31.3.09

Yogaterapia: Dois workshops em Abril

O Yoga também tem um magnífico potencial terapêutico. Que o digam os responsáveis do Espaço Vida, que dão uma atenção especial a este vertente e propõem para Abril dois workshops, com abordagens específicas para dois dos principais males de saúde do nosso tempo: Diabetes e Hipertensão.

Workshop Yoga Terapia para a Diabetes
18 de Abril 
15h - 17h30

Para todas as pessoas que sofram da Diabetes tipo I e tipo II e que queiram aprender alguns exercícios simples que ajudem a controlar os seus efeitos.

Objectivos: Aprender a usar algumas técnicas que possam ser aplicadas no dia-a-dia de forma a diminuir os efeitos negativos da Diabetes.

Limite de inscrições: 6 pessoas

Para mais informações sobre como o Yoga pode ajudar no caso da Diabetes ver o link: Yoga e Diabetes

Workshop Yoga Terapia para Hipertensão Arterial
21 de Março 
15h - 17h30

Para todas as pessoas que sofram de hipertensão arterial e que queiram aprender alguns exercícios simples que ajudem a eliminá-la.

Objectivos: aprender a usar algumas técnicas que possam ser aplicadas no dia-a-dia de forma a eliminar a hipertensão arterial.

Limite de inscrições
: 6 pessoas

Para mais informações sobre como o Yoga pode ajudar em casos de hipertensão arterial ver o link: Yoga e Hipertensão Arterial

Contactos e mais iniciativas aqui.

.

PsiYoga: Um blog de Yoga e Psicologia

Mais um sítio na web que merece visita demorada e regular. Um espaço virtual de informação sobre Psicologia e Yoga, mantido sobretudo pelos Psicólogos, Professores de Yoga e Yogaterapeutas do Espaço Vida.
"Acreditamos que o Yoga e a Psicologia são duas áreas diferentes mas que podem tornar-se complementares e enriquecedoras uma da outra, mas também das nossas vidas", explicam os seus autores. Mas o melhor, é mesmo passar pelo PsiYoga.

Abril no Raio Azul

Aproveitamos desta vez para destacar mais um espaço dedicado ao bem-estar com um leque de actividade e interesses muito interessante. Falamos do Instituto Raio Azul - Saúde & Conhecimento, um espaço em Coimbra que vale a pena conhecer melhor. Deixamos aqui uma síntese da programação de Abril e ligações úteis:

4 / 5 (Sábado/Domingo das 9h30 às 18h30) -  Curso Massagem Terapêutica

5 (Domingo das 15h00 às 19h30) - Workshop Massagem Shantala

17 (6.ª Feira - 20:00) - Palestra Massagem de Som com Taças Tibetanas - Entrada Livre

18/19 (Sábado/Domingo das 10h00 às 18h00) – Curso Massagem de Som com Taças Tibetanas nível I

18/19 (Sábado/Domingo das 09h30 às 18h30) - Curso Reflexologia Médica do Pé

24 (6ª Feira às 20h00) - Palestra Reiki Maha

25 (Sábado das 09h30 às 20h30) - Curso Reiki Maha® nível I

Contactos:
Av. Elísio de Moura
357 - Loja 4

geral@institutoraioazul.pt


.

30.3.09

Cancro dos ovários: algumas dicas importantes

Mais informação útil recebida por email, adaptada para este blog. Sobre um grave problema de saúde feminina, que, como quase todos os graves problemas de saúde, pode ser prevenido: O cancro dos ovários. Saiba ler os sinais:

- Atente em qualquer dor ou desconforto pélvico ou abdominal, vagos mas persistentes problemas gastrointestinais como gases, náuseas e indigestões;

- Vontade de urinar frequente e/ou urgente, sem que tenha alguma infecção;

- Perda ou ganho de peso inexplicável;

- Pélvis ou abdómen inchados, entumescidos e/ou com sensação de cheio, cansaço anormal, ou mudanças inexplicáveis dos seus hábitos intestinais.

- Se esses sintomas persistirem por mais de duas semanas, peça ao seu médico uma combinação de exames pélvico/rectal, exame de sangue CA-125 e ultrassom transvaginal.

- O exame de Papanicolau NÃO detecta o cancro ovariano.

Conheça melhor este tipo de cancro aqui ou aqui
.

28.3.09

Live: Uma Viagem pelo Tempo da Vida

A História da Vida na Terra, pela mão de um dos mais celebrados fotógrafos do mundo, Frans Lanting, um homem apaixonado pela Natureza, mentor deste magnífico projecto Life - a Journey Through Time. Esta bela introdução que se segue tem a banda sonora de Phillip Glass, a ver com atenção:

27.3.09

"Banho de Som" com Taças Tibetanas

A terapeuta Marisol Couto Pinhal, de Aveiro, está a organizar, em parceria com a Brahmi-Oriental Wellness, uma sessão de "Banho de Som" (massagem sonora, realizada com Taças Tibetanas), a realizar em Aveiro, assim haja número suficiente de inscrições.

