunistas chineses são comunistas sem uma ideologia comunista. Mas se me disser socialismo, como existiu no início no Bloco do Leste e agora na Coreia do Norte ou em Cuba, acredito que vai contra a natureza humana; destrói a criatividade. Não chega às pessoas terem apenas o suficiente para comer, roupas e um telhado sobre as suas cabeças. Precisamos de nos auto-actualizar. Buda encorajou os empreendedores a terem sucesso através da confiança («dependability») e das capacidades de venda. Aqueles que forem bem-sucedidos podem ajudar outros.»

«(que papel deve ter o Estado na economia?) Essa é uma pergunta muito difícil. Não penso que a igualdade possa ser estabelecida a um nível nacional. As nações podem causar muitos estragos. É por isso que alerto contra esperar muito dos governos quando toca à redistribuição ou à regulação dos mercados financeiros. As pessoas arranjarão sempre formas de contornar regras e leis - mesmo que sejam as melhores regras e leis. Ou pensa que foi a falta de regulação que levou a esta crise financeira? As regras nos Estados Unidos eram boas; mas a acção responsável exige muito mais do que o mero cumprimento da lei.»


«(na sua opinião o mercado livre não está a funcionar bem, e também não acredita na regulação. Então de que precisamos?) Eu chamo-lhe "uma economia de mercado livre responsável". No final tudo se resume a todos os cidadãos individuais; está dependente do sentido de responsabilidade moral, auto-disciplina e valores de cada indivíduo. Esta crise financeira não é apenas uma crise na economia de mercado, mas antes uma crise de valores.»


«A crise é terrível para muita gente, mas também mostra que o valor do dinheiro é limitado e a insegurança é enorme. Os valores interiores como a amizade, a confiança, a honestidade e a compaixão são muito mais fidedignos do que o dinheiro - trazem sempre felicidade e força.»


«A China desenvolveu um poder enorme. É a evidência de como uma economia se pode desenvolver melhor com liberdade a nível empresarial. O que falta na China, no entanto, são valores em que a sua sociedade se possa apoiar. Os princípios que eram relevantes antes da revolução comunista já se foram há muito. E o que tomou o seu lugar? Nada a não ser o dinheiro. A elite comunista pensa apenas em poder e dinheiro, e isso pode ser muito destrutivo»


Obrigatório para gestores, empresários, directores e chefes afins

O que é que realmente motiva um profissional, um funcionário, um membro da equipa? O que é que faz alguém dar o seu melhor? Qual é a chave da motivação? Será mesmo a política da recompensa e do "pau e da cenoura"? Se acha que sim, veja este vídeo por favor (é pena ainda não estar legendado em português, mas pelo menos está acessível a quem percebe inglês). E mude de paradigma!

Leite de vaca e soja: dois mitos com pés de barro?

O Leite de vaca e a soja são dois alimentos que fazem parte da nossa dieta básica e quotidiana. Durante muitos anos o leite bovino tem sido apresentado como um produto quase milagroso (o cálcio!!!...) para a nossa saúde e bem-estar e, de alguns anos para cá, o mesmo vem acontecendo com a soja e os seus derivados, incluindo o cada vez mais popular leite de soja: Mais uma maravilha nutricional que surge nas nossas mesas!

Aqui no Tao não somos dados a teorias da conspiração. Mas é evidente, antes de mais considerações, quem mais ganha com esta aclamação geral: quem produz e quem vende. Sem juízos de valor por agora, é assim que é: ganha a economia. E será assim tão evidente, no entanto, quanto a todos nós, consumidores? Isto é, será assim tão evidente o mérito nutricional e energético destes dois alimentos?

O tema poderá não ser pacífico, mesmo entre especialistas, mas acreditamos que é essencial o acesso a toda a informação. E como estamos precisamente na era da informação e o leite de vaca e a soja já têm mais do que a sua quota de publicidade e aclamação, gostaríamos de partilhar aqui duas perspectivas diferentes em relação a estes produtos, que muitos de nós aceitam acriticamente como bons:

«O leite de vaca é um fluido insalubre, que contém uma gama ampla de substâncias inconvenientes. O seu consumo prolongado tem um efeito cumulativo prejudicial.

Com 59 hormonas activas, vários alérgeneos, gordura e colesterol, a maior parte produzida mostra ainda quantidades mensuráveis de herbicidas, pesticidas, dioxinas (até 2.200 vezes o nível aceitável), até 52 antibióticos poderosos, sangue, pus, fezes, bactérias e vírus. Pode conter resíduos de tudo o que a vaca come. Inclusive coisas como restos radiativos de testes nucleares.(...)»


«Hoje em dia existe uma verdadeira febre de consumo de soja. Propagada como um alimento rico em proteínas, baixo em calorias, carboidratos e gorduras, sem colesterol, rico em vitaminas, de fácil digestão, um ingrediente saboroso e versátil na culinária, a soja, na verdade é mais um "conto do vigário" do qual a maioria é vítima.


É bem verdade que a soja vem da Ásia, mais especificamente da China. Porém, os chineses só consumiam produtos FERMENTADOS de soja, como o shoyu e o missô. Por volta do século 2 A.C., os chineses descobriram um modo de cozinhar os grãos de soja, transfomá-los em um purê e precipitá-lo através de sais de magnésio e cálcio, formando o assim chamado "queijo de soja" ou tofu. O uso destes alimentos derivados de soja se espalhou pelo oriente, especialmente no Japão. O uso de "queijo de soja" como fonte de proteína data do século 8 da era cristã (Katz, Solomon H "Food and Biocultural Evolution A Model for the Investigation of Modern Nutritional Problems", Nutritional Anthropology, Alan R. Liss Inc., 1987 pág. 50).


Não é à toa que os antigos chineses não se alimentavam do grão de soja. Hoje a ciência sabe que ela contém uma série de substâncias que podem ser prejudiciais à saúde, e que recebem o nome de antinutrientes.(...)»


obrigado

29.8.09

Um evento a não perder em Coimbra: 8ª Convenção Mundo Hidro 2009 - "Conjugar Influências"

Vamos espantar a crise aumentando a qualidade!!!

A importância de um mundo sem fronteiras é cada vez mais real, mais presente, mais vivido.
   
A partilha do conhecimento é cada vez mais acessível, exequível e necessária. A busca de influências, da sua conjugação com o que acreditamos e da sua integração no nosso dia a dia como profissionais é uma vantagem, tanto para nós, como e essencialmente para os nossos alunos/clientes.

É por tudo isso, que este ano se tornou imprescindível o conceito de Conjugar Influências. Estarmos disponíveis a partilhar ideias, práticas e emoções inerentes dos trabalhos em água e em terra, rápidos e lentos, externos e internos, desportivos e terapêuticos, do norte ao sul, de este a oeste... de todo este nosso Mundo que agora se pretende cada vez mais híbrido.

