31.1.06

TAROT


Consultas de Tarot

Com
Carla Duarte
91 797 91 39


O Tarot é um instrumento que permite analisar, meditar e reflectir sobre o passado, presente e futuro, através do sistema de simbologias e metáforas, guiando-nos pelo caminho do auto-conhecimento.

Tarot significa "Rota" ou direção a ser tomada.
O Tarot é um alfabeto simbólico, mágico, composto por arquétipos do ser humano, diagrama da vida terrestre, mensagem do inconsciente ou uma ponte entre a alma e o espírito. O Tarot é um oráculo baseado na estrutura mental do ser humano, dos factos naturais de acontecimentos da vida: tudo tem começo, meio e fim.
Os símbolos do Tarot são transposições arquetípicas do nosso comportamento. Tudo na nossa existência pode ser encontrado nos arcanos do Tarot, basta saber ler este maravilhoso alfabeto.

É erradamente encarado como uma suposta forma de predição do futuro. As suas origens são muito antigas, remontam à civilização Egípcia, há quem diga até que o Tarot foi originariamente criado pelos povos da Atlântida. Consiste num conjunto de cartas que se completam entre si como um todo. Cada uma destas cartas é portadora de uma enorme carga simbólica, pelo que podem ser interpretadas de diversas formas, conforme a pessoas que as ler, conforme o baralho utilizado, conforme a pessoa que pedir a leitura. Destina-se, essencialmente, à resposta a perguntas concretas e objectivas. Esta resposta aparece em símbolos nas cartas. Estes símbolos fazem parte do imaginário/ inconsciente de todos nós, e dizem-nos sempre qualquer coisa, pelo que o Tarot não pode ser encarado como uma forma de predizer o futuro. É, antes, uma forma de ajudar a escolher caminhos, uma organização de ideias, uma sistematização da situação actual em que a pessoa se encontra, que pode ajudar na procura de um caminho propício aos objectivos que a pessoa procura realizar.
Tarot (Tar-oh) é um esquema de imagens simbólicas, mas qualquer que tenha sido o seu significado original, elas têm sido usadas desde a sua primeira aparição para propósitos divinos. Hoje é usado como uma ferramenta de reflexão sobre a longa caminhada que é a vida, bem como ajuda a meditar, a reflectir, a organizar ideias.

Sem comentários: