28.2.09

E porque não, imprimir mais verde?

Um ambiente mais sustentável é uma responsabilidade de todos nós e passa por gestos às vezes "insuspeitos", por mudar pequenos hábitos e costumes do nosso quotidiano. Este artigo do canal de tecnologia do portal Sapo, apresenta algumas dicas muitos práticas para economizar num dos líquidos mais caros do mundo: a tinta das nossas impressoras. E para poupar as florestas.

«Que a vida está cara todos sabemos. É um daqueles clichés que entraram no discurso de todos e com alguma razão. Fazer umas poupanças e tentar esticar o que temos é, provavelmente, uma das "ginásticas" que melhor conhecemos.

É por isso que hoje decidimos juntar dois temas em torno de um único ponto, neste caso como prolongar a vida dos seus tinteiros e toners recorrendo a algumas práticas mais verdes. (...)»

continua aqui
.

27.2.09

O caminho solitário para a verdade profunda

"Há mil e uma portas que vão dar ao pomar da verdade mística. Cada ser humano tem a sua própria porta. Nunca devemos cometer o erro de querer entrar no pomar por outra porta que não seja a nossa."
Elie Wiesel

26.2.09

O Poder da Mudança

Chama-se The Power of Change e é uma comunidade positiva. O que é que isto quer dizer? Quer dizer um grupo de gente que se une, neste caso por intermédio da internet, visto terem em comum, além da língua portuguesa, uma perspectiva positiva da vida e por abraçarem a mudança como algo natural.

E a mudança, como sabe quem nos conhece há mais tempo, é um tema que nos é muito querido.

Trata-se, em suma, de «uma rede positiva de pessoas que se entreajudam». Razão mais do que suficiente para ser destaque aqui no blog e para merecer a atenção dos nossos leitores. Conheça melhor este Poder da Mudança e junte-se a esta comunidade.

ps: chamamos também a atenção para duas dicas: a excelente secção de vídeos do site, todos eles fantásticos. E o potencial de activismo que esta comunidade "virtual" (mas muito real) oferece.

Desenvolvimento Pessoal: um workshop em Coimbra

Com Iara Guilherme
8 de Março 2009 (domingo) 

"Convido tod@s para o Workshop que vamos realizar em Coimbra no dia 8 de Março.

Este Workshop é uma excelente ferramenta para todos aqueles que, a cada instante, buscam crescimento pessoal e auto-transformação.

Para viver conscientemente os desafios da vida no momento actual, crescer com eles e encontrar equilíbrio em todas as áreas da vida (física, mental, emocional e anímica) é fundamental que se tenha consciência e equilíbrio a cada minuto.

Neste mundo de constante mudança é fundamental estarmos preparados e abertos para não mais sermos bombardeados com informações que geram stress e desestabilizam e desequilibram nossas vidas emocional, profissional, familiar e anímica, o que leva a um círculo vicioso de actuação condicionada e ineficiente.

Em cada exercício que realizaremos, procuraremos ajudar na compreensão de como podemos estar mais centrados e ensinaremos técnicas que podem ser usadas por todas as pessoas de qualquer idade, que melhoram o nível de energia pessoal, ajudam no auto conhecimento e na capacidade de administrar as emoções e os relacionamentos humanos.

Espero encontrá-los nestes encontros de estudos neste breve período em que estou aqui, na Europa.

Peço a gentileza de, por favor, divulgarem estes eventos entre seus amigos e conhecidos.

Será uma alegria e um imenso prazer partilhar com todos estes momentos.

Um enorme abraço de luz com todo meu carinho, Iara."

Horário: das 14 às 19 horas
Local: Casa do Sol - Coimbra
Contacto: 966701197 – 919754765 – 939336459
Contribuição: 20 euros

Mais sobre Iara Guilheme aqui
.

25.2.09

A felicidade


Trad.: Ser-se feliz não significa que tudo é perfeito. Significa que você decidiu olhar para lá das imperfeições.

.

21.2.09

Ainda a alimentação. E a mulher. Em Braga

Workshop de Culinária Macrobiótica adaptada à Cozinha Tradicional Portuguesa

Domingo, 15 de Março
 na Casa Nossas Mãos

Preço: 25 euros (inclui refeição).
Horário: das 15h00 às 19h00
Agradecemos inscrição com antecedência caso estejam interessadas(os) em participar

Mais informações aqui


Workshop Ecologia Feminina
Dias 28 de Fevereiro e 1 de Março 2009
na Casa Nossas Mãos

- Massagem Thai
- Oficina para Casais Grávidos
- Aromaterapia na Gravidez
- Integração Pélvica Perineal (massagem e percepção corporal)

Com Marjorie Sá (Divinas Mães -Brasil)

Para profissionais na área saúde e casais grávidos

Mais informações aqui

19.2.09

E porque não, meditar por um mundo melhor?

Meditação para um Espírito Invencível na Era de Aquário

A 3HO e o KRI

convidam todos os interessados a juntarem-se a um sadhana, durante o período de 1000 dias, que teve inicio no dia 14 de Fevereiro de 2009 e terminará no dia 11 de Novembro de 2011, quando oficialmente se inicia a Era de Aquário, dia em que será feita uma meditação especial para completar esta prática.