É cada vez mais emocionante, sentir-nos cada vez mais família: ao longo destes anos taannntas histórias, jantares, encontros, casamentos e bebés :), decididamente o Mundo Hidro contribui para a taxa de natalidade portuguesa, quiçá internacional (esperamos muitos estrangeiros na convenção este ano).

Agradecemos a todos cada sorriso, cada abraço, cada aula a mil, cada km, cada critica ... todos os esforços. Obrigado Família Mundo Hidro!

Agradecemos também a todos os que este ano se juntam a nós pela primeira vez, pela preferência ou simplesmente pela curiosidade. Esperamos que sintam todas as partilhas de conhecimento técnico, pedagógico, emotivo, humano, esperamos que sintam esta conjugação de sonhos que todos nós acreditamos.

Por acreditarmos em sonhos, este ano lançamos mais desafios: Novos Talentos, porque queremos realmente fazer-te subir ao palco, se for esse o teu desejo; Guiness Solidário, porque mais do que falar em sonhos há que torná-los realidade... contamos com todos para a maior aula de hidro em Deep, ao som de Dj´s ao vivo, em que a tua doação irá servir a Escolas de Cães Guias de Mortágua.

Ano após ano, apostamos na qualidade nacional e internacional dos presenters e na fundamentação do conhecimento prático e teórico, por isso não percas: 24 presenters; 5 Ws Terra; 4h Novos Talentos Terra; 20 Mc Terra; 11 Ws Água; 2h30 Novos Talentos Hidroginástica; 22 Mc Hidroginástica; Noite Guiness Soliário e ... claro está o jantar Mundo de Influências, onde a tua é sempre indispensável.


Clique aqui para conhecer tudo ao pormenor ou visite o site da Mundo Hidro dedicado à Convenção

Eliminar o stress num minuto

Sabe ler inglês, tem um trabalho stressante e quer aprender a relaxar em poucos instantes? Então leia este artigo que está óptimo e é para si.

«Picture this: Sixty seconds of inner quiet. Of not trying to multi-task a thousand responsibilities. Of not projecting yourself into the future. Sixty seconds of listening instead of talking — or lovingly wrapping a gift rather than Grinching your way through the chore.

Believe it or not, a focused 60-second meditation stops the forward momentum of anxiety and nervousness that's so pervasive in our world. And anybody, regardless of schedule, can do it with some practice. "Take just a moment of quiet — even one brief minute of serenity is powerful," says busy mom, leadership trainer, personal development coach and spiritual counselor Dawn Groves, author of Meditation for Busy People. "You don't have to set aside a whole day for meditation," she adds. "Instead, grab what's fresh and useful from a short meditative break, and take that calm into the continuing action of your life." (...)»

Curso de Formação Profissional em Reflexologia

A (Alba Associação Luso Brasileira de Ayurvédica) vai dar início, em 12 Setembro de 2009, a um novo curso de Reflexologia. O curso foi dividido em dois módulos. No primeiro, o aluno aprende Reflexologia Podal.

Uma longa viagem começa com um único passo. (Lao-Tsé (1324-1408 a. C.)

"Os seus pés caminham sobre a Terra e através deles o seu Espírito une-se ao Universo". (Índio Cherokee)
A Reflexologia é uma prática milenar que consiste em aplicar manualmente diferentes pressões em pontos dos pés e das mãos, a fim de estimular o sistema de cura do próprio corpo.

É uma arte suave, uma ciência fascinante e uma forma extremamente eficaz de massagem terapêutica.

A pressão exercida com a ponta dos dedos em diversos pontos específicos dos pés ou das mãos trata com êxito vários problemas de saúde. É também conhecida como acupunctura digital.

A sua origem remonta à Antiguidade, teve origem na China há cerca de 4 mil anos. Descobertas arqueológicas defendem também, o seu aparecimento no Egipto por volta de 2500 anos a.C.
A Reflexologia permite a recuperação gradual do bem-estar, restaura o fluxo normal da energia vital (Chi), activa o mecanismo de cura que existe no interior de cada um de nós.

Conteúdo Programático Geral:

Teórico:
O que é a Reflexologia? / Princípios em que se baseia a Reflexologia / Indicações e Contra-indicações / Avaliação / Áreas reflexas dos pés e das mãos / Anatomia dos pés e das mãos / Meridianos de Acupunctura e os pontos mais importantes localizados nos pés e nas mãos.
Prática:
Técnicas de Massagem / Reflexologia básica dos pés e das mãos/ Técnicas avançadas de Reflexologia que incluem protocolos de tratamento para cerca de 100 patologias, para problemas específicos como por exemplo: ciática, asma, tensão pré-menstrual, estados depressivos e de stress, fadiga, stress, angustia, ansiedade, insónias, síndrome pré-menstrual, problemas digestivos, dores musculares, etc.

Total de horas: Módulos 1 e 2: 60 hs (30 hs cada módulo)
Horário: Sábados das 9h30 às 18hs
Início: Setembro 2009 (ver agenda do site www.ayurvedica.org)
Público-Alvo: Técnicos de saúde / Todas as pessoas interessadas na arte da massagem.
Certificado final: Os alunos com aproveitamento terão direito a um certificado da Associação Luso-Brasileira de Ayurvédica e Disciplinas Associadas, profissional, em Reflexologia – Total: 60 hs

Preços, contactos, inscrições e mais informação na preciosa agenda de formações do excelente site da Federação Europeia de Yoga, Yogaterapia e Ayurveda.

28.8.09

Autismo: Ensino Estruturado no Modelo TEACCH

O Modelo TEACCH - Treatment and Education of Autistic and Related Communication Handicapped Children - resultou da investigação desenvolvida com o objectivo de ensinar aos pais técnicas comportamentais e métodos de educação especial adequados às necessidades dos seus filhos com autismo. Foi desenvolvido por Eric Shopler e seus colaboradores na década de 70, na Carolina do Norte.

A inclusão de alunos com Necessidades Educativas Especiais no sistema regular de ensino, é o desafio actual que tem encontrado respostas diversas que recorrem a numerosas estratégias pedagógicas. As crianças e jovens com patologias específicas como a Perturbação do Espectro do Autismo apresentam dificuldades que na maior parte dos casos não usufruem de soluções adequadas conduzindo-as à exclusão do sistema regular de ensino.

As Unidades Estruturadas para o Autismo com metodologia TEACCH tem vindo a revelar-se, quer em Portugal quer a nível internacional, como um dos meios possibilitadores da inclusão destas crianças e jovens, através do desenvolvimento das suas capacidades sociais e de autonomia.

Objectivos
- Conhecer o modelo TEACCH;
- Aplicar o modelo TEACCH nas salas do Ensino Estruturado;
- Identificar a organizar as salas do Ensino Estruturado, para introdução do modelo TEACCH;
- Avaliar os alunos, de forma a planear os objectivos de intervenção;
- Construir materiais para a implementação do modelo TEACCH.

