Paul Harvey em Portugal na 8ª Convenção Mundo Hidro 2009 "Conjugar Influências"

O professor de Yoga Paul Harvey vai estar pela primeira vez em Portugal nos dias 3, 4 e 5 de Outubro, no complexo Olímpico das Piscinas Municipais de Coimbra (Solum). Serão apresentados dois Workshops e uma Masterclass com os seguintes temas:

One Size Does Not Fit All – Prática de Yoga para situações de Terapia e Prevenção

Yoga para o Corpo, Mente e Emoções – Os ensinamentos e princípios do Yoga como psicologia holística

Yogāsana – Costas, Respiração e Consciência

As sessões são em Inglês com tradução simultânea para Português. Estas aulas são indicadas tanto para iniciados que queiram apenas desenvolver o seu conhecimento e a sua prática, como para praticantes e professores experientes que queiram questionar e clarificar o seu conhecimento nos temas descritos. Em baixo segue uma síntese da experiência de Paul Harvey.

Esta visita a Portugal é viabilizada pelo apoio do Mundo Hidro que insere as sessões descritas na sua 8ª Convenção Internacional: Conjugar Influências. A convenção incluí um leque variado de temas e apresenta outras sessões relacionadas com o Yoga e com técnicas terapêuticas. Neste site também pode obter todas as informações relativas a este evento,  em Inglês e Português.

A convenção incluí várias aulas grátis e abertas a quem tenha disposição (boa de preferência) e interesse, (uma das quais “Yogāsana – Costas, Respiração e Consciência”) e no domingo à noite há um evento de angariação de fundos para a escola de cães guia para o qual pode participar por uma doação à sua escolha.

Descrição das sessões com Paul Harvey e uma breve síntese da sua experiência:

ONE SIZE DOES NOT FIT ALL – Pratica de Yoga para situações de Prevenção e Terapia – Workshop (180min) 

Há uma procura crescente da aplicação terapêutica da prática de Yoga (viniyoga cikitsa) para situações que variam de dores de costas a depressões. No entanto, a aplicação de Yoga como terapia requer a compreensão de certos princípios, psicologia e práticas, o que significa que o que é visto como uma pratica de Yoga personalizada difere grandemente do que é visto como uma aula “normal” de Yoga. Este WS é uma oportunidade única para explorar a aplicação de Yoga como terapia e apreciar os seus princípios centrais como foram desenvolvidos por T Krishnamacharya, o professor de grandes iluminados do Yoga do Século XXI como Pattabhi Jois, BKS Iyengar e TKV Desikachar.

Yoga para Corpo, Mente e Emoções – Os ensinamentos e princípios de Yoga como psicologia holística. – Workshop (180min)

Originalmente a prática de Yoga era uma ferramenta para a transformação de estados mentais e emocionais inúteis. Quais são os pontos principais que fundamentam este ensinamento e existe um texto principal que nos ajude a apreciar estes princípios? Esta WS composta de palestra, questões e discussão oferece a oportunidade de explorar as raízes e o coração das multifacetadas possibilidades do Yoga através de uma introdução ao “Yoga Sutra” de Patanjali, que é tido como o texto base da psicologia do Yoga.    

Yoga Asana: Costas, Respiração e Consciência – Masterclass (50 min)

Compreende como influenciar as acções contrastantes e complementares da coluna vertebral e da respiração. Sente a alteração, modificação e amplificação do efeito das posturas na coluna vertebral e na tua atenção através do controlo respiratório. Explora o efeito intenso e subtil de técnicas mais avançadas como mudra, bandha e nyasa.

Paul Harvey é professor de Yoga (há mais de 30 anos) e outras tradições indianas como Cânticos Védicos, Samkhya, Bhagavad Gita e Ayurveda, sendo formador de professores há mais de 20 anos. Começou a sua prática em 1972 e estudou Yoga (prática, psicologia e terapia) na Índia desde 1979 dentro do contexto tradicional de mentor individual com o seu professor TKV Desikachar. Ele voltou à Índia por mais de 20 vezes para continuar o estudo de Yoga com o seu professor, e áreas associadas de psicologia, assistência médica e música. O seu trabalho de Yoga é complementado por dois anos de treino como Herbalista e cinco anos de treino em Counselling no Reino Unido. Um professor conhecido através dos seus seminários, conferencias, artigos e livros, está envolvido na formação de professores e na formação de formadores de Yoga, mantêm clientes de prática individualizada e é director do “Yogañjali” centro para ensino de yoga e terapia em Bristol (Inglaterra).

Comentários

Tereza Ferraz disse…
A extensão de informação em junção com a beleza do blog:
Parabéns.
Estou sempre por aqui quieta lendo e sentindo.
Namaste
JPC disse…
Obrigado, Tereza, pelas palavras bonitas. Sinta-se sempre bem-vinda para ler e sentir.
Namaste