Poderá juntar-se a este sadhana a qualquer momento e pelos dias que estiver disposto.

A proposta é fazer este sadhana 11 minutos todos os dias, ou se desejar pode aumentar o tempo para 31 minutos. O sadhana proposto é uma meditação de 11 minutos que usa o poder do shabd – a tecnologia do som e da consciência, através dum mantra estruturado duma forma que nos desafia, eleva e aumenta a coragem interna. A projecção conseguida com a dinâmica desta marcha desenvolve o poder transformador em nós, desenvolvendo uma sensação de avançarmos juntos, de sermos capazes de enfrentar a mudança, de fazermos face à pressão dos tempos, às distracções do ego e das emoções ajudando-nos a expressar a nossa individualidade duma forma mais genuína.

Traduzimos a meditação para português (de Portugal) e editámos o mantra marcando as várias transições especificadas na meditação. Poderá fazer download delas no site www.ojardimdelotus.net

até ao dia 21 de Fevereiro.

Faça este sadhana com amigos e alunos, pratique-o em comunidade. Estejam juntos. Sejam brilhantes com a luz. Enfrente o futuro com o coração e braços abertos.


Mais informações e inscrições: geral@ojardimdelotus.net ou 962 858 505

.

Auto-conhecimento

“Aquele que conhece os outros, é avisado. Aquele que se conhece a si próprio, é iluminado.”

Lao-Tzu em Tao-Te-Ching

E porque não dançar?

18.2.09

Em tempos de crise: Sabedoria prática

Pedimos desculpa aos leitores do blog que não percebam inglês, mas não podíamos privar os que percebem desta pérola de sabedoria pragmática, que retoma os antigos ensinamentos de Aristóteles como antídoto para a crise económica e social em curso. E que sublinha a necessidade de contornar ou  contrariar regras  estúpidas mas instituídas. Aproveitamos também para chamar de destacar o site Ted Talks, um dos sítios mais preciosos da internet, com dezenas de palestras fantásticas, das mais brilhantes mentes do mundo:

16.2.09

Introdução ao Vegetarianismo na Figueira da Foz

Curso de Introdução ao Vegetarianismo
8,15 e 22 de Março

Figueira da Foz

Formadora - Iris Palhas
Inscrições até 1 de Março
Mais informações em: 912337218 ou hera.terrestre@gmail.com

.

14.2.09

Workshop sobre o erro ortográfico

O Erro Ortográfico: tendência ou consequência?
28 Fevereiro 2009 (sábado)

O  Erro Ortográfico é um dos maiores desafios que se coloca a todos os profissionais de educação nos dias de hoje. Numa criança sem qualquer comprometimento físico e/ou psicológico, como entender a tendência para o erro ortográfico e como resolver este problema?

Recentemente, alguns profissionais das mais diversas áreas têm reflectido sobre este assunto e inclusive desenvolvido algum trabalho específico, possibilitando estabelecer orientações e estratégias para o diagnóstico, levando a uma intervenção mais eficaz nesta dificuldade de escrita.

É cada vez mais urgente que todos os profissionais com intervenção directa ou indirecta nesta área identifiquem, sinalizem e diagnostiquem a especificidade e a tipologia do erro ortográfico, para que adeqúem a sua intervenção à criança com quem estão a trabalhar.    

Formador:
Dr.  António Martinho: Licenciado em Filosofia, pela Universidade Católica Portuguesa; Profissionalização em serviço pela Escola Superior de Educação de Lisboa; Professor profissionalizado de Língua Portuguesa e História e Geografia de Portugal desde 1991.      

Objectivos:
- Conhecer as maiores dificuldades do nosso sistema ortográfico;
- Diagnosticar e tipificar o erro ortográfico;
- Adoptar estratégias específicas de intervenção.

Conteúdos Programáticos:
- Breve história da ortografia da língua portuguesa;
- Maiores dificuldades do nosso sistema ortográfico;
- Algumas estratégias para evitar e lidar com o erro ortográfico. 

Destinatários:
- O workshop está preparado mais especificamente para todos os profissionais que directa ou indirectamente intervêm  neste tipo de problemática: docentes do 1º e 2º ciclos do ensino básico, psicólogos, terapeutas e outros;
- Pais e Encarregados de Educação.

Local: ESTeSL - Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa Av. D. João II, Lote 4.69.01 (Lisboa - Parque das Nações)

Vagas: 35 (Admissão por Ordem de Chegada das Fichas de Inscrição)

Horário: 10 às 17 horas

Mais informações aqui ou aqui: info@oficinadidactica.pt

.