Conteúdos Programáticos
- Caracterização do modelo TEACCH;
- Utilização do TEACCH na Unidade de Ensino Estruturado;
- Planeamento (Projecto Educativo Individual), de acordo com o TEACCH;
- Organização de toda a logística, para  aplicação do TEACCH (espaço, tempo e materiais);
- Aplicação em salas do ensino especial e regular;
- Avaliação dos alunos;
- Implementação do TEACCH (exemplos práticos de materiais e actividades).         

Formadora
Inês Larcher
- Terapeuta da Fala da APPACDM de Lisboa, em Projecto de Escolas do Ensino Regular.
- Formadora na área e domínio da Sensibilização à Educação Especial.

Destinatários
- Profissionais com intervenção na área da Educação ou da Saúde da Criança e/ou do Adolescente,
- Estudantes de cursos das áreas da Educação ou da Saúde;
- Pais e Encarregados de Educação.

Data: 24 de Outubro

Local: Hospital CUF Descobertas - Lisboa (Parque das Nações)
Nº de Vagas:
  35 (Admissão por Ordem de Chegada das Fichas de Inscrição)
Horário:
10.00 às 17 horas


Preços, inscrições e mais informação contacte a Oficina Didáctica

A Voz

Formação de Terapeutas Terapia Regressiva e Desenvolvimento Integral (TRDI)

Outubro de 2009 a Julho de 2011
3ª Edição
Lisboa

Formação de terapeutas na área de regressão de memória, contemplando o desenvolvimento integral e recorrendo à Terapia Regressiva, a técnicas de Desenvolvimento Pessoal, e à Meditação, nas vertentes activa e tradicional. Adequa-se ao desenvolvimento profissional, e à cura e crescimento da Pessoa nas suas várias dimensões.

Formação de 510h horas teórico-práticas em pós-laboral (Sáb. e Dom.), dirigida por Mário Resende e Ilja van de Griend. Com 190h de Supervisão individual e em grupo incluídas, facilitada por 5 assistentes formados em TRDI.

Formação reconhecida pela European Association for Regression Therapy (EARTh).

Com a colaboração de especialistas nacionais e internacionais, como Hans ten Dam, Roger Woolger, Mário Simões e Vítor Rodrigues, entre outros.

Hans ten Dam e Roger Woolger são pioneiros da Terapia Regressiva, professores internacionais, e autores de trabalhos clássicos e basilares nesta área, como Cura Profunda (Hans ten Dam) e As Várias Vidas da Alma (Roger Woolger).

Mais informação e inscrições no site do projecto promotor deste curso, AlmaSoma, que vale a pena conhecer melhor.

27.8.09

E porque não, ser uma EcoFamília?

O projecto EcoFamílias II, promovido pela EDP Distribuição em parceria com a Quercus, visa a sensibilização dos cidadãos para as questões ligadas ao consumo de energia no sector doméstico, nomeadamente para a sua redução e racionalização.

O objectivo principal é identificar os potenciais de poupança na habitação, nomeadamente:

.Nos consumos de standby e off-mode
.Na iluminação
.Hábitos de utilização dos equipamentos audio-visuais e informáticos;  equipamentos de climatização;  máquinas de lavar/secar roupa e loiça
.Melhoria do conforto higrotérmico na habitação

Esta acção decorrerá entre 2009 e 2010, e prevê o acompanhamento de 1000 famílias (500 em cada ano), residentes em Portugal Continental.

As famílias recebem uma visita dos técnicos EcoFamílias II, nos dias e horas marcados de acordo com a disponibilidade de cada agregado familiar, para que seja feita a avaliação de hábitos de consumo, medição de consumos em standby e off- mode e, análise de consumos de electrodomésticos e levantamento dos aspectos construtivos da habitação.

Com base nas informações recolhidas, será elaborada uma Ficha de Recomendação específica para cada família, com um plano de gestão adaptado e personalizado, e dividido por vários níveis de implementação:

.Alteração de comportamentos
.Melhor utilização dos equipamentos
.Proposta para a troca de equipamentos por outros mais eficientes
.Divulgação de informação sobre aspectos construtivos e soluções que melhorem o desempenho térmico da habitação

Para se candidatar a esta medida, envie um e-mail com o seu nome, morada e telefone de contacto para ppec@edp.pt ou para ecofamilias@quercus.pt


E, já agora, aproveite e conheça melhor aqui o projecto EcoCasa, onde poderá encontrar muita informação útil acerca de poupança energética no ambiente doméstico.

Workshops de Iniciação à Massagem Biodinâmica

A Massagem Biodinâmica, integrada nas terapias psico-corporais, é uma forma suave e individualizada de olhar para cada um de nós, nunca esquecendo que o ser humano é um todo.

Através do toque e da disponibilidade de quem toca, transmite-se confiança, segurança e apoio e, quem é tocado, sente-se convidado a entregar-se a confiar e a experimentar novas sensações, podendo olhar para dentro de si e perceber-se melhor.

Nestes workshops serão apresentados os conceitos básicos de Biodinâmica, e trabalhamos algumas técnicas de massagem, que podem ser praticadas junto de amigos e familiares, serão criadas as condições para cada participante experimentar, confiar, entregar-se, pertencer, tocar e ser tocado, olhar e ser olhado, através de exercícios de consciência corporal.

Sugerimos que os participantes usem roupa que deixe livre os movimentos.

Para os interessados em aprofundar esta abordagem sugere-se a formação de dois anos, com certificação dada pela Asas e Raízes.

A massagem biodinâmica rege-se pelo código ético da terapia psico-corporal.

As inscrições devem ser efectuadas até Cinco dias antes de cada data anunciada.


Datas:
6 Setembro de 2009
26 Setembro de 2009
24 Outubro de 2009
Local: Lisboa – Quinta da Enxara
Contacto: 967 558 942 (mais contactos aqui)
Facilitadora: Antonieta Silva

O Zen nas conferências do Museu do Oriente

O Zen e a sua prática em Portugal
19 Setembro
16h00 às 17h00

Orador: Yves Shosshin Crettaz, monge suíço radicado em Portugal
Entrada Livre
Piso 4

O Zen Soto é uma escola budista caracterizada pela prática intensa da meditação, avessa à especulação filosófica ou teológica e em que as práticas rituais têm uma dimensão relativamente pequena. Nasceu na China, onde assume a designação de Chan, sendo a resultante da interacção do Budismo, vindo da Índia, com a mundividência e o espírito prático chineses, havendo quem lhe descortine influências taoístas. A conferência será seguida de uma pequena meditação Zazen. A conferência é proferida em francês, sem tradução simultânea. Em colaboração com a Associação de Amizade Portugal/Japão.