O que é?
O Banho de Som é uma sessão colectiva de relaxamento e harmonização pelo som. Um novo conceito de concerto terapêutico, que se utiliza das vibrações primordiais de instrumentos ancestrais: Taças ACAMA®, Taças ZEN®, Símbalos, Gongo Feng, Didjeridoo e Tambor Xamânico.

Por um lado
… devido à sua riqueza em harmónicos e ultra-sons, estas vibrações primordiais actuam de forma regeneradora e harmonizadora no corpo, nas células, nos fluídos orgânicos, e na mente. Estão, por isso, vocacionadas para reduzir o stress, equilibrar a hiperactividade mental, a insónia, e muitos outros sintomas que provocam alterações de humor, irritabilidade mental, e estados de ansiedade.
Por outro lado
… o som produzido por estes instrumentos ancestrais, transportam a mente humana para estados meditativos e de relaxamento mais profundos, e para planos mais elevados de consciência.

Para que o terapeuta que realiza esta actividade se desloque até Aveiro, necessitamos de juntar no mínimo 14 pessoas, que serão divididas em 2 grupos de 7 pessoas cada.

Para efeitos de reserva de lugar e agendamento de data e hora, agradecemos que nos comunique o seu interesse.

Local: Av. Dr. Lourenço Peixinho, nº 312 - 1º Esq. Traseiras, Aveiro.
Investimento: 25 euros/pessoa
Contactos: 91.633 8278, 93.320 7425 ou marisol.c.pinhal.dra@gmail.com

Para participar deverão trazer um colchonete, uma manta e uma almofada pequena, roupa confortável (roupa solta e leve, nada apertado).

ps: O BANHO de SOM® está registado no IGAC (Processo nº 2843/2007)

23.3.09

O que é o Reiki?

Paganismo: Um workshop em Sintra e uma palestra em Lisboa

Druidismo e Lugares Sagrados: Mensageiros dos Deuses
com Philip Carr-Gomm

Sintra, 28 de Março

Associação Cultural Art of Living e Zéfiro

Os Lugares Sagrados encontram-se por todo o mundo e em todas as tradições espirituais, mas o que os torna tão interessantes para nós?
O Druidismo é uma das tradições mais antigas que cultiva uma relação de proximidade com a Natureza e servirá como ponto de partida para esta viagem.
Nesta workshop começaremos por explorar o seu propósito e a sua magia, examinando tanto os benefícios como as provas que são vivenciadas nas peregrinações e visitas aos Lugares Sagrados.
Iremos também trabalhar com uma técnica específica para viajar no mundo interior até aos Lugares Sagrados, abordando formas através das quais podemos aprofundar a nossa ligação com estes locais.

Inscrições limitadas (Último workshop esgotado)

Mais informações em: http://www.zefiro.pt/eventos_culturais_net.htm
Preço: 75 €
Inscrições: workshop@zefiro.pt (Envie-nos o seu nome, nº de telefone ou telemóvel e email)
Se tiver alguma dúvida, poderá contactar-nos através do nº: 914844923

Palestra

Philip Carr-Gomm estará ainda n dia 27 Março (sexta-feira), pelas 21h30 na Galeria Matos Ferreira (Lisboa) para uma palestra sobre o mesmo tema. Com entrada livre.
.

Yemanjazz: Uma bela proposta musical

.

22.3.09

A realidade subjectiva

 

postais digitais tao
clique para aumentar
copie e espalhe
ou use como fundo de écran

Workshop de Shantala

Massagem para Bebés
28 Março 09

A melhor interacção do Mundo!

A Shantala é uma massagem usada há milhares de anos na Índia e representa para os pais e para o bebé um momento de dedicação, intimidade, segurança e carinho. A Shantalla é a massagem da alegria.
Baseando-se nos canais e centros energéticos do corpo, a massagem actua sobre todo o sistema neurológico equilibrando-o; desenvolve a coordenação motora; actua sobre a musculatura e articulações; alonga e promove eliminação de tensões e bloqueios; previne e alivia as cólicas intestinais; facilita um sono tranquilo e profundo.
Enfim, transforma o bebé num bebé saudável em todos os aspectos.
No workshop, os pais são ensinados a fazer a massagem ao seu bebé, respeitando o seu ritmo e condicionantes.
É realmente um ritual de paz, de segurança, de tranquilidade e de amor. É o Yoga do bebé, de profunda meditação.
A criança que recebe amor na infância será um adulto equilibrado, sem traumas e que transmitirá sentimentos altamente elevados para com os seres humanos e toda a natureza.

Destinatários: Para papás, mamãs e ou avós de bebés de 2 meses a 1 ano
Benefícios: Previne cólicas e prisão de ventre; Tranquiliza o sono; Favorece a respiração; Relaxa; Estimula o fluxo de energia
Horário: Das 10 às 13h
Formadora: Paula Duarte
Conteúdo:
O que é Shantalla
A história
Preparativos, orientações e precauções
A magia do toque/vínculo afectivo
O ritual da massagem
O método

Mín 4 e máx 8 bebés com acompanhantes

Inscrições e mais informação: sstonesplash@gmail.com ou 931665513 / 934414499
.