11.2.09

Curso de Hatmara no Algarve

Curso Básico Hatmara-Merkava
7, 8, 14, 15, 21 e 22 Março 2009

com Naomi Feinberg
no Instituto Faust
 

Biorgonomia / Hatmara


A história do Hatmara começa com a Biorgonomia de Wilhem Reich, ex-aluno de Freud que nos anos 30 descobriu o orgone ou Energia de Vida. Muitos anos depois, Rafi Rosen, entusiasmado pelas investigações de Reich, desenvolveu novos estudos e descobriu a “técnica do pestanejo”, ferramenta base de um diagnóstico que ele mesmo veio depois a sistematizar. Rafi defendia que para cada doença (mau funcionamento, bloqueio, sofrimento, etc) havia um conjunto de causas iniciais, que provocando uma reacção em cadeia, culminava numa situação problemática. Descobriu que ao alterar a vibração do corpo energético, e do seu complemento energético, para uma vibração de energia de vida, no momento exacto da causa, se podia anular o vácuo transformando-o em energia vital e assim resolver o problema.

Conteúdos:
- Meditação Hatmara (transformação
- Energia de Transformação e Códigos da Criação
- Transformação e Cura do Código Genétic
- Cura Espiritua
- Transformação das Causas dos Problemas (vidas passadas, herança genética, Karma, …
- O “Complemento Energético
- Cura à distância
-Ser um canal de Luz

Este curso inclui ferramentas elementares da Biorgonomia, nomeadamente a “técnica do pestanejo” desenvolvida por Rafi Rosen.

O curso é dado em Inglês com tradução para Português

Rua Forte Novo 75
Quarteira
289 30 13
56 919 437 377
info@faust.pt 


mais informação em Hatmara e em Faust

Workshop de Bhangra

Sat Atma Singh vem a Portugal pela primeira vez partilhar os seus conhecimentos de Bhangra num workshop dias 21 e 22 de Fevereiro a realizar na Quinta do Rajo, Sintra (Santa Susana, Caminho das Travessadas).
Bhangra é uma forma de musica e dança originaria da zona do Punjab (India). Começou como uma dança popular criada pelos camponeses para celebrar a chegada da Primavera. Nos dias de hoje sobrevive em diferentes formas e estilos por todo o mundo inclusive musica pop, bandas sonoras de filmes e até mesmo competições escolares.

Mais informações e inscrições: satya@karamkriya.co.uk ou 261 098 194 / 933 264 226

Uma dica do Jardim de Lótus

E veja aqui o que é afinal o Bhangra:

E um pouco mais de respeito e atenção aos músicos de rua?

Há uns anos atrás, no metropolitano de Washington, um jornal fez uma experiência que se revelou tão chocante como reveladora. Reveladora da forma como podemos ser tão insensíveis à beleza, mesmo que ela nos entre pelos ouvidos a dentro.

Nessa experiência colocaram um dos melhores violinistas do mundo a tocar numa estação a interpretar músicas arrebatadoras. O resultado foi o que esperam os mais pessimistas e pode ver-se no segundo vídeo desta entrada no blog. Entre centenas de pessoas, só uma percebeu a maravilha que se estava a passar. e fez uma pausa no bulício urbano embrutecedor.

Mas para já, fiquem com este vídeoclip magnífico. E lembre-se, quando passar por um músico de  rua, conceda-se uma pausa e ouça. Pode ser que tenha uma bela surpresa...:



10.2.09

Esta semana na Casa Nossas Mãos (Braga)

Palestra: Porquê transportar o seu bebé junto a si?
Entrada livre | Quinta, 12, às 21.00

Workshop: Do-In (Auto-Massagem Japonesa)
Sábado, 14, das 9.00 às 13.00 | Preço: 25 euros | Inscrições prévias

Workshop: Poder Feminino
Sábado, 14, das 15.00 às 19.00| Preço: 25 euros | Inscrições prévias

mais informação aqui

.

Workshop de relacionamentos

Mastering Alive Relationships
13 a 15 Março (Sexta 21h a Domingo 19h)

Melhore as Suas Relações
 com Wilbert Alix


Explore o seu interior... e poderá descobrir a única verdade de que precisa.

Procura uma experiência mais profunda nos seus relacionamentos? Gostaria de viver essa experiência neste momento?

Mastering Alive Relationships pode ajudá-lo(a).

Os relacionamentos têm mais a ver connosco do que com qualquer outra pessoa. São reflexos do nosso mundo interior. Mas já pensou que os relacionamentos podem ser também uma oportunidade de recriar uma realidade interior... de aprender mais sobre quem somos? Tal como nos vestimos em frente ao espelho, os relacionamentos revelam pormenores, que, depois de percebidos, nos permitem tornarmo-nos mais fortes, sábios e abertos para a vida e o amor.

A questão que se coloca é a seguinte:

Como posso eu re-criar a minha realidade? Como posso eu aprender a criar uma forma de relacionamento que atraia a saúde e abundância pessoal?

Mastering Alive Relationships baseia-se nas 20 Características de um Relacionamento Activo. Estas qualidades têm um grande impacto não só na sua capacidade de relacionar-se com outros, mas também na sua relação com tudo o resto, como a saúde, o dinheiro, a espiritualidade e a carreira. Cada qualidade interiorizada traz luz sobre todos os outros aspectos da sua vida.

A sua situação actual não é relevante: solteiro...casado... junto... só... Faça a experiência e explore o seu Ser... e talvez descubra também a única verdade de que vai alguma vez precisar.

