31.7.09

Um site delicioso

Uma alimentação equilibrada é meio caminho andado para o bem-estar integral. A nutrição será, nesse sentido uma das prioridades do novo Tao Desenvolvimento Pessoal, que abrirá portas ao público na Figueira da Foz em Setembro.

Promoveremos cursos, workshops e palestras, editaremos publicações sobre este tema e continuaremos a divulgar e a promover boas práticas e ideias alimentares.

O site agora em destaque aqui no Caminho(s) é, nesse contexto, exemplar. Trata-se do espaço online da nutricionista Florbela Mendes, que é muito mais do que um veículo informativo do seu trabalho, oferecendo aos leitores um grande número de conteúdos interessantes sobre o tema, artigos, notícias, testes, tabelas, receitas, links, etc.

Enfim, um site que merece visita mais demorada e frequente:

30.7.09

Curso de Massagem Ayurvédica Intensivo no Porto

A Associação Alba abriu inscrições para um novo curso de férias intensivo de Massagem Ayurvédica.
O curso tem inicio no dia 15 de Agosto, Sábado pelas 10 horas.
Decorre aos fins de semana, Sábado e Domingo das 10h00 as 18h00 e durante a semana das 19h00 às 22h30.
Os interessados deverão contactar a Associação para formalizar a inscrição. Basta enviar mail para porto@ayurvedica.org .
Para confirmar a vaga é necessário pagar a taxa de inscrição no valor de 50 Euros.

Programa do Módulo I - Massagem Ayurvédica Tradicional - Sistema de Relaxamento

Apresentação
A arte milenar da terapia corporal tem na massagem ayurvédica tradicional uma das mais completas e rejuvenescedoras tradições desenvolvidas e praticadas na Índia. Este sistema faz parte da religião védica, no entanto, é ainda um dos principais pilares utilizados nos tratamentos medicina ayurvédica, que também pertence a mesma tradição religiosa.
Caracteriza-se por ser uma técnica de massagem holística que favorece a integração, o equilíbrio e o intercâmbio dinâmico entre a mente e o corpo. Figura nos textos védicos mais antigos e se caracteriza pela utilização de óleos. É conhecida e utilizada, portanto, desde a sua origem, como método para complementar e potencializar as distintas ciências. Era e é utilizada pelas famílias como prática habitual e na medicina era e é utilizada como método diagnóstico, curativo e preventivo.
A religião a tem utilizado, desde a antiguidade remota, como método de purificação do corpo. Importante ressaltar ainda que a ciência médica ayurvédica sempre teve nas massagens um complemento importante com variadas técnicas e inúmeras aplicações.
O sistema que ensinamos é único, completo, tem incorporado em si todo o conhecimento subtil do funcionamento do corpo, tanto em termos físico, como em termos energético e subtil. Por isso os resultados são visíveis de imediato. Resta frisar que este sistema é velado pelo campo energético subtil e espiritual.


Objectivos
O curso que promovemos é dividido em 2 módulos específicos.
O 1º módulo busca levar o aluno a:
- aprender a executar, de forma precisa e criativa, uma massagem completa, dos pés à cabeça utilizando apenas as mãos
- levar o aluno a perceber o campo energético que compõe o corpo físico e seus efeitos em termos de saúde e de doença
- dar ao aluno uma maior consciência do seu corpo e de como ele funciona
- levar o aluno a perceber como as energias se interagem
- fazer com que o aluno experimente em seu corpo os efeitos da massagem
- dar conhecimento, em termos de iniciação, de todo complexo teórico que compõe a tradição védica e a medicina ayurvedica
- dar ao aluno noções de terapia ayurvédica e do seu vasto campo teórico
- mostrar ao aluno o desenvolvimento deste sistema ao longo dos séculos
- mostrar ao aluno como deve funcionar um gabinete
- ensinar ao aluno como deve se comportar, de forma ética, perante o cliente e durante o tratamento
- saber discernir entre os diversos casos que se apresentam e o que deve fazer para realizar uma boa massagem.


Benefícios da Massagem
Entre outros: Estimula as energias do corpo físico. Equilibra as emoções. Facilita o auto-conhecimento. Combate o “stress”. Recupera e mantém a saúde física, psíquica, mental. Amplia a capacidade respiratória. Activa a circulação sangüínea. Recupera o nível máximo da energia vital, desfazendo os seus bloqueios. Reequilibra a energia nos chakras. Corrige a postura corporal.


O programa do curso completo foi dividido em dois módulos obrigatórios (para quem quiser actuar profissionalmente).


O 1º módulo possui uma parte teórica e uma prática:


Teórico:
Ayurvédica: Conceito, Características, Acções e Funções
História da Ayurvédica Conceitos gerais da Medicina Ayurvédica As diversas massagens na Índia
Os preceitos e fundamentos básicos da terapia ayurveda: os 5 elementos e os 3 doshas
Os pilares do ayurveda Noções de Anatomia humana, com ênfase aos músculos de sustentação, e subtil
Noções de Fisiologia humana (ênfase para o sistema nervoso autónomo e circulatório na aplicação da massagem) Noções de anatomia oculta
Principais Centros Energéticos do sistema subtil, primários e secundários de importância na prática da massagem e suas funções psico-fisiológicas
Introdução ao Sistema de Chakras
Os chacras e suas funções
Os óleos e suas principais aplicações
A Arte da massagem Ayurvédica Indicações, contra-indicações da massagem Ayurvédica
Circuitos básicos e subtis da massagem Ayurvédica Massagem Ayurvédica e realinhamento dos chacras
Movimentos utilizados na Ayurvédica


Prático:
A parte prática inclui a execução de uma massagem completa, simples, com a seguinte sequência básica:
COLUNA: Lombar, dorsal, cervical e estimulação de pontos vitais
MEMBROS INFERIORES: Região posterior e planta dos pés – massagem e estimulação de pontos vitais
MEMBROS INFERIORES: Região anterior – massagem e estimulação de pontos vitais ABDÔMEN: Massagem e estimulação de pontos vitais
TÓRAX: Massagem e estimulação de pontos vitais
MEMBROS SUPERIORES: Massagem na parte anterior e posterior e estimulação de pontos vitais
PESCOÇO: Massagem nas cordas vocais e estimulação de pontos vitais
FACE: mandíbula, sínus, orelhas, sobrancelhas, testa e estimulação de pontos vitais
CABEÇA: couro cabeludo, células do cérebro e olhos e estimulação de pontos vitais

Informações:
Porto: 960448999 / 919075904 / 935636331 - E-mail: porto@ayurvedica.org
Porto: R. da Igreja de Cedofeita, 44-4º - 4050-306 - Porto

Pagamento da inscrição pode ser feita por transferencia bancária: (apresentar recibo no 1º dia de aula):
Banco Montepio Geral: Nib: 0036 0006 99100071601 88
Agência: Alvalade - Lisboa

29.7.09

Alvorada Tai Chi na Figueira da Foz


Reside na Figueira da Foz ou está cá de férias?  Então esta proposta é para si: Porque não começar o dia com uma sessão de Tai Chi Chuan na bela baia de Buarcos?
´
A professora Virgínia Ribeiro vai realizar no dia 2 de Agosto (domingo), pelas 6 da manhã, uma aula aberta e gratuita, onde todos são bem vindos para assistir ao nascer do sol praticando esta antiga arte marcial interna chinesa, que conquista cada vez mais adeptos no Ocidente.