21.3.09

Uma "pedrada no charco" na Figueira da Foz


Inauguração a 3 de Abril
18h30

Rua Diogo Cão, nº 40 r/ch
Figueira da Foz


Stone Splash, um projecto de desenvolvimento pessoal e profissional, bem-estar e saúde, que abre na bela cidade da Figueira da Foz, a que voltaremos em próximos posts, nomeadamente para divulgar as primeiras iniciativas.

"É com enorme satisfação que a Stone Splash – Marketing, Desenvolvimento Pessoal e Coaching & SPA o convida a estar presente na inauguração da empresa. O evento de inauguração decorrerá no dia 3 de Abril, nas instalações da empresa, na Figueira da Foz.
Poderá assistir à apresentação da empresa, bem como as suas áreas de actividade. Com um espaço desenhado para um atendimento personalizado e de qualidade, a Stone Splash conta com um consultório, uma sala de formação, uma sala polivalente destinada à dança, yoga, pilates, workshops para bebés, crianças e adultos e um Spa.
É provavelmente, o único local onde pode encontrar o equilíbrio e o Bem-Estar integral, porque trabalhamos cada pessoa de dentro para fora, como um todo.
Venha experienciar sensações novas, tratamentos personalizados e completos adequados a si, com profissionalismo e ao serviço do seu Bem-Estar."


Site: www.stone-splash.com
Email: sstonesplash@gmail.com
Contactos: 931665513 / 934414499
Fax: 233 414 095
.

20.3.09

60 Minutos pelo Planeta

Sobretudo pelo simbolismo didáctico do gesto, aqui fica uma sugestão de activismo ambiental simples. Conheça melhor esta iniciativa aqui.

De que se trata?

É algo tão simples como desligar o interruptor.

O que começou como um movimento quase espontâneo que pretendia incentivar os habitantes de Sidney a apagar as suas luzes e despertarem para os problemas ambientais, cresceu e tornou-se numa das maiores iniciativas mundiais de luta contra as alterações climáticas.
Em 2009, às 20H30 de 28 de Março, pessoas em todo o mundo são desafiadas a apagarem as suas luzes por uma hora - a Hora do Planeta.

Pretende-se este ano que mil milhões de pessoas, em mais de 1000 cidades, se unam em torno deste movimento e com este gesto simbólico mostrem que é possível tomar medidas contra o aquecimento global.

A Hora do Planeta começou em 2007, na cidade australiana de Sidney. Nessa altura 2,2 milhões de habitações e empresas desligaram as suas luzes por uma hora. Apenas um ano mais tarde é que este evento se transformou no movimento global para a sustentabilidade que é hoje, com a participação de cerca de 100 milhões de pessoas e abrangendo 35 países.

Desde então, marcos emblemáticos mundiais, tais como a ponte Golden Gate, em São Francisco (EUA), o Coliseu de Roma, em Itália, e o painel publicitário da Coca-Cola em Times Square (Nova Iorque, EUA), ficaram às escuras, como símbolos de esperança por uma causa que se torna mais urgente a cada hora que passa.

A Hora do Planeta 2009 é um apelo global de acção a todos os cidadãos, todas as empresas e todos os Governos. Um apelo para marcar presença, assumir responsabilidade e envolver-se num esforço conjunto para um futuro sustentável.

Edifícios e marcos simbólicos, desde a Europa até às Américas, vão permanecer às escuras no dia 28 de Março. Em várias cidades do mundo, incluindo Lisboa, as pessoas vão apagar as luzes e unir-se para criar uma acção vital que se pretende que desencadeie a discussão sobre o futuro do nosso precioso planeta.

Mais de 70 países vão participar na Hora do Planeta 2009. Este número cresce diariamente à medida que as pessoas começam a entender este movimento como um acto tão simples que pode gerar tão profundamente a mudança.

A Hora do Planeta é uma mensagem de esperança e uma mensagem de acção. Cada um de nós pode fazer a diferença!

Às 20:30 do dia 28 de Março de 2009 apague as luzes e veja a diferença que pode fazer no combate ao aquecimento global; registe-se em http://www.earthhour.org/portugal e junte-se ao movimento HORA DO PLANETA.
.

Danças Latinas na Figueira da Foz

Sessão Experimental de Danças Latinas
4ª Feira, 25 de Março, 20h

Entrada Livre

Vem experimentar os ritmos latinos... Salsa, Merengue, Cha Cha Cha, Rumba, entre outros

Formadora: Tamara Ruiz
Horário: A combinar
Preço: 1 hora/sem. - 25€mês | 2 horas/sem. - 30€/mês
.

18.3.09

Celebração do Equinócio de Primavera

Em Tomar
dia 21 de Março, às 15h00

Equinócio é uma palavra que deriva do latim (aequinoctium), e significa “noite igual”, e refere-se ao momento do ano em que a duração do dia é igual à da noite sobre toda a Terra. 
O Inverno leva-nos ao recolhimento, revemos conceitos, projectos e definições do que queremos  nas nossas vidas. Na natureza, as árvores perdem suas  folhas, deixam cair tudo que não faz mais sentido e fazem esta imersão.
Na primavera, as árvores começam a florescer, os animais preparam-se para o nascimento das suas crias e nós, seres humanos, colocamos os nossos projectos em prática neste novo ciclo.
Na agricultura, o equinócio da primavera sinaliza o tempo em que as sementes são plantadas e começam o seu processo de crescimento. Este período é tido como um momento de união e amor entre a Deusa (Lua) e o Deus (Sol), pois é um periodo de igualdade e equilíbrio entre as forças da natureza, e isso indica também que é o momento ideal para fortalecer a energia de complementaridade entre homem e mulher.
Aproveite esse momento para aumentar sua interacção com a natureza e se alinhar com ela, a energia é ideal! 