Nota: Este curso é apresentado em inglês sem tradução.

Mais informações aqui
.

9.2.09

E porque não limpezas domésticas mais amigas do ambiente?

Limpeza Alternativa

A Terra está poluída. O ar, a água, o solo e, consequentemente, os alimentos estão contaminados pelos efeitos nefastos das acções humanas, que vão desequilibrando o ambiente.

Precisamos de reverter este quadro, pensando, com responsabilidade, nas nossas escolhas e acções. Vivemos numa nave única, um planeta que já dá mostras evidentes de que, diante de tantas agressões, o equilíbrio torna-se mais difícil a cada momento. Precisamos, então, de repensar, reflectir e reorientar as nossas escolhas.

Uma fonte importante de poluição ambiental, que afecta tanto a nossa saúde como a saúde do planeta, é a escolha do que usamos para limpar a nossa casa. Na sua maioria, os produtos de limpeza são fabricados com substâncias derivadas da indústria petroquímica, reconhecidamente uma das maiores fontes de poluição das águas e da atmosfera. Os líquidos coloridos e perfumados escondem vários componentes nocivos.

Será que precisamos mesmo desses produtos? Por que não utilizar soluções mais naturais e económicas? Depende de nós diminuir a quantidade de elementos tóxicos que chegam às águas, ao ar e ao solo da Terra, através dos ralos das nossas cozinhas e casas de banho, e também do ar da nossa própria casa. A cada dia chegam ao mercado produtos de limpeza mais fortes e teoricamente mais eficientes, mas que são fontes de desequilíbrio, e de doença, para o organismo humano e para o planeta.

A Agência de Protecção ao Meio Ambiente dos Estados Unidos afirma, em relatório, que a poluição do ar interior das casas é um dos problemas de saúde ambiental mais importantes do país. A maioria das casas possui uma concentração por aérea de substâncias químicas nocivas de 2 a 70 vezes mais alta do que os ambientes externos, porque os produtos de limpeza e de higiene libertam vapores tóxicos quando são usados. Foram detectadas 150 substâncias químicas nas casas, com as quais as pessoas entram em contacto sem os cuidados e a protecção dos laboratórios (luvas, máscaras, óculos, etc.), já que são as mesmas substâncias químicas manuseadas em laboratórios. E este quadro é o mesmo em Portugal.

Por isso, quando pensar em limpar a casa, pense também na saúde do seu corpo e do planeta, escolhendo produtos simples e naturais, que não aumentem ainda mais a poluição existente. Assim podemos limpar não apenas a nossa casa, mas também ajudar a limpar o planeta.

Soluções Alternativas:

Limpar Tudo: Solução de 4 colheres de sopa de bicarbonato de sódio num litro de água morna. Adicionar uma colher de sopa de vinagre branco, ou sumo de limão, para dissolver a gordura.
Desentupir a pia: Deitar no ralo um punhado de bicarbonato de sódio, algumas colheres de vinagre branco e água a ferver.
Limpar o forno: Misturar bicarbonato de sódio, sal, água quente e vinagre, e passar com uma esponja. Remover com um pano.
Limpar os vidros: Passar uma solução com água e vinagre, e depois usar jornal para dar brilho.
Desodorizante de ambiente: 4 colheres de sopa de vinagre num pratinho colocado sob um móvel. As plantas também funcionam como óptimos purificadores do ar.
Para encerar: Misturar uma parte de óleo vegetal, como a linhaça, com outra parte de sumo de limão ou vinagre, e aplicar com uma flanela.
Para limpar carpetes: Fazer uma solução de água com vinagre branco.
Para lustrar móveis: Fazer uma solução de uma parte de sumo de limão e duas partes de óleo vegetal. Dar brilho com uma flanela.
Desinfectante sanitário: Misturar bicarbonato de sódio com vinagre.
Limpar pratas: Mergulhar o objecto num recipiente com água morna, uma colher de chá de bicarbonato de sódio e uma colher de sal. Dar brilho com um pano macio.
Limpar cobre: Esfregar uma mistura de limão e sal, lavar e secar com um pano bem limpo.
Limpar bronze: O sumo de limão clareia qualquer peça de bronze, que deve ser enxaguada em seguida.
Limpar objectos dourados: Utilizar, esfregando, limão ou uma mistura de água e vinagre em partes iguais.
Limpar objectos de latão: Polir as peças com molho inglês e, para conservar o brilho, esfregar azeite.
Limpar fórmica: Para tirar manchas de tinta esferográfica, e deixar a fórmica limpa, esfregar com álcool ou com uma solução de água com vinagre.
Espantar moscas e mosquitos: Folhas de louro, eucalipto e manjericão, maceradas em água ou espalhadas pelo ambiente.
Evitar traças: Usar cânfora, em vez de naftalina. É tão eficiente e menos tóxica.
Afastar pulgas: Lavar os animais de estimação com água e sabonete (de preferência, feito com óleo de neem, que possui uma acção repelente sem ser tóxica). Enxugar. Aplicar a seguinte solução para manter as pulgas à distância: 2 colheres de sopa de alecrim fervidas num litro de água. Espalhar também pela casa folhas de erva-de-Santa-Maria e poejo.
Afastar os parasitas das plantas: Colocar no liquidificador 3 cebolas, 1 cabeça de alho, 2 pimentas-malagueta e 1 colher de sabão em barra. Bater com meio litro de água e espalhar esta mistura nas plantas. Pode-se também colocar alguns dentes de alho num pouco de água (se possível, de chuva) e deixar impregnar por cerca de dez dias. Usar, então, em um spray, para pulverizar as plantas.
Amaciador de roupa: Ao enxaguar a roupa, colocar meio copo de vinagre branco na última água. Além de amaciar, o vinagre realça as cores e impede que manchem.
Pasta de limpeza: Em vez de desperdiçar os restos de sabão (de preferência, biodegradável), reaproveite-os numa excelente pasta de limpeza. Basta deixar os restos de sabão de molho num pouco de água (o necessário para formar uma pasta) e, depois, misturar uma colher de vinagre e duas colheres de açúcar. Está pronta a sua pasta de limpeza!
Adubo natural: Um verdadeiro adubo para as plantas pode ser obtido com substâncias normalmente desprezadas e desperdiçadas. A água onde cozinha as batatas (sem sal e fria), a água da lavagem do arroz, os restos de chá preto, borra do café - tudo isso funciona como um excelente adubo. Da mesma maneira, as cascas de batata e de cenoura podem ser colocadas directamente nos vasos para ajudar o desenvolvimento das plantas.
Passar bem: Produtos que facilitam a passagem de roupa contêm, geralmente, muitas substâncias tóxicas e perigosas. A solução feita com uma colher de sopa de polvilho dissolvida num litro de água cumpre o mesmo objectivo, ao ser aplicada nas roupas a serem passadas, sem poluir.
Pesticida natural: Ferver folhas de ruibarbo, durante meia hora, em quatro litros de água. Acrescentar uma colher de chá de sabão de coco, para a mistura aderir às folhas e expulsar os pulgões.
Tira cheiros: Numa divisão recém-pintada, o cheiro da tinta fresca desaparecerá mais depressa se deixar no ambiente uma bacia cheia de água com algumas rodelas de cebola ou folhas de laranjeira.
Tirar "ruído": Se a porta estiver a ranger, fazer uma mistura de raspa de grafite (ponta de lápis) e algumas gotas de óleo de cozinha. Colocar aos poucos nas dobradiças, fazendo um movimento de abrir e fechar a porta, para que a mistura penetre bem nas dobradiças.
Tirar manchas: Manchas de gordura são retiradas com uma mistura de água quente com sabão e umas gotas de detergente (de preferência, biodegradável). Lavar e, se restar algum vestígio, polvilhar talco e deixar por algumas horas; esfregar um pedaço de cebola também resolve. Manchas de frutas e doces desaparecem com álcool ou vinagre branco, e manchas de tinta de escrever devem ser lavadas com leite. Na falta do leite, também pode ser usado um punhado de sal humedecido com limão e colocado sobre a mancha, lavando-se em seguida. Manchas de café desaparecem esfregando imediatamente, e com paciência, uma pedrinha de gelo até que a mancha suma.
Tirar humidade: Colocar um recipiente com pedaços de carvão no fundo dos armários, ou então pendurar pedaços de giz. Sempre com o cuidado de não sujar as roupas.
Fórmula mágica: A velha combinação de água quente e sabão (de preferência, biodegradável) continua a ser o melhor detergente. Limpa pisos de cerâmica, ladrilhos e azulejos, tira manchas de parede e a gordura das superfícies. E, melhor ainda, não ajuda a poluir a Terra.


(autor anónimo, informação recebida por email)

As propriedades terapêuticas do sexo

Workshop de Pedagogia Waldorf

Pedagogia Waldorf: A Arte da Educação
21 Março (sábado)

Lisboa - Jardim Botânico do Museu Nacional de História Natural

“Para saber como educar é preciso saber primeiro o que é o Homem.” Rudolf Steiner

No final da 1ª Guerra Mundial (1914-18) surgem na Europa vários movimentos pedagógicos, na procura de uma educação abrangente, justa, que permita ao indivíduo realizar-se em plenitude, nas suas qualidades física, psíquica e espiritual, na certeza de ser essa a via que conduz o Homem ao desenvolvimento de uma consciência alargada, de uma afectividade equilibrada e de um actuar correcto.

Rudolf Steiner (Áustria 1861-Suiça 1925) lança os fundamentos de uma pedagogia extraída do conhecimento da natureza humana, onde, quer o currículo, quer a prática pedagógica se orientam pelas qualidades e necessidades do ser humano em cada uma das suas fases de crescimento.