Junte-se a esta sessão colectiva de "meditação em movimento", que terá lugar no areal de Buarcos, junto aos bares-restaurantes de praia.

Nove minutos de exercícios para regarregar as baterias

28.7.09

Uma escapadinha enriquecedora

Cumpriu-se este fim de semana a Escapadinha Terapêutica do Tao na Tocha. E cumpriu-se o que, pelo menos para nós, anfitriões (des)organizadores, constituiu uma magnífica jornada de partilha e aprendizagem.

Para os cerca de trinta participantes que vieram ao nosso encontro, um pouco de todo o país, incluindo as crianças, foi também um fim de semana de relaxamento e de encontros. Com os outros, mas sobretudo, esperamos, consigo próprios.

Durante dois dias e meio, mergulhámos numa dimensão alternativa, mais verde, tranquila e afectuosa. E, acima de tudo, tivemos todos uma experiência humana enriquecedora. Uma experiência de Desenvolvimento Pessoal.

As massagens, o yoga, os debates e as conversas, os vídeos e as palestras, os workshops, a piscina e as horas indolentes no relvado ao sol, os passeios revigorantes pela magnífica mata da Quinta da Fonte Quente, o tai chi, as massagens, o shiatsu e o reiki, as danças orientais, o contacto com a filosofia prática e com a cozinha vegetariana, as amizades que se criaram e todo o contacto caloroso que se trocou, fizeram desta uma experiência a não esquecer e certamente a repetir.

A todos os que participaram, mais uma vez, o nosso muito obrigado e até à próxima!

ps: as fotos seguem em breve num álbum online.

23.7.09

Referência mundial das Constelações Familiares em Portugal

Carola Castillo em Portugal
2, 3 e 4 de Novembro
Carcavelos


A Talent Manager anuncia a visita a Portugal, em Novembro próximo, de Carola Castillo, profissional de grande êxito internacional na área das Constelações Familiares e Xamanismo.

Trata-se de uma oportunidade única, pois a Carola raramente vem à Europa. Ela tem uma forma de trabalhar muito original, com honestidade, profundidade e com um grande respeito pelo cliente. Desenvolveu novas ferramentas que aplica com mestria. Depois de vê-la trabalhar, ficará com uma nova e abrangente visão do trabalho sistémico e da sua arte de facilitar constelações.

Prestigiada autora Venezuelana, publicou o primeiro livro de Constelações Familiares (Ecos do Passado) na Venezuela e já vai na sua quarta edição. É conferencista e formadora de Constelações Familiares em muitos países. É considerada inovadora neste trabalho, tendo criado diversos movimentos relevantes, como o “perdido / excluído”, a “meditação / ritual” e a ancoragem na finalização da Constelação Familiar.

Criadora das suas próprias ferramentas terapêuticas, como as figuras sistémicas e as pegadas sistémicas, que são de uma grande utilidade nas consultas individuais.

Há mais de 8 anos que facilita workshops, formações e conferências sobre as Constelações Familiares, do pioneiro e criador Bert Hellinger, na América Latina, Estados Unidos e Europa. É certificada pelo Instituto de Berlim. O seu trabalho foi relevante para entender que “a solução está mais além da nossa vista”.

Fundadora e Directora do Instituto Bert Hellinger da Venezuela. Fundadora e Co-Directora dos Institutos Hellinger do Equador, República Dominicana e Pittsburg (USA).

Dedicou mais de 20 anos a investigar os mistérios da sabedoria antiga (xamanismo) e a incorporar essas descobertas no trabalho que realiza com as Constelações Familiares. Inspirada pelos Índios Yanomami da Venezuela, Carola criou um novo conceito de Constelações Familiares, combinando-o com as suas raízes e a herança dos seus antepassados, emigrantes de vários países. Através desta exclusiva integração, criou uma nova forma de facilitar as constelações que abre o espaço para sarar a alma.

Nota: Devido ao grande interesse que este seminário tem suscitado, recomendamos que formalize a sua inscrição o mais rapidamente possível para garantir a sua participação.

Data: 2, 3 e 4 de Novembro 2009
Horário: 16:00 - 23:00
Local: Hotel Riviera Carcavelos
Preço: 350 euros (+ IVA)
Contactos: 214 671 215 / 917 225 317 ou systemic@talentmanager.pt

22.7.09

Alimentação em Tempos de Gripe: Um ebook útil

"Alimentação em Tempos de Gripe" é o primeiro livro electrónico da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto (FCNAUP) desenvolvido com o objectivo de disponibilizar à comunidade ferramentas para planear a sua alimentação de forma a fazer face a uma eventual "situação de mudança de rotinas sem alarmismos". 

A inspiração para editar este e-book surgiu durante uma reunião com a equipa da UPorto que tem vindo a desenvolver o plano de contingência para a pandemia da gripe. A eventual necessidade de permanência em casa para prevenção do contágio ou para tratamento da doença levaram Maria Daniel Vaz de Almeida a pensar que seria interessante reunir um conjunto de sugestões que ajudasse à organização da "alimentação em tempos de gripe". Foi fácil o contágio da ideia e, em poucas semanas, Bela Franchini, Cláudia Afonso, Patrícia Padrão e Cecília Morais produziram este e-book. 

Febres altas, dores musculares, tosse, falta de apetite e um risco elevado de desidratação são alguns dos sintomas que caracterizam a doença. Para além de cuidados médicos, o tratamento da gripe exige muito repouso e uma alimentação adequada. O manual inclui sugestões sobre o aprovisionamento alimentar, a conservação à temperatura ambiente ou em condições de frio bem como o planeamento de refeições. A exigência de permanência no domicílio dá realce à utilidade deste e-Book pois "é o formato mais adequado e ajustado para a divulgação desta mensagem, à distância de um clique.

I Have the Power e Tao: Uma parceria de Crescimento

Em vésperas de iniciar uma nova caminhada, que passará, entre muitas outras magníficas novidades, por um novo e melhorado espaço físico na Figueira da Foz aberto ao público e fervilhante de actividades em preparação, o Tao vai levantando aos poucos o véu sobre algumas dessas mudanças.

Uma delas já é vísível. Para quem já nos conhece há mais tempo e não tenha reparado, mudámos de nome. O Tao mantém-se, já que espelha a nossa essência filosófica, mas deixámos de ser Centro de Yoga e Bem-Estar. Na prática continuamos a ser isso mesmo, um centro de yoga e bem-estar, mas em teoria passámos a designar-nos Tao Desenvolvimento Pessoal.

Como já foi referido, em breve levantamos todo o véu, mas para já queríamos destacar uma das parcerias em que estamos empenhados. Designadamente com um dos pioneiros e mais interessantes "gurus" nacionais da motivação e do desenvolvimento pessoal, Adelino Cunha, mentor do projecto I Have the Power e empreendedor, cuja organização tem crescido ao merecido ritmo da qualidade da sua mensagem. Sobretudo numa altura em que tanto se fala de crise, achamos ser essencial associarmo-nos a esta dinâmica e promover uma atitude positiva e de crescimento.