Nesta celebração iremos utilizar o som de tambores, maracas, faremos queima de ervas da estação para o encerramento das energias do Inverno e a abertura da Primavera e construiremos uma mandala que será oferecida ao Universo em agradecimento ao milagre da Vida.

Necessário inscrever-se. Vagas Limitadas.

Marcações e Informações:

Espaço Metística Om Shanti


Tel. 918183342/960086063/919109766/249314115 ou para o email: metisticashanti@gmail.com
.

17.3.09

Os menores e o consumo

A Associação Portuguesa de Direito do Consumidor (apDC) promove, dia 18 de Março, a partir das 15 horas, no Casino Figueira, um debate em torno do tema “O Menor como figura nuclear nas preocupações do Direito do Consumo”.

A assinalar a Semana Mundial dos Direitos do Consumidor, a apDC realiza um debate que conta com a participação de vários especialistas em tendências e hábitos de consumo e na sua relação com jovens e crianças.

Entre outros temas, será discutida a “A Publicidade infanto-juvenil: perversidades e antídotos”, sobre as consequências de anúncios publicitários ilusórios.

“O Acesso à Rede Mundial de Informação”, no âmbito das precauções ante os perigos que espreitam crianças e jovens, será outro dos enfoques deste debate, juntamente com a “A criminalidade Informática” e “As Tecnologias de Informação e Promoção da Saúde”, este último sobre o MP 3 e os seus malefícios.

Por fim, será discutida a necessidade de desenvolver uma “Política de Protecção da Infância e da Juventude”.

Sabedoria Sufi

postais digitais tao
clique para aumentar
copie e espalhe
ou use como fundo de écran

16.3.09

Curso Prático de Indian Head Massage

Curso de Indian Head Massage
21 e 22 de Março 2009
ultimas vagas… no Espaço Zen Family
São Pedro de Sintra

Depois do sucesso do curso anterior a Zen Family em harmonia com o Equilíbrio do Corpo vai realizar mais um curso de Massagem Champi (IHM), técnica de Massagem à Cabeça, que tem tido um grande desenvolvimento no Ocidente.

Este curso prático destina-se a todos aqueles que queiram aprender a arte milenar da Indian Head Massage. Nascida de antigas tradições Indianas e Ayurvédicas, é na Índia conhecida como Champi, em cuja prática as mães massajam a cabeça das filhas de forma a que o seu cabelo cresça forte e saudável.

Esta massagem foi reconhecida no ocidente nas últimas décadas como Indian Head Massage, tendo sido adaptada em grande escala pelas suas inúmeras aplicações terapêuticas comprovadas. Entre muitas outras, o combate ao stress, melhoria da circulação de drenagem linfática, oxigenação do cérebro, crescimento capilar, eliminação de dores de cabeça, combate a insónias, ansiedades, dores de pescoço, rigidez muscular dos ombros, nuca e pescoço, sem esquecer um profundo efeito de relaxamento e bem-estar.

Este curso baseia-se na sua essência nos ensinamentos tradicionais ayurvédicos, tendo em conta o estilo de vida e fisiologia ocidental, estendendo-se aos ombros, nuca, orelhas e face.

Emissão de Certificado por Equilíbrio do Corpo, Terapias Complementares e Integradas, Lda

Conteúdo Programático Resumido:
- Introdução à Ayurveda e à Champi
- A IHM praticada na Índia e no Ocidente
- A necessidade da IHM
- Noções de anatomia aplicada à IHM
- Indicações, contra indicações e efeitos
- As energias subtis. Relação terapeuta/receptor
- Tipos de óleos, aromas e materiais.
- Os chakras e pontos marma
- Higiene e Segurança
- Preparação do paciente e terapeuta
- Sequência de Massagem à Cabeça

Salas do curso:
- Prática das sequências
- Yoga aplicado à IHM

Formador: Miguel Figueiredo. Massagista Geral, Drenagem Linfática, Ayurveda e Shiatsu. Na Índia estuda e pesquisa sobre Ayurveda, tirando curso de terapeuta no ANHC em Goa, Saligao e mais tarde no Ayurvedic Bodyworks no Shool of Ayurveda and Panchakarma, em Kerala.
Aprende a Indian Head Massagem na Índia. Reino Unido faz uma certificação Internacional e conclui o curso de Indian Head Massage - International Champissage com Narenda Metha, o responsável pela introdução da IHM no ocidente.
Outras formações de Medicina Ayurvédica, Abhyanga, Marma Massage, Ayur-Yogaterapia, entre outros.

