30.4.09

Green Unplugged: Um festival global de documentários

Simplesmente imperdível, este festival alemão continuo de curtas documentais oriundas de todo o mundo. A globalização, a ecologia, a espiritualidade, sociedade ou cultura, são muitos os temas que dezenas de realizadores de todo o globo apresentam em trabalhos de vídeo que podem ser todos vistos neste site. A inscrição no site é muito fácil e vale bem a pena, permitindo votar ou comentar nos melhores. trabalhos Para já, fique com o trailer do certame:

29.4.09

Precisam-se enfermeiros voluntários em centro de dia no concelho de Mafra

É enfermeira/o, reside na zona de Mafra e tem vontade de ajudar o próximo "apenas" em troca de flores? Então este post é para si. O Centro de Dia de Milharado está a precisar de voluntários que possam dispensar uma ou duas visitas por semana:


«Precisamos desta ajuda técnica, que se traduzirá, fundamentalmente, em termos de medir a tensão arterial e os diabetes, controlar os equipamentos, fazer pequenos curativos... ensinar coisas novas...

Em troca oferecemos vidas cheias de experiências, conversas interessantes, flores frescas e sorrisos agradecidos e francos.»


27.4.09

Dois workshops baseados em Louise Hay

Louise Hay, que dispensa certamente apresentações para a grande maioria dos leitores deste blog, é só uma das mais populares autoras de livros de desenvolvimento pessoal e auto-ajuda. É na filosofia de vida e na obra desta norte-americana que se baseiam estes dois workshops propostos pelo Espaço Metística Om Shanti, pela mão de Carla Pereira, ambos de 10 a 31 de Maio, em Tomar:

Criança Interior
«(...) Descobrir a nossa Criança Interior é redimir a nossa relação com ela é o primeiro passo para o nosso auto conhecimento e auto estima.»

Relacionamentos e Prosperidade

.

Gripe suína: algum esclarecimento

Sabia que a tão falada "gripe suína" que está a preocupar as autoridades de saúde de todo o mundo não tem a ver diretamente com suinos ou com a carne de porco? Pois, é um vírus humano, que se transmite "por via aérea de pessoa para pessoa através de gotículas, espirros, tosse ou outros contactos próximos", e estas e outras questões podem ser esclarecidas aqui ou aqui. Como sempre, prevenir é o melhor remédio.

Castelos no ar



postais digitais tao

clique para aumentar
copie e espalhe
ou use como fundo de écran
.

26.4.09

Cancro do cólo do útero: pela prevenção

Associamo-nos agora a outra boa causa, o combate a uma das doenças femininas mais mortíferas. O objectivo desta petição é sobretudo o de sensibilizar a população para o problema e pressionar os poderes europeus ou nacionais "para implementarem programas de rastreio organizados contra o cancro do cólo do útero que providenciarão uma proteção mais eficaz contra o cancro do cólo do útero em todas as mulheres da Europa.". Designadamente generalizando os rastreios.

Deixamos aqui o texto do abaixo-assinado (que está a ter uma resposta massiva em Portugal, só superado pelo número de subscritores alemães...) e ligação para juntar o seu nome a esta campanha:

STOP ao Cancro do Cólo do Útero na Europa
Todos os anos 50.000 mulheres são diagnosticadas com cancro do cólo do útero e 25.000 morrem devido a esta doença. Programas de rastreio organizados para o cancro do cólo do útero podem prevenir até 80% destes cancros. As novas tecnologias, desde que implementadas com os programas de rastreio organizados, têm o potencial de reduzir ainda mais as taxas de cancro do cólo do útero, e prevenir quase todos os casos desta doença na Europa.

Nós, abaixo assinados, chamamos a atenção do Parlamento Europeu, da Comissão Europeia e de todos os Governos Nacionais da Europa para:
1. Trabalhar em conjunto na implementação de programas de prevenção para o cancro do cólo do útero, de acordo com as recomendações do Conselho da União Europeia e com as Recomendações Europeias para a Garantia de Qualidade no Rastreio para o Cancro do Cólo do Útero.
2. Apoiar a criação de programas de educação para a saúde para assegurar que todas as mulheres estejam cientes da importancia da prevenção do cancro do cólo do útero e que beneficiem dos serviços que lhes são disponibilizados para este efeito.
3. Facilitar a troca de boas práticas entre os países da Europa de modo a que todos possam beneficiar das melhores medidas possiveis que existem na Europa.
4. Apoiar programas de investigação independentes de modo a implementar novos métodos de rastreio e vacinação contra o Vírus do Papiloma Humano (HPV) para assegurar que se obtenham as maiores reduções no cancro do cólo do útero na Europa.
5. Reconhecer e apoiar o papel essencial e determinante das instituições de caridade, das associações de doentes, organizações não governamentais e trabalho voluntário com o objectivo de reduzir o cancro do cólo do útero na Europa.

.

24.4.09

Celebre com os seus filhos a Festa da Primavera

Festa da Primavera
Jardim Botânico da Ajuda
25 e 26 de Abril

Vai-se realizar nos dias 25 e 26 de Abril a 6ª edição da Festa da Primavera no Jardim Botânico da Ajuda. Teremos a Feira de Jardinagem e a Feira de Produtos Naturais, a Charanga a Cavalo da GNR, Teatro Infantil, Visitas Guiadas ao jardim, Workshops (orquídeas, agricultura biológica, sementeiras e estacarias, etc.), música e muita animação. 

Veja aqui o programa completo

Mais informações: 21 362 25 03 ou em miguimaraes@isa.utl.pt
.

Gotas d'Orvalho: um espaço a descobrir no Porto

A divulgação deste workshop de alimentação para bebés, a cargo do projecto babySol (que está também a preparar sessões práticas na zona de Lisboa) serve também como pretexto para dar a conhecer mais um espaço dedicado ao bem-estar e aos produtos biológicos e naturais. Chama-se Gota d'Orvalho, fica no Porto e vale a pena uma visita:

Culinária para Bebés
“Bebés, sopinhas e... muito miminho!”(0 - 24 meses)
9 de Maio (sábado)


O workshop, a realizar num ensolarado e relaxante local, irá focar os seguintes aspectos:

- a alimentação do bebé dos 6 aos 24 meses
- como preparar a sopinha e a frutinha do Bebé
- mamã dinâmica precisa-se: como rentabilizar  bem o tempo
- receitas para toda a família
- dicas, dúvidas & soluções!


Destinatários: Avós e pais
Horário: 14h30 às 16h30

mais informação e contactos aqui ou aqui
.

23.4.09

Leite para os sem-abrigo de Lisboa

Eis um apelo dos voluntários da Comunidade Vida e Paz que temos todo o prazer em divulgar:

Precisamos de leite para os Sem-abrigo!!!

A Comunidade Vida e Paz percorre todas as noites 3 rotas diferentes nas ruas de Lisboa, chegando todos os dias a pelo menos 450 pessoas sem-abrigo.

Leva uma ceia que é composta por duas sandes, um bolo (uma peça de fruta, quando possível) e leite, que frequentemente serve para tomarem ,logo naquela altura, a sua dedicação. As ceias representam 27 000 sandes e 1800 litros de leite por mês, esforço que só é possível com a ajuda de empresas e particulares que, como nós, acreditam em apoiar pessoas no caminho de volta à vida digna e feliz que merecem.

Mas numa altura complicada como esta, temos que pedir a ainda mais pessoas para nos ajudarem, porque NÃO TEMOS LEITE!!!. As carrinhas já estão a sair para a rua sem leite e precisamos urgentemente de resolver a situação.

Um litro de leite dá um copo para 5 pessoas sem-abrigo – por isso, cada litro faz uma grande diferença!

Partilha o teu leite connosco - nós dizemos-te como podes fazê-lo:


Entrega na sede da Comunidade Vida e Paz: Mapa

Envia a tua ajuda com a Embalagem Solidária dos CTT para a sede:

Rua Domingos Bomtempo, 7
1700-142 LISBOA

Se não estás em Lisboa nem podes dirigir-te a uma estação dos CTT, podes simplesmente ligar o 760 50 10 20. Cada chamada reverte um donativo no valor dum litro de leite para nós! Custa 0.60€+iva e dura 5 segundos: só o tempo de dizermos OBRIGADO!!!!
 
mais informação aqui
.

22.4.09

Xamanismo: Uma tradição espiritual a conhecer

O xamanismo é talvez a mais antiga manifestação espiritual da humanidade, pelo menos entre as tradições místicas que ainda perduram.

O seu foco naturalista tem, aliás, captado cada vez mais adeptos no chamado mundo ocidental, onde há também um despertar (quase à força...) para a ecologia e a preservação do meio-ambiente, de regresso a valores mais naturais e de maior sintonia com a mãe-natureza. E tudo o que seja nesse sentido, só pode ser bom. Seja como for, como tudo na vida, não há nada como experimentar e conhecer.

É neste sentido que chamamos agora à atenção para esta oficina de xamanismo que começa amanhã (lamentamos, mas só hoje recebemos a informação), organizado pela Saberes da Terra:

Workshop de Xamanismo
Raízes e Coroa
23 a 26 de Abril
Olhão
"Introdução à visão do mundo e cosmologia do Xamanismo, colocando em prática técnicas de sabedoria ancestral e todo o seu enorme poder de cura.

Viagens xamânicas a outras realidades com o apoio do tambor, a conexão com a energia das raízes e com o bater do coração da Mãe Terra, bem como o crescimento na maturidade para alcançar a coroa na vida, numa jornada de intenso desenvolvimento espiritual.

Trabalho xamânico com os animais de poder, o povo das pedras, a natureza e seus rituais, aprendendo a medicina de cura do Fogo e de todos os elementos e purificando corpo, mente, alma e espírito na Sauna Sagrada dos Índios, uma cerimónia de transformação e cura profunda.

Um workshop para aumentar o potencial de viver a vida em felicidade, reunindo todas as nossas relações, semelhantes e aliados espirituais!"

Saiba mais aqui
.

Yoga e Bem-Estar: Jornadas em Santa Maria da Feira

Oficinas de Yoga - "Yoga e Bem-Estar"
Jornadas
de 9 a 17 de Maio



"Há forma de se chegar, ou obter esse mundo de abundância, optimismo e paz. Uma das formas de se conseguir é através da prática e vivência do YOGA.

Quando autêntica, a vivência do Yoga é capaz de renovar o Homem e a Sociedade, afastando muitas das doenças comuns do nosso estilo de vida ocidental, levando à aceitação das diferenças, o respeito pelos outros, por nós mesmos, diminuindo os conflitos.

Não tem que ser tudo tão difícil, tão duro, tão complicado connosco e à nossa volta. Basta darmos o primeiro passo e imprimirmos uma direcção no trabalho connosco próprios. O Yoga é uma palavra de Esperança para os dias em que vivemos!

A vivência do yoga, é capaz de renovar o Homem e a Sociedade, afastando muitas das doenças comuns do nosso estilo de vida ocidental, levando à aceitação das diferenças, o respeito pelos outros, por nós mesmos, diminuindo os conflitos.

Não tem que ser tudo tão difícil, tão duro, tão complicado connosco e à nossa volta. Basta darmos o primeiro passo e imprimirmos uma direcção no trabalho connosco próprios. O Yoga é uma palavra de Esperança para os dias em que vivemos!

As "Jornada das Oficinas de Yoga" pretendem ser um contributo para darmos uma achega no sentido de tomarmos consciência disso, fazermos a experiência da vivência do Yoga e incentivar-nos a dar o primeiro passo. '

Participe! Traga também os seus amigos e a sua família. Nesta acção, também comemoramos o Dia da Família (Dia 15 de Maio - Sexta), com prática de yoga dirigida aos vários grupos etários, nas "Oficinas de Yoga". É possível ter connosco toda a Comunidade de Santa Maria da Feira, concelhos vizinhos e também do Porto. Vamos todos, passar a palavra."


mais informação aqui ou aqui
.

20.4.09

I Congresso Internacional de Sincronização com o Planeta Terra

Conheça agora esta iniciativa muito interessante, que vai decorrer em Lisboa no primeiro fim de semana de Junho.

Este evento internacional pretende estar «ligado à influência que o pensamento colectivo possa vir a ter na interacção com os Ciclos da Mãe Terra» e foi idealizado e em parte produzido por Luis Resina, sob os auspicios do campus português da Unipaz (Universidade Internacional da Paz).

 
«O propósito deste evento, é não só realçar a dinâmica do nosso planeta com o Sistema Solar, mas também sublinhar o papel determinante do Homem na relação com o seu eco sistema. Iremos dar relevo ao papel da Consciência como agente transformador da vida. Como diriam os antigos Sábios “a energia segue o pensamento”, em linguagem moderna, os Novos Filósofos que surgiram da Física Quântica diriam que a Consciência seja ela Cósmica ou Humana, é portadora e co-criadora da “Realidade”. Se soubermos reconhecer o sentido das Leis Cósmicas presentes em todos os organismos vivos, então podemos começar a construir um futuro mais harmónico no agora, sincronizando a Consciência com a Intenção criativa.»

Luís Resina
saiba mais aqui

.

19.4.09

Mostra de Massagens no Espaço dos Girassóis

2ª Mostra de Massagens
26 de Abril (domingo)

Abhyanga
Ayurvédica
Bioprânica
Taças Tibetanas
Tui Na

Vem participar neste dia e relaxa. Disponibilizamos para ti várias demonstrações de massagem.

Cada sessão terá a duração de 30 minutos e uma contribuição simbólica de 10€.

Convida os teus amigos/familiares e ofereçe-lhes algo diferente, mas não te esqueças de ti!! :)

 Nota: É fundamental marcar a hora das demonstrações com antecedência, para melhor organização e disponibilidade de terapeuta, pelo Telemóvel: 966435592 ou por e-mail: espacodosgirassois@gmail.com

Horário: Das 10 às 18h00
Morada: Av. dos Combatentes da Grande Guerra nº33, r/c Direito, Amadora

E, já agora, aproveite para conhecer melhor outras propostas deste Espaço dos Girassóis
.

18.4.09

A bela arte de Rita Matias

Estes Caminho(s) bloguistas também passam por boas ideias de negócios e de empreendedorismo, de artes e ofícios diversos. Sobretudo, naturalmente, projectos com preocupações éticas ou ambientais, ou que promovam princípios humanos ou solidários. Enfim, que se enquadrem nas nossas referências, que estão à vista nas escolhas e nas ligações que promovemos neste blog.

Desta vez, gostaríamos de dar destaque a uma belíssima artesã portuguesa, com sede em Leiria e trabalho espalhado por lojas um pouco por todo o país e via online. Rita Matias faz bonecos, objectos únicos, peças decorativas artesanais, coloridas e muito divertidas, com muito talento. É o caso desta peça chamada "Árvore do Amor, dedicada à Primavera:

Mas há mais, muito mais. Conheça aqui os "Santos bem dispostos" da Rita Matias
.

Guerreiros Sem Armas: Uma ideia global para uma acção local

Conheça agora os Guerreiros sem Armas, um magnífico projecto de activismo social que nasceu no Brasil e se espalha pelo mundo, formando uma rede global de soldados da paz e da solidariedade, cada um agindo na sua própria comunidade de residência.

Mas o melhor é mesmo saber o que é e o que faz esta Organização Não Governamental e, se possível, tornar-se também um Guerreiro sem Armas na sua própria comunidade. Deixe-se inspirar por esta ideia:

«“Procuramos pessoas dispostas a pôr a mão na massa para mudar o mundo já”. É esta frase, directa e sem subterfúgios, que figura no cartaz colado na parede. Há quem passe e nem repare, há quem olhe e tenha medo de arriscar e há os outros. Os que estão dispostos a agir, prontos a entrar em acção e dão um passo em frente: estes serão os Guerreiros Sem Armas (...)»

Continua aqui

E veja como foi em 2007:


.