É neste sentido que este nosso blog do Tao passará a divulgar regularmente os serviços, eventos e produtos I Have the Power. E começamos desde já destacando o próximo curso de Excelência Pessoal Nível I, que terá lugar no Porto no próximo dia 8 de Agosto. Um dia de aprendizagem intensiva com Adelino Cunha:


Nível I

O que vai aprender:
- Como se preparar mental, emocional e fisicamente para encarar o verdadeiro sucesso.
- Como descobrir o que você realmente quer da vida - o que ama e o que odeia - e descobrir o que a(o) motiva a viver a vida com paixão.
- Como melhorar as suas capacidades de comunicação e relacionamento, conectando-se facilmente com qualquer pessoa, a nível pessoal e profissional.
- Como criar relações irresistíveis, na sua vida pessoal e profissional - dominando métodos satisfatórios para ambas as partes .

Em EXCELÊNCIA PESSOAL, você será treinado pessoalmente por Adelino Cunha com as mesmas estratégias-chave, crenças, práticas de comunicação e psicologia utilizadas pelos maiores líderes mundiais na sua escalada para o sucesso e realização extraordinários.

Local: Hotel Vila Galé - Porto (junto ao Campo 24 de Agosto)
Duração: 1 dia
Horário: 10h00 - 20h00
Inscrição inclui: Curso, Documentação, Almoço e Diploma
Facilitador: Dr. Adelino Cunha


21.7.09

Feira de Bem-Estar na Figueira da Foz

A Stone Splash junta-se à Feira de Artesanato Urbano no primeiro sábado de cada mês, no Jardim de Buarcos, para dinamizar a Saúde e o Bem Estar de quem quiser aderir.

No Sábado dia 1 de Agosto, participe nas aulas de Yoga, Tai Chi e Dança Criativa (para crianças dos 2 aos 7 anos acompanhadas dos papás). 

(clique para aumentar)

O ritmo poderoso do Reencontro com as raízes em Sintra

Trance Dance Tribal Drums
25 de Julho
Sintra

com Percussão ao Vivo!
Nesta noite ímpar, onde a magia dos tambores marcará o ritmo, a música levar-nos-á numa grande viagem ao encontro das nossas raízes milenares, em sintonia com as culturas tribais, mães de todas as civilizações.

Com esta percepção expandida, sentimos a pele quente dos djembés e dos dununs que ressoam, o chocalhar das maracas, o assobio das flautas, e outros instrumentos que nos vão guiar no caminho sagrado do som e nos fazem reviver a memória de um tempo já há muito esquecido.

Com Natesh, Kula & Rit'Mundo

Organização: Injoy, Rit'Mundo e Voando em Cynthia

17.7.09

Curso Intensivo de "Nutrição e Spa" no Porto

"Ao voltar-se para as indústrias do Turismo, Saúde e Bem-estar, Portugal desenvolve nichos de mercado a elas ligadas. Um bom exemplo é o da nutrição - uma área que julgamos ter futuro assegurado.

Para iniciar o seu percurso nesta área de actividade ou complementar os seus conhecimentos profissionais, a Escola de Hidroterapia e SPA está a organizar um curso de Nutrição e SPA, que decorre em dois dias: 28 de Julho e 4 de Agosto de 2009."

16.7.09

Workshop sobre violência no meio escolar

Bullying - Agressores e Vítimas
25 Julho 2009
Leiria

Objectivos:
- Sensibilização dos profissionais das áreas da Psicologia e da Educação para esta problemática actual, da realidade escolar, que tem vindo a manifestar-se com uma intensidade crescente.
- Debater o impacto dos comportamentos agressivos na vivência escolar.
- Disponibilizar aos formandos um conjunto de conhecimentos e competências que lhe permitam identificar atitudes e condutas agressivas, e actuar adequadamente afim de dissipar estes comportamentos entre crianças ou jovens.

Destinatários: Psicólogos, Psicoterapeutas, Finalistas de Psicologia, Psicopedagogos, Professores, Educadores, Assistentes Sociais, Educadores Sociais, Animadores Socio-Culturais e outros profissionais da área da Educação.

Formadoras:
Exposição Teórica: Dra La Salete Pires - Psicóloga Clínica e Psicoterapeuta.
Exposição Prática: Dra. Sílvia Silva – Psicóloga Clínica, Psicoterapeuta e Neuropsicóloga (Certificada pela APA-American Psychological Association, através do Rorschach Training Program).

Duração: 4 horas.
Data: Sábado, 25 de Julho de 2009
Horário: Das 9h00 às 13h00
Inscrições Limitadas: 25 Formandos
Preço: Profissionais e Estudantes: 50€
Local: IPSY's - Instituto de Psicologia e Neuropsicologia, Av. 22 de Maio, nº 24, 1º Andar – Sala 12 – Nova Leiria (Leiria)

Agostinho da Silva e a felicidade

"Não creio que se possa definir o homem como um animal cuja característica ou cujo último fim seja o de viver feliz, embora considere que nele seja essencial o viver alegre. O que é próprio do homem na sua forma mais alta é superar o conceito de felicidade, tornar-se como que indiferente a ser ou não ser feliz e ver até o que pode vir do obstáculo exactamente como melhor meio para que possa desferir voo. Creio que a mais perfeita das combinações seria a do homem que, visto por todos, inclusive por si próprio, como infeliz, conseguisse fazer de sua infelicidade um motivo daquela alegria que se não quebra, daquela alegria serena que o leva a interessar-se por tudo quanto existe, a amar todos os homens apesar do que possa combater, e é mais difícil amar no combate que na paz, e sobretudo conservar perante o que vem de Deus a atitude de obediência ou melhor, de disponibilidade, de quem finalmente entendeu as estruturas da vida.

Os felizes passam na vida como viajantes de trem que levassem toda a viagem dormindo; só gozam o trajecto os que se mantêm bem despertos para entender as duas coisas fundamentais do mundo: a implacabilidade, a cegueira, a inflexibilidade das leis mecânicas, que são bem as representantes do Fado, e cuja grandeza verdadeira só se pode sentir bem no desastre; é quando a catástrofe chega que a fatalidade se mede em tudo o que tem de divino, e foi pena que não fosse esta a lição essencial que tivéssemos tirado da tragédia grega; como pena foi que só tivéssemos olhado o fatalismo dos árabes pelo seu lado superficial.

Por outra parte, é igualmente na desgraça que se mede a outra grande força do mundo, a da liberdade do espírito, que permite julgar o valor moral no desastre e permite superar, pelo seu aproveitamento, o toque do fatal; não creio que Prometeu estivesse alguma vez verdadeiramente encadeado: talvez o estivesse antes ou depois da prisão; mas era realmente um espírito de liberdade e um portador de liberdade o que, agrilhoado a montanha, se sentiu mais livre ainda; porque podia consentir ou não no desastre, superá-lo ou não, ser alegre ou não. E este ser alegre não significa de modo algum a alegria daquele tipo americano de «Quebre uma perna e ria»; acho que eram muito mais alegres as pragas dos velhos soldados de Napoleão. No fundo é o seguinte: é necessário, ajudando a realizar o homem no que tem de melhor, que a mesma energia que se revelou pela física no mundo da extensão, se revele pelo espírito no mundo do pensamento e domine a primeira vaga de energia, como onda rolando sobre onda mais alto vai. E mais ainda: que pelo momento de infelicidade, o que não poderá nunca suceder no caso da felicidade, entenda o homem como as duas espécies ou os dois aspectos de energia se reúnem em Deus. Só por costume social deveremos desejar a alguém que seja feliz; às vezes por aquela piedade da fraqueza que leva a tomar crianças ao colo; só se deve desejar a alguém que se cumpra: e o cumprir-se inclui a desgraça e a sua superação."