É da maior importância assegurar na criança a confiança inata no mundo envolvente, o desejo de conhecer e o entusiasmo de agir. Através de um ambiente de calor afectivo e de qualidade estética nos primeiros 7 anos (1º septénio), é essencialmente a educação dos sentidos, a consolidação de hábitos saudáveis e a conquista do espaço que rodeia a criança, que lhe proporcionam segurança, alegria e sociabilidade. Dos 7 aos 14 anos (2º septénio), a relação com o professor e a actividade artística permeiam todas as aprendizagens, teóricas ou práticas, constituindo o modo de encarar o mundo. Dos 14 aos 21 anos (3º septénio) é o estudo da realidade em todas as suas vertentes e a formação de juízos que formam o cerne da educação do jovem, habilitando-o a uma intervenção activa na sociedade.

O movimento independente de Escolas Livres Rudolf Steiner estende-se actualmente por todos os continentes, culturas e religiões, confirmando assim a sua universalidade.

Data e Horário: 21 de Março de 2009 (sábado), das 9.30 às 17.30 h

Local: Lisboa - Jardim Botânico (Museu Nacional de História Natural)

Objectivo: Divulgar uma pedagogia centrada no pleno desenvolvimento do Homem, independentemente da função que ele vier a desempenhar na sociedade.

Metodologia:
- Exposição teórica;
- Diálogo Caracterização sintética de cada período de desenvolvimento / septénios (grupos de 7 anos);
- Exemplos de prática pedagógica.

Conteúdo Programático:
- Breve enquadramento histórico do movimento de Educação para a Liberdade - Pedagogia Waldorf ou Pedagogia segundo Rudolf Steiner;
- Caracterização sintética de cada período de desenvolvimento / septénios (grupos de 7 anos);
- O 2º septénio: as necessidades reais da criança e a resposta através do currículo e prática pedagógica;
- A incidência progressiva dos casos de Défice de Atenção e Hiperactividade/Apatia .

Destinatários:
- Profissionais com intervenção na área da Educação ou da Saúde da Criança e/ou do Adolescente;
- Estudantes de cursos das áreas da Educação ou da Saúde;
- Pais e Encarregados de Educação.
- Pais e Encarregados de Educação.

Nº de participantes: 30 (Admissão por ordem de chegada da inscrição.)

Formadora: Luísa Pereira - Professora Waldorf

Mais informação em www.oficinadidactica.pt
.

6.2.09

Uma prenda poética para os yogis


Estado de Samadhi 

Oh! Que alegria! Que Bem-aventurança!

Todos os desejos estão agora realizados

Todas as coisas foram alcançadas

Eu sou Imortal, eterno,

Eu sou a Consciência Eterna

Eu sou o Grande e o Sublime

Tudo é simplesmente Moksha

Apenas Moksha está em toda parte

Isso é para ser conhecido

E experimentado por cada um.

O ego agora se dissolveu

O Vasanas foi queimado

No fogo da sabedoria

Há Manonasa

Ou aniquilamento da mente

Todas as distinções desapareceram

Todas as diferenças sumiram

Não há nem ‘eu’ nem ‘você’

Em verdade, tudo é Brahma

Esta é uma Bem-aventurança homogênea

Essa experiência total é inefável

Faltam palavras para descrever esse estado

Sinta-o você mesmo em Samadhi.


um poema de Swami Sivananda
saiba o que é o Samadhi
.

Cursos de Macrobiótica na Figueira da Foz

 
mais informação aqui ou aqui: shangri_la@walla.com

5.2.09

Workshop: Iniciação ao Shiatsu Zen em São Pedro de Sintra

"A descoberta do corpo"
22 de Fevereiro

Uma proposta do projecto Novas Consciências no espaço Zen Family

Descoberta do Corpo através de exercícios de Do-in – uma técnica milenar da Terapia da Shiatsu para o ajudar a manter o seu equilíbrio.

O Shiatsu tem suas raízes na Medicina Tradicional Chinesa. Esta ciência milenar ensina-nos que no nosso corpo existem canais energéticos, chamados de meridianos, pelos quais circula a energia vital (Ki) que ajuda no bom funcionamento do nosso organismo. Segundo este conceito oriental, as doenças surgem devido a um desequilíbrio do fluxo energético.

A Técnica de Do-in, transmitida de geração para geração, nasceu na China e difundiu-se rapidamente por todo o oriente. No Japão, recebeu o nome de do-in, que significa “O caminho de casa” (casa é o corpo, morada do espírito e do ki, a energia vital).

Objectivos
Dotar os participantes de conhecimentos técnicos e teóricos para efectuar uma Indian Head Massage

Facilitadoras
Andrea Pinto e Susana Nogueira

Condições Gerais
Inscrições limitadas; pré-inscrição obrigatória

Horário
7 e 8 de Fevereiro - das 10h às 18h com 1h de almoço
21 e 22 de Março - das 10h às 18h com 1h de almoço



Mais informações aqui

O que é que acontece ao seu corpo quando deixa de fumar?

Esta é para os fumadores. E explica as consequências (benéficas) que a decisão de deixar de fumar terá no seu organismo, desde os primeiros minutos. Se for fumador e não souber inglês, peça por favor a alguém para traduzir.