17.4.09

Mil Caminhos em Maio

Maio

01.05.2009 - Workshop Constelações Familiares - Alverca
02.05.2009 - Curso de Reiki - Nível 2 - Alverca
09.05.2009 - Yoga do Riso com Helena Mineiro - Alverca
10.05.2009 - Curso de Reiki - Nível 1 - Alverca
16.05.2009 - Curso de Reiki - Nível 2 - Gaia/Porto
17.05.2009 - Curso de Reiki - Nível 1 - Gaia/Porto
23.05.2009 - Workshop Transf. Pessoal: Método Louise Hay e TFT com Vera Faria Leal - Alverca
30.05.2009 - Curso de Reiki para Crianças e Jovens - Alverca

Junho

06.06.2009 - 20.06.2009 - Workshop de Cura Xamânica Guarani- Alverca

Mais informações aqui
.

16.4.09

Sementes de Esperança: Um olhar sobre uma realidade esquecida

Numa altura em que tanto se fala no envelhecimento da população e das quebras de natalidade na população, eis uma excelente reportagem da TSF sobre infertilidade em Portugal.

Trata-se de um problema que afecta 290 mil casais em Portugal e que tem sido incompreensivelmente desprezado pelos poderes públicos, visto constituir não só de um drama social e de saúde, mas também um drama humano profundo, tão antigo quanto a humanidade (é um problema inerente à "espécie" humana, como explica um especialista ouvido), mas que tem hoje em dia formas de ser combatido, sobretudo no contexto da moderna medicina de reprodução ou de novas (ou antigas mas de outras zonas do mundo...) abordagens holísticas ou psicossomáticas.

Seja como for constitui, para muita gente, um drama humano que, longe de ser um "capricho", se baseia sobretudo no nosso impulso natural para nos reproduzirmos, para eternizar os nosso genes, para termos filhos e sermos pais e, depois, avós, para podermos transmitir vida a uma nova geração.

Pare então um bocadinho para perceber melhor esta realidade, que é também a realidade traumática de milhares de pessoas que perderam o principal sentido da sua vida. Pode ouvir o programa, Sementes de Esperança, aqui, ou fazer download do podcast aqui (clique com o lado direito do rato, escolha "save link as" e guarde o ficheiro no seu mp3 ou no computador).

Excelente série de vídeos de Yoga


Arm Balance with Extended Legs Yoga Pose -- powered by ExpertVillage.com

.

Constelações Organizacionais: Workshop em Lisboa e Curso no Porto

Gostava de desenvolver o seu talento?
Gostava de desenvolver as suas capacidades de liderança?
Gostava de ter uma visão sistémica da realidade?
Gostava de resolver o seu dilema ?
Gostava de conhecer melhor as suas capacidades de empreendedor?
Gostava de aprender a utilizar a intuição nas suas decisões?
Gostava de ver o mundo com outros olhos?
Gostava de poder tomar decisões com mais informação?
Gostava de conhecer e utilizar a ferramenta do século XXI?


Para ter respostas a estas perguntas e a muitas mais, participe no Workshop de Constelações Organizacionais nos próximos dias 25 e 26 de Abril no Ser Inteiro. Trata-se de uma oportunidade única de participar num dos poucos eventos públicos que o formador internacional, Cecilio Regojo, realiza em Portugal. Para mais informação, clique aqui

Se estiver interessado em formar-se nesta área, poderá participar no próximo Curso Intensivo de Coaching Sistémico e Constelações Organizacionais que será no Porto (9 a 14 de Junho). Lembramos que existem condições especiais para as inscrições até ao fim deste mês. Para descarregar o folheto do curso clique aqui

Estaremos ao seu dispor para qualquer informação adicional que deseje ou para uma demonstração ou aplicação da metodologia na sua empresa ou organização. Não se esqueça que, com esta metodologia, poderá "ter acesso a informação que já sabe, mas não sabe que sabe", o que possibilita a tomada de decisões duma forma rápida, eficaz e totalmente integrada. 

Mais informações em: Talent Manager
.

Somos todos vizinhos




Participe nesta campanha da Quercus, que é parte de um projecto internacional para a preservação do planeta. Mais informações aqui ou aqui. Para fazer parte deste movimento, subscreva aqui a Declaração de Gaia.
.

14.4.09

Workshop sobre gaguez

A Criança que Gagueja
30 Maio 2009 (sábado) - Lisboa

A gaguez é uma perturbação da comunicação cujas implicações podem tornar-se devastadoras na vida relacional e no desenvolvimento da auto-estima, se a criança não for ajudada a lidar com ela e com as situações em que possa ser um obstáculo à relação.

Para os pais é uma situação inquietante e causadora de sofrimento, levantando-lhes inúmeras questões que muitas vezes ficam sem resposta.

Na escola, a criança com gaguez muitas vezes inibe-se de participar nas actividades ou de responder a perguntas, sendo ainda com frequência alvo de chacota ou ameaças pelos seus colegas.

Os professores e educadores que lidam com esta situação debatem-se também com muitas dúvidas sobre qual será a melhor forma de proceder para facilitar a comunicação destas crianças.

Dada a complexidade que envolve esta perturbação e o elevado número de teorias explicativas e de abordagens terapêuticas descritas na literatura especializada, também os profissionais de saúde (terapeutas da fala, psicólogos, médicos, …) lidam com territórios de incerteza que geram insegurança na abordagem terapêutica.

As dúvidas e incertezas geradas pela gaguez serão o foco deste workshop, onde se procurará, em conjunto com os participantes, determinar linhas de actuação coerentes que respondam às suas necessidades pessoais e/ou profissionais na sua relação com a criança que gagueja.