Agostinho da Silva (Textos e Ensaios Filosóficos)

14.7.09

E porque não, aprender a construir com fardos de palha?


Uma iniciativa da Quinta dos Melros, um projecto internacional de permacultura em Lourosa (concelho de Oliveira do Hospital), no centro de Portugal.

Jantar Beneficente da Animais de Rua

Hotel Ipanema Park, Porto
25 de Julho



A ementa do jantar será vegetariana, e todo o valor angariado com as inscrições será utilizado na esterilização de animais de rua.

Será uma excelente oportunidade para conhecer e conviver com pessoas que partilham o ideal da protecção dos animais e passar uma noite divertida e diferente. Haverá inúmeras surpresas preparadas para este ser um serão memorável para todos!

Entre muitas outras coisas, serão sorteados:
Uma bicicleta - apoio SportZone
Um mês de aulas de yoga para duas pessoas - apoio Dharmabindu
Um fim de semana de sumos purificantes para duas pessoas - apoio Quinta das Águias
Um fim de semana num hotel de Portugal - apoio Halcon Viagens
Uma sessão de Reiki e uma massagem Shiatsu - apoio Spaso Zen
Uma massagem de relaxamento - apoio cabeleireiros Ana Ribeiro
Um corte de cabelo profissional e manicure - apoio cabeleireiros Isabel Queiroz do Vale
Uma sessão de treino canino - apoio Centro de Instrução Canina do Norte


e muitas outras surpresas!!

O valor da inscrição é de 30€. Crianças até aos 5 anos não pagam e entre os 5 e os 12 anos pagam apenas 50% do valor

Mais informações: geral@animaisderua.org

ou visite o site da Associação Animais de Rua

13.7.09

Workshop Biossíntese

A Biossintese e a Liderança
22 de Julho (quarta-feira)
Lisboa

- A Capacidade de Liderança: uso da assertividade, a clareza, o do valor do contacto pessoal na relação com os outros e no meu sucesso profissional.
- Como concretizar um projecto.

O que é a Biossíntese?
A Biossíntese, como terapia do futuro, trabalha com o princípio do desdobramento do potencial latente; quando os recursos internos são reforçados, os problemas tornam-se menores. Desde há 35 anos a Biossíntese tem desenvolvido um modelo de integração entre corpo, mente e espírito. Investigações científicas em neurobiologia, psico-neuro-imunologia e medicina energética dão suporte agora a esta integração de diferentes formas. A cura em Biossíntese é a ponte vital entre essência e existência, alma e corpo, território interior e exterior.

Formadora: Dra. Maria del Mar Cervantes, Psicoterapeuta Somática em Biossíntese e Directora do CPSB.
Data: 22 de Julho
Local: Centro de Psicoterapia Somática em Biossintese (CPSB), Av. 5 de Outubro, Nº 122 – 5º Esq.
Horário: 18h30 às 22h30
Destinatários: Profissionais de Saúde, Ensino ou similar, alunos finalistas destas áreas, e ainda para interessados no curso pós graduação ou curso livre para não profissionais.
Preço: 5€ associados; 10€ não associados

Confirmação obrigatória para: 21 793 53 26 ou geral@cfpsb.com
 

Uma oração poética de Natália Correia


Creio nos anjos que andam pelo mundo,
Creio na deusa com olhos de diamantes,
Creio em amores lunares com piano ao fundo,
Creio nas lendas, nas fadas, nos atlantes;

Creio num engenho que falta mais fecundo
De harmonizar as partes dissonantes,
Creio que tudo é eterno num segundo,
Creio num céu futuro que houve dantes,

Creio nos deuses de um astral mais puro,
Na flor humilde que se encosta ao muro,
Creio na carne que enfeitiça o além.

Creio no incrível, nas coisas assombrosas,
Na ocupação do mundo pelas rosas,
Creio que o amor tem asas de ouro. amém.

Natália Correia

As empresas e o desenvolvimernto pessoal

"A capacidade de desenvolvimento pessoal é uma característica cada vez mais pedida pelas empresas, mas costuma esbarrar em várias dificuldades alheias à vontade dos próprios colaboradores.

Num cenário de crise, como o que acontece hoje em dia, as empresas querem o melhor de todos os mundos no que diz respeito às pessoas que pretendem contratar."

Continua aqui

Eduardo Lourenço sugere Novas Respostas para a Cultura

O Inatel e a Fundação Mário Soares juntaram-se para organizar um interessante ciclo de conferências, que pretende reflectir acerca da sociedade contemporânea. A jornada "Novas Respostas a Novos Desafios" começou em Fevereiro, vai prolongar-se até 2010 em diversos locais do país e terá a sua próxima etapa em Coimbra, no dia 16 (quinta-feira), com um "peso pesado" do pensamento moderno português, perdão, universal, Eduardo Lourenço, que falará sobre Novas Respostas da Cultura. É na Casa Municipal da Cultura, às 21h30.

Agricabaz

Conheça agora os nossos vizinhos do Agricabaz: Uma magnífica ideia de negócio verde e ético, que para já actua "apenas" nas áreas de Coimbra, Figueira da Foz e Montemor-O-Velho:



"O AgriCabaz distribui cabazes semanais de alimentos provenientes de agricultura biológica, familiar e tradicionais - AgriCabaz: gente cúmplice na promoção das economias locais: amiga do ambiente, das culturas locais, da nossa saúde física e mental"

Aristóteles e a felicidade


postais digitais tao

clique para aumentar
copie e espalhe
ou use como fundo de écran

12.7.09

Curso de Reflexologia

A Associação Luso Brasileira de Ayurvédica vai dar início, em Setembro 2009, a um novo curso profissional de Reflexologia com a formadora Maria da Luz Dias Cardoso. O curso, em horário pós-laboral, foi dividido em dois módulos de 30 horas cada um. Esta acção de formação terá lugar em Lisboa.

mais informação aqui ou aqui

Workshop de Bambu Terapia no Porto

Numa era onde prevalecem os computadores, telemóveis e outras tecnologias, as experiências primordiais perdem-se no tempo. Como nunca e especialmente nas cidades há uma busca do reencontro consigo mesmo, da essência e do equilíbrio.

A Bambu Terapia é uma das suas formas - uma terapia que recorre a pedaços de bambu de várias dimensões como extensão do braço do terapeuta. Pelas suas características, para os chineses o bambu significa leveza, força, flexibilidade e beleza.

Por ser uma ferramenta essencial no portfólio de um profissional de SPA, a Escola de Hidroterapia e SPA organiza mais uma edição desta workshop, que decorre no próximo dia 26 de Julho.