Uma iniciativa do Museu do Oriente, que tem imensas coisas interessantes para fazer e conhecer.

26.8.09

2º Fórum Massagem em Lisboa

O Portal da Massagem está a organizar o 2º Fórum MASSAGEM – Salão Profissional de Massagens e Terapias Manuais, que irá decorrer nos dias 17 e 18 de Outubro de 2009 nas instalações do IPJ no Parque das Nações, em Lisboa.

Considerando o sucesso da 1ª Edição (cerca de 150 profissionais), será seguramente mais um evento a não perder! Nesta 2ª Edição a organização pretende reunir cerca de 200 profissionais da área da massagem e terapias manuais num espaço exclusivamente dedicado ao sector. Várias palestras e demonstrações técnicas irão novamente despertar o interesse dos profissionais.

Teremos em destaque nesta 2ª Edição as Massagens Lomi-Lomi, Ayurvédica, Estética, Infantil, Champi, Terapêutica com Cristais, Douceur du Monde® e Geriátrica e as Terapias Rolfing, Reiki Dinâmico e Sacro-Craniana. As Palestras “A Regulamentação da Massagem de Estética”, “Certificação de Entidades Formadoras”, “Associativismo nas Terapias Manuais” e “Anatomia Palpatória” serão o alvo do debate teórico.


Para ter acesso às Palestras e Demonstrações é necessária uma inscrição prévia. Informe-se em http://www.forum-massagem.com

25.8.09

Não stresses

Mulheres

E que tal, um mundo mais feminino?

Primeiro, os leitores que dominem o inglês, podem começar por clikar aqui e ler isto.

Depois, podem ter o prazer de conhecer a Care, uma organização que aposta nas mulheres para combater a pobreza.

24.8.09

Estamos quase

Os mais atentos ou interessados já perceberam mais ou menos quem somos e o que queremos. Os ainda mais interessados e atentos, saberão que este projecto tem uma história, isto é, que "não nasceu ontem". Aqui explica um pouco também deste passado. Seja como for, estamos em vésperas de reabrir portas ao público num novo espaço. E com um projecto enriquecido e renovado. Abrimos no dia 1 de Setembro já com as aulas de Yoga com Paula Duarte, ou de Tai Chi com a Virgínia Ribeiro. Sem pompa. Com a mesma simpatia, criatividade e informalidade. E, como sempre, com coisas novas e espantosas a acontecer constantemente.

Mas em vésperas de renascermos, impõe-se uma carta de princípios e intenções:

O Tao Desenvolvimento Pessoal é, antes de mais, uma ideia e uma prática de bem-estar. Isto é, de uma visão positiva, sã, natural e harmoniosa da vida. É a nossa utopia, é o nosso trabalho e o nosso caminho: a tentativa e o processo de felicidade.

Tao não significa muito mais do que o seu sentido literal num dos ídiomas chineses. É a palavra para caminho. Lao Tsu pediu a palavra emprestada e desenvolveu em torno dela uma filosofia espiritual maravilhosa. Mas esse é um caminho. A nossa postura é de muitos caminhos. É global, é complementar e integral: O primado do indivíduo e da consciência global do outro e da natureza (universo). A felicidade, essa nossa utopia, é um caminho múltiplo, exploramo-los todos.

Para Platão uma felicidade ética tinha de ser orientada pelas coordenadas da paz, do amor e da beleza. Também achamos que sim, por isso promovemos arte (criação e beleza), bem-estar e saúde, conhecimento e auto-conhecimento, formação e informação, activismo cívico e ecológico, serenidade e harmonia. E basicamente tudo o que possa enriquecer o ser humano. Porque acreditamos que um ser humano enriquecido constrói um mundo melhor. Um por um faremos a diferença, em multidão somos uma amálgama de inúmeras vontades, regra geral subordinada a algumas poucas vontades terceiras. Isto é, acreditamos que as revoluções interiores são o melhor caminho para a felicidade global e que esse caminho é múltiplo.

Não substituímos ninguém. Acrescentamos valor. Somos complementares. Somos originais, como todos os projectos e propostas, e estamos no ramo dos complementos de bem-estar,  crescimento pessoal, aprendizagem e criação. Por isso não substituímos nem médicos, nem igrejas, nem escolas, nem sequer espaços e projectos similares. Fazemos nossas as palavras aqui parafraseadas do primeiro Buda: não acredites em nada do que te digo, vai e experimenta. Somos multi-disciplinares, respeitamos todos os caminhos do mundo e acrescentamos alguns, valorizamos mais uns do que outros, naturalmente, mas não nos sobrepomos.

Mostramos caminhos eventualmente diferentes e novos e acima de tudo respeitamos a liberdade de cada um escolher e viver, isto é: de experimentar. E sobretudo no que toca à saúde, reforçamos que o faça de forma responsável. Por outras palavras, de forma tolerante, aberta, esclarecida e equilibrada. É por isso que insistimos no carácter de complementariedade. Não só em relação a todas as outras actividades, mas em particular no campo do bem-estar, das terapias. As práticas terapêuticas que proporcionamos têm efeitos positivos comprovados, são executadas por gente em quem confiamos.  Mas não só não somos contra muitos aspectos da medicina científica, como temos a perfeita noção da responsabilidade que é "trabalhar" a saúde e o bem-estar de alguém.

Em concreto e no geral, como é que estas ideias se tornam prática? Em aulas diárias (de Yoga ou Tai Chi, por exemplos), em oficinas e workshops, em conferências, em consultas, em cursos, em exposições, em edições, em retiros ou escapadinhas terapêuticas, em clubes e tertúlias, em projetos educativos, em viagens, em música, em teatro, em agricultura biológica e práticas de sustentabilidade ambiental, enfim, em tudo o que nos ocorra, no âmbito do nosso quadro de valores, interesses ou preocupações.

As nossas principais janelas para o mundo são este blogue, intitulado Caminho(s). É a nossa página do Facebook. É o nosso website: http://tao.yolasite.com/

A forma mais eficaz de seguir o nosso blog e as nossas sugestões será assinar o nosso feed (ou clique em "posts rss" ao cimo; ou inscreva o seu email na caixa que consta no cabeçalho deste blog e siga as instruções) e receber as novidades confortavelmente na caixa do correio electrónico.

21.8.09

Paul Harvey em Portugal na 8ª Convenção Mundo Hidro 2009 "Conjugar Influências"

O professor de Yoga Paul Harvey vai estar pela primeira vez em Portugal nos dias 3, 4 e 5 de Outubro, no complexo Olímpico das Piscinas Municipais de Coimbra (Solum). Serão apresentados dois Workshops e uma Masterclass com os seguintes temas:

One Size Does Not Fit All – Prática de Yoga para situações de Terapia e Prevenção

Yoga para o Corpo, Mente e Emoções – Os ensinamentos e princípios do Yoga como psicologia holística

Yogāsana – Costas, Respiração e Consciência

As sessões são em Inglês com tradução simultânea para Português. Estas aulas são indicadas tanto para iniciados que queiram apenas desenvolver o seu conhecimento e a sua prática, como para praticantes e professores experientes que queiram questionar e clarificar o seu conhecimento nos temas descritos. Em baixo segue uma síntese da experiência de Paul Harvey.