Procurar-se-á perspectivar uma abordagem positiva da problemática da disfluência.

Conteúdos Programáticos:
- O que é a gaguez? Algumas teorias explicativas
- Gaguez e disfluência normal do desenvolvimento – como distingui-las?
- Factores de risco para a instalação de gaguez
- Quando a criança esconde a sua gaguez – gaguez encoberta
- Atitudes facilitadoras da comunicação fluente em casa e na escola
- Atitude a tomar face ao gozo e ameaças
- Culpa, fracasso, frustração,... - Como lidar com estes sentimentos?
- A gaguez tem cura?
-Abordagens terapêuticas: quais são e como escolher a mais adequada? 

Formadora: Dra. Helena Germano (Terapeuta da Fala, Psicóloga Clínica)

Objectivos:
- Desenvolvimento de conhecimentos sobre disfluência e gaguez;
- Identificação das crianças em risco de instalação persistente de gaguez;
- Desenvolvimento de competências comunicativas dos participantes na sua relação com crianças disfluentes;
- Desenvolvimento da confiança dos participantes para intervirem na faixa etária dos 2 aos 9 anos.

Destinatários:
- Profissionais com intervenção na área da Educação ou da Saúde da Criança e/ou do Adolescente,
- Estudantes de cursos das áreas da Educação ou da Saúde;
- Pais e Encarregados de Educação.

Local: Hospital CUF Descobertas - Lisboa (Parque das Nações)

Nº de Vagas: 35 (Admissão por Ordem de Chegada das Fichas de Inscrição)

Horário: 10.00 às 17 horas

Inscrição: Até 22/05/2009 - 75€ ; Após 22/05/2009 - 100€

Secretariado:
Oficina Didáctica
Rua D. João V, nº 6-B (ao Rato)
1250-090 Lisboa
Tel.: 21 387 24 58 - Email: info@oficinadidactica.pt

.

AUM: Fitness Emocional em Lisboa

AUM de Abril!
Domingo dia 19

A AUM de Abril será liderada por Rasiko assistido por Pramod.

Para quem vem pela primeira vez, a AUM é a oportunidade ideal de refrescar amizades antigas e criar novas. Dá-nos energia e ajuda a libertar tensões e stress, a curar feridas. Sendo saudável para o corpo, mente e espirito, coloca-nos em contacto com a nossa força e vitalidade. No fim desta estrutura experimentamos uma sensação profunda de calor e relaxamento.

Para todos os que regularmente têm participado, a regularidade cimenta a aprendizagem, assim aprendemos a andar pelo nosso pé.

"A AUM,   Awareness   Understanding  Meditation (Meditação  para  Compreensão da Consciência), é uma estrutura de meditação social concebida por  Veeresh, o líder da Humaniversity, na Holanda. É  Baseada na compreensão que por forma a alcançar o silêncio, a mente ocidental precisa primeiro de se libertar de tensões e stress.
A AUM é a oportunidade ideal de refrescar amizades antigas e criar novas. Dá-nos energia e ajuda a libertar tensões e stress, a curar feridas. Sendo saudável para o corpo, mente e espirito, coloca-nos em contacto com a nossa força e vitalidade. No fim desta estrutura experimentamos uma sensação profunda de calor e relaxamento."

Local: ADCEO Associação Desportiva e Cultural da Encarnação e Olivais, Lisboa: Na 2ª Circular, sentido Sul/Norte, depois do aeroporto e antes da ultima estação de serviço da Galp, virar à direita na que diz Encarnação, o edificio da ADCEO é o primeiro à esquerda.

Horário: Das18h00 às 23h00

Inscrição:
Hugo Palma
(+351) 916780960
dancingzion@gmail.com

Mais informação aqui
.

11.4.09

Na Páscoa: A Beleza da Paixão...

Nesta altura em que uma das maiores e mais antigas religiões mundiais, o Cristianismo, celebra a Páscoa, gostaríamos de oferecer aos visitantes do blog um pouco do melhor que o mesmo Cristianismo tem para oferecer, neste caso no campo da beleza.

Muito a propósito da época pascal, dois excertos magnificamente interpretados pelo Coro Consorte de Brandenburgo de uma das mais belas obras de arte da história da humanidade: A Paixão segundo São Mateus, de Johann Sebastian Bach.

Vá buscar uns headphones ou silencie tudo à sua volta, sossegue o macaquinho  irrequieto das ideias, e deixe-se enlevar pela espiritualidade profunda desta música. É o nosso ovo de Páscoa:

9.4.09

Comunicação Não-Violenta: Um caminho para a intimidade na Curia

O Caminho para a Intimidade
Workshop

Já reparou quantas vezes, quanto mais queremos estar próximos, mais distância acabamos por criar?
Nos relacionamentos mais íntimos alguma vez experienciou a dor de não ser totalmente compreendido, ou de não ter podido expressar totalmente aquilo que sentia?
Quantas vezes uma tentativa de aproximação acabou por nos deixar frustrados, incomodados, exaustos ou magoados?


Este workshop é uma oportunidade de nos focarmos na forma de reforçar os nossos laços de relacionamento mais íntimos e ao mesmo tempo sarar velhas feridas, especialmente com os que nos são mais queridos, namorados, filhos, pais, amigos, colegas.

Na raiz de todos os conflitos familiares está a necessidade de amor e carinho

Como é que podemos finalmente manifestar o amor que existe entre todos nós de uma forma harmoniosa?