Data: 26 de Julho
Horário: 09h00-13h00 e 14h00-20h00 (domingo)
Formadora: Verónica Gomes

Organização e Contactos:
Escola de Hidroterapia e SPA
Rua Júlio Dinis, 803 - 4.º
4050-327 Porto

Tel. +351 222 058 957
Tlm. +351 915 137 708
geral@carlamoreira.com

10.7.09

E que tal, calçado vegan?

Conheça agora o projecto NAE. Trata-se de uma sapataria vegan online, portuguesa e especializada, como o nome deixa adivinhar, em calçado de origem não-animal. Conheça então esta loja de calçado "eticamente correcto":

Gripes e intoxicações mediáticas

Mantenha-se na defensiva em relação às gripes, sobretudo a estas estirpes mais perigosas, e já lhe demos aqui informação útil nesse sentido, mas mantenha-se sobretudo consciente. Não se deixe levar pela histeria mediática e reflicta em alguma informação que não vemos normalmente nos canais tradicionais, mas que não deixa de percorrer outros canais, como a net. Como esta mensagem, que recebemos na caixa do correio, sem referência de autoria, mas que multiplicamos aqui no blog pela sua pertinência. O título é A pandemia do lucro:

Que interesses económicos se movem por detrás da gripe porcina???

No mundo, a cada ano morrem milhões de pessoas vitimas da Malária que se podia prevenir com um simples mosquiteiro.

Os noticiários, disto nada falam!

No mundo, por ano morrem 2 milhões de crianças com diarreia que se poderia evitar com um simples soro que custa 25 centimos.

Os noticiários disto nada falam!

Sarampo, pneumonia e enfermidades curáveis com vacinas baratas, provocam a morte de 10 milhões de pessoas a cada ano.

Os noticiários disto nada falam!

Mas há cerca de 10 anos, quando apareceu a famosa gripe das aves... os noticiários mundiais inundaram-se de noticias...

Uma epidemia, a mais perigosa de todas...Uma Pandemia!

Só se falava da terrífica enfermidade das aves.

Não obstante, a gripe das aves apenas causou a morte de 250 pessoas, em 10 anos...25 mortos por ano.

A gripe comum, mata por ano meio milhão de pessoas no mundo. Meio milhão contra 25.

Um momento, um momento. Então, porque se armou tanto escândalo com a gripe das aves?

Porque atrás desses frangos havia um "galo", um galo de crista grande.

A farmacêutica transnacional Roche com o seu famoso Tamiflú vendeu milhões de doses aos países asiáticos.

Ainda que o Tamiflú seja de duvidosa eficácia, o governo britânico comprou 14 milhões de doses para prevenir a sua população.

Com a gripe das aves, a Roche e a Relenza, as duas maiores empresas farmacêuticas que vendem os antivirais, obtiveram milhões de dólares de lucro.

-Antes com os frangos e agora com os porcos.

-Sim, agora começou a psicose da gripe porcina. E todos os noticiários do mundo só falam disso...

-Já não se fala da crise económica nem dos torturados em Guantánamo...

-Só a gripe porcina, a gripe dos porcos...

-E eu pergunto-me: se atrás dos frangos havia um "galo"... ¿ atrás dos porcos... não haverá um "grande porco"?

A empresa norte-americana Gilead Sciences tem a patente do Tamiflú. O principal accionista desta empresa é nada menos que um personagem sinistro, Donald Rumsfeld, secretário da defesa de George Bush, artífice da guerra contra Iraque...

Os accionistas das farmacêuticas Roche e Relenza estão esfregando as mãos, estão felizes pelas suas vendas novamente milionárias com o duvidoso Tamiflú.

A verdadeira pandemia é de lucro, os enormes lucros destes mercenários da saúde.

Não nego as necessárias medidas de precaução que estão a ser tomadas pelos países.

Mas se a gripe porcina é uma pandemia tão terrível como anunciam os meios de comunicação.

Se a Organização Mundial de Saúde se preocupa tanto com esta enfermidade, porque não a declara como um problema de saúde pública mundial e autoriza o fabrico de medicamentos genéricos para combatê-la?

Prescindir das patentes da Roche e Relenza e distribuir medicamentos genéricos gratuitos a todos os países, especialmente os pobres. Essa seria a melhor solução.

9.7.09

E porque não, viajar?

Douglas e Regina são um casal brasileiro que adora viajar. E que faz questão, para nosso prazer e enriquecimento, de tornar públicos os registos dos seus passeios pelas quatro partidas do globo. Fazem-no num site delicioso, chamado Viagens&Imagens, que mantém e vão alimentando desde 1999. Porquê? Como eles próprios explicam:

«Porque tendo sido abençoados com a oportunidade de conhecer culturas diferentes, novas línguas, cenários surpreendentes, paisagens inusitadas, cidades pulsantes e vilas pacatas, histórias, curiosidades e pessoas fascinantes, sentimos necessidade de tentar descrever ou registrar de alguma forma estas aventuras. Manter as imagens destas experiências confinadas a álbuns de fotografias guardados em gavetas de armários nos pareceu muito pouco, assim decidimos criar o Viagens & Imagens, para partilhar através da Internet nossas memórias e impressões. Por favor não espere encontrar aqui rigor gramatical, virtuosismo literário, revelações históricas ou informações infalíveis, já que somos apenas dois engenheiros turistas metidos a escritores. O que você pode esperar encontrar no Viagens&Imagens é um conjunto de informações básicas e objetivas para quem viaja a turismo, um relato sincero e apaixonado sobre os locais onde estivemos, uma homenagem àquelas terras e às pessoas que lá vivem e, acima de tudo, uma forma de viajar e ver o mundo como um local de Paz. Esperamos que nossas fotos e textos lhe sejam úteis, seja como curiosidade, pesquisa, ou para quando você for visitar estes mesmo lugares.»


6.7.09

Gripe: A via da alimentação

Ainda a propósito da pandemia de Gripe A, é sempre bom lembrar que prevenir é o melhor remédio. E que há muitas formas naturais de combater esta e outras doenças. Desde logo, nos hábitos alimentares. Porque outra coisa é também certa: somos o que comemos. É por isso que publicamos aqui uma série de dicas úteis e simples, recebidas por email e atribuídas ao Prof. Dr. Odair Alfredo Gomes, da Faculdade de Medicina da Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP):

O melhor que você pode fazer é reforçar o seu sistema imunológico através de uma alimentação correta e saudável, no sentido de manipular sua imunidade, preparando suas células brancas do sangue (neutrófilos) e os linfócitos (células T) as células B e células matadoras naturais. Essas células B produzem anticorpos importantes que correm para destruir os invasores estranhos, como vírus, bactérias e células de tumores.

As células T controlam inúmeras atividades imunólogicas e produzem duas substâncias químicas chamadas Interferon e Interleucina, essenciais ao combate de infecções e de tumores.

Bem vamos ao que interessa, ou seja quais alimentos são importantes (estimulam a ação do sistema imunológico e potencializam seu funcionamento).