(clique na imagem para aumentar)

A insónia e as alternativas naturais aos comprimidos

O que é melhor para combater a insónia: Os seus hábitos e comportamento? Ou as drogas farmacêuticas? Eis aqui neste artigo que traduzimos para o blog, uma abordagem muito interessante acerca deste problema cada vez mais frequente nas nossas sociedades altamente competitivas e stressantes. E de como se pode fugir ao trilionário negócio dos soníferos ou calmantes em forma de comprimido, recorrendo a métodos mais naturais e menos prejudiciais.

As respostas mais imediatas e "simples" para os problemas, de facto, nem sempre são as melhores. Em próximo post veremos como o yoga e a meditação são duas dessas valiosas ferramentas comportamentais, o que significa no fundo mudar de atitude e de estilo de vida com a ajuda de práticas milenares de bem-estar.

Curar a insónia sem comprimidos

 Para quem sofre de insónias crónicas, estudos mostram que os simples tratamentos comportamentais ou psicológicos funcionam tão bem, e por vezes melhor, do que os populares medicamentos, segundo um relatório no “The Journal of Family Practice”.
O jornal médico Sleep relatou no ano passado acerca de cinco experiências científicas de ponta (no original “high quality trials”) que revelaram que terapias de comportamento cognitivo ajudavam as pessoas com insónia a adormecer mais cedo e a dormir mais tempo. Outra análise, do American Journal of Psychiatry, em torno de 21 estudos, mostrou que o tratamento comportamental ajudava as pessoas a adormecer nove minutos mais depressa do que os comprimidos para dormir. Noutras medições, a terapia do sono funcionou tão bem como a medicação, mas sem qualquer efeito secundário.
As estratégias comportamentais para um sono melhor são surpreendentemente simples, e essa é uma das razões para tantas pessoas não acreditarem que elas possam fazer a diferença. Um dos métodos mais eficazes é o do controle dos estímulos. O que significa, por outras palavras, não ver televisão, comer ou ler na cama. Não ir para a cama antes de estar ensonado. Levantar-se todos os dias à mesma hora, sem fazer “sestas” durante o dia. Se não for capaz de adormecer, saia da cama ao fim de 15 minutos e faça qualquer coisa relaxante, mas evite actividades estimulantes e pensamentos.
A chamada higiene do sono também faz parte da terapia do sono. Isto inclui exercício regular, instalar persianas à prova de luz no seu quarto para o manter escuro e assegurar que a temperatura do quarto seja confortável. Coma refeições regulares, não vá para a cama com fome e limite as bebidas, sobretudo álcool ou bebidas com cafeina, antes da hora de ir para a cama.
Finalmente, não se esforce demasiado para adormecer e vire o relógio para a parede para não ver as horas. Olhar para o tempo a passar é uma das piores coisas a fazer quando se tenta adormecer.
Pode ser difícil de acreditar, mas muitos estudos mostram que estes simples passos fazem realmente uma diferença significativa a pessoas com problemas de sono. Estas intervenções são baseadas na noção de que os pensamentos e os comportamentos podem “hiper-estimular” o sistema nervoso central e desregular os ciclos do sono, o que resulta em insónia crónica, como esclarece o Family Practice.
Se estes passos não resultarem, fale com o seu médico, para que este lhe indique um terapeuta do sono, que lhe possa ensinar técnicas adicionais de relaxamento. Por vezes, um terapeuta pode trabalhar consigo no sentido de reprogramar os seus horários de adormecer e acordar, um processo mais integrado onde o paciente ajustam a sua hora de dormir todas as noites durante algumas semanas.
E para mais informação acerca de comprimidos para dormir, leia este artigo do The Times.

Por Tara Parker-Pope, colunista de Saúde do The New York Times

.

2.2.09

Curso de Medicina Ayurveda

A divulgação deste curso serve também para destacar e apresentar aos nossos leitores a EAN - Estudos Avançados em Naturologia, um projecto de formação e terapias em Lisboa, que vale a pena conhecer melhor:

Curso de Especialização de Naturologista Ayurveda 
Início a 13 deFevereiro 2009

A Medicina Ayurveda enfatiza terapias preventivas e curativas, por vários métodos de eliminação de toxinas do corpo e da mente, levando a um melhor funcionamento celular.
 

Coordenação:
Doutor José Ruguê Ribeiro Junior
 

Descrição:
Ayurveda é o nome dado à ciência médica desenvolvida na Índia há mais de 5 mil anos, fazendo dela o mais antigo sistema medicinal holístico da humanidade. A Medicina Ayurvédica é conhecida como sendo a mãe da medicina, pois os seus princípios foram a base para o posterior desenvolvimento da medicina chinesa, árabe, romana e grega.

Ayurveda é uma palavra em sânscrito que significa Ayur (Vida) + Veda (Conhecimento), devendo ser entendida como a Ciência da Vida. Deve aos ensinamentos Védicos as suas bases e sistematização.
 

Objectivos:
Dotar os participantes de conhecimentos técnicos e teóricos que permitam a obtenção do grau de Naturólogo Ayurveda.


mais informação aqui

.