Esta visita a Portugal é viabilizada pelo apoio do Mundo Hidro que insere as sessões descritas na sua 8ª Convenção Internacional: Conjugar Influências. A convenção incluí um leque variado de temas e apresenta outras sessões relacionadas com o Yoga e com técnicas terapêuticas. Neste site também pode obter todas as informações relativas a este evento,  em Inglês e Português.

A convenção incluí várias aulas grátis e abertas a quem tenha disposição (boa de preferência) e interesse, (uma das quais “Yogāsana – Costas, Respiração e Consciência”) e no domingo à noite há um evento de angariação de fundos para a escola de cães guia para o qual pode participar por uma doação à sua escolha.

Descrição das sessões com Paul Harvey e uma breve síntese da sua experiência:

ONE SIZE DOES NOT FIT ALL – Pratica de Yoga para situações de Prevenção e Terapia – Workshop (180min) 

Há uma procura crescente da aplicação terapêutica da prática de Yoga (viniyoga cikitsa) para situações que variam de dores de costas a depressões. No entanto, a aplicação de Yoga como terapia requer a compreensão de certos princípios, psicologia e práticas, o que significa que o que é visto como uma pratica de Yoga personalizada difere grandemente do que é visto como uma aula “normal” de Yoga. Este WS é uma oportunidade única para explorar a aplicação de Yoga como terapia e apreciar os seus princípios centrais como foram desenvolvidos por T Krishnamacharya, o professor de grandes iluminados do Yoga do Século XXI como Pattabhi Jois, BKS Iyengar e TKV Desikachar.

Yoga para Corpo, Mente e Emoções – Os ensinamentos e princípios de Yoga como psicologia holística. – Workshop (180min)

Originalmente a prática de Yoga era uma ferramenta para a transformação de estados mentais e emocionais inúteis. Quais são os pontos principais que fundamentam este ensinamento e existe um texto principal que nos ajude a apreciar estes princípios? Esta WS composta de palestra, questões e discussão oferece a oportunidade de explorar as raízes e o coração das multifacetadas possibilidades do Yoga através de uma introdução ao “Yoga Sutra” de Patanjali, que é tido como o texto base da psicologia do Yoga.    

Yoga Asana: Costas, Respiração e Consciência – Masterclass (50 min)

Compreende como influenciar as acções contrastantes e complementares da coluna vertebral e da respiração. Sente a alteração, modificação e amplificação do efeito das posturas na coluna vertebral e na tua atenção através do controlo respiratório. Explora o efeito intenso e subtil de técnicas mais avançadas como mudra, bandha e nyasa.

Paul Harvey é professor de Yoga (há mais de 30 anos) e outras tradições indianas como Cânticos Védicos, Samkhya, Bhagavad Gita e Ayurveda, sendo formador de professores há mais de 20 anos. Começou a sua prática em 1972 e estudou Yoga (prática, psicologia e terapia) na Índia desde 1979 dentro do contexto tradicional de mentor individual com o seu professor TKV Desikachar. Ele voltou à Índia por mais de 20 vezes para continuar o estudo de Yoga com o seu professor, e áreas associadas de psicologia, assistência médica e música. O seu trabalho de Yoga é complementado por dois anos de treino como Herbalista e cinco anos de treino em Counselling no Reino Unido. Um professor conhecido através dos seus seminários, conferencias, artigos e livros, está envolvido na formação de professores e na formação de formadores de Yoga, mantêm clientes de prática individualizada e é director do “Yogañjali” centro para ensino de yoga e terapia em Bristol (Inglaterra).

19.8.09

Limpar Portugal: Uma tarefa que cabe a todos

Projecto Limpar Portugal

Vivemos num país repleto de belas paisagens mas, infelizmente, todos os dias as vemos invadidas por lixo que aí é ilegalmente depositado.

Nas cidades, nas praias, nos montes, em todo o lado, é frequente vermos as desagradáveis lixeiras.
Partindo do relato do projecto desenvolvido na Estónia em 2008, disponível no YouTube, onde um grupo de pessoas se juntou para limpar o país em apenas um dia, o Nuno Mendes decidiu lançar o mesmo desafio aos membros do seu LandMania Clube de Portugal. O clube, que sempre apoiou este tipo de iniciativas, aceitou o desafio e os seus membros depressa puseram mãos à obra.

Este texto serve para lançar o desafio, num projecto que é de todos:

“Limpar Portugal!”

Neste momento já muitas pessoas acreditam que é possível. O objectivo é juntar o maior número de pessoas por concelho ou por zona geográfica, para que todos juntos possamos, durante um dia das nossas vidas, fazer algo de útil por nós, pelo planeta, e pelo futuro dos nossos filhos.

Certos de que muito ainda há a fazer, toda a ajuda é bem vinda! Quem quiser ajudar, basta juntar-se ao projecto no endereço http://limparportugal.ning.com, e integrar o grupo da região onde reside, ou da região que gosta mais. É nesta rede social e na página oficial do evento http://www.limparportugal.org, que se vai dando conta dos desenvolvimentos do projecto.

No dia 31 de Outubro, por um dia, vamos fazer parte da solução deixando de ser parte do problema.
Para acompanhar o desenvolvimento do projecto segue-nos no Twitter em http://twitter.com/Limpar_Portugal

Para mais informações escreve para projectolimparportugal@gmail.com

Limpar Portugal? Nós vamos fazê-lo! E tu? Vais ficar em casa?

A felicidade pega-se: espalhe o vírus

Projecto prova que as emoções são contagiosas

Um projecto liderado pelo psicólogo Richard Wiseman, da Universidade de Hertfordshire, Reino Unido, envolveu um largo número de pessoas durante quase uma semana. O objectivo era expandir a felicidade. Segundo o investigador, as emoções são contagiosas e acredita que as pessoas possam passar felicidade para aqueles que as rodeiam, ajudando assim a “alegrar o mundo”.

Autor do livro «59 Segundos: Pense um pouco, mude muito» («59 Seconds: Think a Little, Change a Lot»), Richard Wiseman conduziu o estudo com 26 mil participantes e os resultados iniciais estarão acessíveis em breve numa publicação científica, ainda não determinada.

Numa parte do estudo, os participantes foram aleatoriamente designados a um dos cinco grupos existentes. As pessoas dos primeiros quatro grupos viam um vídeo descrevendo uma das quatro técnicas normalmente utilizadas para estimular a felicidade: expressão gratidão, sorrir, recordar um acontecimento agradável do dia anterior ou praticar um acto de gentileza.

