Workshop sobre o sono e os sonhos

Sonhar e Despertar
9 a 30 de Janeiro e 3 a 24 Fevereiro de 2010
Lisboa

Este workshop destina-se a todos os que desejam melhorar a sua relação com o sono e com os sonhos. Tem a duração de 4 sessões e necessita de trabalho de casa (15 minutos antes de dormir e depois de acordar).

Durante este workshop pretende-se dar ao participante as ferramentas necessárias para lidar melhor com o sono e as suas possíveis dificuldades e para tirar o melhor partido de uma actividade essencial das nossas vidas.

As técnicas ensinadas permitem dormir melhor e lidar melhor com a falta de sono. Permitem também recordar os sonhos e melhorar a memória dos mesmos.

Este workshop permitirá ainda aprender e praticar as técnicas para ficar lúcido durante o sonho, podendo aproveitar o sonho para ganhar uma melhor compreensão da mente e de si próprio. Embora este curso não cubra directamente a interpretação de sonhos, disponibiliza ferramentas muito úteis para aumentar a compreensão dos sonhos e do seu conteúdo.

Trazermos maior consciência aos nossos sonhos também tem benefícios imediatos importantes, tais como aprender a lidar com pesadelos e com sonhos penosos ou recorrentes e a possibilidade de aproveitar uma parte da nossa vida, que de outra forma seria perdida para sempre sem deixar memória nem benefícios.

O curso é estruturado de forma interactiva. Cada sessão é acompanhada por material didáctico escrito e áudio com instruções para a sua prática pessoal. Providenciamos todo o equipamento necessário para a prática, seja deitada, sentada na cadeira ou na almofada de meditação.

Testemunhos de alunos

“O processo que a princípio parecia confuse, acabou por ser simples com a ajuda de instruções claras e precisas. A alegria e a sensação de plenitude experienciadas nestes sonhos são muito gratificantes e ainda por cima  prolongam-se no mundo acordado. Ainda como principiante, tenho a sensação de ter acrescentado algo em mim.”

“Adorei o curso e continuo a praticar, apesar de ainda não ter conseguido atingir a lucidez. Hei-de lá chegar, com paciência. Mas queria agradecer-lhe principalmente porque as suas técnicas para adormecer resolveram o meu prolongado problema de insónias de uma vez por todas! Até pareço outra pessoa.”


Agenda

- 1º dia: O sono. (Técnicas para adormecer)
- 2º dia: Os sonhos. (Técnicas para recordar os sonhos)
- 3º dia: Sonhos lúcidos. (Como aproveitar melhor a experiência)
- 4º dia: Aplicação no dia a dia. (A aventura continua)

Workshop orientado por Luís Carvalho, que estuda e pratica meditação há nove anos. Nas suas palavras: “Tenho a convicção profunda que esta prática é uma ferramenta muito útil para o auto-conhecimento e desenvolvimento pessoal. Sei por experiência própria como melhora a qualidade de sono e a memória dos sonhos e que posso transmitir essas técnicas aos participantes.”

Datas:
- 9 a 30 de Janeiro de 2009 – Aos Sábados das 9:45 às 12:45
- 3 a 24 de Fevereiro – Às Quartas das 14:30 às 17:30

Local: Centro BudaDharma, Av. da República, nº 3 – 1º, 1050-185 – Lisboa
Valor: 90€ (IVA incl.)  (alunos que repitam este curso têm 50% desconto)
Levar: não há actividade física, por favor leve roupa confortável e meias (existem vestiários).
Mais informações: sonhos@upaya.pt – 913 590 753 – www.budadharma.org

Comentários