Em nossas casas, com os nossos filhos, em vez de infindáveis jogos de poder, não preferia criar uma verdadeira compreensão e cooperação?

Mas de que forma?

Data: 2-3 de Maio (Fim-de-semana).
Preço: 130 EUR + IVA
É bem vinda a participação individual ou acompanhado. Participar com um parceiro permitir-lhe-á trabalhar assuntos delicados, ou em privado ou na presença do grupo.
Duração: 2 dias
Localização: Palace Hotel da Curia (Existe possibilidade de alojamento no hotel)
Objectivos:
- Como pedir aquilo que queremos, de uma forma que aumente as possibilidades de o obter?
- Como escutar o que se esconde no coração das outras pessoas, independentemente da forma como se expressam?
- Como tomar conta de nós próprios de uma forma que seja também carinhosa para os outros?
- Como superar os bloqueios e os desafios de comunicação com os nossos filhos?
- Como expressar e aceitar um “não”
- Como experienciar o poder curativo da empatia
- O que significa partilhar/dar do fundo do coração
- Como encontrar um equilíbrio entre compromisso e liberdade
- Como partilhar a sua vulnerabilidade e mantendo simultaneamente o seu auto-controlo
- Como descobrir ou fazer despertar a linguagem de amor que a outra pessoa fala.

Metodologia:

Workshop baseado na técnica (NVC) Nonviolent Communication. (mais informação aqui)

A comunicação não violenta é a linguagem da compaixão, uma ferramenta de mudança da sociedade, e uma prática individual. A sua premissa básica é que por detrás de todas as acções humanas estão necessidades que as pessoas pretendem alcançar. Compreender e tomar consciência destas necessidades permite a criação de uma base de entendimento mútuo, que conduz ao carinho natural, á cooperação e à paz.
Este processo foca a nossa atenção na compaixão como motivação base, em vez de medo, culpa ou vergonha. Defende a responsabilidade pelos nossos sentimentos e pelas nossas escolhas, e o desenvolvimento da qualidade dos nossos relacionamentos como motivação essencial.

Formadora:
Eva Rambala
"Antes de estudar Nonviolent Communication (NVC) pensava que tinha nascido na família errada. Achava que para ser feliz eu teria de mudar aquelas pessoas que me são próximas. Ao aplicar a escuta empática descobri que me bastava estar disponível para escutar o que está vivo no coração dos outros. Quando surge a sensibilidade para ser escutado, a nossa flexibilidade aumenta de forma radical e os conflitos dissolvem-se.
Descobri a Nonviolent Communication (NVC) em 1996. Desde aí, comprometi-me a usá-la na minha vida em todos os aspectos possíveis e, nos últimos oito anos, tenho-a ensinado aos outros. Testemunhei, em muitas culturas diferentes, como a NVC efectivamente lida com os conflitos na família, entre amigos e colegas, promovendo a honestidade, o amor e a compaixão. De todos os tópicos para os quais esta abordagem pode ser aplicada a empatia é para mim a mais doce, e adoro a sensação de alegria e presença intensa que surge com a honestidade.
Em 1999, tornei-me uma formadora autorizada do Centro Internacional de Nonviolent Communication (CNVC). Trabalhei com Marshall Rosenberg, o fundador da CNVC durante cinco anos em muitas formações em trinta países diferentes ao longo do globo. Adoro a abertura e o amor que é criado depois de dois dias de encontro de formação. http://www.rambala.hu ".


Contactos:
auchter@auchter.pt
231201615

8.4.09

Eutanásia em debate na Figueira da Foz


“EUTANÁSIA - Um direito de viver ou morrer” será o tema da Tertúlia do próximo dia 13 de Abril às 22h no Salão Caffé do Casino Figueira, numa organização da Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho da Figueira da Foz.

Participam na Tertúlia, sobre um tema que suscita discussões em diferentes áreas (histórica, jurídica, médica, psicológica etc), a Drª Laura Santos (Psicóloga) e o Monsenhor Vítor Feytor Pinto, com moderação de Carlos Pinto Coelho.

Laura Ferreira dos Santos é docente no Instituto de Educação e Psicologia.na Universidade do Minho.

Vítor Feytor Pinto, coordenador da Comissão Nacional da Pastoral da Saúde, nasceu na freguesia de St. António dos Olivais em Coimbra e tem mais de 50 anos ao serviço da igreja.

As suas posições na bioética levaram o Monsenhor Feytor Pinto a uma maior exposição em face da opinião pública, mas o responsável não nega que considera esta matéria “apaixonante” e assegura que “a Igreja, nas questões da bioética, foi completamente inovadora”, dando como exemplo a definição do momento da morte.

Meditação Hemi-Sync: Duas palestras e um curso em Abril

"Meditação do Preguiçoso", com Hemi-Sync®

Seja preguiçoso ou não, o Hemi-Sync® permite-lhe aceder a estados meditativos profundos, através das nossas formações, que costumam levar anos de treino dedicado, pelas vias tradicionais, estados estes que permitem uma eficaz gestão de stress e controlo emocional, bem como uma expansão e exploração da consciência.

10 minutos iniciais, de cada exercício, é quanto demora a levar o seu cérebro (e a permanecer assim, ao longo de cada exercício) a um estado (sincronização hemisférica) que costuma levar entre 10 a 15 anos de meditação, para o aceder e manter de forma coerente e controlada.

