31.1.06

TAROT


Consultas de Tarot

Com
Carla Duarte
91 797 91 39


O Tarot é um instrumento que permite analisar, meditar e reflectir sobre o passado, presente e futuro, através do sistema de simbologias e metáforas, guiando-nos pelo caminho do auto-conhecimento.

Tarot significa "Rota" ou direção a ser tomada.
O Tarot é um alfabeto simbólico, mágico, composto por arquétipos do ser humano, diagrama da vida terrestre, mensagem do inconsciente ou uma ponte entre a alma e o espírito. O Tarot é um oráculo baseado na estrutura mental do ser humano, dos factos naturais de acontecimentos da vida: tudo tem começo, meio e fim.
Os símbolos do Tarot são transposições arquetípicas do nosso comportamento. Tudo na nossa existência pode ser encontrado nos arcanos do Tarot, basta saber ler este maravilhoso alfabeto.

É erradamente encarado como uma suposta forma de predição do futuro. As suas origens são muito antigas, remontam à civilização Egípcia, há quem diga até que o Tarot foi originariamente criado pelos povos da Atlântida. Consiste num conjunto de cartas que se completam entre si como um todo. Cada uma destas cartas é portadora de uma enorme carga simbólica, pelo que podem ser interpretadas de diversas formas, conforme a pessoas que as ler, conforme o baralho utilizado, conforme a pessoa que pedir a leitura. Destina-se, essencialmente, à resposta a perguntas concretas e objectivas. Esta resposta aparece em símbolos nas cartas. Estes símbolos fazem parte do imaginário/ inconsciente de todos nós, e dizem-nos sempre qualquer coisa, pelo que o Tarot não pode ser encarado como uma forma de predizer o futuro. É, antes, uma forma de ajudar a escolher caminhos, uma organização de ideias, uma sistematização da situação actual em que a pessoa se encontra, que pode ajudar na procura de um caminho propício aos objectivos que a pessoa procura realizar.
Tarot (Tar-oh) é um esquema de imagens simbólicas, mas qualquer que tenha sido o seu significado original, elas têm sido usadas desde a sua primeira aparição para propósitos divinos. Hoje é usado como uma ferramenta de reflexão sobre a longa caminhada que é a vida, bem como ajuda a meditar, a reflectir, a organizar ideias.

26.1.06

YOGA PARA SENIORES

Yoga Sénior
Para pessoas com mais de 50 anos (ou mais novas mas com mais dificuldades em termos de flexibilidade ou preparo físico)

Inscrições abertas para aulas às:

Quartas e Quintas-feiras das 15h00 às 16h00 no Centro Tao


Com Paula Duarte

O Yoga adaptado aos mais velhos, ou simplesmente a pessoas com menos flexibilidade no corpo, pretende essencialmente ajudá-las a respirar melhor, a melhorar os seus pensamentos ou sentimentos, através das visualizações, e a relaxar o seu corpo e a sua mente.
Não tão preocupadas só com o aspecto físico, as pessoas que procuram o Ioga Sénior querem garantir um bem-estar interior que lhes permita viver esta nova fase da vida de uma maneira mais tranquila, confortável e sábia.
O Yoga adaptado (neste caso mais associado a alongamentos ou visualizações) reduz tensões musculares, desenvolve a consciência corporal, ajuda a libertar movimentos bloqueados por tensões emocionais e activa a circulação.
O controlo da respiração e a facilidade com que daí se pode relaxar, visualizar e meditar, ajudam ainda ao equilíbrio mental e físico dos praticantes mais velhos, preenchendo eventuais vazios ou carências emocionais.