Foi pedido aos elementos do quinto grupo, o “grupo de controlo”, que pensassem simplesmente no que tinha acontecido no dia anterior. Este grupo é muito importante porque ajuda a avaliar o nível de mudança na felicidade obtida por efeito de placebo.

Aos participantes foi-lhes pedido que continuassem a treinar as técnicas ensinadas e que no final do projecto reportassem qualquer mudança no seu humor.
Todas as tácticas, mesmo as do “grupo de controlo”, resultaram num aumento da felicidade. No entanto, os participantes a quem foi pedido que pensassem numa coisa positiva do dia anterior foram os que registaram o maior nível de alegria (mais 15 por cento do que o “grupo de controlo”).

A outra parte do projecto incluía duas sondagens a nível nacional, uma antes outra depois do estudo. Perguntou-se a duas mil pessoas para avaliarem o seu humor.

Metade das pessoas que responderam descreveram-se como alegres, 30 por cento desanimadas e 20 por cento indecisas.

Os resultados revelaram 7 por cento de crescimento de alegria após a experiência. É impossível, no entanto, dizer se este crescimento se deveu apenas ao projecto ou se foi causado por outros factores.


In Ciência Hoje

16.8.09

Uma revolução silenciosa em curso

Neste momento, à superfície do mundo há guerra, violência e o cenário parece negro. No entanto, tranquila e discretamente, ao mesmo tempo, algo diferente está a acontecer por baixo.

Está a ter lugar uma revolução interior e alguns indivíduos estão a ser chamados para uma luz superior. É uma revolução silenciosa. De dentro para fora. De baixo para cima. Trata-se de uma operação global. Uma conspiração espiritual.

Há células adormecidas em todas as nações do planeta. Não nos verás na televisão. Não lerás sobre nós nos jornais. Não ouvirás sobre nós na rádio. Não procuramos glória. Não usamos farda. Somos de todos os tamanhos e feitios, cores e estilos.

A maioria de nós actua de forma anónima. Estamos serenamente a trabalhar nos bastidores em todos os países e culturas do mundo. Em pequenas e grandes cidades, em montanhas e vales, em quintas e aldeias, em tribos e ilhas remotas. Você poderia passar por um de nós na rua sem reparar.

Somos clandestinos. Permanecemos por detrás da ribalta. Não nos interessa quem é que fica com o mérito mas apenas que o trabalho seja feito.

Por vezes, detectamo-nos uns aos outros na rua. Cumprimentamo-nos com um aceno discreto e prosseguimos o nosso caminho. Durante o dia, muitos de nós finge ter um emprego normal, mas é à noite por detrás dessa falsa fachada que o verdadeiro trabalho ocorre.

Alguns chamam-nos de Exército Consciente. Estamos lentamente a criar um novo mundo com o poder das nossas mentes e dos nossos corações. Seguimos, com paixão e júbilo. As nossas ordens vêm da Inteligência Espiritual Central.

Quando ninguém está a olhar, largamos bombas suaves e secretas de amor: Poemas, Abraços, Música, Fotografias, Filmes, Palavras gentis, Sorrisos, Meditações e Orações, Dança, Activismo social, Websites, Blogs, Gestos aleatórios de bondade.

Cada um de nós expressa-se de formas únicas com os nossos talentos e dons únicos. "Sê a mudança que queres ver no mundo". Este é o lema que enche os nossos corações. Sabemos que esta é a única forma de acontecer uma transformação real. Sabemos que, tranquilamente e com humildade, temos o poder de todos os oceanos combinados.

O nosso trabalho é lento e meticuloso como a formação de montanhas, nem sequer é visível a olho nú e, no entanto, com ele mover-se-ão enormes placas tectónicas nos séculos vindouros.

O Amor é a nova religião do século XXI. Não tens de ser uma pessoa com educação superior ou possuir conhecimentos excepcionais para o entender. Vem da inteligência do coração, embebida no intemporal pulso evolucionário de todos os seres humanos.

"Sê a mudança que queres ver no mundo". Mais ninguém o pode fazer por ti. Estamos a recrutar... talvez te juntes a nós ou talvez já o tenhas feito. Todos são bem-vindos. A porta está aberta.

autor anónimo, traduzido por nós daqui

Concurso de Fotografia celebra o aleitamento natural

"Vamos Comemorar a Semana Mundial do Aleitamento Materno”
De 1 de Agosto a 11 de Outubro de 2009


O que é?
Para sinalizar a Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM), que este ano tem por tema "Aleitamento Materno - Resposta Vital nas Emergências. Está Preparado?" a Amamentar e o Ser Mãe organizam um concurso de fotografias que tem como alvo mostrar a amamentação como algo natural e como uma experiência gratificante.

A quem se destina?
A todos aqueles que queiram participar, desde que com autorização da mãe fotografada.

Conheça o regulamento e mais informação no (excelente) site Info Ser Mãe

15.8.09

Tai Chi ao crepúsculo

Depois da alvorada com Tai Chi no areal de Buarcos (Figueira da Foz), a professora Vírginia Ribeiro, colaboradora e amiga de longa data do Tao, vai levar a efeito uma sessão, também de participação livre e aberta a todos, dos 8 aos 88 anos, de Tai Chi Chuan ao Pôr do Sol, no próximo dia 22 (sábado).

Esta sessão de Tai Chi "crepuscular" no belo cenário da baia de Buarcos, junto aos bares de praia, está marcada para as 20h00. Basta aparecer e juntar-se ao grupo.

E porque não, Bobby McFerrin?


Fantástico, este vídeo, onde o músico Bobby McFerrin usa a escala pentatónica e, recorrendo à participação do público, demonstra a programação neural (cerebral) no Festival Mundial da Ciência deste ano.

Curso de Pinda Sweda no Porto

Hoje em dia o trabalho terapêutico das Pindas é reconhecido e divulgado por todo o mundo ao serem reconhecidos como utensílios essenciais das medicinas orientais em geral e da massoterapia em particular.

Os benefícios que estas variadíssimas terapias têm em comum derivam do prazer que proporcionam e da eficácia dos resultados obtidos com a sua massagem de aplicação.

Com esta formação os formandos irão aprender 3 terapias ayurvédicas distintas em que se usam técnicas de aquecimento com pindas para diferentes objectivos terapêuticos. São eles:

Elakizhi – pindas com preparado de ervas medicinais
Navarakizhi – Pindas com arroz medicado
Podikizhi – Pindas com pó terapêutico

Aprenderá também a fabricar pindas a partir de ervas fitoterapeuticas portuguesas de fácil acesso, de acordo com cada estação do ano, ou ainda a prepará-las de acordo com cada cliente.