Palestra 
Meditação do Século XXI para Gestão de Stress e Expansão da Consciência
17 de Abr. em Lisboa (21h)
24 Abr. no Porto (21h)

Locais
Porto: Uranu's - Rua 5 de Outubro, 357
Lisboa: Ser Inteiro - Rua do Salitre, 185, 1º Drt.

A sincronização hemisférica é considerado um estado cerebral de alta performance apenas ao alcance de praticantes de meditação com muitos anos de prática. Foi comprovado em laboratório que o Hemi-Sync leva suavemente os seus ouvintes, ao fim de cerca de 10 minutos, a este estado de enorme potencial. Os cursos do Monroe Institute ensinam, com o auxílio da tecnologia Hemi-Sync, os seus participantes a entrarem controladamente neste estado de sincronização hemisférica.
Venha assistir gratuitamente a uma apresentação acerca da tecnologia áudio Hemi-Sync® e acerca de como essa tecnologia o poderá auxiliar a explorar diversos estados de consciência optimizados, entrar em estados de relaxamento profundo (físico e emocional), ter um maior controlo sobre si mesmo, entrar num maior estado de equilíbrio, treinar o seu cérebro, entrar em contacto com partes profundas da essência da experiência humana, dissolver os seus limites (medos, etc), concretizar objectivos, entre outros, e tudo isto de uma forma não-intrusiva e divertida.
Embora esta apresentação seja gratuita, pede-se que confirme a sua participação através do email info@3e-human.pt ou do telefone 918 728 030. Para saber mais informação acerca desta palestra clique aqui

Curso Excursion
18/19 Abr. em Lisboa
25/26 Abr. no Porto 
(10h - 19h)

Gostaria de aceder a alguns dos estados que povos inteiramente dedicados à meditação acedem, após anos de prática, para seu benefício e auto-controlo? Gostaria de ter acesso a estados cerebrais optimizados (sincronização hemisférica), de uma forma controlada, que normalmente levam anos de prática de meditação a aceder, em cerca de 10 minutos de exercícios Hemi-Sync, do Monroe Institute?
Neste fim-de-semana, aprenda a entrar, com rapidez e eficácia, em estados altamente produtivos para uma óptima gestão de stress e expansão da consciência. O chamado Focus 10 (mente alerta - corpo adormecido ou extremamente relaxado) é um estado de puro relaxamento físico e emocional em que o seu corpo vai desligando, aos poucos e poucos, a sua percepção sensorial física, ao ponto de ficar, por vezes, em estados em que apenas sente a sua mente a funcionar, com o seu corpo como se estivesse desligado ou com o "volume em baixo". Este estado é óptimo para o poder ajudar a gerir quaisquer tensões acumuladas do dia-a-dia ou simplesmente para acalmar a sua mente.
Este estado (Focus 10) é também uma base óptima para explorar a sua consciência, pois consegue estar num estado semelhante áquele em que fica todas as noites, quando adormece, mas com a diferença de que não "desliga" a mente (ou seja, mantém a mente alerta e consciente do processo) ficando desta forma sensível a novas formas de percepção que não estão limitadas pela sensação física e com a capacidade de explorar outras áreas suas.
Experimentará também o potencial do Focus 12 (estado de energia e percepção expandida), que o levará ainda a partes suas mais profundas.
Se é já um hábil praticante de meditação, o Focus 10 e o Focus 12 irão levá-lo mais fundo e mais rapidamente a estados optimizados de consciência.
Poderá aceder facilmente às técnicas aprendidas durante este fim-de-semana, após o curso, mesmo sem recorrer aos CDs.
Exercícios exclusivos do Monroe Institute serão usados, ao longo deste fim-de-semana. A única coisa que tem de fazer para fazer estes exercícios e beneficiar desta aprendizagem é colocar os auscultadores e seguir suavemente as instruções. O Hemi-Sync inclui sons que facilitam a mudança do seu funcionamento cerebral para estes estados optimizados.

Mais informações aqui ou aqui
.

6.4.09

Curso de Baby Sitting

Gosta de lidar com crianças? Que alargar o seu horizonte profissional? Então esta informação é para si:

1º Curso de Baby Sitting
Torne-se numa grande Baby Sitter!

Esta formação do Espaço para a Saúde da Criança e do Adolescente (ESCA) é um curso muito útil e uma excelente oportunidade para todas as pessoas que tenham disponibilidade e motivação para trabalharem como Baby Sitters (com escolaridade mínima obrigatória).

O curso define-se pela sua grande qualidade técnica e dinamismo, contribuindo para um desempenho de verdadeiros profissionais.

Este programa inovador é desenvolvido por profissionais experientes que ensinarão aos participantes as competências e o essencial sobre os cuidados a ter com as crianças.

Inscrições abertas
Vagas limitadas

Datas: De 26 de Maio a 5 de Junho

Mais informação e contactos aqui
.

3.4.09

IM: Uma revista que faz a diferença... pela positiva!

 
Tem alguma dúvida de que também há boas notícias? Então dê uma olhadela a este magnífico projecto online e diga lá se não temos razão... Aliás, o lema desta revista fundada pela jornalista Ana Teresa Silva, diz tudo: "O melhor que se faz no mundo, por um mundo melhor". A não perder. Clique no  texto e não se esqueça de assinar a newsletter:

.