23.1.06

YOGA PARA CRIANÇAS

Yoga para Crianças dos 3 aos 12 anos

Aula de Apresentação - Entrada Livre
no Centro Tao

Sábado Dia de 4 Fevereiro Das 16h00 às 17h30

Com Elisabete Soares
  • Instrutora de Hatha Yoga (estilo Rishikesh)
  • Formação contínua de Yoga para crianças na Asociacion Internacional de Profesores de Yoga Sananda (AIPYS)
O Yoga pode ser praticado por todas as idades, desde os 3 aos 80 anos ou mais e todas as posturas são adaptáveis às capacidades físicas de cada indivíduo.
Yoga para Crianças (dos 3 aos 12 anos) é uma forma de ajudar as crianças a conectar com o seu corpo e a sua mente e encaminhá-los na descoberta de outras formas de explorar a sua natureza intuitiva. Com a prática do Yoga, melhoram a coordenação e o equilíbrio.
As crianças são extremamente imaginativas, flexíveis, entusiásticas e têm muita energia. Portanto, o professor é um mero guia que vai simplesmente aproveitar estas qualidades para criar aulas divertidas, atractivas e imaginativas, para que as aulas sejam desfrutadas por ambos (professor e aluno) num ambiente não competitivo, enfatizando a amizade e o espírito de grupo e desenvolvendo a confiança e o bem-estar.
Quando as crianças iniciam o infantário, começam a perder a sua flexibilidade, a sua mobilidade e as suas articulações e músculos começam a ficar mais curtos. Através do Yoga, a criança mantém a sua flexibilidade, e muitos dos estiramentos ajudam a resolver alguns problemas digestivos ou musculares. Além de que as ajuda no contacto e na percepção do seu próprio corpo, do seu potencial e das suas limitações.
O Yoga para crianças é ainda benéfico ao nível do desenvolvimento da atenção e da concentração, bem como ao nível do relaxamento, já que a disciplina envolve um razoável grau de envolvimento mental e físico das crianças. A sua prática é, assim, aconselhada a situações de hiperactividade ou de défice de atenção.
Os mais novos aprendem ainda a respirar correctamente, de uma forma completa. Aumentam, como tal, a sua capacidade respiratória, o que é particularmente benéfico para crianças asmáticas ou com problemas de alergias respiratórias, elevando o seu estado de saúde e bem-estar.

AURA-SOMA

Consultas de Aura Soma e Equilíbrio de Chakras

Com João Carlos Matos

Consultas

A melhor forma de descobrir como a Aura-Soma o pode auxiliar é consultar um terapeuta treinado neste sistema de cores: Terapeuta disponível nas primeiras sextas-feiras do mês no Centro Tao (por marcação)

«Aura significa luz e Soma significa corpo, ou seja, somos corpos de luz e, como luz é cor, precisamos equilibrar e harmonizar as cores no nosso corpo».
A Aura-Soma é um sistema terapêutico que actua no nível físico, mental, emocional e espiritual.
Este sistema surgiu na Inglaterra em 1984 e consiste basicamente no uso de 4 entre 105 frascos à sua escolha.
O conteúdo desses frascos é balanceado, possuindo duas camadas de líquidos: uma de óleo e outra de água. Além disso, contêm essências de plantas, energias de cristais e das cores. Todos os produtos da Aura-Soma são naturais não possuindo conservantes, contém o reino mineral, vegetal sendo de óptima qualidade e forte capacidade curativa.

A Aura-Soma é um sistema de cores excitante. Através dele, as energias vivas e dinâmicas da natureza podem ser usadas para auxiliá-lo de muitas formas:

Sentir-se mais calmo e relaxado
Redescobrir o entusiasmo pela vida
Melhorar relacionamentos
Aprender a apreciar-se e aos seus dons e talentos verdadeiramente, sentindo-se mais confiante
Descobrir novas ferramentas para encontrar os objectivos da sua vida
Trazer mais amor e cuidado para a sua vida
Acessar ao seu Eu interior e à sua intuição

21.1.06

TERAPIA DE REGRESSÃO E GRAFOLOGIA

Marcações Abertas

Com Ivete Scarpari

Terapia de Regressão:

Consultas no Tao às terças-feiras das 10h00 às 19h00 (mediante marcação)

Análise Grafológica:

Requer envio por correio ou entrega em mãos no Centro Tao (pode apenas deixar na nossa caixa do correio, em envelope fechado, juntamente com contactos) de um texto original, livre e manuscrito, em papel branco, com um mínimo de 20 linhas. Consulta a marcar posteriormente.