Condições Gerais: Inscrições limitadas; pré-inscrição obrigatória;carga Horária de 16h,

Data e Horário:
Sábado e Domingo: 09h00-13h00, 14h00-18h00
21 e 22 de Março de 2009

Objectivos:
Dotar os participantes de conhecimentos técnicos e teóricos para efectuar uma Indian Head Massage
Pré Requisitos:
Indivíduos com Interesse pelas terapias corporais
Destinatários: Terapeutas, esteticistas, massagistas e todos os Interessados na área da saúde e terapias manuais
Investimento: 130€ + 10€ p/ cada refeição macrobiótica (opcional)
Local: Rua 1º de Dezembro, nº 16 A, 2710-496 São Pedro de Sintra

Inscrições e mais informação:
Tel: 219244384 - Zen Family
Tm: 968221869 - Carla Silveira
Tel: (+351) 219 244 384 (Zen Family)
TM: (+351) 968 221 869 (Carla Silveira)

Email: contacto@zenfamily.org ou info@equilibriodocorpo.net

.

15.3.09

Ísis-Sofia em destaque em Maio

Encontro de Páscoa da Sociedade Antroposófica em Portugal
Seminário dias 2 e 3 de Maio 
com Marcus Schneider

Ísis-Sofia e o seu significado para o futuro do homem, da Terra e do Cosmos.

O Cósmico-Feminino, Ísis-Sofia, acompanha a evolução da alma humana desde a sua origem. Encontramo-la nas artes, na religião, na música e na poesia. Nesta época da consciência imaginativa, Sofia é muito mais do que mística, religião ou imagem do Cósmico-Feminino: ela torna-se “alma humana”, nascida do próprio Eu consciente.

Pontos altos do Programa

Sábado, 2 de Maio:
9.30h: Canto c/ Emília Filipe
10.00h: Conferência c/ Markus Schneider 
11.30h: Conferência c/ Markus Schneider
15.00h: Modelagem c/ Romeu Costa
16.30h: Conferência c/ Markus Schneider
18.30h: Momento cultural

Domingo, 3 de Maio:
9.30h: Euritmia c/ Marije Grommers
10.00h: Conferência c/ Markus Schneider
11.30h: Conferência c/ Markus Schneider
15.00h: Modelagem c/ Romeu Costa
16.00h: Encerramento Tradução das conferências: Fritz Wessling

Organização: Sociedade Antroposófica em Portugal e Jardim de Infância “Pé-de-Româ”

Local: Jardim de Infância Waldorf “Pé-de-Româ” (Quinta da União, Estrada das Labruscas, 55 - Várzea de Sintra)

Mais informações, programa completo e preços para Emília Filipe: 210135080 / 960070535; Marije Grommers: 219618181 / 965642311 ou para o email sociedade.antroposofica@gmail.com
.

12.3.09

Taças Tibetanas e Gongos no Porto

A divulgação deste concerto, dia 14 (sábado), pelas 21h00 no Restaurante do Espaço Divinos* (Porto), serve mais como pretexto para destacar aqui no blog o novo site de Ana Taboada, que merece sem dúvida uma visita atenta. Fundadora e dinamizadora do projecto Padma - Estúdio de Yoga, Lu Jong e Meditação (em Braga) é também, entre outras coisas que poderão conhecer no seu novo sítio online, a executante do concerto de sábado. Sobre o novo site, a palavra a Ana Taboada:

"Será um vasto site, abrangendo todo o meu trabalho e filosofia de Vida: desde o estúdio de Yoga (Padma), aos concertos, a um catálogo on-line dos produtos feitos por mim, até a artigos e vídeos relacionados com o que faço!!!

Neste momento, só algumas dessas secções estão concluídas. Agradeço a vossa compreensão e paciência!

No entanto, aconselho-vos a visitarem-no com frequência, uma vez que serão finalizadas, com alguma regularidade, novas secções. Até ao final de Abril o site estará completo, embora, novas notícias, promoções, actualizações, artigos, etc., estejam sempre, com bastante frequência, a ser adicionadas!"


* Os interessados devem contactar o local para preços e reserva sem demora
.

11.3.09

E porque não, filosofia?

Ciclo de Debates em Coimbra

Filosofia e Filosofar - Que Interessa Isso Hoje?
na Livraria Almedina (Estádio) sempre às 18h00

José João Boavida: Filosofia e Educação, 17 de Março

Henrique Jales Ribeiro: O Modelo Social e Comunicativo do Critical Thinking, 14 de Abril

Filipe M. Menezes: Filosofia na relação razoável do indivíduo consigo mesmo, 19 de Maio

António Pedro Pita: Filosofia, Cultura e Fruição, 16 de Junho

Entrada livre.

.