- Antes de mais nada, tome pelo menos um litro e meio de água por dia, pois os vírus vivem melhor em ambientes secos e manter suas vias aéreas úmidas desestimulam os vírus. Não a tome gelada, sempre preferindo água natural e de preferência água mineral de boa qualidade.
- Não tome leite, principalmente se estiver resfriado ou com sinusite, pois produz muito muco e dificulta a cura.
- Use e abuse do Iogurte natural, um excelente alimento do sistema imunológico.
- Coloque bastante cebola na sua alimentação.
- Use e abuse do alho que é excelente para o seu sistema imunológico.
- Coloque na sua alimentação alimentos ricos em caroteno (cenoura, damasco seco, beterraba, batata doce cozida, espinafre cru, couve) e alimentos ricos em zinco (fígado de boi e semente de abóbora).
- Faça uma dieta vegetariana (vegetais e frutas).
- Coloque na sua alimentação salmão, bacalhau e sardinha, excelentes para o seu sistema imunológico.
- O cogumelo Shiitake também é um excelente anti-viral, assim como o chá de gengibre que destrói o vírus da gripe.
- Evite ao máximo alimentos ricos em gordura (deprimem o sistema imunológico), tais como carnes vermelhas e derivados.
- Evite óleo de milho, de girassol ou de soja que são óleos vegetais poli-insaturados.

Importante: mantenha suas mãos sempre bem limpas e use fio dental para limpar os dentes, antes da escovação. Com esses cuidados acima e essa alimentação... os vírus nem chegarão perto de você.

Homem Total celebrado no Porto

Gripe A: (Quase) Tudo o que precisa de saber

1. O que é o novo vírus da Gripe A(H1N1)v?
O novo vírus da Gripe A(H1N1)v, que apareceu recentemente, é um novo subtipo de vírus que afecta os seres humanos. Este novo subtipo contém genes das variantes humana, aviária e suína do vírus da Gripe e apresenta uma combinação nunca antes observada em todo o Mundo. Em contraste com o vírus típico da gripe suína, este novo vírus da Gripe A(H1N1)v é transmissível entre os seres humanos.

2. Quais os sintomas da doença pelo novo vírus da Gripe A(H1N1)v?
Os sintomas de infecção pelo novo vírus da Gripe A(H1N1)v nos seres humanos são normalmente semelhantes aos provocados pela Gripe Sazonal:
Febre
Sintomas respiratórios (tosse, nariz entupido)
Dor de garganta
Possibilidade de ocorrência de outros sintomas:
- Dores corporais ou musculares
- Dor de cabeça
- Arrepios
- Fadiga
- Vómitos ou diarreia [embora não sendo típicos na Gripe sazonal, têm sido verificados em alguns dos casos recentes de infecção pelo novo vírus da Gripe A(H1N1)v]
Em alguns casos, podem surgir complicações graves em pessoas saudáveis que tenham contraído a infecção.

3. Como se infectam as pessoas com o novo vírus da Gripe A(H1N1)v?
O modo de transmissão do novo vírus da Gripe A(H1N1)v é idêntico ao da Gripe Sazonal. O vírus transmite-se de pessoa para pessoa através de gotículas libertadas quando uma pessoa fala, tosse ou espirra. Os contactos mais próximos (a menos de 1 metro) com uma pessoa infectada podem representar, por isso, uma situação de risco. O contágio pode também verificar-se indirectamente quando há contacto com gotículas ou outras secreções do nariz e da garganta de uma pessoa infectada - por exemplo, através do contacto com maçanetas das portas, superfícies de utilização pública, etc. Os estudos demonstram que o vírus da gripe pode sobreviver durante várias horas nas superfícies e, por isso, é importante mantê-las limpas, utilizando os produtos domésticos habituais de limpeza e desinfecção.

 
4. Qual é o período de incubação da doença?

O período de incubação da Gripe A(H1N1)v, ou seja, o tempo que decorre entre o momento em que uma pessoa é infectada e o aparecimento dos primeiros sintomas, pode variar entre 1 e 7 dias.

 
5. Durante quanto tempo uma pessoa infectada pode transmitir o vírus a outras?
Os doentes podem infectar (contagiar) outras pessoas por um período até 7 dias, a que se chama período de transmissibilidade ; é, contudo, prudente considerar que um doente mantém a capacidade de infectar outras pessoas durante todo o tempo em que manifestar sintomas.

 
6. A doença pelo novo vírus da Gripe A(H1N1)v pode ser tratada?
O novo vírus da Gripe é sensível aos medicamentos antivirais oseltamivir e zanamivir.
7. Qual a melhor forma de evitar a disseminação do vírus, no caso de estar doente?
Limite o contacto com outras pessoas, tanto quanto possível
Mantenha-se em casa durante sete dias, ou até que os sintomas desapareçam, caso estes perdurem
Cubra a boca e o nariz quando espirrar ou tossir, usando um lenço de papel; nunca as mãos!
Utilize lenços de papel uma única vez e coloque-os de imediato no lixo
Lave frequentemente as mãos com água e sabão, em especial após tossir ou espirrar
Pode usar toalhetes descartáveis com soluções alcoólicas

8. Qual é a melhor técnica de lavagem das mãos?
Lavar as mãos frequentemente ajuda a evitar o contágio por vírus da gripe e por outros germes. Recomenda-se que use sabão e água, pelo menos durante 20 segundos. Quando tal não for possível, podem ser usados toalhetes descartáveis, soluções e gel de base alcoólica, que se adquirem nas farmácias e nos supermercados. Se utilizar um gel, esfregue as mãos até secarem e não use água.

9. Existe alguma vacina contra o vírus da Gripe A(H1N1)v?
De momento, não existe vacina que proteja as pessoas contra o novo vírus da Gripe A(H1N1)v.

 
10. A vacina da Gripe Sazonal é eficaz contra o novo vírus da Gripe A(H1N1)v?
Não há evidência científica, até ao momento, de que a vacina contra a Gripe Sazonal confira protecção contra a Gripe A(H1N1)v

 
11. O vírus da Gripe A(H1N1)v pode ser transmitido às pessoas através do consumo de carne de porco ou derivados?
Não. O vírus da Gripe A(H1N1)v não é transmitido pela ingestão de carne de porco ou derivados. Esta nova estirpe não foi, até à data, observada em animais e não há indícios de que o vírus tenha entrado na cadeia de produção. Tanto a Autoridade Europeia de Segurança Alimentar, como o Centro Europeu para a Prevenção e Controlo de Doenças desconhecem qualquer evidência científica que sugira a possibilidade de transmissão do vírus por consumo de carne de porco e derivados.

12. Qual é a situação da doença na Europa e no resto do Mundo?
A situação a nível mundial está em constante evolução. Para informações mais recentes, consulte o Microsite da Gripe do sítio da Direcção-Geral da Saúde.