RegressãoJá teve um deja vu? Aquela sensação repentina de uma lembrança, algo que já viu? Ou sentiu? Ou vivenciou? Encontramo-nos frequentemente em situações desse tipo e não compreendemos exactamente o que isso significa. Muitas pessoas têm esse tipo de experiência. Sob a óptica da Terapia de Regressão, pode ser apenas lembranças de vidas anteriores, ou o resgate da sua memória retroactiva, vinculada aos seus antepassados. Dentro desse processo a pessoa é levada a vivenciar os bloqueios e manifestações que impedem a sua libertação dessas angústias de memórias anteriores.
É sabido que muitas respostas para factos da nossa existência actual podem ser encontrados no passado. E não são raras as vezes em que, ao olhar para traz em busca dessas respostas, nos propomos a evoluir e prosperar, como merecemos. Em processos como a Depressão, Sindroma do Pânico, Relação familiar, Insónia, Relacionamento afectivo, podem-se obter resultados bastante positivos, a partir da abordagem desses conflitos acumulados ao longo dos anos. Resgatando-se tais emoções, fazendo com que diante dos factos esclarecidos o paciente possa regressar a sua próspera jornada de vida, muitas vezes obstruída por esses bloqueios.

Grafologia
A ciência que estuda a caligrafia já nos acompanha desde 1628, com uma obra escrita pelo médico italiano Camillo Baldo. Através de pequenos detalhes como o assento no “i”, o corte da letra “t”, margens, pressão da letra, assim como tamanho, movimento, direcção de linhas, entre outros detalhes, podemos dar uma referencia do comportamento da pessoa avaliada.
O objectivo da Grafologia é orientar e, principalmente, corrigir detalhes na Assinatura, que podem mudar toda uma postura perante a vida. Trabalha a auto-estima, segurança, ambição futura, reestruturação de vida, dando-lhe uma visão muito clara, principalmente no que diz respeito à profissão, que em alguns casos, quando escolhida equivocadamente, causa grandes processos de insatisfação, impedindo assim o nosso crescimento pessoal.
No caso de Relacionamentos afectivos podemos, através da Grafologia, identificar o “raport” entre o casal, abordando particularidades nos pontos mais sensíveis entre eles e, consequentemente, sugerindo uma maior compreensão por parte de ambos. A nível de auto-conhecimento, não poderia ser mais precisa a avaliação, que nos mostra exactamente como as pessoas nos vêem perante o social ou na vida como um todo.

12.1.06

SEMINÁRIO DE REIKI - I NÍVEL


Reiki
Iniciação


Dia 21 de Janeiro (sábado) - Das 10h00 às 18h00

Inscrições Abertas


Com Mestre Rogério Duarte
  • Mestre de Reiki Usui, Karuna, Seichim, Lightarian ReikiTm, Kundaliní Tantra Reiki® e Angel Links
  • Shaman do sistema AMA DEUS [Guaranis - Brasil]
  • Aconselhamento e encaminhamento pessoal e vocacional
  • Dinamizador e Facilitador do Projecto 'Encontros Pela Luz e Pela Vida' com a realização regular de Retiros, acções sobre Alimentação Natural, Meditação e Relaxamento
  • Formação e trabalho realizado com os Mestres e Professores Fernanda Francisco, Felício de Almeida, António Lopes [Kenpo Karaté], Alberto Lopes [Hipnose e Regressão a Vidas Passadas], Sandra e Jorge Ramos [Portugal], Zanon Melo e Johnny De'Carli [Brasil], Frank Arjava Peter [Alemanha] e Patrick Ziegler [EUA].
Acessível a qualquer ser humano o Reiki é uma prática redescoberta no Japão em finais do séc. XIX pelo Dr. Mikao Usui e que tem vindo a afirmar-se como a terapia do futuro. Baseada na simples transmissão de energia através da mãos esta prática é um simples e maravilhoso recurso com o qual nos podemos ajudar e ajudar os outros. Quer em sintomas físicos – dores, feridas, cortes, queimaduras…-, quer em sintomas emocionais – ansiedade, stress, angústia, depressão…-, o Reiki proporciona uma poderosa ajuda quer isoladamente, quer em conjunto com a medicina convencional. Porém, o Reiki não se limita a ser um simples elemento terapêutico. É mais. Muito mais do que isso. É um recurso que nos eleva e proporciona as melhores condições e apoio para o nosso Crescimento Pessoal assim como para o desenvolvimento e aproveitamento do nosso imenso potencial interior em nosso favor e dos outros.

