YOGA PARA CRIANÇAS

Yoga para Crianças dos 3 aos 12 anos

Aula de Apresentação - Entrada Livre
no Centro Tao

Sábado Dia de 4 Fevereiro Das 16h00 às 17h30

Com Elisabete Soares
  • Instrutora de Hatha Yoga (estilo Rishikesh)
  • Formação contínua de Yoga para crianças na Asociacion Internacional de Profesores de Yoga Sananda (AIPYS)
O Yoga pode ser praticado por todas as idades, desde os 3 aos 80 anos ou mais e todas as posturas são adaptáveis às capacidades físicas de cada indivíduo.
Yoga para Crianças (dos 3 aos 12 anos) é uma forma de ajudar as crianças a conectar com o seu corpo e a sua mente e encaminhá-los na descoberta de outras formas de explorar a sua natureza intuitiva. Com a prática do Yoga, melhoram a coordenação e o equilíbrio.
As crianças são extremamente imaginativas, flexíveis, entusiásticas e têm muita energia. Portanto, o professor é um mero guia que vai simplesmente aproveitar estas qualidades para criar aulas divertidas, atractivas e imaginativas, para que as aulas sejam desfrutadas por ambos (professor e aluno) num ambiente não competitivo, enfatizando a amizade e o espírito de grupo e desenvolvendo a confiança e o bem-estar.
Quando as crianças iniciam o infantário, começam a perder a sua flexibilidade, a sua mobilidade e as suas articulações e músculos começam a ficar mais curtos. Através do Yoga, a criança mantém a sua flexibilidade, e muitos dos estiramentos ajudam a resolver alguns problemas digestivos ou musculares. Além de que as ajuda no contacto e na percepção do seu próprio corpo, do seu potencial e das suas limitações.
O Yoga para crianças é ainda benéfico ao nível do desenvolvimento da atenção e da concentração, bem como ao nível do relaxamento, já que a disciplina envolve um razoável grau de envolvimento mental e físico das crianças. A sua prática é, assim, aconselhada a situações de hiperactividade ou de défice de atenção.
Os mais novos aprendem ainda a respirar correctamente, de uma forma completa. Aumentam, como tal, a sua capacidade respiratória, o que é particularmente benéfico para crianças asmáticas ou com problemas de alergias respiratórias, elevando o seu estado de saúde e bem-estar.

Comentários