O curso inclui também uma sequência de snehana (massagem de deslizamento ayurvédica) para aplicar óleo de forma adequada e preparatória aos tratamentos e ainda a sequência tradicional de massagem com pindas com o cliente em 7 posições corporais diferentes.

Estas técnicas de manutenção e rejuvenescimento incluem os seguintes benefícios:

- Alivia o cansaço, a depressão, tonturas e insónia;
- Promove o apetite;
- Trata a rigidez nas articulações;
- Ajuda eficazmente no tratamento de doenças neuromusculares e sistémicas;
- Aumenta a circulação sanguínea promovendo a saúde metabólica;
- Trata inchaços e dores de articulações, dores reumáticas e dores de costas;
- Complementa o tratamento de doenças de cariz nervoso;
- Elimina toxinas;
- Previne hipertensão arterial, diabetes, problemas de pele e rugas;
- Nutre os tecidos humanos, retarda o envelhecimento e rejuvenesce;

Não é necessário formação prévia de terapias.

Carga horária: 16h00
Datas: 19 e 26 de Outubro/2009 (segundas-feiras)
Horário: 09h00-13h00 e, 14h00-18h00
Formador: David Ferreira

14.8.09

Meditação da Lua Nova na Figueira da Foz

O grupo de Estudo dos Anjos da Cabala, orientado de há alguns anos a esta parte por Lisete Soares, vai realizar uma “Meditação da Lua Nova com os anjos da Cabala”, na Figueira da Foz. A entrada é livre mediante donativo.

Data: Na próxima 5ª feira, 20 de Agosto pelas 21h00
Local: Espaço Migun, Praça 8 de Maio nº 39 Sala 3

Contra a proliferação da tourada nos Açores

Mais uma boa causa para apoiar. Desta vez, contra a proliferação das touradas nas belas ilhas açorianas. Uma iniciativa do blog SOS Costa Norte.

13.8.09

Ciência confirma virtudes terapêuticas do chá branco

Chá branco: A fonte da «eterna» juventude

Bebida aumenta elasticidade da pele e previne contra doenças cancerígenas e cardiovasculares

As propriedades benéficas de determinadas ervas não são uma novidade, mas um novo estudo mostra que optar por uma chávena de chá branco pode ser uma decisão bastante saudável já que ficou demonstrado que reduz os riscos de cancro, reumatismo, artrites e até mesmo rugas.

Uma equipa de cientistas da Universidade de Kingston, em Londres (Reino Unido), em parceria com a Neal’s Yard Remedies testou as propriedades de 21 planta e extractos de ervas e chegou à conclusão que todas elas tinham benefícios, mas ficaram intrigados com as múltiplas potencialidades do chá branco.

Declan Naughton, docente da School of Life Sciences, da Universidade de Kingston, explicou que a bebida podia ajudar a prevenir o envelhecimento e tem grandes níveis de anti-oxidantes que podem precaver o organismo de doenças cancerígenas e cardiovasculares.

“Fizemos testes para identificar extractos de plantas que protegem as proteínas estruturais da pele, especialmente a elasticidade e o colagénio”, avançou. O investigador acrescentou ainda: “A elastina [proteína] permite a natural elasticidade do corpo e o melhor funcionamento dos pulmões, das artérias, ligamentos e da pele”.

Continua em Ciência Hoje

Pelos animais, uma causa política

Ajude a viabilizar uma boa ideia. Imprima a ficha de recolha de assinaturas e passe a palavra. Conheça aqui o manifesto.


11.8.09

E que tal começar já a treinar?

24 de Outubro de 2009

"Para que no mundo se escute o clamor de milhões de pessoas que querem a paz e o fim das guerras. Para que as forças do pacifismo e da não-violência sejam a maioria e façam sentir a sua voz".

É a primeira marcha mundial que percorrerá todo o planeta pedindo o fim das guerras, as armas nucleares e a eliminação de todo o tipo de violência.

Uma acção que pretende:

Conseguir o desaparecimento das armas nucleares, a redução progressiva e proporcional do armamento. A assinatura de tratados de não agressão entre países, a renúncia dos governos à guerra como meio de resolução de conflitos.

Recuperar o melhor das diversas culturas e povos da Terra.

Fazer confluir as vontades de toda a sociedade civil para eliminar definitivamente o flagelo social das guerras.

Gerar uma consciência social mundial contrária a toda a violência (física, psicológica, racial, religiosa, económica, sexual), tão estabelecida e aceite pela sociedade.

Uma consciência global que actue como repulsa geral de todas as formas de violência.


Mundo Sem Guerras

* Países: 90
*Quilómetros: 160.000
*Duração: 90 días
*Transportes: 40 trajectos em comboio (incluindo o Transiberiano).  
*100 trajectos terrestres (todo-o-terreno, autocarro, carros, bicicletas...), incluindo os trajectos Paris-Dakar e América norte-sul pela cordilheira dos Andes.                         

*14 trajectos aéreos.                
*25 trajectos aquáticos (navios, barcos, canoas, etc.)
*Climas: a marcha atravessará todos os climas, desde o temperado suave, passando pelo mediterrânico, continental, tropical, siberiano e tórrido até ao desértico. Desde a estepe siberiana até aos desertos do Sara e de Atacama (o mais seco do mundo) até à Antárctida.   
*Estações: nos 90 dias passará 2 vezes pelas 4 estações do ano
*Altitude: no seu percurso a MM terá que passar por lugares a 5 000 m de altitude
*Equipa permanente: 50 pessoas
*Passagens fronteiriças: 160
*Instituições co-organizadoras: 500

*Instituições colaboradoras e adesões: 3000
*Visitas a governos e representantes políticos: 100
*Centros espirituais: 25
*Participantes no percurso: 1 milhão
*Participantes virtuais: 10 milhões 



(clique para aumentar)

10.8.09

Projecto Fogo no espaço EcoPorto

Conheça agora um magnífico projecto agro-eco-espiritual num local improvável. Falamos do EcoPorto - Centro de pesquisa e práticas ambientais, sociais e espirituais, que funciona no centro da cidade do Porto, em um hectar de terreno onde se desenvolvem as mais variadas acções de formação, sensibilização e partilha.

O EcoPorto é animado pela seguinte visão: «Vemos um mundo onde as pessoas exprimam todo o seu potencial num clima de fraternidade e conexão com a Natureza». E para conhecer melhor, aconselhamos a começar por visitar o sítio na internet.

E depois, visite o sítio real. E pode ser já a participar num workshop de fornos solares e rocket stoves (Projecto Fogo), que terá lugar no próximo dia 22 de Agosto.

Inspirações para a semana

 Mensagem motivacional I Have the Power para a semana que começa:

Neste período de férias, em que temos mais tempo para pensar, para estar com a família, em que nos rimos mais, em que estamos mais vezes em contacto com a Natureza, é um período fantástico para pensarmos na nossa vida, no que temos feito, no que estamos a fazer e no que vamos continuar a fazer.