 
13. Que devo fazer para me proteger se tiver de viajar para áreas onde foram identificados casos de Gripe A(H1N1)v?
Os viajantes devem seguir as precauções gerais de higiene relativamente a infecções respiratórias se viajarem para áreas onde foram detectados casos de infecção pelo novo vírus da gripe:
Lave frequentemente as mãos com água e sabão
Evite o contacto próximo com pessoas doentes
Se estiver doente:
- Mantenha a distância de pelo menos 1 m em relação aos outros, para evitar a propagação do vírus
- Permaneça em casa, sempre que possível
- Evite multidões ou grandes aglomerados de pessoas
- Se tossir ou espirrar, proteja a boca e o nariz com um lenço de papel de utilização única ou use o antebraço e não as mãos
- Para se assoar, use lenços de papel de utilização única e coloque-os, de imediato, no lixo
- Lave as mãos com frequência

14. Que precauções devo tomar se estiver a regressar de uma área onde foram identificados casos de Gripe A(H1N1)v?
Viajantes que regressem de uma área onde foram detectados casos de infecção pelo novo vírus da Gripe devem estar particularmente atentos ao seu estado de saúde e, se experimentarem algum dos seguintes sintomas, devem contactar de imediato a Linha Saúde 24 (808 24 24 24), durante os 7 dias seguintes ao regresso:
Febre (>38ºC) e um dos seguintes sintomas:
- Sintomas respiratórios como tosse ou nariz entupido
- Dor de garganta
- Dores corporais ou musculares
- Dor de cabeça
- Fadiga
- Vómitos ou diarreia

15. Estamos perante uma nova pandemia de Gripe?
Uma pandemia de Gripe é uma epidemia à escala mundial, provocada por um novo vírus da gripe que infecta uma grande parte da população. No século XX, houve 3 pandemias deste tipo: em 1918, 1957 e 1968. Em Portugal e nos outros países da Europa foram desenvolvidos, nos anos mais recentes, esforços consideráveis de preparação para uma pandemia, tendo todos os Estados Membros da União Europeia Planos de Contingência Nacionais. Em 11 de Junho de 2009, a Organização Mundial de Saúde elevou para 6 o nível de alerta de pandemia. Esta alteração da Fase 5 para Fase 6 não está relacionada com o aumento da gravidade clínica da doença, mas sim com o crescimento do número de casos de doença e com a sua dispersão a nível mundial.

4.7.09

Oficina Amarelo Silvestre: Comunicar

"Voltar à casa do corpo, criando pontes entre o Movimento, a Respiração e a Voz"
25 e 26 de Julho
Canas de Senhorim

Oficina destinada a todos aqueles que pretendem uma maior consciência corporal e de integração da Voz; a quem está em (in)formação em Terapia Corporal, Expressão Dramática, Teatro, Música, Ensino e Comunicação em diversas áreas

A trabalhar:

1.Integração do Movimento, Respiração profunda e Voz
2.Usar a Voz para tornar mais sensível a relação com o Corpo
3.Tornar mais expressivo o Corpo para abrir a Voz a novas qualidades e intensidades
4.O Corpo como lugar de ressonâncias e como fonte de vibrações
5.As dimensões verticais e horizontais da Voz
6.O enraizamento da Voz, como Caminho para uma identidade mais ancorada no Corpo
7.Dar Voz e espaço às emoções habitualmente reprimidas
8.Afinar o Coração e o Corpo com o Sopro e os Sons Sagrados através de práticas oriundas da tradição Sufi
9.Improvisar e comunicar como forma de permitir à Voz revelar novas potencialidades de contacto e criatividade

Orientação: José Abreu, terapeuta Psico-Corporal, formado e diplomado pelo Centro Internacional de Biossíntese (CBI - Suíça). Actor e Professor de Expressão Dramática e Criatividade, licenciado pela Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa e pós-graduação em Arte e Terapia pelo Movimento, na Universidade Moderna. Trabalhou com Jerzy Grotowski no âmbito do seu projecto “Teatro das Fontes”, na Polónia e na Itália. Orientou projectos de terapia corporal com Gilberto Briani do Instituto de Bioenergética de Florença e desenvolveu, também em Itália, intervenções com grupos que dinamizam trabalho criativo e social em comunidades na região do Piemonte. Colabora regularmente com o Centro de Pedagogia e Animação do Centro Cultural de Belém e com o Fórum Dança, na área de formação para adultos em “Dinâmica de Grupos”. Realizou projectos colectivos como animador e contador de histórias, em Portugal, Espanha e França. Orienta também actualmente grupos contínuos nas áreas da Psicoterapia Corporal. Pertence à Sufi Healing Order.

Organização: Amarelo Silvestre: Associação cultural (e de partilha de saberes, de vivências, de emoções e de sabores), com sede em Canas de Senhorim e com várias raízes
Data e horários: Fim-de-semana de 25 e 26 de Julho (10h00-13h00 e 15h00-18h00)
Local: n’As Casas do Visconde, em Canas de Senhorim
Prazo de inscrição: 21 de Julho (participação limitada a 12 pessoas)
Contactos: 937 646 484 ou amarelosilvestre@gmail.com
Investimento: Por pessoa (com 2 almoços incluídos): 55 euros, até 17 de Julho; 60 euros, entre 18 e 21 de Julho. Contactar a organização para saber mais pormenores sobre inscrições e pagamentos.

3.7.09

A falência do real e a cultura do simulacro

Eis uma excelente introdução ao pensamento do grande filósofo francês Jean Baudrillard. De como a realidade moderna é cada vez menos real, da ascensão do paradigma "virtual" e dos perigos associados. 

Trata-se de uma tendência antiga, esta dos simulacros e da apetência humana pelo "virtual", mas tem sido acelerada e aprofundada pelo recente e extraordinário desenvolvimento tecnológico e científico. De Jesus Cristo à Matrix, eis uma "procissão de simulacros":

Curso de Saúde Integral em Braga

Como tomar conta de mim
inicio a 9 de Julho
Casa Nossas Mãos

Como tomar conta de mim?

Hoje em dia, se quisermos conservar a nossa saúde, devemos ser prudentes, informados e responsáveis.

O estilo de vida do homem moderno, afastado da natureza, trouxe-lhe um sentimento de alienação e o início de doenças físicas, emocionais e psicológicas.

Neste curso serão introduzidos vários temas e técnicas para que possa aprender a tomar conta de si, tendo em conta que a sua saúde está somente nas suas mãos!

Só você tem o poder para transformar a sua realidade!

Formador: Ivone Apolinário
Horário: Quintas-feiras das 19 às 22 (4 sessões)
Local: Casa Nossas Mãos, Rua Eça de Queirós (Jardim de Santa Bárbara) - n.º 52 – Braga
Contactos: 966895851 – 965477360 ou nossasmaos@gmail.com

Amanhã já é dia de Condomínio


«Pensar o Planeta como se de um condomínio se tratasse e a partir daí organizá-lo é a proposta do Fórum Internacional «Condomínio da Terra» que vai decorrer este fim-de-semana, 4 e 5 de Julho, na Praça do Eixo Atlântico, em Vila Nova de Gaia.(...)»

continua aqui

2.7.09

O que é e o que devia ser: Um diálogo com Krishnamurti

Interrogante: Li muito de filosofia, psicologia, religião e política, matérias essas que, em maior ou menor grau, aludem às relações humanas. Li também vossos livros, que se ocupam com o pensamento e as idéias e, por alguma razão, me sinto enfarado de tudo isso. Estive nadando num oceano de palavras, e em toda parte aonde vou só se me oferecem mais palavras e ações derivadas dessas palavras: conselhos, exortações, promessas, teorias, análises, remédios. Naturalmente, tudo isso deve ser posto de parte; vós mesmo o fizestes, mas, para a maioria dos que vos têm lido e ouvido, o que dizeis são só palavras. Deve haver pessoas para as quais o que dizeis representa algo mais do que palavras, uma realidade absoluta, mas refiro-me aos demais. Eu gostaria de ultrapassar as palavras, ultrapassar a idéia, para viver em relação total com todas as coisas. Pois, afinal de contas, essa relação é vida. Tendes dito que cada um deve ser mestre e discípulo de si próprio. É-me possível viver com toda a simplicidade, sem princípios, crenças, e ideais? Posso viver livremente, sabendo que sou escravo do mundo? As crises não nos batem à porta antes de entrarem, os desafios da vida de cada dia surgem antes de os pressentirmos. Sabendo isso, tendo-me visto tantas vezes a braços com esses desafios, a perseguir fantasmas, pergunto-me a mim mesmo como posso viver corretamente e com amor, clareza e alegria não forçada. Não quero saber como viver, porém viver; o "como" nega o próprio viver real. A nobreza da vida não consiste em praticar nobreza.