A liberdade

postais digitais tao 
clique para aumentar
copie e espalhe

10.3.09

"Voltar à Casa do Corpo": Um workshop com José Abreu

Voltar à Casa do Corpo, criando pontes entre o Movimento, a Respiração e a Voz
14 e 15 Março das 10h às 18h
José Abreu no espaço Ser Inteiro

Este trabalho destina-se a todos aqueles que pretendem uma maior consciência corporal e de integração da Voz, a quem está em (in)formação em Terapia Corporal, Expressão Dramática, Teatro, Música, Ensino e Comunicação em diversas áreas. Nele vamos trabalhar:

1. Integração do Movimento, Respiração profunda e Voz;
2. Usar a Voz para tornar mais sensível a relação com o Corpo;
3. Tornar mais expressivo o Corpo para abrir a Voz a novas qualidades e intensidades.
4. O Corpo como lugar de ressonâncias e como fonte de vibrações;
5. As dimensões verticais e horizontais da Voz;
6. O enraizamento da Voz, como Caminho para uma identidade mais ancorada no Corpo;
7. Dar Voz e espaço às emoções habitualmente reprimidas;
8. Afinar o Coração e o Corpo com o Sopro e os Sons Sagrados através de práticas oriundas da tradição Sufi;
9. Improvisar e comunicar como forma de permitir à Voz revelar novas potencialidades de contacto e criatividade.

Terapeuta: José Abreu

Participação: 70€

Necessária inscrição até dia 12 de Março

Número limitado de participantes

Ser Inteiro - Espaço Transdisciplinar de Informação e Formação

R. do Salitre, 185, 1º Dtº (junto ao Metropolitano do Lg. do Rato, Lisboa)

Mais informação no 91 452 30 64 ou aqui

.

9.3.09

Terapia Sonora em Tomar

A Luz do Regresso
13 de Março pelas 19H30
Espaço Metistica Om Shanti - Centro Terra Cristal

Terapia com Didgeridoo, taças tibetanas, canto difónico e parede de luz.

Esta terapia ajuda-nos a dar mais um passo em direcção ao nosso Eu superior. Tem como objectivo levar-nos de volta ao contacto connosco próprios numa viagem através do som, uma viagem repleta de luz e alegria.

O Didgeridoo, que desempenha um papel central nesta terapia, proporciona através da sua vibração uma sensação de conforto e de um grande contacto com a nossa Mãe Terra. A Taça Tibetana dá-nos um ponto de concentração, o que nos leva muito facilmente a um estado de elevação interior. O canto difónico leva-nos a viajar pelo Universo, contactando com as nossas raízes ancestrais. A parede de luz, através das suas cores suaves, complementa a viagem sonora com um contexto visual.

No seu conjunto, esta terapia pode ajudá-lo de várias formas, desde um simples mas profundo relaxamento e limpeza interior, até à recuperação do contacto com a voz do seu espírito. A vibração profunda destes instrumentos leva-o através das suas próprias paisagens, revelando-o a si próprio.

O Didgeridoo é um instrumento de sopro criado pelos Aborígenes Australianos, uma das culturas mais antigas ainda existentes. Continua a ser utilizado em algumas das suas cerimónias mais sagradas. É um instrumento poderoso em vários sentidos, pois a sua vibração não se limita ao som: sente-se literalmente no interior do corpo.

A Taça Tibetana é usada desde tempos antigos, não só no Tibete, mas também na Índia, Nepal, China, Japão e outros países. Para além de ser um excelente instrumento de apoio para a meditação, tem sido investigada como instrumento terapêutico de pleno direito.

O Canto Difónico, em geral, é uma técnica de colocação da voz que permite obter vários sons simultâneos. É praticada de diversas formas em vários locais do mundo, mas quem mais o desenvolveu foi o povo Mongol. No Tibete existe também uma variação de canto difónico muito utilizada nos cânticos de textos sagrados.

Facilitadores: Cláudio Oliveira e Tiago Simões

Comparticipação: Donativo

Vagas Limitadas

Inscrições e mais informações aqui
.

Workshop: Pedagogia Waldorf

A Arte da Educação
21 Março '09 (sábado)


“Para saber como educar é preciso saber primeiro o que é o Homem.” Rudolf Steiner

No final da 1ª Guerra Mundial (1914-18) surgem na Europa vários movimentos pedagógicos, na procura de uma educação abrangente, justa, que permita ao indivíduo realizar-se em plenitude, nas suas qualidades física, psíquica e espiritual, na certeza de ser essa a via que conduz o Homem ao desenvolvimento de uma consciência alargada, de uma afectividade equilibrada e de um actuar correcto.


Rudolf Steiner (Áustria 1861-Suiça 1925) lança os fundamentos de uma pedagogia extraída do conhecimento da natureza humana, onde, quer o currículo, quer a prática pedagógica se orientam pelas qualidades e necessidades do ser humano em cada uma das suas fases de crescimento.


É da maior importância assegurar na criança a confiança inata no mundo envolvente, o desejo de conhecer e o entusiasmo de agir. Através de um ambiente de calor afectivo e de qualidade estética nos primeiros 7 anos (1º septénio), é essencialmente a educação dos sentidos, a consolidação de hábitos saudáveis e a conquista do espaço que rodeia a criança, que lhe proporcionam segurança, alegria e sociabilidade. Dos 7 aos 14 anos (2º septénio), a relação com o professor e a actividade artística permeiam todas as aprendizagens, teóricas ou práticas, constituindo o modo de encarar o mundo. Dos 14 aos 21 anos (3º septénio) é o estudo da realidade em todas as suas vertentes e a formação de juízos que formam o cerne da educação do jovem, habilitando-o a uma intervenção activa na sociedade.


