21.3.06

PILATES


Aulas de Pilates
às terças e quintas-feiras das 12h30 às 13h30

INSCRIÇÕES ABERTAS

Com Luís Paulo (monitor formado pelo Pilates Institute - Lisboa)

O Método de Pilates tem como objectivo reconstruir os movimentos fundamentais do corpo, dando importância à respiração, desenvolvendo a consciência corporal, a concentração, o controle e o fortalecimento do Centro de Força do Corpo (Power House), região que inclui os músculos abdominais, lombares, glúteos e pélvicos (Core), realinhando a postura e integrando o tronco, a cintura escapular (ombros) e a pélvis. Trabalha progressivamente a força e alongamento, aumentando a flexibilidade dos músculos e a amplitude de movimento das articulações.
Com este Método melhora-se a coordenação, o equilíbrio, estimula o sistema circulatório, alivia o stress.
O Pilates consiste num conjunto de exercícios que se centra no tronco e que desenvolve a força muscular a partir do interior. O Método Pilates é uma forma de reeducar a mente e o corpo. Com estas aulas desaparecem as dores de costas, de pescoço e o esforço muscular, pois a sua prática permite reeducar o corpo para que este funcione de modo empático com a respectiva anatomia.
O pensamento é a base deste método, pois no Pilates todos os movimentos são conscientes e exigem concentração. Este acto consciente leva à fusão do corpo e da mente e deixa uma sensação de bem-estar, característica da prática regular do Pilates.
Mantendo a força, a flexibilidade e a consciência do corpo ao longo da experiência do Pilates, há menos probabilidades de se sofrer lesões ou de se ter problemas de postura. A prática regular é essencial, porque a verdade em relação às soluções rápidas é que estas não existem. As mudanças reais e duradouras acontecem ao longo do tempo.

“Em 10 sessões sentirá a diferença, em 20 conseguirá vê-la e em 30 terá um novo corpo.” Joseph Pilates

Aulas para todas as idades
(Jovens, adultos e seniores)

O Método Pilates foi criado por Joseph Pilates, a partir de estudos de anatomia, fisiologia, exercícios greco-romanos, medicina oriental e yoga.
Os seis princípios do sistema são: concentração, respiração, alinhamento, controle de centro, eficiência e fluência de movimento.
É um trabalho amplo, seguro, realizado individualmente ou em pequenos grupos, podendo ser direccionado tanto para atletas como para pessoas sedentárias, bem como na prevenção e reabilitação dos problemas de coluna e lesões músculo-esqueléticas.

BENEFÍCIOS DO MÉTODO PILATES:

• trabalha o corpo e a mente (Body Mind)
• aumenta a força e o controle muscular
• melhora o equilíbrio e a coordenação
• ajuda a desenvolver a consciência corporal
• aumenta a flexibilidade
• alonga, tonifica e define a musculatura
• melhora a postura corporal
• proporciona a integração corpo/mente
• melhora a capacidade cardiovascular respiratória
• dá maior harmonia aos movimentos
• aumenta a energia
• previne lesões
• alivia o stress e as dores musculares, diminuindo a tensão e a fadiga
• melhora a auto-estima
• diverte e nos conecta com a nossa criança interior
• oferece um melhor condicionamento físico e mental
• melhora o desempenho sexual
• propicia um corpo mais harmonioso
• o corpo torna-se mais firme e flexível, com uma força maior
• melhora a postura eliminando maus hábitos, levando ao correcto alinhamento corporal
• fortalece a musculatura abdominal
• desenvolve os músculos que suportam a coluna eliminando dores crónicas
• desperta, revitaliza e dá uma sensação de leveza
• mantém a mente alerta
• melhora o estado geral da saúde
• promove uma condição segura para uma melhora no estilo de vida e da auto-estima
• diminui a tensão pré-mestrual
• óptimo para o período pré-parto e pós-parto
• óptimo para a incontinência
• melhora as funções neuro-musculares
• alterações da composição corporal
• ossos (aumento da densidade óssea)
• músculos (tonifica e define)
• gordura (diminui a % de gordura)

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