Será que faço o que gosto?

Será que podia fazer algo que me fizesse sentir que vou a caminho dos meus sonhos? O quê? Por onde poderia começar?

Será que os hábitos que tenho são bons para mim? Se não, que tal começar hoje a mudar apenas 1 deles?

Será que a importância que dou aos problemas, ao que me fazem, ao que dizem de mim e me dizem, não é exagerada?

Será que os outros merecem tal importância?

Será que o problema merece tal importância?

E se eu imaginasse ser maior que qualquer problema?

E se seu avançasse nesta semana, pensando no meu futuro e não apenas no passado e no presente?

E se eu vivesse por momentos, em cada dia, no futuro e não apenas no agora?

O que irá acontecer esta semana, se eu experimentar?

Votos de uma semana TREMENDA!

Conheça melhor aqui o projecto I Have the Power e o trabalho de Adelino Cunha, um pioneiro do Desenvolvimento Pessoal em Portugal.

3.8.09

Workshop de Psicologia Positiva em Lisboa

com Laura Sanches
26 de Setembro 10h - 18h

Programa:
1.O que é a Psicologia Positiva e suas raízes.
2.A desesperança Aprendida e a importância de sermos capazes de controlar as nossas vidas.
3.Importância e vantagens do Optimismo para a saúde mental e física.
4.Teste do Optimismo de Seligman.
5.Características do Optimismo – diferentes tipos de explicação.
6.Técnicas para estimular o Optimismo.
7.Identificar as crenças negativas e substituí-las por pensamentos positivos.
8.O flow e sua relação com o bem-estar psicológico.
9.A Gratidão e sua relação com o bem-estar psicológico.
10.Métodos para estimular a gratidão.
11.A felicidade vista pela ciência.
12.A escala geral de Satisfação com a vida e a Escala de Gratidão.
13.Como podemos aumentar os nossos níveis de felicidade e bem-estar psicológico.
14.Actividades que podem contribuir para aumentar os nossos níveis de felicidade.
14.1 Yoga, Relaxamento e Meditação e sua relação com o Bem-estar Psicológico e com a Felicidade.
14.2 Mindfulness e Felicidade.


Este workshop será composto por algumas partes teóricas, seguidas de exercícios para vivenciar os conceitos expostos e para pôr em prática algumas técnicas que poderão ser usadas no dia-a-dia, com o objectivo de sermos mais capazes de levar uma vida preenchida e feliz.

2.8.09

Andanças 2009: Um festival dedicado ao Silêncio

Já começou o Andanças! Até dia 9 de Agosto, todos os caminhos vão dar a Carvalhais, São Pedro do Sul, onde todos os anos a associação Pé de Xumbo organiza um dos mais concorridos e excitantes festivais de Verão portugueses. E certamente o mais eclético. É sobretudo dedicado às danças do mundo. Mas é muito mais do que isso...

Este ano, o Andanças é dedicado ao Silêncio. Como é que se faz um festival de música, teatro, dança e outras artes e ofícios tradicionalmente sonoros? A resposta está na experiência: Vá e viva estas andanças! Porque como sublinha a organização, «o Andanças é um festival onde não se vem ver, vem-se fazer».

«Dedicar um Festival de Música e Dança ao Silêncio? É esse o desafio Andanças 2009. Dedicado ao “silêncio” no sentido de parar para reparar no que se ouve, no que se faz, no que se vai dizer... Parar os excessos de ruído, de correria, de consumo... As pausas são essenciais na música, como na vida: interrompa a sua para vir ao Andanças! 3 a 9 de Agosto.»


Receitas e tratamentos naturais

Porque rir é um fantástico remédio...

Sessão de Yoga do Riso
Museu do Sal, Figueira da Foz
14 de Agosto

A gargalhada é o paraíso para as nossas células. Venha rir e ofereça umas férias de boa disposição ao seu corpo e mente.

Local: Museu do Sal (Armazéns de Lavos)
Horário: 15h30 às 17h00
Custo: 12€

Mais informações em Escola do Riso

A Escola do Riso também tem agendado um curso certificado de Líder do Riso, a decorrer no fim de semana de  19 e 20 de Setembro, em Casal de Ermio, Coimbra, nas instalações do Teatrinho Marimbondo. Inscrições e mais informações aqui.

O Alentejo e a Cortiça: um excelente documentário

1.8.09

Home Banking: Conselhos preciosos de segurança

Dicas para se prevenir de fraude ao aceder ao Home Banking:

Quando fizer uso dos serviços bancários pela Internet, siga as 3 dicas abaixo para verificar a autenticidade do site:

1 - Minimize a página . Se o teclado virtual for minimizado também, está correto. Se ele permanecer na tela sem minimizar, é pirata! Não tecle nada.

2 - Sempre que entrar no site do banco, digite sua senha ERRADA na primeira vez. Se aparecer uma mensagem de erro, significa que o site é realmente do banco, porque o sistema tem como checar a senha digitada. Mas se digitar a senha errada e não acusar erro é mau sinal. Sites piratas não tem como conferir a informação, o objetivo é apenas capturar a senha.

3 - Sempre que entrar no site do banco, verifique se no rodapé da página aparece o ícone de um cadeado; além disso clique 2 vezes sobre esse ícone; uma pequena janela com informações sobre a autenticidade do site deve aparecer. Em alguns sites piratas o cadeado pode até aparecer, mas será apenas uma imagem e ao clicar 2 vezes sobre ele, nada irá acontecer.

Os 3 pequenos procedimentos acima são simples, mas garantirão que você jamais seja vítima de fraude virtual.

Emprestado do sempre interessante BioTerra. Obrigado!

Filosofia para Crianças em Braga

Filosofia para Crianças
12 e 19 de Setembro


Programa:

Sábado - Dia 12

- Introdução teórica à disciplina Filosofia para Crianças" (sua génese e o seu desenvolvimento);
- Suas eventuais potencialidades;
- Forma possiveis de as introduzir nos diferentes curriculos escolares;
- A "Filosofia para Crianças" no Mundo;
- Apresentação das metodologias de Lipman e Óscar Brennifier;
- Análise de texto da Pimpa.
Sessão prática: demonstração de uma sessão de Filosofia para Crianças: Que actividades fizeram as crianças; que materiais utilizados; que reacções e avaliação fizeram as crianças da sessão.

Sábado - Dia 19

- Apresentação e análise dos manuais existentes para a disciplina;
- Realização de uma panóplia de actividades aplicadas a diferentes faixas etárias;
- Avaliação das actividades realizadas.

Local: Braga
Destinatários: Professores; Educadores; Auxiliares de Educação; Pais e E.E. ATLs e outros interessados.
Inscrições e mais informações: apefp@iol.pt
Sócios: 10,00 Euros
Não Sócios: 35,00 Euros