Rogério Duarte
r55555@sapo.pt

9.1.06

AS SETE LEIS ESPIRITUAIS DA VIDA OU "A MAGIA DA EXISTÊNCIA"


Workshops de Desenvolvimento Pessoal com a Escola de Meditação Ishi

baseados em «As Sete Leis Espirituais do Sucesso», de Deepak Chopra

Na Figueira da Foz (Centro Tao) em 13, 14 e 15 de Janeiro e 10, 11 e 12 de Fevereiro

Temas:

A Lei da Potencialidade Pura – ou, como nos integrarmos mais no divino e menos nas conjecturas mentais
A Lei da Dádiva – ou, como tornarmos fluído o dar e o receber nas nossas vidas.
A Lei do Karma – a percepção de que nada é por acaso, mas simples retribuição dos nossos actos e pensamentos. O primeiro passo na revelação da importância do momento presente.
A Lei do Menor Esforço – da montanha de trabalho que redunda num rato, ao pequeno esforço que move uma montanha.
A Lei da Intenção e do Desejo – a Magia que provoca acontecimentos na prática. Dos pequenos impulsos subtis aos manifestos tangíveis. Como conseguirmos atingir as nossas metas e concretizar os nossos desejos.
A Lei do Desprendimento – a aprendizagem. Também, a percepção da importância do momento presente, como único e integrante de todos os acontecimentos passados e futuros. O segundo passo na importância do momento presente. Também, a libertação do que fazemos para impedir a concretização dos nossos desejos.
A Lei do Dharma ou da Finalidade da Vida – Porque sou assim? Para que sou assim? Porque vivi a vida desta maneira? Como me posso libertar dos círculos que me prendem e ser absolutamente eu próprio?

A existência é rica e complexa. Ao longo de milénios e de inúmeras civilizações, o homem tem procurado compreendê-la. Umas vezes de forma mais mística, outras de forma mais pragmática, as respostas têm sido inúmeras. Mas normalmente pecam por esquecer quem as vive, propondo soluções e perspectivas generalistas. Numa época em que o homem é cada vez mais levado a compreender que tem de olhar para si próprio, conhecendo-se e sendo o que é, independentemente de qualquer convicção, mas de forma experimentada, surge Deepak Chopra e as suas propostas. Entre estas inserem-se “As Sete Leis Espirituais do Sucesso”, o livro com o mesmo título e os cursos e propostas que fez à volta destas. Pessoalmente, a sua aplicação dedicada e disciplinada permitiram-me ultrapassar doenças consideradas inultrapassáveis e passar de consultor de marketing desesperado ao que faço e sou hoje. Partilhá-las é um prazer muito grande, para além de um forte sentido de gratidão a Deepak Chopra, acompanhado da consciência da sua importância como ajuda à descoberta do que somos individualmente e à sua vivência. Para além disso, para vos ajudar na sua interiorização, a Escola de Meditação propõe práticas que não vêm no livro e um plano de trabalho onde se inserem para se potenciarem. E, para completar estas, o sistema ESR, um sistema de adivinhação usando só o corpo e exclusivo da nossa escola. Durante dois meses, vamos descobrir como aplicá-las para nos integrarmos na vida, de forma prazenteira, produtiva, criativa e feliz. Para que os nossos valores éticos se exprimam de forma poderosa e autêntica.
Ishi

Inscrições Abertas. Sessão aberta nas sextas-feiras à noite, dias 13/01 e 10/02, pelas 21h30; workshop prático no fim de semana das 10h00 às 18h00 (inclui almoço vegetariano de grande qualidade).