Auto-conhecimento

"Quem olha para fora sonha; quem olha para dentro acorda", Carl Gustav Jung

Um apelo solidário que vem de Coimbra

Ser Voluntário é dar de si por uma causa em que acredita.
É cansar gratuitamente por respeito aos animais (errantes sem o escolherem).
É sofrer para que, sem dono, possam terminar o sofrimento dos que estão em agonia.
É cuidar daqueles que não seus, nem de ninguém.
É zelar para que mais não sejam votados à fome, frio e abandono.
É defender os mais fracos, dando a outra face por eles.
É gastar do seu dinheiro, do seu tempo, da sua energia, é cansar, defender, zelar, é ser solidário, generoso, Humano,... é TUDO isto!
Agora, o PEDIDO MUITO URGENTE é para Ajudar quem dá de si por eles, e não tem quem olhe por si mesmo:

Uma família, mãe e três filhos, incansavelmente voluntariosos, sempre disponíveis, que tendo muito pouco, dão imenso pelos animais e pela causa. Um enorme Obrigado por isso e Bem hajam os valores que vos movem!

Hoje as dificuldades agravaram-se e o salário da mãe não chega para as despesas básicas: NÃO TÊM SEQUER DINHEIRO PARA COMIDA ATÉ AO FINAL DO MÊS.

Vamos ajudá-los?
O Desafio é AGIR rapidamente e reunir o que lhes é mais básico e necessário, lembrando que existem 3 crianças:.
- Comida: arroz, massa, açúcar, atum e outros enlatados, sal, óleo, azeite, legumes, batatas, leite, manteiga, queijo, fiambre, flakes, iogurtes, carne, peixe, pão, fruta (estes poderemos recolher onde pretender, em hora a combinar para entrega de imediato, pois necessitam de refrigeração), etc..

- para higiéne diária: papel higiénico, champô, amaciador, sabonete/ gel duche, pasta dentes, etc;

- detergentes: para máquina de roupa, para lavar a loiça, chão e higiéne de casa (lixivia, etc).

Seja solidário!

Contacte agir.agir@gmail.com ou 965 450 636 e agendaremos a recolha e/ou entrega dos seus donativos, ou para mais esclarecimentos.

É a nossa vez de ajudarmos quem nos ajuda a ajudar os animais!
Muito obrigado.

.

2.4.09

Celebrar o Espírito com a Susana Cor de Rosa

A divulgação destes encontros serve também como pretexto para dar a conhecer o site e o trabalho de Susana Cor de Rosa, na área das terapias alternativas. Amanhã começa um seminário de Cura Quântica em Sintra, mas gostaríamos de destacar estes encontros mensais:

Encontros da Celebração do Espírito
10 de Abril

É hora de partilharmos a nossa existência, cantarmos a uma só voz, elevando os nossos corações e sentirmo-nos em comunhão com o todo.

Estes encontros para celebrarmos o espírito enriquecem a nossa vida com cor, som, amor e cura.

Regra geral, acontecem mensalmente, à sexta feira à noite, às 21h00, no Espaço Zen, Rua Tomás Ribeiro, nº. 91, junto às Picoas, em Lisboa

Vem  ao nosso Encontro da Celebração do Espírito; há meditação, cura, dança e outras actividades.

Traz a alegria, e a tua alma para que ela comunique. E,  se quiseres traz  amigos, também; há espaço para todos.

É importante trazer uma almofada e manta.

Quem quiser pode trazer instrumento musical para tocar, ou música em CD que goste.

Tragam ceia para partilhar.

Co-responsabilização: 10€.

Por favor confirmem com antecedência a vossa presença no encontro.

Confirmações:
964598276
susanacrosa@netcabo.pt

.

1.4.09

Abril no Espaço Metistica Om Shanti

Centro Terra Cristal
Tomar
Agenda de Abril 2009

Dia 3

19.15 – Práticas de Terapia Multidimensional – Facilitadas por: Cláudia Sofia

Dias 7, 14, 21 e 28

19.15 - Alinhamento Energético em grupo – Facilitado por: Abraão Rafael

Dias 15, 16 e 17

9.00 – 19.00 – Sessões individuais de Cura Xamânica (mediante marcação) – Terapeuta: Dário Hutymany

Dias 15 – 17

19.30-22.00 – Reiki Xamanico Kauna – nível 2 – Facilitado por: Dário Hutymany

Dias 18 e 19

10.00-18.00 – Reiki Xamanico Kauna – nível 1 - Facilitado por: Dário Hutymany

Dias 22 e 23

Atendimentos de Tarot (mediante marcação) – Facilitado por: José Silva

Atendimentos de Biorgonomia (mediante marcação) – Facilitado por: Carla Fonseca

Dia 24


19.30 – Demonstração de Terapia de Som: A Luz do Regresso – Facilitada por: Cláudio Oliveira e Tiago Simões

Dias 24 e 25

Atendimentos de PMT e Cura Quântica Estelar (mediante marcação) – Terapeuta: João Henriques

Dia 26

10.00 – 18.00 – Reiki Usui Shiki Ryoho - Nível I – Facilitado por: Manuela Rosa

Contactos e mais informação:

Alameda 1 de Março
nº 48, Loja F ~2300-431
Tomar
metisticashanti@gmail.com
.

Krishnamurti, o medo, a liberdade e o prazer




Estes três excertos, dobrados em português, foram registados em Washington, em 1985. Jiddu Krishnamurti tinha então 90 anos e o tema da palestra era "At the End of Sorrow is Passion". A conferência integral (estes são os três primeiros de uma série de dez vídeos, todos dobrados) pode ser vista e ouvida aqui.