O movimento independente de Escolas Livres Rudolf Steiner estende-se actualmente por todos os continentes, culturas e religiões, confirmando assim a sua universalidade.

Data e Horário: 21 de Março de  2009 (sábado), das 9.30 às 17.30 h

Local: Lisboa - Jardim Botânico (Museu Nacional de História Natural)

Objectivo: Divulgar uma pedagogia centrada no pleno desenvolvimento do Homem, independentemente da função que ele vier a desempenhar na sociedade.

Conteúdo Programático:
- Breve enquadramento histórico do movimento de Educação para a Liberdade - Pedagogia Waldorf ou Pedagogia segundo Rudolf Steiner;
- Caracterização sintética de cada período de desenvolvimento / septénios (grupos de 7 anos);
- O 2º  septénio: as necessidades reais da criança e a resposta através do currículo e prática pedagógica;
- A incidência progressiva dos casos de Défice de Atenção e Hiperactividade/Apatia .

Destinatários:
- Profissionais com intervenção na área da Educação  ou da Saúde da Criança e/ou do Adolescente;
- Estudantes de cursos das áreas da Educação ou da Saúde;
- Pais e Encarregados de Educação.

Nº de participantes: 30  (Admissão por ordem de chegada da inscrição.)

Formadora: Luísa Pereira (Professora Waldorf)

Mais informação aqui
.

5.3.09

Consultório de Psicologia Online

A ver com atenção este projecto de aconselhamento psicológico online, com base neste blog da Drª Mariagrazia Marini Luwisch, que também tem consultório em Lisboa. Muitos artigos fantásticos e muitos casos da vida, todos respondidos com sabedoria e sensibilidade. Sem dúvida a merecer destaque:

.

Março nas Nossas Mãos

Mais informação aqui
.

4.3.09

Explora. Sonha. Descobre.


Mais uma vez, em inglês. Lamentamos por quem não sabe, mas a verdade é que o melhor da internet está nessa língua franca da globalização. Não deixamos de aconselhar, como tal, uma visita prolongada ao blog de onde veio este poster motivador - tem muito mais aqui e o autor só agradece, a quem quiser fazer download das imagens, que identifique a fonte quando as reproduzir ou reenviar para os amigos e família. Mas tem muito mais do que estas fotografias inspiradas e inspiradoras. Vale a pena a visita, sobretudo se formos fiéis à máxima do grande escritor Mark Twain aqui citado: Present Outlook


.

3.3.09

E um mês em cheio no espaço Ser Inteiro!

Workshops

Consciência Corporal, Energia e Sexualidade, Amando e integrando a Vida!
Sextas-Feiras - 19h às 20h30

Práticas e Técnicas de Pompoar - Trabalhando a Sexualidade Feminina
Quartas-Feiras - 19h15 às 20h15

Cursos de Meditação Transcendental
Todas as semanas mediante inscrição…

Curso de introdução à Meditação
Baseia-se em técnicas que têm como base o foco da atenção na respiração…
Quintas-Feiras das 17h30m às 19h

Técnicas de Visualização e Foco
Atingir objectivos torna-se por vezes de difícil concretização…
8, Domingo, das 10h às 12h30  - método em quatro abordagens de exercícios práticos!

Oficina de percepção e criatividade

A forma como percepcionamos o mundo e a nós mesmos…
28, Sábado – das 17h às 19h

Tarot – O desafio da Consciência

Cada um dos 22 Arcanos será estudado numa sessão de trabalho…
Terças-feiras das 20h às 22h

Movimento Autêntico
Uma experiência vivencial num trabalho que nos conectará com o nosso carácter… com Gerardo Provenzano
7 de Março, Sábado das 10h às 18h

Constelações Familiares
14, Sábado – das 14h às 20h

Voltar à Casa do Corpo, criando pontes entre o Movimento, a Respiração e a Voz. 
Destina-se a todos aqueles que pretendem uma maior consciência corporal… com José Abreu
14 e 15 Março das 10h às 18h

Palestras

5, Quinta-Feira às 20h
Meditação Transcendental

5, Quinta-Feira às 21h30
Psicologia Positiva

6, Sexta-feira às 21h
Caminhos de Coração-Um Retorno ao Amor

7, Sábado às 19h30
Energia, Corpo, Tantra e Sexualidade

8, Domingo às 12h
A Missão de Portugal à Luz dos Ciclos Astrológicos”
por Luís Resina

11, Quarta-Feira às 21h
Constelações e consciência

12 Quinta-Feira às 21h
Think Tank - Cidadania - Participação activa

13, Sexta-Feira às 19h
A Numerologia na educação das crianças
por Clara Almeida

14, sábado às 18h30
Saúde e uso das Plantas de Inverno

19, Quinta-Feira às 21h
Coaching: o que é e como nos pode ajudar.

O projecto Ser Inteiro - Oficinas de Descoberta e Transformação funciona em Lisboa, na Rua do Salitre, nº 185 1º Dto.

mais informações aqui ou aqui: info@serinteiro.com 351 91 452 30 64
.