Palestras e Debates em Fevereiro no espaço Ser Inteiro

Agenda Fevereiro
Palestras e Debates - Entrada Livre*

Constelações Organizacionais - Melhorando a sua empresa e a sua Vida Profissional!
5, Quinta-Feira - 21h
Com a utilização desta metodologia inovadora, problemas aparentemente complexos podem ter soluções muito simples e eficazes. Possibilita "aceder a informação que já sabemos, mas não sabemos que sabemos". Tudo é feito duma forma intuitiva e fluida, conseguindo-se resultados surpreendentes, aplicando-se a muitas áreas nas organizações, empresas e aos indivíduos no seu aspecto profissional e de carreira. Orador: Cecilio Regojo

Consciência Corporal, Energia e Sexualidade - apresentação do Curso Prático
6, Sexta-Feira - 21h
Vamos falar de Consciência, Criatividade, Corpo, Sexo – Energia, Tantra - de aprendizagens que possibilitam acções que promovem mudanças efectivas de qualidade de Vida, da Vida que sonhamos e merecemos ter! Vamos falar do Amor que não se sabe fazer ainda no nosso corpo, do que nele pode ser descoberto trabalhando a observação e o conhecimento do seu potencial...
Vamos incentivar a vontade à prática diária a posturas e técnicas que levam à renovação e optimização de uma melhor sexualidade. Vamos falar de relação e de como as melhorar, edificando os laços afectivos, vamos falar de Vida e da qualidade energética que podemos imprimir com esta outra consciência, sendo criativos em todos os campos da nossa existência.Vamos descobrir quem estamos e quem realmente Somos. Oradores: Carla Correia, Paula Salgado

Psicologia Positiva e Inquérito Positivo - Venha experimentar, saber o que é e como transforma a Vida de milhares de pessoas no Mundo
7, Sábado - 19h30
Faz sentido um olhar positivo? Procurar o melhor naquilo que nos rodeia… será possível? O valor de uma abordagem positiva nas organizações e locais de trabalho tem vindo a ser reconhecido, cada vez com mais vigor, e aprofundou-se em redor de novas teorias e investigações, tendo já levado ao surgimento de uma nova linguagem e de novos conceitos, como o Positive Organizational Scholarship (POS), o Comportamento Organizacional Positivo (POB), e a Gestão Positiva de Capital Psicológico. O formato da palestra terá como cenário uma conversa de café, entre bicas e chás, biscoitos e bolachas, toalhas de papel e marcadores coloridos…uma forma diferente de palestrar. Orador: Ana Caetano

Think Tank - Participação dos Cidadãos na vida politica - Cidadania. Porquê e para quê? Participe!
12, Quinta-Feira - 21h
Poderemos nós, cidadãos atrever-nos a analisar a política e a forma como é aplicada? Opinar e debater de forma organizada a Política e as políticas de hoje.
Os Think Tanks são estratégias públicas de investigação e de promoção do envolvimento de instituições que possam contribuir para a investigação orientada politicamente. Estas instituições actuam como pontes entre a academia e os decisores políticos, servindo o interesse público como uma voz independente que traduz a investigação aplicada e teórica, numa linguagem e forma que é compreendida, fidedigna e acessível aos decisores políticos e o público em geral. (Think Tanks and Policy Advice in the US: Academics, Advisors and Advocates, Routledge 2007, clique aqui) Dinamizadora: Ana Caetano
*Serão usadas abordagens de: Psicologia Positiva (Virtudes e Forças de Carácter humanas), Inquérito Apreciativo (Os 4 Ds), Os Quatro Quadrantes (Ken Wilber). O debate conta com politicos de diversos quadrantes, jornalistas, sociologos e psicologos. Participe, inscreva-se e venha fazer parte desta primeira iniciativa, contribuindo com a sua Presença!

Inteligência Corporal, Mental, Emocional e Espiritual - Como torná-la(s) eficaze(s)?
13, Sexta-Feira - 21h
Os neurocientistas falam já de uma outra inteligência - a Espiritual. Reconhecemos nós estas Inteligências? Sabemos nós aplicá-las? Torná-las óptimas de forma a desenharem o contorno dos nossos melhores sonhos? Como integrá-las no nosso dia a dia com Consciência? Orador: Paula Salgado

Hemi-Sync®: Uma tecnologia áudio para um funcionamento diferente do cérebro e acesso a novos e melhorados estados de consciência, com vista ao desenvolvimento do potencial humano (veja mais aqui)
20, Sexta-Feira - 21h
Descobrirá o que é o Hemi-Sync® e quais os seus benefícios imediatos em diversas áreas tais como: desenvolvimento pessoal/meditação, aplicações práticas do dia-a-dia, programação do nosso subconsciente com instruções benéficas, saúde e bem estar, criatividade e resolução de problemas, concretização de objectivos, etc. Venha descobrir de que forma conseguirá "actualizar o software que corre no seu cérebro", de forma a levá-lo a um novo nível de funcionamento. Orador: Ricardo Pereira

Meditação Transcendental
Todas as Quintas-Feiras - 18h30 - mediante marcação
Orador: Emanuel Cerveira

*necessária a confirmação de presença para o email info@serinteiro.com ou 917406567

mais informação acerca da agenda para Fevereiro do Ser Inteiro, incluindo workshops e cursos, aqui

.