Krishnamurti: Após dizerdes tudo isso, onde vos achais? Desejais realmente viver com felicidade e amor? Se o desejais, onde está o problema?

Interrogante: Eu o desejo deveras, mas isso não me leva a parte alguma. Há anos que desejo viver dessa maneira, mas não posso.

Krishnamurti: Portanto, embora negueis o ideal, a crença, a diretiva, estais, com muita sutileza e de maneira indireta, perguntando a mesma coisa que todos perguntam; é o conflito entre "o que é" e o que "deveria ser".

Interrogante: Mesmo tirando-se o que deveria ser, vejo que "o que é" é horrível. Enganar a mim mesmo, para não vê-lo, seria muito pior ainda.

Krishnamurti: Ver "o que é" é ver o universo, e rejeitar "o que é" é a origem do conflito. A beleza do universo está em "o que é"; e viver com "o que é", sem esforço, é virtude.

Interrogante: "O que é" inclui também a confusão, a violência, toda espécie de aberração humana. Viver com "o que é" é o que chamais virtude. Mas isso não é insensibilidade e insânia? A perfeição não consiste simplesmente em abandonar todos os ideais! A própria vida exige que eu a viva com beleza, como a águia nos ares; viver o milagre da vida, carecendo da beleza total, é inaceitável.

Krishnamurti: Então, vivei-o!

Interrogante: Não posso.

Krishnamurti: Se não podeis, vivei então em confusão; não batalheis contra ela. Conhecendo toda a aflição que ela traz, vivei com ela, isto é, com o que é. E viver com "o que é", sem conflito, liberta-nos dele.

Interrogante: Quereis dizer que nosso único defeito é sermos autocríticos?

Krishnamurti: Não, de modo nenhum. Não sois suficientemente crítico. Não ides mais longe em vossa autocrítica. A própria entidade que critica precisa ser criticada, examinada. Se o exame é comparativo, feito de medida em punho, então esse padrão é o ideal. Se não há padrão nenhum - por outras palavras, se a mente não está sempre comparando e medindo - podeis observar "o que é", e então "o que é" já não é a mesma coisa.

Interrogante: Observo-me sem nenhum padrão e, no entanto, continuo a viver sem beleza.

Krishnamurti: Todo exame requer um padrão. Mas, é possível observar de maneira que só haja observação, ver, e nada mais - que só haja percepção, sem a entidade que percebe?

Interrogante: Que quereis dizer?

Krishnamurti: Há o ato de olhar. A aferição desse "olhar" é interferência, deformação do "olhar": não é olhar; ao contrário, é avaliação do "olhar"; são duas coisas tão diferentes como um pedaço de giz e um pedaço de queijo. Tendes percepção de vós mesmo, sem a deformação, apenas uma absoluta percepção de vós mesmo, tal como sois?

Interrogante: Tenho.

Krishnamurti: Vedes fealdade, nessa percepção?

Interrogante: Não há fealdade na percepção, porém na coisa percebida.

Krishnamurti: A maneira como percebeis é o que sois. A virtude está em olhar puramente, ou seja com atenção, sem a deformação produzida pela medida e a idéia. Viestes aqui a fim de perguntar como viver com beleza e amor. Olhar sem deformar é amor, e a ação dessa percepção é a ação da virtude. Essa clareza da percepção atuará constantemente no viver. Isso é viver como a águia nos ares; é a beleza viva, o amor vivo.

Com os nossos agradecimentos à última e excelente (como sempre) newsletter da Instituição Cultural Krishnamurti, que pode ser lida na íntegra aqui. Aconselhamos vivamente, de resto, a subscrever gratuitamente este magazine digital dedicado ao grande pensador indiano.

Curso de Massagem Ayurveda Terapêutica

Inscrições abertas
12 e 19 de Julho e 9, 16 de Agosto
no Porto


Deixamos-lhe um convite para enriquecer os seus conhecimentos e experiência com Abhianga: é o estilo típico tradicional indiano de massagem terapêutica, que usa óleos de massagem medicados, dependendo da necessidade terapêutica e biótipo do cliente.

A utilização de diferentes manobras no aparelho músculo-esquelético que variam entre superficiais e profundas, com manipulações das articulações e ligamentos, fazem desta técnica um método eficaz e seguro na recuperação da elasticidade muscular e flexibilidade articular, além de melhorar a circulação sanguínea e linfática, revitalizar o corpo e relaxar o sistema nervoso, trazendo como benefício um bem-estar geral do corpo e mente.

Formador: David Ferreira é terapeuta/massagista de ayurveda e orienta este curso.
Local: Escola de Hidroterapia e SPA, Rua Júlio Dinis, 803 - 4.º Porto
Contactos: 222 058 957 ; 915 137 708 ; geral@carlamoreira.com

1.7.09

A felicidade, a beleza e a espiritualidade segundo Thomas Mann

"Há uma beleza espiritual e há outra beleza que fala aos sentidos. Certas pessoas pretendem que o belo pertence exclusivamente ao campo dos sentidos, separando dele por completo o espiritual, de modo que o nosso mundo apresente uma cisão entre os dois. Nisso também se baseia o ensinamento verídico: «Apenas por dois modos a felicidade é cognoscível em todo o Universo: a que nos vem das alegrias do corpo e a que nos vem da paz redentora do espírito». Desta doutrina, no entanto, segue-se que o espiritual não se acha, para o belo, na mesma relação em que o belo se encontra para com o feio e que, só em certas condições, se confunde com este.

O espiritual não é sinónimo de beleza pelo conhecimento e pelo amor do belo, amor este que se exprime em beleza espiritual. Tal amor, em absoluto, não é absurdo ou sem esperança, pois, pela lei da atracção dos opostos, o belo por sua vez anseia pelo espiritual, admirando-o e recebendo-lhe com agrado a corte. Este mundo não está constituído de tal modo que o espírito esteja fadado a amar apenas o espiritual, nem a beleza unicamente votada a procurar o belo. Na verdade, o próprio contraste entre os dois indica, com clareza ao mesmo tempo espiritual e bela, que a meta do mundo é a união entre o espírito e a beleza, isto é, uma felicidade não mais dividida porém total e consumada."

Thomas Mann in "As Cabeças Trocadas"

O Livro que Dança em Sintra

E porque não, uma sugestão de danças com livros? Aproveita e fica a conhecer melhor a Companhia de Dança Contemporânea de Sintra:


A história mágica do livro que dança pelo mundo
9 e 10 de Julho
21h30
Entrada Livre
No Jardim da Biblioteca Municipal de Sintra

(clique para aumentar)