Março terapêutico em Tomar

Espaço Metistica Om Shanti
Centro Terra Cristal

Agenda de Março 2009

Dias 3, 10, 17 e 24 e 31
19.15 - Alinhamento Energético em grupo – Facilitado por: Abraão Rafael

Dia 5
19.15 – Práticas de Terapia Multidimensional – Facilitadas por: Cláudia Sofia

Dia 7

10.00/18.00 – Reiki Usui Shiki Ryoho - Nível I – Facilitado por: Manuela Rosa

Dia 13
19.30 – Demonstração de Terapia de Som: A Luz do Regresso – Facilitada por: Cláudio Oliveira e Tiago Simões

Dias 14 e 15
10.00 – Wokshop Meditação das Rosas – Facilitado por: Mizé Jacito

Dia 20
Sessões de Tarot Terapêutico (mediante marcação) – Terapeuta: José Silva
19.30 – Palestra “A Biorgonomia” - Facilitada por: Carla Fonseca

Dia 21
15.00 – Celebração do Equinócio de Primavera – Facilitado por: Cláudia Sofia

Dias 27 e 28

Atendimentos de PMT e Cura Quântica Estelar – Terapeuta: João Henriques

Mais informação aqui ou aqui: metisticashanti@gmail.com

.

Segurança e saúde infantil: um manual para emergências

Muito útil esta publicação digital, sobretudo para quem tem filhos pequenos em casa. Trata-se de um Manual de Primeiros Socorros, que cobre as mais diversas situações relativas à segurança infantil ou possíveis acidentes, explicando o que fazer e como reagir de forma bastante clara e instrutiva. Pode fazer download do documento para o seu pc seguindo o link no topo:

2.3.09

Formação Inicial de Doulas

A Associação Doulas de Portugal tem o prazer de comunicar uma nova formação para doulas a acontecer nos dias 3 a 5 de Abril (primeiro módulo) e de 17 a 19 de Abril (segundo módulo) em Lisboa (Casa Semente - Alvalade) e na Serra de Monchique respectivamente.

Destinatários: Mulheres, mães, profissionais de saúde na área materno-infantil.

Temas abordados:
- Fisiologia do nascimento
- Primeiros socorros em obstetrícia
- O uso da água durante o parto
- Ecografias
- Partos induzidos
- A presença do pai durante o nascimento
- Vida fetal
- Nutrição durante a gravidez
- Consequências a longo prazo de como nascemos
- Informação benéfica ou prejudicial na gravidez
- Amamentação
- A doula em Portugal

Inscrições através do doulasdeportugal@yahoo.com
Número limitado de vagas

Mais informações aqui ou aqui
.

Constelações Familiares em Alverca

Workshop Constelações Familiares
7 de Março 09h30 - 18h00
Mil Caminhos para a Essência

A Terapia de Constelações permite aos participantes:

- Resolver mal-entendidos, emaranhamentos e bloqueios nos relacionamentos familiares, amorosos, profissionais, etc.
- Quebrar ciclos de desconexão, alienação, abuso ou disfunção na família;
- Abordar problemas que surgem em situações familiares dolorosas (divórcios, famílias monoparentais, abortos, infertilidade, adopção, etc.);
- Lidar de forma positiva com doenças graves e morte;
- Descobrir razões para sintomas, bloqueios e doenças físicas, emocionais e psicológicas e dar passos para uma possível cura;
- Reencontrar-se com partes de si, como a sua Criança Interior, a sua Feminilidade, o seu Poder Pessoal, etc.;
- Ter uma perspectiva global de qualquer situação marcante da sua vida.

Facilitadora: Cláudia Rodrigues
Marcações: As marcações são feitas através de telefonema para o 93 644 3504 (rede TMN) ou por e-mail para info@milcaminhos.com

mais informações aqui
.

E porque não, desenvolver o potencial literário?

Workshop de Escrita Criativa 
14 e 21 de Março (sábados)

“Um escritor é uma pessoa para quem é mais difícil escrever do que para os outros”, Thomas Mann

Programa: 1- Introdução breve à Linguística; 2 - Primeiro sem palavras (sem texto); 3 - Desconstruir a escrita, reconstruir o símbolo; 4 - Imagética; 5 - Acção / Reacção; 6 - Cadáveres esquisitos (apoderar-se da palavra alheia); 7 - Escrever sobre água (sonoridades); 8 - Economia de palavras; 9 - Plágios

Formadora: Carla Ribeiro
Duração: 8 h
Horários: 15h às 19h
Preço: 45 euros

Carla Ribeiro tem 36 anos, é licenciada em Línguas e Literaturas Modernas pela Universidade de Coimbra e tem formações várias na área da educação pela arte. Tem vários textos publicados na revista Aeroplano, com a supervisão de Manuel Portela e João Ricardo Pinho da Cruz. Como quase todos os teimosos da escrita tem gavetas cheias de livros e ensaios “a publicar”.
Trabalhos registados e “a publicar”: Objectos Nostálgicos, 2004; Cadernos Explicativos do Absurdo, 2005;
Publicou recentemente o seu primeiro livro "As Minhas Meninas", 2008.

Mais informação aqui
.